Arinos

Arinos-MG
banner

Bem-vindo a Arinos!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Arinos, informações atualizadas sobre a cidade Arinos, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Arinos.

A cidade de Arinos, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 509m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.284 habitantes. A área total de Arinos é de 5.338,5km², e sua densidade demográfica é de 3,24hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Arinos-MG é 38680-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Arinos

Roteiros do Brasil

Região Turística Grandes Sertões

Circuito Turístico Urucaia Grande Sertão

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Arinos é um município da região noroeste do estado. Seu maior atrativo consiste no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, cuja beleza inspirou o ilustre escritor mineiro Guimarães Rosa a escrever sua obra Grande Sertão: Veredas, que acabou por batizar o Parque recém-criado. No momento, o Parque está em fase de implantação e encontra-se fechado ao público.

Significado do Nome

Homenagem do fundador da cidade ao escritor Afonso Arinos de Melo Franco

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

arinense

População

17.674 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Arinos é uma das melhores cidades do interior de Minas um povo muito hospitaleiro e acolhedor, sem falar nas lindas cachoeiras. Recomendo!   

Clima

Semi-árido

Temperatura Média

21º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste do Estado de Minas Gerais

Limites

Formoso, Buritis, Unaí, Uruana de Minas, Riachinho, Urucuia, Chapada Gaúcha.

Acesso Rodoviário

BR020 entra para Cabeceiras -GO, atravessa a cidade passa a divisa até trevo Buritis/Unai/Arinos Mg 202

Distâncias:

Da Capital:

727 km

Outras:

250 km de Brasília

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Conta com centro de apoio ao turismo e faz parte do Circuito Turístico Urucuia Grande Sertão

Principais Pontos Turísticos

Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Localizado no Estado de Minas Gerais, o Parque fica numa região repleta de rochas areníticas, criando um cenário de especial beleza. O Rio Preto é o seu principal curso dágua, e o rio Carinhanha - de cor marrom - faz divisa com a unidade de conservação, ao Norte. Devido à grande capacidade de armazenamento da água nos solos, formam-se veredas, que dão nome ao Parque. São locais onde a água se acumula, formando pequenos riachos. Ali se desenvolve a mais brasileira das palmeiras, o buriti; que além de proteger as nascentes, serve como local de pouso e ninhal de várias espécies de aves, como araras, tucanos, papagaios e periquitos que vivem na região.
A idéia da criação do Parque surgiu como uma homenagem ao escritor Guimarães Rosa – autor do livro que descreve com riqueza as paisagens e personagens locais –; além de ser também uma forma de tentar proteger esse ecossistema tão especial, formado por veredas e chapadões de cerrado.
Representantes da fauna comum dos cerrados também estão presentes – vários deles em perigo ou ameaçados de extinção -, como o cervo-do-pantanal, o lobo-guará, a arara-vermelha, a ema, a seriema, o tatu-canastra, o tatu-bola, o mutum, a suçuarana, entre vários outros; eles podem ser observados durante uma breve caminhada pelas trilhas locais.
O Parque possui hoje uma área aproximada de 231 mil hectares e está localizado nas proximidades dos municípios de Chapada Gaúcha, Formoso e São Francisco. Mas ainda não está aberto à visitação pública; é preciso autorização prévia do IBAMA para entrar e conhecer o local.

Cachoeiras

Boi Preto, da Ilha, do Rio Claro, do São Miguel e do Bebedouro além da Cachoeira da Gibóia no município vizinho (Uruana de Minas).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval de rua, Aniversário da cidade 01/03, Exposição agropecuária em junho, festa de Romaria 1º fim de semana de julho, Cavalgada e barqueata de Morrinhos no último fim de semana de agosto.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARINOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3635-2190    

Sites: http://www.arinos.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefone: (38) 3635-2190

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO, REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones:  (38) 3635-1601

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (38) 3635-1090

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Arinos

Esta cidade é maravilhosa é uma pena que os politicos de lá perdem o tempo em uma disputa de poder boba e ñ investem em infra-estrutura, nem em divulgação, pois a cidade tem um grande potencial turistico.Sou de la e sonho um dia poder voltar e ver minha cidade desenvolvida fora das mãos dessas pessoas que ñ pensam no futuro.
Por: Ronei Rodrigues de Souza

eu nasci ai por isso eu amo esse lugar.gostaria muito de morar nessa. cidade e por isso que eu vou entrar de feria e vou ficar os meu trinta dias.pra quem nao me conhece eu sou irma de grazy e etevaldo beijo e ate breve,fica todos com deus
Por: maria de fatima cardoso costa

Arinos é uma das melhores cidades do interior de Minas,povo muito bacana e acolhedor,sem falar nas lindas cachoeiras,eu amo muito essa cidade sou suspeita de falar pois nasci e cresci nesse lindo lugar.
Por: valeria

Arinos é tudo de bom.... Um cidade maravilhosa... Uma gente muito bonita e hospitaleira.. Vem pra Arinos.....
Por: Dalila Mendes de Souza

A CIDADE DE ARINOS ESTA CRECENDO CADA VEIS MAIS PARA MELHOR CARNAVAL ESTAMOS AI GALERA
Por: FERNANDO NEGÃO

Arinos, cidade hospitaleira e de muitos valores, cidade a qual tive o previlegio de passar minha infâcia e adolecencia,onde tenho muitos amigos de verdade. Cidade de cultura estimavel...........Arinos msm longe vive no meu coração.
Por: Cláudio Coutinho

Conheço essa cidade maravilhosa ...e minha cidade natal ..eta lugarzinho de gente boa ....atualmente moro em MONTE CARMELO ...mas meu coraçao e ARINENSE...BJSS A TODOS ARINENSES..................................
Por: Ednalva

Arinos!!!Terra maravilhosa que conheci com 2 anos de idade.nunca mais deixei de frequentar.melhor caranaval do noroeste mineiro e o melhor lugar para passar o fim de semana.quem não conhece está perdendo uma otima oportunidade de explorar o que a de melhor nos roteiros dessa cidade.abraço a todos
Por: LICO SANTANA

Eu amo a cidade de Arinos.Seus rios,cachoeiras,lagoas...Tude bom.Povo simples e hospitaleiro. Muito legal
Por: amaury valadares

tinha vontade de conhecer uma cidade de minas, avontade foi tanta que casei com um mineiro de arinos [nilmar]
Por: agna duarte

Ja reside em Arinos no final dos anos 80 inicio dos 90, tenho muitas recordações do povo que me recebeu muito bem.
Por: Roberto L Costa

Arinos.... Uma cidade maravilhosa que eu amo muito... Que saudades de vc!!!!
Por: Dalila Mendes de Souza

nasci em arinos,mas moro em brasilia,mas vou em arinos todo meio e fim de ano!!adoro la,para mim e o melhor lugar para viajar!!!!!!!
Por: franciele

Arinos é uma cidade simples, que situada às margens do piscoso rio Urucuia, e que agora começa a experimentar grande desenvolvimento. Recentemente, a cidade passou a ter um Campus do Instituto Federal de Educação do Norte de Minas, o qual, certamente, ajudará a consolidar esse desenvolvimento.
Por: Benedito Alísio da Silva Pereira

É uma cidade muito hospedeira,eu amo esta cidade,mudei porque tive que vir trabalhar no df
Por: tãnia

arinos e nota dez eu moro em ribeirao preto estado de sp mas minha terra e arinos e maravilhosa nao troco outra cidade por nada parabens cidade linda
Por: aninha

Quanta saudades dessa cidade. Lugar onde me viu nascer e crescer até a adolescência. Lembro-me constantemente da Escola Estadual Major Saint Clair; das amizades...e de muitos parentes que moram aí. Há mais de 04 anos não vou nessa cidade e ir as festas de Santo Reis na Fazenda Pacari. Moro em São Paulo, capital, o que dificulta retorna a essa cidade com mais frequência. Essa foto que aparece é da Igreja. Lembro-me quando a mesma foi construida. Abraços ao povo arinense! Muuuiiiiittaaass saudades! Deusdete.
Por: Deusdete Nery de Araujo

Sou arinense, mas atualmente moro em Brasilia, adoro ir nos feriados, otimo lugar pra descansar e rever os amigos, os rios e cachoeiras da região também são otimos, bjs Ari
Por: Arianne Valadares Ramos

Arinos é um cidade onde se pode criar os filhos. Um lugar onde acontece maravilhas e está a cada dia crescendo.
Por: gabriela

Meu maior prazer é quando vizito arinos. Prá ser sincero me sinto um rei cercado de amigos muitos conhecidos da grande região urucuiana. Um dia por força do destino tive que abadonar o meu pequenino Arinos onde deixei ruas divididas com arvores e de terra batida, hoje vejo progresso gradativamente aumentando trazendo consigo o grande desenvolvimento desta linda cidade.Arinos, uma parte do meu coração. Ao me despedir deste lugar deixei muitas amizades e comigo veio a saudade. Sobre o comando de arinos me refiro a segurança estão Ururcuia e Riachinho que pertencem ao meu coração Cidade hospitaleira onde os abts tratam todas as pessoas como velhos conhecidos. Arinos te amo de todo coração e te visitos todos os meses. Parabens por ai tambem habitar a linda princesa Geovana, pessoa humilde e super-educada. Por gentilesa Sr. responsavel por este site me der a oportunidade de tambem enriquecer o portal da minha linda cidade.Deixo com voces galera um abraço especial a todos. Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinão esqueçam que volto.
Por: rcapos

ARINOS,CIDADE HOSPITALEIRA,BOA DE SE VIVER SEUS MORADORES RECEBE BEM TODOS OS VISITANTES,TEM OTIMAS FESTAS, VARIOS RIOS PARA SE REFRESCAR NOS DIAS QUENTES.VISITE A NOSSA CIDADE VC SERA BEM RECEBIDO.
Por: LUIZ CARLOS

Arinos é uma delícia!!!!! Venha conhecer Arinos!!! Quer saudade!!!
Por: Dalila Mendes de Souza

apesar de residir em Blumenau Santa Catarina no momento sempre terei Arinos como a melhor cidade pra se viver tranquila povo calmo e hospitaleiro adoro esse lugar nao vejo a hora de aparecer por ai
Por: Rosy

nossa que lugar lindo eu ja morei ai eo melho lugar do mundo.
Por: leily karolainy

nossa que sds !! e a melhor cidade do mundo. o destino me levou moro hj em bh mas se Deus quizer ainda volto. meu querido Arinos breve voltarei.
Por: ildete alves(Deda)

Uma ótima Cidade, Amo Muito tudo e Todos que conheço em Arinos .
Por: karen Evelyn

OLÁ GENTE BACANA DA CIDADE DE ARINOS PARABÉNS PELO SITE. SOU DE BURITIS MG MAS NO MOMENTO ESTOU SERVINDO A FORÇA AÉRIA EM BRASILIA GOSTEI MUITO DAS DIVULGAÇÃO DOS PONTOS TURISTICO E DAS FOTOS DA CIDADE, COM SERTEZA VAI FAZER MUITO SUCESSO. UM ABRAÇO PRA VCÊS.
Por: VALTEIR

Este é o melhor lugar do mundo!!!Me orgulho muito por fazer parte de desta cidade hospitaleira , calma , maravilhosa um bom lugar pra se viver , moro aqui desde que nasci , onde sou radialista e tenho o prazer de levar alegria, sucesso e informaçao a Arinos e toda regiao...ABRAÇOS DO CORDEIRO
Por: MARCELO CORDEIRO

conheço e pra min e um dos melhores lugares do mundo.É CLARO EU NASCI AI.BJS PRA TODOS MEUS AMIGOS QUE AI VIVE..................................
Por: jovina

O que Arinos tem de melhor é o seu POVO. Gente boa e hospitaleira. Saudades da alegria de viver em Arinos...
Por: valdení Nunes

Arinos é uma das cidades mais hopitaleria do estado de minas gerais, gente simples que com muito amor recebe a todos os turistas...O carnaval é o melhor carnaval de minas gerais e entorno conhecida em todo país, tem varios rios, corregos, e cachoeiras em torno... SE VC AINDA NAO CONHECE VENHA SE MARAVILHAR NESTE LINDO LUGAR.... ARINOS TE ESPERA DE BRAÇOS ABERTOS!!!
Por: Leonardo martins

arinos e o lugar onde o povo e muito acolhedor muito massa .... to com saudades de la...
Por: francisley gomes

Pra mim esta é a melhor cidade para morar,cidade tranquila e bonita e de muita gente simpática,moro aqui desde que nasci,por isso amo Arinos...Joana.
Por: Joana

conheço arinos morei ai dez anos me mudei para brasilia mas ate hoje eu visito e prestigio a cidade porque ai e terra de gente boa e e uma cidade maravilhoza
Por: hildete

EU MORRO EM BRASILIA MAS MEUS PAIS MORRAM LA E TODAS FOLGAS QUE TENHO CORRO PRA LA EU AMO AQUELE LUGAR,QUEM NAÔ CONNHECE VALE A PENA CONHECER VAÔ AMAR LUGAR DE QUEM NÂO PROCURA CONHECER TEM QUE CONHECER.BEIJOS
Por: ANDREA B BISPO DE OLIVEIRA

Morei em Arinos em 1978 ,era criança tinha apenas oito anos mas lembro das pessoas hospitaleiras e meu sonho um dia retornar! Cidade maravilhosa!
Por: Edna Rocha Carneiro cunha

cidade da minha infancia...saudades
Por: larison pio

gosto muito de arinos tenho uma casa nas maegem do rio urucuia adoro muito esta cidade abraços a todos...
Por: josinaldo d asilva camelo

eu sou de arinos,mas nao moro mais ai,mas amo a cidade.sempre estou indo visitar.pois minha mae ainda mora ai.sempre vou nas festa da cidade.um abraço a todos os arinense como eu.
Por: crystina

ola cidade de arinos gosto muito dai minha avo se chama ANTONIA AGUIAR DOS REIS nos somos da familia dos lopes um grande beijo para a cidade de arios.
Por: ellen fernanda lopes mariano

eu gosto muito dearinos e uma cidade fantastica beijo emnorme rara arinos
Por: ellen fernanda lopes mariano

Meu filho foi trabalhar ai,gostaria muito de conhecer.
Por: Glaucialoureirobarbosa

arinos terra do meu coraçao cheguei de la nesse momento e ja estou com saudades de meus queridos amigos,se pudesse ficaria por la, um abraço a todos.
Por: walterrodrigues

saudades dessa cidadezinha q é naravilhosa exposiçao ai vou eu
Por: laila

eu conheco arinos minha mae nasceu la entao eu queria mandar um grande beijao para arinos minha cidade preferida minha terra natal um grande abraco arinos e um grande beijo em julho e nois
Por: ellen

arinos e uma cidade pequena mais com muita beleza pra mostrar pra vcs venha conhecer a nossa igreja matriz o rio urucuia e tambem as nossas festas.no dia 23 deste mes tera a agropecuaria de arinos convido todos vcs pra assistir a nossa festa,bjs ate la!
Por: alessandra soares

o gente convido vcs pra conhecer arinos,e uma ccidade tranquila onde tem muitas festas boas rios.e neste feriado aproveite pra conhecer as nossas festas,tera a expo agro com show de maida e marcelo e ze henrique e gabriel,tbm boate movel pr galera jovem.
Por: ana clara bueno

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Arinos
Fundação:
1962
Altitude:
509m
População:
17.284 habitantes
Área:
5.338,5km²
Densidade Demográfica:
3,24hab/km²
CEP:
38680-000

Envie seu comentário sobre Arinos

banner