Alto Caparaó

Alto Caparaó-MG
banner

Bem-vindo a Alto Caparaó!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Alto Caparaó e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Alto Caparaó.

A cidade de Alto Caparaó, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 1.000m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.993 habitantes. A área total de Alto Caparaó é de 130,3km², e sua densidade demográfica é de 30,64hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alto Caparaó-MG é 36836-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O cartão postal da pequena cidade localizada no estado de Minas Gerais é certamente o principal atrativo que leva turistas de todo o país para a região: o Pico da Bandeira é o terceiro maior de todo o país, com quase 2.900m de altura.

O pico está dentro do Parque Nacional do Caparaó, sendo ele o maior responsável pela concentração de turistas em todas as épocas do ano.

Para os aventureiros, certamente o destino é bem adequado: para chegar ao mirante, o visitante deve percorrer 18 extensos quilômetros de ilha, já considerando a ida e a volta. Porém, a altitude do local é o que mais dificuldade o trajeto, já que provoca alguns efeitos principalmente na nossa respiração, e ainda, torna o ambiente mais frio.

O trajeto implica em cerca de oito horas de caminhada, sendo quatro dedicadas para a subida e outras quatro para a descida a partir de um ponto chamado de “Tronqueira”, onde os carros são deixados e o primeiro camping é encontrado.

Porém, é certo de que o sacrifício vale e muito a pena, seja por conta da nascente com água cristalina e limpa, ou então por todas as paisagens proporcionadas tanto no trajeto quanto no mirante.

A melhor época para realizar a aventura é durante os meses mais frios, já que nessa fase a visibilidade do trajeto é muito maior, enquanto a possibilidade de chuvas é quase nula. Mas para que o trajeto seja realmente confortável, não se esqueça de se agasalhar bem e apostar nos acessórios.

E os atrativos de Alto Caparaó não param por aí: nos arredores do parque ainda é possível encontrar uma variedade de cachoeiras, sendo as mais famosas as cachoeiras do Escorrega e a Andorinhas. Ambas permitem banhos. Por outro lado, a cidade conta ainda com muitas festas e arraiais, além de fazendas locais com muitos atrativos e possibilidade de visitação.

Para os que quiserem tornar a visita à cidade de Alto Caparaó ainda mais emocionante, recomendamos ainda alugar um jipe para conhecer os atrativos da cidade. E o principal motivo vai para o fato de que ela conta com muitas estradas de terra no caminho para conhecer suas belezas naturais.

Informações de Alto Caparaó

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Pico das Bandeiras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As Terras do atual Município pertenciam ao Município de Caparaó e foram palco da primeira tentativa organizada de oposição armada à Revolução de 64, a chamada Guerrilha do Caparaó. A Guerrilha de Caparaó, ocorrida entre fins de 1966 e início de 1967, foi provavelmente  o primeiro  movimento  no país de resistência armada à ditadura. O cenário de tal movimento, a região do Parque Nacional de Caparaó, localizado na  divisa  dos  estados  de  Minas  Gerais  e  Espírito  Santo,  era  considerado  um  ponto estratégico, havendo indícios de que grupos de esquerda  já haviam realizado estudos de reconhecimento para a implantação de focos guerrilheiros ainda no governo João Goulart e logo após o golpe de 1964: “Moniz Bandeira tem informações de que o local havia sido estudado para a implantação do foco com militantes das Ligas Camponesas desde de 1963 e que a POLOP tentou fazer aí em 1964, depois do golpe, com sargentos e marinheiros, mas o plano foi abortado”. Um dos líderes da Guerrilha de Caparaó, Amadeu Rocha, também afirma que a região já havia sido explorada por outros movimentos: “A ‘POLOP’ (Política Operária) não deu apoio à Guerrilha, mas simplesmente cedeu a área, porque não tinha condições de explorá-la. Eles tinham um trabalho feito lá...”  Apesar do  envolvimento de alguns civis ligados a organizações de esquerda, os integrantes  da  Guerrilha  eram  em  sua  maioria  militares,  principalmente  ex-sargentos  e marinheiros que participaram das manifestações em favor das reformas de base no governo de João Goulart. O movimento ainda contava com o apoio do ex-governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, na época exilado no Uruguai. Brizola havia tentado resistir ao golpe assim que  este  ocorreu,  mobilizando  políticos  e  militares  fiéis  à  Jango.  Entretanto,  com  a desistência do presidente de resistir ao golpe de Estado, o ex-governador embarca para o país vizinho de onde passa a tramar uma reação armada ao grupo que havia se usurpado o poder. É no exílio que Brizola mantém contato com o governo cubano, conseguindo dinheiro e o envio de homens ao país no intuito de realizarem o treinamento guerrilheiro. Segundo Denise  Rollemberg,  cinco  integrantes  da  Guerrilha  de  Caparaó   teriam  realizado  o treinamento em Cuba.  

Significado do Nome

Seu nome tem origem indígena e significa Águas que Rolam das Pedras, porém, existe uma lenda que diz que Ó era nome de um boi muito bravo que vivia dentro da área do Parque e, um dia, 3 boiadeiros subiram a serra e conseguiram laçar o  Ó . Para comprovar o ato de bravura caparam o Ó , ficando a região conhecida como Caparaó.

Aniversário da Cidade

21 de Dezembro

Gentílico

alto-caparaoense

População

5.297 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Grande parte da área do município é coberta por lavouras de café. Outra parte é ocupada pelo Parque Nacional do Caparaó. A cafeicultura e o turismo são as duas principais atividades econômicas do município.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

22º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Zona da Mata do Estdo de Minas Gerais

Limites

Espera Feliz, Caparaó, Alto Jequitibá e Luisburgo.

Acesso Rodoviário

BR-262, MG-111

Distâncias:

Da Capital:

307 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Parque Nacional do Caparaó

Por decreto do Presidente Janio da Silva Quadros, no ano de 1961, foi criado o Parque Nacional do Caparaó, em uma área de aproximadamente 33.000ha, com a principal finalidade de proteger os recursos naturais existentes e proporcionar atividades ecoturisticas em sua área.

Vale Verde

É formado pelo rio Caparaó, situado numa das áreas mais baixas do Parque, com cerca de 1.200 metros de altitude. Suas cachoeiras formam diversas piscinas naturais, ideais para um banho gelado. O local conta com vestiários, sanitários e até churrasqueiras. Está localizado a 600 metros após a portaria do Parque.

Tronqueira

Platô localizado a 1.970 metros de altitude. O local é o último ponto que permite acesso por carro, distante 6 quilômetros da portaria do Alto Caparaó. Possui uma área para camping com quiosques, mesas, sanitários, chuveiros, lava-pratos e uma vista panorâmica de todo o vale do Rio Caparaó.

Cachoeira Bonita

Está situada a apenas 350 metros de distância da Tronqueira, com 80 metros de queda d’água. O nome é merecido, já que este é, sem dúvida, um dos pontos de maior beleza do Parque. O acesso é feito por trilha rústica, com um mirante no meio do caminho, que proporciona ampla visão da cachoeira, localizada no rio José Pedro, divisa natural dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Vale Encantado

Possui vários poços para banho e também está localizado no rio José Pedro. È a partir deste local que se pode observar a mudança da paisagem em função da altitude.

Terreirão

Local estratégico para os montanhistas, após 4,5 quilômetros da Tronqueira. O Terreirão está localizado a 2.370 metros de altitude e é uma pequena planície bem no meio de várias montanhas, sendo um ótimo lugar para descanso dos grupos. É no Terreirão que se encontra a famosa Casa de Pedra, abrigo rudimentar de pedras construído pelos zeladores do parque há muitos anos. Moradores da região, porém têm outra versão. Eles dizem que o Terreirão serviu de esconderijo para os guerrilheiros opositores do regime militar brasileiro, na década de 60, tendo sido eles os verdadeiros construtores da casa.

Macieira

Área com belíssima paisagem natural, situada na nascente do Rio São Domingos a 2.160 metros de altitude e Distante da Macieira cerca de 5 Km. O visitante conta com área de acampamento equipada com sanitários e lava-pratos, além de um posto de guardas.

Casa Queimada

Aaproximadamente 2400 m de altitude, a Casa Queimada está situada ao longo de um trecho do rio São domingos em meio a belíssima paisagem natural. É um local bastante procurado, principalmente pelos visitantes provinientes do Estado do Espírito Santo. Possui área para acampamento, sanitários, chuveiros, lava pratos

Pico da Bandeira

Está localizado a 9 quilômetros após a Tronqueira e é a principal atração do Parque. O local é preferido pelos trekkers e ideal para se avistar um nascer do sol sobre as nuvens e de beleza singular. Para chegar ao topo caminha-se, em média, 4 horas.

Pico do Cristal

O Pico do Cristal é o 5º mais alto do Brasil, com 2798m ou cerca de 100m menos que o seu vizinho o Pico da Bandeira e tem esse nome devido às formações cristalinas de quartzo que se encontram ao longo da montanha. Do alto do Pico do Cristal, avista-se imponente o Pico da Bandeira, com seu característico abismo do lado dianteiro e do lado traseiro a suave parte da escalada. Apresenta paisagem de extrema beleza, a vegetação é formada basicamente por bromélias e lírios sobre afloramentos rochosos denominado campos rupestres.

Pico do Calçado

Na divisa MG/ES, tem 2768 m de altitude É muito procurado por montanhistas.

Cachoeira do Aurélio

Queda d´agua no rio São Domingos, próxima da Macieira. Bom ponto de parada (1.500 m de trilha), tem piscinas naturais. Boa para banhos, com cerca de 50m de queda

Cachoeira da Farofa

Atrativo de grande interesse pela beleza da paisagem e diferentes tipos de formações vegetais no entorno, consiste em uma série de quatro cachoeiras associadas a poços de água muito límpida, a última das quais com cerca 30m de queda livre.

Sítio Histórico

Incluída na Zona de uso especial, esta à margem do rio Caparaó, possui algumas construções de uma antiga fazenda, hoje desativada. Destinava-se à inplantação das atividades administrativas do Parque.
Uma casa remanescente dos primeiros moradores da região. Representativa da vida rural regional. No local que ainda não está aberto a visitação manteve-se, além da casa um moinho, um paiol um curral uma moenda de cana e o típico terreiro para secar café.
A área é envolvida por vegetação de mata secundária entremeada por remanescente das plantas cultivadas na fazenda, como café e algumas árvores frutíferas
Aguardando projeto de restauração, comprometido pela UFMG/COLTEC, Projeto Comunidade Aprendizagem para implantar

Centro de Visitantes MG

Situada na Zona de Uso Especial do Parque Nacional do Caparaó. O Centro de Visitantes conta com espaço disponível para exposições, formado pelo salão de ingresso e mezanino, e auditório para 64 pessoas, equipado para a apresentação de filmes e vídeos. No lado externo há três banheiros, um masculino outro feminino e outro para deficientes físicos. Conta também com espaço para exposições de artesanatos e iguarias das comunidades, loja de suvenir, lanchonete

Trilha da Gruta do Jacú

Trilha com cerca 200m de comprimento e 1m de largura em seu início que inicia em escadaria de concreto na área de piquenique do Vale Verde. Percorre área de mata secundária em estágio médio de regeneração com 15 a 20 metros de dossel, mas com sinais de degradação (presença de bambu e gramíneas).

Pedra Duas Irmãs   

Maciço rochoso com cume a 2600m de altitude, localizado nas proximidades do acampamento da Casa Queimada, a partir da entrada de Pedra Menina do Parque e a cerca de 60km da sede do Parque em Alto Caparaó. Para chegar ao local, é necessário percorrer a estrada que leva da Portaria Pedra Menina ao acampamento da Casa Queimada, a qual tem alguns trechos de difícil transposição por automóveis de passeio durante todo o ano. A partir daí, o atrativo deve ser atingido a pé, por trilha com sinalização deficiente. Seu nome provém do formato da montanha, subdividido em duas metades de aspecto muito semelhante. A vegetação local é formada por campos rupestres com grande incidência de bromélias.

Gruta do Jacú   

Trilha com cerca 200m de comprimento e 1m de largura em seu início que inicia em escadaria de concreto na área de piquenique do Vale Verde.

Percorre área de mata secundária em estágio médio de regeneração com 15 a 20 metros de dossel, mas com sinais de degradação (presença de bambu e gramíneas). Inicialmente, finalizava na “Gruta do Jacu”. Atualmente, contudo, devido à ação dos visitantes, a trilha desce em direção ao topo da primeira cachoeira deste vale, onde existem alguns poços naturais. O acesso ao local é possível durante todo o ano.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Localização: Praça Matriz

Museu Colégio Reverendo Cícero Siqueira

Localização: Av. Catarina Eller, 715, Centro. 

Caminho da Luz

Na chegada a Alto Caparaó, encontra-se a Igreja de São Paulo Apóstolo, um chalé de cor azul que contrasta com a encosta das montanhas do Caparaó. A cidade, situada a 997 metros de altitude, é onde o caminhante recebe o último carimbo em sua credencial e o Certificado de Caminhante da Luz. No município está localizada a entrada pelo lado mineiro do Parque Nacional do Caparaó, criado em 1961, que abriga os Picos da Bandeira (2.890) e do Cristal (2.790) e as nascentes das bacias dos rios Doce, Itabapoana e Itapemirim, além das belas cachoeiras e vales e da grande variedade de espécies de animais e de plantas, entre estas, muitas novas para a ciência e outras endêmicas. Após pernoitar em Alto Caparaó, depois de seis dias de peregrinação, o Caminhante da Luz parte para a conquista do Pico da Bandeira, que recebeu esta denominação em virtude de, por volta de 1859, Dom Pedro II ter determinado que fosse fincada uma bandeira do Império no pico mais alto da Serra do Caparaó. O pico, onde pajés de todo o Brasil costumam fazer rituais de purificação e energização, numa pajelança que envolve muita magia e misticismo, é também conhecido como a Montanha Sagrada do Brasil. Ponto culminante do Parque Nacional do Caparaó, com 2890 metros de altitude, o Pico da Bandeira é o terceiro mais alto do país e o primeiro mais alto acessível. De seu cume, tem-se uma visão de 360º, sendo magnífica a paisagem dali avistada: um mar de montanhas que se estendem ao infinito. Lá, onde o vento da liberdade invade a alma, descobre-se que o Caminho não tem fim, reinicia-se a cada novo dia, pois todo final é um recomeço.  

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Dezembro

08 - Festa da Padroeira

  Setembro

Festa - Sábado mais próximo ao 07 de Setembro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ

E-mail:

Telefones: (32) 3747-2507

Sites: http://www.altocaparao.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3747-2764

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Alto Caparaó

Este lugar é maravilhoso...Vou com o meu namorado sempre que posso!!!Amo muito tdo isso
Por: Neide Pena

sou da cidade lajinha . mas moro em guaruja estado de são paulo sempre que ouço falar sobre o parque do caparao me lembro de uma pedra grande .E ai bate uma grande saudade de quando eu morava em minas . obriga
Por: antonio hote dos reis

Aos 18 anos, quando terminei o curso normal morei em Alto Caparaó por 2 anos, lecionando. Lá tem, atualmente, um belo hotel 4 estrelas. Um lugar lindo, confortável e no meio do verde. Muitas pousadas, também confortáveis. Vale a pena visitar este lugar de turismo nacional e inter- nacional por causa do Par- que Nacional do Caparaó, que tem o Pico da Bandei- ra, outrora o mais alto do Brasil...
Por: Glaucia Maria Gripp

Tive a oportunidade de visitar as duas subidas para a montanha infelismente nao consegui completar o trajeto mas, espero em muito breve voltar e concretizar este sonho de infancia. Lugar maravilhoso gente hospitaleira nos dois lados tudo isso faz com que eu volte algum dia neste local.
Por: Paulo Cesar Torres

Estive ano pasado no Parque e fiquei encantada com a exuberância da natureza. O lugar é muito agradável, gostei tanto que este ano pretendo voltar, mas agora com um grupo de amigos. Caparaó é um lugar abençoado.
Por: Leila Maria de Andrade

esse lugar tem que ser muito protegido .pois e maravilhoso sempre qdo posso vou ai .apesar da agua ser gelada mas e maravilhoso este lugar onde moro o clima e totalmente ao cotrario dai ipatinga maravilhoso
Por: jose carlos rodrigues

Ja fui morador de Alto Caparao cidade pequena,mas de um povo acolhedor.Um dos melhores pontos turisticos de nossa regiao cidade muito fria mas muito boa de se viver .
Por: Reginaldo Ferreira da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alto Caparaó
Fundação:
1997
Altitude:
1.000m
População:
3.993 habitantes
Área:
130,3km²
Densidade Demográfica:
30,64hab/km²
CEP:
36836-000

Envie seu comentário sobre Alto Caparaó