Canápolis

Canápolis-MG
banner

Bem-vindo a Canápolis!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Canápolis, fotos, informações, os principais hotéis de Canápolis, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Canápolis, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 662m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.818 habitantes. A área total de Canápolis é de 848,0km², e sua densidade demográfica é de 11,58hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Canápolis-MG é 38380-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Canápolis

Roteiros do Brasil

Região Turística Recanto de Minas

Circuito Turístico Águas do Cerrado

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Sua história tem origem no povoado que surgiu em terras doadas pelo fazendeiro José de Paula Gouveia para a prefeitura de Monte Alegre de Minas. A fertilidade dos solos é a topografia contribuiram enormemente para o crescimento do núcleo.
Em 1938, é elevado a distrito, com o nome de Canápolis. Passa de distrito a cidade em 1948. A cachoeira do córrego do Cerrado é uma das atrações turísticas da cidade.

Significado do Nome

Devido as inúmeras plantações de cana-de-açúcar existentes na região.

Gentílico

Canapolino

Aniversário da Cidade

14 de Julho

População

11.357 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade do interior, tranquila, que acolhe muito bem aos turistas, com a hospitalidade mineira de sempre!

Clima

Árido

Temperatura Média

23,6° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Triângulo Mineiro 

Limites

Centralina, Capinópolis, Monte Alegre de Minas, Ituiutaba.

Acesso Rodoviário

Entrocamento da MG 226 com a BR 153

Distâncias:

Da Capital:

655 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira Côrrego do Serrado 

A cachoeira do Córrego do Serrado está localizada no terreno dos Franciscanos, sendo a mais conhecida dos moradores locais. Possui uma queda de aproximadamente 10 metros de altura por 15 metros de largura, formando, logo abaixo, um poço onde os freqüentadores tomam banho. Devido à presença de pedras, não há possibilidade de natação. A cachoeira é formada pelas águas do Córrego do Serrado, onde, antes da queda, está localizada uma barragem de captação de água da Copasa.
Após a queda principal, ocorrem várias quedas menores em forma de cascatas. A corredeira do rio não é muito forte, devido ao fluxo dágua. A água tem cor turva, porém não há poluição. A vegetação circundante é de mata-galeria e mata rala. Há existência de pássaros silvestres na região.

Cachoeira da Fazenda Mata Velha 

A cachoeira Mata Velha, formada no rio Pirapetinga, localiza-se na fazenda de mesmo nome.
A queda tem, aproximadamente, dois metros de altura por quinze de largura. O poço, que possui 2,5 metros de profundidade, possibilita a prática de natação. A água do rio tem cor turva, porém, de aparência límpida e fria. Pode-se pescar ao longo do rio, onde encontramos algumas espécies de peixes, entre elas o piau, o lambari, a traíra, entre outros.
A vegetação circundante é de mata-galeria e rasteira. A fauna local compõe-se de pássaros silvestres, tais como, papagaio, tucano, periquito, etc. Para visitar a cachoeira, deve-se obter autorização antecipada do proprietário. A freqüência do local é, em sua maioria, de pessoas da fazenda, devido à distância desta da cidade. 

Destilaria de aguardente Antônio Monte Filho 

A destilaria localiza-se na fazenda Santo Antônio e destaca-se na região por sua grande produção de aguardente, chegando na época da safra a 2 milhões de litros em 150 dias. Instalada na região desde 1976, está passando a partir deste ano - 1995, a contar com novas instalações visando a modernização e incrementação da sua produção. A aguardente produzida é comercializada nas cidades vizinhas e em outros Estados como: Goiás, Mato Grosso e São Paulo. Além da aguardente faz-se também o comércio de cana-de-açúcar com os açucareiros de Araporã (MG).
Para visitar o local é necessário obter autorização antecipada.

Fábrica de aguardente 

A fazenda Grotãozinho é uma das muitas da região que se especializou na produção de aguardente. Apesar da pouca produção, mais ou menos 30 litros/dia, a aguardente é de excelente qualidade, sendo comercializada somente na região. Para a fabricação da aguardente não é utilizado nenhum maquinário moderno, sendo sua fabricação quase artesanal.
A cana de açúcar utilizada na fabricação da aguardente é plantada na mesma propriedade, com o emprego de técnica convencional. Para visitar o local é necessário prévia autorização com o proprietário.

Fazenda Olho Dágua 

A fazenda Olho Dágua caracteriza-se entre as demais por ser a única da região que se especializou na plantação de acerola. A fazenda possui uma área de 4 hectares.
Para o plantio são utilizadas técnicas modernas e convencionais,  adaptadas às condições ambientais, sugeridas por técnicos da Emater que visitam o local regularmente.
A comercialização da produção é feita na região, e também em outras cidades como: São José do Rio Preto ( SP), Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Ituiutaba (MG) e Itumbiara ( GO).Para visitar o local é necessário obter prévia autorização com o proprietário.

Fazenda Pirapitinga do Campo 
 
A fazenda Pirapitinga do Campo se destaca na região pela sua extensão e variedade de culturas.Entre as várias plantações encontram-se : café, cana-de-açúcar, laranja e ainda a criação de gado de corte.A comercialização dos produtos é feita com várias cidades de Minas e de outros Estados. São utilizadas técnicas modernas nas plantações para maior produtividade.A fazenda é a maior da região com 17.842 hectares e pertence ao grupo Brascan.Para visitar a fazenda é necessária prévia autorização do proprietário.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- XVI EXPOCAN - Exposição Agropecuária

- Exposição de veículos e máquinas agrícolas, ordenhadeiras, produtos agropecuários e industriais. Animais. Comércio. Com cerca de 30 expositores será aberta ao público com bilheteria. Duração 24h.

- Evento que é fruto de um projeto intitulado FOLCLORE E MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E HISTÓRIA, idealizado pela professora bibliotecária, Valda Maria Santana Braga e realizado em parceria com as demais professoras, supervisoras, diretora e toda comunidade escolar, com o apoio da Casa de Cultura, Polícia Militar e Conselho Tutelar. Esta parada foi um marco na história de Canápolis, pois com ela pôde-se entender que é a cultura que tece redes, modela o barro, cria mitos e crenças, conta causos, dança e canta os Santos e escreve as histórias mais interessantes que marcam a vida e a infância de cada um.
Foi um evento muito atrativo, contagiante e de grande criatividade por parte de quem o desenvolveu e que ficará, com certeza, eternamente na memória de quem o assistiu, e mais ainda na dos que participaram ativamente.
Com isso pode se dizer que é preciso buscar na memória e no passado todas as manifestações populares, costumes, crendices e superstições, para concluirmos que é conhecendo o ontem que poderemos entender o hoje, e que a história nos mostra que tudo é possível.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANÁPOLIS

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3266-2035 /  9962-8427

Sites: http://www.canapolisnet.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933    

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (34) 3266-1376 / 2557

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Canápolis

visitei a cidade de canápolis em 2003 meu maridao tem parentes aí fiquei deslumbrada com o local e com o carinho do povo da cidade.
Por: solangemariagomes

Adoro Canapólis,morei ai ate os meus 10 anos,tenho familia ai.sinto saudades da minha infancia.Hoje vivo no rj.
Por: MARIA APARECIDA G.DA SILVA

Olà,meu nome è Eliana,sou de Pilar do Sul-sp. e logo vou conheçer sua ciadades,ela parece ser maravilhosa.abraço
Por: eliana

E minha cidade Natal... cidade de minha Mâe a Dona Laura,, que amo tanto.
Por: Jose dos Reis Vieira

ja visitei Canapolis e fiquei encantada com a cidade, principalmente com a cachoeira corrego do cerrado e o enorme abacaxi é muito lindo, amei essa cidade.....
Por: cris

Fiquei emocianda em abrir o site de Canápolis, estou fazendo pós-graduação na USP e faço também mestrado na Universidad Del Salvador-em Buenos Aires-Argentina, e precisei de fazer um memorial de formação , como sou canapolina, irmã da Ironi , estou aqui colhendo informações, por favor se puderem me mande fotos da Escola Ezequiel e São Francisco. Beijos a todos.
Por: Marli Ferreira de Alcântara Presotto

estive ai esse final de semana ,e adorei a cachoeira ja estou programado outro final de semana.beijos a todos vcs
Por: leila

Fui nascida e criada nesta cidade, minha família é toda daqui e me orgulho muito, pois foi aqui que com esse povo humilde e hospitaleiro a valorização do ser humano, porque na cidade grande não se tem a hosoitalidade que em cidades pequenas é cada um por si, nos feriados sempre nos deslocamos pra cá, pois aqui está o nosso descanso e muita paz, amo muito minha cidade natal.
Por: juliane alves venâncio

Sou filho dessa maravilhosa cidade, sempre navego neste site para contemplar essas belezas e matar as saudades. minha canapolis ate breve (12/11)
Por: RENÊ MATEUS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Canápolis
Fundação:
1948
Altitude:
662m
População:
9.818 habitantes
Área:
848,0km²
Densidade Demográfica:
11,58hab/km²
CEP:
38380-000

Envie seu comentário sobre Canápolis

banner