Capinópolis

Capinópolis-MG
banner

Bem-vindo a Capinópolis!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Capinópolis, fotos, informações, os principais hotéis de Capinópolis, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Capinópolis, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 564m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.876 habitantes. A área total de Capinópolis é de 623,2km², e sua densidade demográfica é de 23,87hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Capinópolis-MG é 38360-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Capinópolis

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primitivos habitantes do território foram os índios caiapós e alguns elementos da tribo Panariá. Eram nações que habitavam a região próxima ao Rio Paranaíba e aos diversos ribeirões do município.  Viviam da caça e, principalmente, da pesca, pois a região, antes da instalação das usinas hidrelétricas na região, era muito rica em pescados. Foram achados diversos vestígios das civilizações pré-históricas no município de Capinópolis.
Os primeiros colonizadores que se tem notícia foram donos de sesmarias: Alferes José Rodrigues da Silva, Da. Francisca Ângela da Silva e José Luciano Teixeira, como os primeiros a se fixarem nessa região, por volta de 1810. Como a região era vastíssima a sesmaria ainda não era toda conhecida pelos colonos. Acreditamos que os índios foram saindo pouco a pouco da região e sendo dizimados por investidas de várias bandeiras que vinham limpar o local da presença dos índios.
No dia 09 de janeiro de 1893, saíram de São João Del Rei, sul de Minas, o sr Joaquim Maximiano, sua esposa Maria Francisca e quatro filhos, com tropa de animais cargueiros, aqui chegando no dia primeiro de março de 1893, acampando primeiramente na beira de um córrego, hoje denominado Córrego do Capim, próximo ao local onde hoje se encontra a ponte de saída para o município de
Cachoeira Dourada.
Como nesse tempo essas terras estavam abandonadas, os mesmos se apossaram de uma área e foram adquirindo outras, formando um grande latifúndio.
Depois de alguns meses, resolveram construir um ranchão, de madeira, no local onde hoje é a fazenda do sr Joaquim de Almeida, onde seria sua sede principal.
O sr Joaquim Maximiano de Almeida, na época com 31 anos de idade e sua esposa Da. Maria Francisca de Jesus, 27 anos de idade, tiveram quatro filhos. Começou o plantio de café na região onde permaneceu. Seu filho Jerônimo Maximiano da Silva nasceu no dia 28 de fevereiro de 1896, na região denominada hoje, Fazenda dos Baús. Essas terras foram adquiridas pelo seu pai. Desde menino auxiliava seu pai no plantio e colheita de café e outros produtos para serem vendidos em Uberlândia e Uberaba. O transporte desses produtos era feito em carro de bois. Aos 22 anos de idade, Jerônimo Maximiano da Silva casou-se com Maria Silvério do Prado, filha de Luiz Bento Parreira e de Matilde Severino da Silva, da região do Córrego do Açude. Recebeu terras por doação de seu pai Joaquim Maximiano de Almeida. Em 1921 aumentou sua área rural adquirindo terras de Francisco Isaías da Silva e outros. Nessa época o plantio de café, mandioca, cana, milho e arroz se desenvolveram em sua propriedade e o aglomeramento de pessoas foi aumentando em torno de uma área de capim. O capim Jaraguá era nativo e servia para a alimentação dos animais, daí surgiu o nome do lugar “Capim”. As construções das casas eram de pau-a-pique e foram aumentando fazendo com que o arraial do Capim crescesse também.
Nos fins do século XIX e meados do século XX, com a vinda de negros de origem escrava, nordestinos, imigrantes libaneses, japoneses e italianos começaram no Capim as bases de uma nova povoação.
Em 1927 o local da sede do Município era de propriedade do sr Jerônimo Maximiano da Silva, que resolveu lotear uma parte da propriedade para a fundação de um povoado. No dia 05/07/1927 foi concluído o levantamento topográfico com o engenheiro agrônomo José Cirilo de Paula, que foi contratado para esse fim, e foram vendidos vários lotes, mas como os compradores não se preocupavam em construir, o sr Jerônimo Maximiano da Silva resolveu readquirir os lotes e ele mesmo tomou novas iniciativas para o progresso do local. 
A comunicação com o Município de Ituiutaba era feita por meio de estrada de bois. Para trazer o primeiro veículo ao Arraial do Capim, um Ramona (camionete) ano 1927, foi construído um trecho de estrada ligando a estrada do Córrego do Açude, passando pelo lado direito do Bauzinho e pelo Baú Velho. Na propriedade de Jerônimo Maximiano da Silva foi construído um engenho de cana de açúcar. As canas para o engenho eram transportadas em carros de bois.
Com a instalação do Distrito e do Cartório do Registro Civil e casamento, Jerônimo Maximiano foi o Juiz de Paz e fez o primeiro casamento no Distrito do Arraial do Capim.
Em 1937 construiu o prédio da primeiro grupo escolar, em 1940, com a ajuda de todos, construiu a capela de São Pedro e um dos seus genros construiu o campo de aviação. 
 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

15 de Junho  

Gentílico:

capinopolense

População:

15.297 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atrações irresistíveis. Venha deslumbrar com a opulência da natureza. Opções não faltam. As belezas naturais da cidade atraem turistas de todos os lugares.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

23º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Ituiutaba  

Limites:

Canápolis, Cachoeira Dourada e Ituiutaba  

Acesso Rodoviário:

Seu acesso rodoviário é feito pela BR-154, até entroncamento com BR-365 (próximo a Ituiutaba) ou MG-226 até Canápolis. 

Distâncias:

Da Capital:

722 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPINÓPOLIS

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3263-9803

Sites: http://www.capinopolis.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Nacional Expresso Ltda.

SAC: 0800 940 8090

Site: http://www.nacionalexpresso.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/mg_266.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS
 
Endereço: Av. 101, 763 - Bairro: Centro    
Capinópolis-MG CEP: 38360-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (34) 3263-1299

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
 
Área Abrangência: Municípios de Capinópolis, Ipiaçu e Cachoeira Dourada.
 
Atribuições: Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  http://www.camaracapinopolis.com.br/

http://scarparoclaudio.br.tripod.com/id15.html

http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Capinópolis

sou de florianópolis sc moro na ilha e conheci uma pessoa muito importante que mudou minha vida que mora ai, e sempre como ela fala bem dessa cidade resolvi atravéz da internet visata-la adorei parabéns aos governantes dai. e com isso a população só tem a ganhar , um grande abraço a todos, e quando quizer vir a cidade que eu moro fiquem a vontade, porque eu com certeza ainda irei visita-los
Por: José Carlos Ferreira

sou guaribense estado de são paulo, estive nesta cidade 3 vezes o que eu achei bonito foi a praça central, e os mineiros a forma que tratam os paulista nota 1000 para todos os cidadão de capinópolis em breve retornarei para fazer visita denovo. um abraço desta paulista.
Por: joão edson borges

cidade aconchegante tenho muitos parente nesta cidade ja visitei tenho 05 tios nesta cidade nome BENEDITO ADEODATO MAIOR PRODUTOR DE LEITE E GADO DE EXPOSICAO
Por: EDIVALDO

Eu conheço Capinópolis desde de a sua fundação casei ai em 1.957 criei meus cinco filhos ai e hoje moro em Uberlândia desde 1.982 aposentei em 2.006 pela Cargill e só não estou morando ai porque tenho uma neta que mora comigo e esta fazendo cursinho,se eu já estava morando desde de minha aposentadoria.Jogando truco e pescando com meus amigos que ãinda resta daquele tempo,eu e Quinca Vieira casamos juntos na mesma hora porque naquela epoca só ia padre ai na epoca de festa,e tinha a festa de São Pedro em 29 de junho.Foram déz casamento na mesma hora.PARABENS CAPINÓPOLIS PELO SEU DESENVOLVIMENTO.Até breve.João Gondin
Por: Joao da Costa Gondin

eu morei por seis meses em capinopolis e adorei.sou de recife mais fiquei encantado com o povo dessa cidade e mando um abraço para minhas amigas cristina do conselho tutelar e sua prima mara.
Por: ronaldo careniro

amei conhecer capinopolis,linda cidade.qualquer dias vou ai conheser de perto.
Por: THEIA

Nasci em capinópolis, meu pai foi um dos primeiros comerciantes desta cidade,nome dele?Caricio carivaldo cesar. nome do comercio dele: casa Carivaldo.(De caricio carivaldo cesar) creio q ñ ficou nem lembrança do meu pobre pai. É uma pena, jamais houve nehuma homenagem ao grande homem que foi meu pai. Prefeita lembre-se das pessoas q foram importantes para o desenvolvimento desta cidade hospitaleira.
Por: francisca

Terra querida,onde passei minha infancia, junto de maus pais, q ja dormem no Senhor.Onde vivi minha juventude. Terra de gente hospitaleira como o zuza guilherme,meu cunhado, gente fina, a fia minha querida irmã q nem mora mais aí. Q pena!!!! sempre iamos passar o natal aí. mas tudo no mundo passa. Só a Palavra de Deus q permanece pra sempre
Por: francisca cesar de freitas serato

visitei Capinopolis e gostei muito, me diverti bastante....e quero voltar mais vezes se DEUS quiser
Por: CRIS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Capinópolis
Fundação:
1953
Altitude:
564m
População:
14.876 habitantes
Área:
623,2km²
Densidade Demográfica:
23,87hab/km²
CEP:
38360-000

Envie seu comentário sobre Capinópolis

banner