Capitólio

Capitólio-MG
banner

Bem-vindo a Capitólio!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Capitólio e muitas outras opções de hospedagem na cidade Capitólio. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Capitólio.

A cidade de Capitólio, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 766m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.827 habitantes. A área total de Capitólio é de 523,5km², e sua densidade demográfica é de 14,95hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Capitólio-MG é 37930-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Capitólio

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turistico Nascentes das Gerais

"CIDADE RAINHA DOS LAGOS"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Capitólio, em Minas Gerais, começou a ser desenhada por volta de 1800, quando surgiram na região de Capitólio, conhecida como Mata do Rio Piumhi, dois portugueses, Machado de Faria e Gonçalves de Morais. O potencial das matas, praticamente intocadas, chamou a atenção dos estrangeiros que foram os primeiros exploradores da região. Após alguns anos de investimentos, na agricultura do lugar pelas famílias dos primitivos portugueses e dos tropeiros, as matas do Rio Piumhi já haviam se transformado em bonitas e produtivas fazendas, nas primeiras décadas do século XIX. O movimento e o comércio na região aumentavam de forma galopante. Por volta de 1830, vieram os primeiros moradores para a região onde se desenvolveu a cidade. Trata-se de três irmãos, João Francisco, Manoel Francisco e Antônio Francisco, que são considerados os fundadores do povoado que originou Capitólio. A partir daí um povoado foi surgindo, nascendo assim o Arraial dos Franciscos, primeiro nome dado ao lugar onde está a cidade de Capitólio, em homenagem aos antigos donos das terras. Este Arraial era conhecido, também, como Arraial dos Cabeças, não somente porque os Franciscos eram os principais lideres (cabeças) do lugar, como também, ao que diziam, eram homens de cabeças muito grandes. Em 1893, chegou ao Arraial dos Franciscos o fazendeiro Pedro Messias da Cunha, que se instalou nas imediações do arraial, adquirindo grandes proporções de terra. Em 1895, doou à comunidade um terreno para construção de uma capela, que ele mesmo ergueu em honra a São Sebastião, padroeiro da cidade. Daí em diante o arraial ficou com o nome de Arraial de São Sebastião dos Franciscos. São Sebastião dos Franciscos foi elevado à categoria de distrito em 7 de setembro de 1923, por uma lei que criou o Distrito de Capitólio, desmembrando-o do município de Piumhi e o anexou ao de Guapé. Em 1939, o Distrito de Capitólio foi elevado à categoria de vila, Vila de Capitólio. Depois de uma tentativa fracassada, em 1943, Capitólio conseguiu sua independência político-administrativa no dia 27 de dezembro de 1948, transformando-se em Município de Capitólio.

Significado do Nome

A palavra Capitólio vem do Latim, Capitolium, nome de um templo da Roma antiga, dedicado a Júpiter, o pai dos deuses entre os romanos da antiguidade. O termo Capitolium, por sua vez, se origina do radical capitis, caput que significa cabeça, topo. O nome capitólio tem sido dado a vários monumentos contemporâneos, como, por exemplo, o de Washington, nos Estados Unidos, no sentido figurado, a palavra Capitólio tem o sentido de glória, triunfo, esplendor. Subir ao capitólio significa triunfar.

Aniversário da Cidade

27 de Dezembro

Gentílico

Capitolino

População

8.000 Habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município situado às margens do Lago de Furnas, conhecido como a Rainha dos Lagos, Capitólio possui inúmeras cachoeiras, rios, piscinas naturais e cânyons. É um balneário com grande potencial turístico. Oferece boa infra-estrutura turística com hotéis, clubes, lanchonetes e restaurantes.

Clima 

Tropical Temperado

Temperatura Média

22,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Sul/ Sudoeste do Estado de Minas Gerais.

Limites

Norte: Piumhi, Noroeste: Vargem Bonita, Nordeste: Pimenta, Oeste: São João Batista do Gloria, Sul: São José da Barra, Sudeste: Guapé.

Acesso Rodoviário

MG-050

Distâncias:

Da Capital:

284 Km

Outras:

São Paulo 467 Km

Brasília 729 Km

Piumhi 17 km

Guapé 30 Km

Ibiraci 145 Km

Cássia 115 km

Passos 72 km

São João B.do Glória 87 km

Formiga 86 km

Pimenta 43 Km

Divinópolis 160 km

Ribeirão Preto 238 Km

Itaú de Minas 87 Km

Pratápolis 102 Km

Delfinópolis 146 Km

Carmo do Rio Claro 94 Km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Lago de Furnas

Criado pela barragem de Furnas, o reservatório de grandes proporções tem 1.440 km², quatro vezes a Baia de Guanabara. O mar de Minas como é conhecido por aqui. Compreende 34 municípios entre eles Capitólio considerada a Cidade Rainha dos Lagos.

Balneário Escarpas do Lago

O Balneário, embora pareça um condomínio fechado é apenas um bairro de Capitólio. O nome correto é Bairro Engº José Mendes Junior. O Balneário fica cerca de 7 Km do centro da cidade.

Praia Artificial de Capitólio(Praia Artificial Municipal Domingos Gonçalves Machado)

A Praia Artificial fica no perímetro urbano e tem 24.895,12 metros quadrados. Banhada pelo Rio Piumhi foi fundada em 1988. Possui um bar e restaurante, banheiros públicos, barracão para festas, palco para shows, duas quadras poliesportivas, uma quadra coberta em construção e um calçadão por onde as pessoas caminham no final de tarde. Neste local é onde se realiza o melhor carnaval do Lago de Furnas o Carnapitólio.

Igreja Matriz

De arquitetura contemporânea, demonstra traços graciosos e simples em seu interior. Fundada em 1947, teve recentemente modificado seu altar por ocasião dos 50 anos. Nossa Igreja possui em seu interior doze colunas, quadros e pinturas retratando a via de Jesus. Praça Padre João Machado, s/n, Fone secretaria: (37) 3373 1279

Cachoeira do Lobo

Acesso em estrada de terra, 14 km (estrada Capitólio/Guapé). Fica localizado no Município de Guape, mãos o acesso é mais fácil por Capitólio. Possui área de camping, quiosque, sanitários feminino e masculino e barzinho. Para conhecer ou passar o dia é cobrada uma taxa.

Cachoeira Lagoa Azul

Rod. MG-050, Fone: (37) 9983 7022.  Acesso fácil, cerca de 31 Km da sede do município. Beleza exuberante, água cristalina com piscinas com tons de verde, azul ao dourado. Já conta com estacionamento, venda de bebidas nos finais de semana e feriados. Para conhecer a cachoeira é cobrada uma taxa para preservação ambiental.

Morro do Chapéu

Saindo do centro da cidade, toma-se a estrada do Dique, ao chegar a Cerâmica União, vira a esquerda, seguindo por uma pequena estrada de terra até o Morro do Chapéu. Mirante, um dos pontos mais altos da cidade, com altura de 1293 metros. Seu topo é formado por um planalto com vegetação rasteira com varias espécies de flores silvestres, diversas nascentes de água límpida correndo em pedra e lageados, formando verdadeiras cachoeiras. Sua fauna é rica em lobos, tatus e tamanduás. Entre as aves desctaca-se os nhambus e codornas. De seu topo tem uma visão privilegiada de grande extensão do Lago de Furnas, da cidade de Capitólio, Guapé, Alpinópolis e Nova Barra.

Canyons No Lago de Furnas

São formações rochosas com mais de 20m de altura, formando reentrâncias a partir da represa até se chegar em belas cachoeiras, como a Cachoeira Lagoa Azul. Acesso por água. São 40 minutos de lancha, o contato pode ser feito no Restaurante do Turvo ou nos hotéis da cidade.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPITÓLIO

E-mail:

Telefones:  (37) 3373-1244

Sites: http://www.capitolio.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário – Gardênia / União / Sudestino            

Telefone: (37) 3373-1499

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3373-1130

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (37) 3373 1289 / 1502

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.desvendar.com

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Capitólio

otima de ver pelas fotos minha curiosidade e de ir la
Por: maria clara

Conhecemos Capitólio em 2006. Adoramos. O lugar é maravilhoso. Pretendemos voltar!
Por: Lúcia e Ailton

o rio turvo é de fato sem comentários por sua beleza natural
Por: Adalberto Ap. Santos

tudo de bom principalmente as aguas as serras maraviilhosas
Por: reginaldo

Eu estive ai nesta cidade maravilhosa dia 05/06/2010 na festa do Asa de aguia e me apaixonei com esta cidade quero um dia levar minha esposa e filhos meu telefone é:31-9245-3216 ou 9898-7760
Por: Robson Teixeira

eu conheco esta cidade maravilhosa,e minha tia mora ai mas ja faz muito tempo que nao vou ai è uma linda cidade
Por: tatiana

Vi fotos de capitólio, na minha opinião faltou colocar os nomes dos pontos turistícos abaixo das fotos.
Por: Ana Maria

essa cidade é muito linda ela e maravilhosa eu ja morei ai muitos anos eu me arrenpo muito de sair dessa cidade nao existe cidade melhor do que capitólio mg eu amo essa cidade do fundo do meu coraçao eu sinto muita falta dessa cidade todos vez que eu lembro dela eu sinto muito triste por tar longe dela como pode deixar isso acontecer comigo .essa cidade e sem comentarios .
Por: DAYANA CRISTINA

Saudades de Capitólio minha terra natal onde me criei, hoje moro em Recife,Pe mas me sinto distante de minhas origens e deste povo maravilhoso. Um dia eu volto pra casa.
Por: José Alves

sou nascido em capitolio,só que me mudei muito novo,vim para buritama-sp,só que visitei a cidade por duas vezes(1982-1986).tenho muita saudade,e vontade de um dia voltar.espero que isso aconteça logo
Por: jorge nunes dos santos neto

Eu nasci em Capitólio.Meus pais Higino cunha e Albertina Soares Cunha nasceram em Piunhi. Quero visitar minha terra natal Capitólio.
Por: Terezinha Cunha

Adorei este lugar. Belas cachoeiras, paisagens maravilhosa. Pescamos, nadamos, andamos de lancha, por sinal o passeio mais interssante que fizemos. Voltarei.
Por: Irene ferreira

conheci por foto e mim apaixonei minha proxima viagem vai ser conhece essa cidade linda. solange toritama pe
Por: maria solange moura

OLÁ BOA TARDE EU NAO CONHEÇO ESSA MARAVILHA AINDA,MAIS PRETENDO CONHECER.
Por: conceicao ap cozzi candido

sou de guapé mg e conheço sim capitplio e realmente es uma cidade ilaria maravilhosa
Por: maria

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Capitólio
Fundação:
1948
Altitude:
766m
População:
7.827 habitantes
Área:
523,5km²
Densidade Demográfica:
14,95hab/km²
CEP:
37930-000

Envie seu comentário sobre Capitólio