Acaiaca

Acaiaca-MG
banner

Bem-vindo a Acaiaca!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Acaiaca, informações e fotos da maravilhosa Acaiaca. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Acaiaca, recomendadas por internautas.

A cidade de Acaiaca, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 421m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.909 habitantes. A área total de Acaiaca é de 101,2km², e sua densidade demográfica é de 38,63hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Acaiaca-MG é 35438-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Acaiaca

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O município tem sua origem nos primórdios da capitania. A capela (filial da matriz de Furquim) erigida e dedicada a São Gonçalo tem a data de 1727.
Em 15 de abril de 1844 foi criado o povoado denominado de Ubá e dois anos depois suprimido e anexado ao de Furquim, mas logo em seguida esta junção foi anulada.
Em 3 de abril de 1847, permanece como distrito de paz. Como estava subordinado a Furquim era denominado às vezes como Ubá de Furquim.
Em 24 de dezembro de 1874 foi elevado à categoria de freguesia com a denominação de São Gonçalo de Ubá.
Em 7 de setembro de 1923, passou a ser denominada como Acaiaca. Em 15 de abril de 1941 foi instituída a paróquia. Em 30 de dezembro de 1962 foi criado o município, desmembrado do município de Mariana. 

Gentílico:

Acaiaquense

Significado do Nome:

Etimologia: madeira de lei, cedro brasileiro ou sinônimo de Aruaque tribo que habita a margem direita do Rio Içana, no Amazonas

Aniversário da Cidade:

1º de Março  

População:

3.924 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É uma Cidade espetacular e a mais bonita entre as microcidades da zona da mata mineira, tem de tudo um pouco. Venha conferir!

Clima:


Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR

De Belo Horizonte - BR 040 para o Rio de Janeiro percorrer aproximadamente 30 Km até a BR 356, passando por Itabirito, Cachoeira do Campo, Ouro Preto e Mariana. Seguir pela MG 262 em direção a Ponte Nova, virando à esquerda para Acaiaca.

Localização

Zona da Mata 

Limites

Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Guaraciaba, Mariana e Ponte Nova.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

154 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Acaiaca 

Descrição: Localizada a cerca de 3 km da saída da cidade.

Cachoeira Cachoeirinha 

Descrição: Localizada a 2 km da saída da cidade. Cerca de 1 km depois do trevo de Acaiaca, na curva do Jacho, é aconselhável solicitar informação em um bar chamado Comercial Acaiaca.

Cachoeira Engenho Novo 

Descrição: Localizada a aproximadamente 6 km da cidade.

Casas - Construções Históricas 

Descrição: A cidade possui diversas casas construídas no início da década de 1900.

Imagem de São Gonçalo 

Descrição: Imagem tombada pelo patrimônio histórico municipal, localizada na Igreja Matriz de São Gonçalo. 

Estação Ferroviária
   
E. F. Central do Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1996)
ACAIACA
Município de Acaiaca, MG
Ramal de Ponte Nova - km 607,850 (1928)          
Inauguração: 28.08.1926
Uso atual: centro cultural com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da estação de Burnier, se atingir Ouro Preto, então capital da Província, de forma que ela se ligasse com o Rio de Janeiro por via férrea. Somente mais tarde, entre 1914 e 1926, é que foi construído o trecho que chegaria até Ponte Nova. Até 1980 ainda havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente o ramal da Ponte Nova está desativado, tanto para passageiros como para cargas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Acaiaca foi inaugurada em 1926, e segundo Max Vasconcellos, substituiu a estação de Ubá, que não chegou a ser inaugurada e ficava a 4 km antes, na linha. Pelo menos até 1980 ainda havia movimentação de passageiros que podiam se utilizar dos trens mistos. "A estação está em fase final de reforma, já é centro cultural da cidade. Os trilhos são figurativos, já que foram arrancados logo antes e logo depois da estação. Um operário que está trabalhando na obra me garantiu que não mexeram no piso e que a inscrição EFCB é muito antiga. Outra curiosidade é a grafia do nome Acaiaca, com acento."

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL ACAIACA

E-mail:

Telefones: (31) 3887-1122     

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (31) 3887-11180

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.estacoesferroviarias.com.br/  

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Acaiaca

Acaiaca é minha cidade natal; linda, aconchegante de um povo maravilhoso e humilde. Ela precisa de nós que estamos fora e que amamos. Por isso pretendo em breve voltar aos seus braços para levar educação profissional aos jovens e tentar ajudá-la no seu desenvolvimento, que é urgente e esquecido pelos políticos passados e governantes estaduais e federais. Acaiaca, vivi longe mas não te esqueci. Aguarde-me, pois te amo. Rubens Tavares
Por: Rubens Tavares dos Santos

Gostaria que vocês anunciassem também o nome e o endereço da pousada da cidadse juntamente com o telefone, pois apesar de saber que a cidade tem toda vez que preciso fico dependendo de amigos para fazer a reserva e a mesma nem sempre é feita e não fico sabendo o porquê, sendo assim se tivermos informações que nos levem a tratar diretamente com o estabelecimento fica mais fácil. Além disto possuo vários amigos que não se arriscam em ir conhecer a cidade por não saber se aí tem lugar para ficar durante o passeio. Desde já somos gratos pelas informações. Atc. Ana Maria Guimarães Vitória - ES
Por: Ana Maria Guimarâes

Sim conheço o lugar, estive em Aacaica no ano de 88 com amigo que trabalhava aqui na bahia na Mineração Caraíba, o Benedito, onde aí conhecí um turco chamado Camilo que era uma figuraça, achei lindo o lugar!Parabéns!!!!
Por: DELIO DE SOUZA SOBRINHO

É uma Cidade espetacular e a mais bonita entre as Microcidades da zona da mata mineira,tem de tudo um pouco.
Por: Junior

amei o mel dos milagres é puro barato e gostei dos queijos tb. A cidade é linda.
Por: isabel s pereira

Em 1976 morei por um tempo em Acaiaca e nunca a esqueci. Foi emocionante ver um porquinho dela aqui na minha cidade Manaus-Am. Gostaria de ver mais fotos. Um abraço a todos. Layze
Por: Layze Zagury dos Reis

Amei Acaiaca ,estive ai a visitar um casal de amigos . Pretendo voltar...
Por: ednae

Acaiaca é maravilhosa,linda,aconchegante e de um povo humilde,receptivo e acolhedor, um ótimo lugar para se viver! Lá eu nasci,lá fui criado,hoje vivo longe de Acaiaca,em BH,mas minha raiz ali foi fixada. A minha família,como:meus irmãos,minha madrasta,minhas tias,meus primos e claro meus amigos, todos lá moram e adoram a cidade.É para lá que um dia voltarei e junto de minha família eu estarei,isso é fato,para minha linda cidade retornarei... "Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz"(Abraham Lincoln) " Nosso destino é modificado pelos nossos pensamentos,Viemos a ser o que desejamos quando os nossos habituais pensamentos correspondem os nossos desejos. "
Por: josé wendel dos santos

goiabeiras nao etar no municipio de acaiaca.sim em municipio de mariana mg.
Por: MARCIO NEME BARBOSA

eu sou nascida e criada em acaiaca cidade que amo de paixao
Por: ana aparecida de souza

Cidade maravilhosa .adoro tudo que tem nesta cidade povo hospitaleiro. Vamos voltar com o Acaiafest por favor vai ficar melhor ainda.
Por: Fátima

Morei nesta cidade no ano de 1977 a 1980 que povo acolhedor, hospitaleiros como nunca vi; sou apaixonado com este povo e com esta city. trabalhei ai na SOTEBRA.gosto tanto dai, que sai dai em 1980 e voltei em 2008 para ver alguns amigos... saudades e muitas saudades
Por: Jose Evangelista Silva( Moura)

Sou filho de Acaiaca mas tem uns 8 anos que ñ moro la, que é a unica tristeza que tenho hoje em minha vida, eu Amo Acaiaca de graça sem querer nada em troca, somente estar la ja é um presente muito grande, estar com a minha familia com os meus amigos com os contadores de casos e tomadores de golo como Zé Baiano e Chico de João Pio. Sair perambulando pelas redondezas, fazer o circuito dos almbiques a cavalo, passando por Goiabeiras, Cuiabá, Pedras e chegar Bibinzim até as fazendas dos ilustres Dondô, Niquim, Vavate para poder jogar um truco daqueles que só os bebados sabem jogar e tem muito mais é poder sentar na praça a tarde e tomar uma em qualquer um daqueles butecos, ñ muitos chiques, mas muito mais acolhedor doque qualquer boteco da savassi. E melhor é poder ficar no SITIO DO BECO sem fazer ou fazendo tudo.... Eu poderia ficar citando aqui o dia inteiro como é bom Acaiaca, mas deixa para a proxima!!!AAHHH com eu Amo a minha cidade...
Por: Oeberte Martins

Já morei em Acaiaca por oito anos se pudesse moraria novamente.Eu amo todas as pessoas dai quem sabe um dia voltarei.
Por: Maria geralda sales campos

Acaiaca está otima eu gosto dela como está bela e natural em breve à visitarei novamente
Por: jadir lolito pinto

É uma cidade pitoresca,cheia de encantos!Que vai de encontro com as tradições mineiras.Que tem aquele cherinho gostoso de roça.O coisa boa!
Por: Adalberto (Beto)

A minha infancia quase toda foi em ACAIACA.Deixei grandes amigos e tio, tenho muitas saudades ,mas mudou muitas coisas.mas o que tem de melhor em ACAIACA e simplicidade das pessoas com os visitantes.
Por: mara lucia mansur

Sou nascido em Itabirito, mas passei toda minha infancia em Acaiaca, esta cidade que eu amo, sempre que posso vou até aí, rever parentes e amigos, atualmente moro em belo horizonte, estou gostando de ver o cuidado que que os governantes estão tendo com a cidade. Só não gostei de terem acabado com a linha ferrea. No mais abraços pra todos. Valeu.
Por: Edvaldo Silva

ACAIACA NO MEU PONTO DE VISTA É UM OTIMO LUGAR PARA VIAJAR PASSAR FÉRIAS EU COMO MORO EM SP ADOREI A CIDADE BJUS PRA TODOS
Por: CRISTINA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Acaiaca
Fundação:
1962
Altitude:
421m
População:
3.909 habitantes
Área:
101,2km²
Densidade Demográfica:
38,63hab/km²
CEP:
35438-000

Envie seu comentário sobre Acaiaca

banner