Pinheiro

Pinheiro-MA
banner

Bem-vindo a Pinheiro!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Pinheiro e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Pinheiro.

A cidade de Pinheiro, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1856. A localidade está em uma altitude de 15m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 66.675 habitantes. A área total de Pinheiro é de 1.559,0km², e sua densidade demográfica é de 42,77hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pinheiro-MA é 65200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pinheiro

Roteiros do Brasil

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Segundo Cezar Marques, em artigo inserido no Publicador Maranhense, no mês de setembro de 1868, sob o título “ A Freguesia de Pinheiro”, o povoamento da região foi promovido pelo capitão-mor de Alcântara, Inácio José Pinheiro, rico fazendeiro que ali havia chegado em busca de melhores e mais amplas pastagens para seu numeroso rebanho, sendo seguido por outros criadores que igualmente não vislumbravam possibilidades de desenvolvimento da pecuária nos insuficientes campos alcantarenses. Incomodados com o estabelecimentos de Inácio José Pinheiro no lugar em que hoje está a cidade que viria a ser denominada pelo seu sobrenome, os índios que viviam nas vizinhanças foram a Alcântara apresentar queixa ao comandante da fortaleza de São Matias, que lhes deu razão e encaminhou representação ao marechal Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca, então governador do Maranhão.
Esse episódio, ocorrido em 1819, resultou em censura do governador ao capitão-mor, não aceitando aquele que este houvesse ingressado em território pinheirense apenas para fundar uma fazenda. Desgostoso por ser acusado de incitar a ocupação de terras indígenas, Inácio José Pinheiro faleceu em março do ano seguinte. A maior data da história de Pinheiro é, sem dúvidas, a de 2 de setembro de 1856, quando, por força da Lei Provincial Nº 439, o povoado surgido cerca de 38 anos antes foi elevado à categoria de vila. Em 1862, Pinheiro teve sua primeira Câmara e, a 30 de março de 1929, pela Lei Nº 911, foi elevada à categoria de cidade. Entre os ilustres filhos da terra, a que se dá o gentílico de pinheirenses, destaca-se o político e escritor José Sarney, atual senador pelo Estado do Amapá, membro da Academia Maranhense e da Academia Brasileira de Letras, ex-governador do Maranhão e ex-presidente da República.

Significado do Nome

 

Homenagem ao capitão-mor de Alcântara, Inácio José Pinheiro, rico fazendeiro que ali havia chegado em busca de melhores e mais amplas pastagens para seu numeroso rebanho.

Aniversário da Cidade

 

03 de Setembro

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Maranhense 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

86 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Pinheiro.

 

hspace=0 

hspace=0 (98) 381-0606 / 0621 - Fax: (98) 381-4408  

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.famem.org.br

              www.cnm.org.br

              www.achetudoeregiao.com.br

              http://www.flickr.com/

Fotos colaboração:  Germando França.

 

Comentários de Pinheiro

Essacidade é maravilhosa!!tem muitos lugares bonitos além de trazer uma tranquilidade enorme!!!amo essa cidade!!!
Por: Liliane

nasci em pinheiro amo essa cidade ,tem o melhor carnaval do mundo é linda prencesinha da baixada
Por: joaquina

Cidade que eu nasci,o qual tenho orgulho.Belos campos,suas vegetações, o rio pericumã (faveira)disfile sete de setenbro,carnaval clube Pinherense,rico de várias qualidades de peixe,em fim uma cidade bela,com sua beleza natural.
Por: Alexandre Lima

cidade muito bonita, com um dos melhores carnavais do Brasil
Por: Herculano Moreira

Naum só conheço Pinheiro-ma como já tive oportunidade de morar lá, é uma cidade ótima,vale a pena conhecer
Por: MaraEdith

Pinheiro,éo melhor lugar para se viver, um dia voltarei para minha terra. Dos lindos campos, bagres, piabas e acarás, do melhor carnaval do mundo.
Por: jose cabral

JA MOREI EM PINHEIRO E TENHO MUTA SAUDADES E FIZ MUITAS AMIZADES. MAS N~TENHO CONTATO COM NIGUEI DE PINHEIRO
Por: adriana

os bagres do pericuma o açai a ferinha biriba tudo de bom
Por: AMARILDO

Essa cidade e um maximo. eu amo, alias eh onde eu moro, tem o melhor carnaval do mundo, e eu estou afim de novas amizades meu msn: [email protected]
Por: ~>mirlly

olá descobrir este site passeando na internet.quero dizer que sou filho desta cidade maravilhosa.atualmente vivo em manaus no amazonas,mas irei pra pinheirono mes de julho se Deus quiser.espero contar com o apoio de todos vcs.aguardo resposta
Por: reinaldo

o lugar + bonito é maria santa na beira do rio pericumã o segundo ponto + bonito é o bairro joão castelo. pena q não moro + air , + amo minha cidade ,,...
Por: ubiratan rodrigues moraes

EU SOU NASCI EM PINHEIRO AMO MINHA TERRA, TANTAS COISA BOAS EU VIVI LÁ, E A MINHA PRINCESA DA BAIXADA E LÁ QUE MORÃO OS AMORES DA MINHA VIDA TE AMO PINHEIRO.
Por: luzia nunes

nasci nessa cidade maravilhosa,porem hoje estou no estado de goias,mas precisamente morando em goiania.a oito anos sair dai,mas sinto muita saudades...estudei 2 anos no colegio pinehrece,onde pude aprender muita coisa boa.só tenho recordaçoes boas.
Por: RAQUEL INACILENE AMORIM DA SILVA

pinheiro, é uma cidade muito privilegiada...tem lindoscampos, uma paisagem incrivel!um clima que contribue para seus moradores e visitantes terem uma boa espiritualidade, paz, alegria, felicidade. Uma parte, que deve contribuir muito para o conforto e atração turistica, pode ser apenas enrrequecida com um pouco de criatividade, ja que a cidade ja dispõe fazendo parte do seu cartão postal: podem, ser construido calçadas ao redor do campo, com arvores pequenas, e algumas barraquinhas padronizadas, para tomarmos agua de coco e comermos piabinhas fritas, rsrsr, serviria como lazer, principalmente na entrada para dar a quela vista, litoranea rsrs. !!!! bjos e abraços!!!
Por: lildecí pereira costa

essa cidade e tudo de bom..hoje eu vejo q ele creceu muito como municipio modelo e isso e bom para o turismo...espero q essa cidade melhore mais mais...um crande abraço...foiiii
Por: jacilene fonseca

A cidade la é conhecida como a princesinha da bixada mai um dos locais q mais gostava era a epoca da faveira,a ponte da entrada principal é os grandes campos da bubalina.
Por: emanuel nunes salazar

morei 07 anos em pinheiro no bairo floresta na rua felipe pessoa e sei como é bom morar lá hoje moro em boa vista roraima mas prefiro a minha cidade de pinheiro
Por: joel silva

sou de pinheiro amo minha cidade mas moro em goias atualmente morro de saudades desse povo maravilhoso e dessa terra linda
Por: dulceliamartins

pinheiro alem de ser lindo, tem o melhor carnaval na minha opiniao, apesar de nao esta morando mas na cidade e sim no rio de janeiro, q eh um dos estados mais lindo do mundo, nao esqueço da minha cidade, sao muitas saldades, em breve estarei ai, q deus abençoe os abitantes dessa cidade!!!!
Por: linda

Uma cidade linda de povo acolhedor. Gosto muito de Pinheiro uma bela cidade.
Por: Josivaldo de Jesus M. Vieira

PINHEIRO MINHA TERRA QUERIDA NÃO TEM LUGAR MAIS LINDO NO MUNDO DO QUE ESSA PRIMCESA O TEU CHEIRO TA GRUDADO EM MIN CHEIRO DO CAMPO DA TERRA MOLHADA DO VENTO SOPLANO NO CAMPO SECO NOS DIAS DE PELADA, PIABA FRITA E ARROS COM TOICINHO MINHA PRINCESA TU EIS TERRA DE PROPOCIONAR SONHOS TE AMOOOOOOOO
Por: RIBA SOARES

Eita Pinheiro de Rio Pericuma de aguas boas, de povo hospitaleiro e povo receptivo. Saudades sa terrinha!!!
Por: Ivan Rogério Barros

o que há de melhor: 1. a hospitabilidade do povo; 2. a eleza do pericumã e seus campos; 3. O parque do babaçu e o seu requintado restaurane que atende sempre bem seus clientes; 4. A beira-rio e o "Maria Sanata"; 5. A Praça que leva o nome "dele". 6. O melhor Carnaval do Brasi, etc.
Por: helio

Das cidades do maranhão as quais conheço, Pinheiro é a que mais chamou a minha atenção com seus lindos campos..
Por: David cardoso

pinheiro é a cidade dos meus sonhos, o cheiro de capim do campo o amanhecer de pinheiro é silencioso pacato podemos ainda ver as meninas depois de uma festa voltando com os chinelos nas mãos de pés descalços é lindo amo pinheiro
Por: José Ribamar Soares

pinheiro e a cidade mais bonita do estado do -ma ja morei ai em 99 moro agora em rondonia quem sabe um eu volte ai um abraco pra todos os pinheirense
Por: raimundo

eu acho pinheiro uma cidade facinantes muito boa para passa carnaval
Por: walter rodrigues

pinheiro cidade linda de mais gostei muito tem o rio pericuma muito legal de verdade
Por: maicon charles

Oh! verdes campos de minha terra . como poderia te esquecer? berço que acalentou a minha infancia e adolescencia. Como te amo oh! princesa da baixada. beijos aos municipes da minha linda PINHEIRO. TE AMOOOOOOOOO!
Por: rosa padre

A nossa cidade é mãe,pai,avó,avô de todos os que a amam.Sou vidrado por ela, grças a Deus que sou Pinheirense.Beijos
Por: Francisco de Assis Soares Pessoa

Pinheiro é linda e um ótimo lugar para se viver, as pessoas são amigas e acolhedoras, a cidade ainda guarda um pouco da tranquilidade das pequenas cidades e o melhor, é que tem tudo o que se precisa para viver.Ótimo lugar já morei em Pinheiro e pretendo um dia voltar.
Por: Suelicy

pinheiro cidade maravilhosa da genti passa fera com a familia gostei muito de pinheiroe logo estarei de vouta.
Por: joao jose dias rodrues

Olá galera de pinheiro, como gosto desta cidade,vivo lebrando de cada momento em que passei air.Sei que um dia voltarei porque éssa é a minha terra.UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS PINHEIRESES..
Por: Ubiratan Rodrigues Moraes

pinheiros é uma cidade maravilhosa adorei conhece-lo.
Por: teresa

AMO VC..... Pinheiro cidade do meu coração tanto é q por onde ando sempre levo o nome dela em meu nome....
Por: Marcos Vinicius Pinheiro Piedade

SOU PINHEIRENSE MAIS MORO EM MACAPA MAIS NUNCA ESQUECIR MINHA CIDADE MARAVILHOSA ESTIVE AIR NO CARNAVAL DE 2010 E ADOREI ESPERO VOLTAR BEIJOS PARA TODOS OS PINHEIRENSES
Por: LUCIARAN

é uma linda cidade sou pinheirense.mais agora moro no rio de janeiro.sempre que posso vou visitar minha cidade linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: maria rita souza

e uma cidade maravilhosa cheia de encanto e um povo muito hospitaleiro e um dos melhores carnavais da baixada maranhense eu sou cria de pinheiro mais moro no rio de janeiro a tres anos e estou morrendo de saudade da minha terra.
Por: jaciel

Pinheiro é a minha Princesa linda da Baixada, com coqueirais verdes e sua culinária riquissima como galinha caipira, peixes. AMO MINHA CIDADE!!!!!!!
Por: Déborah Moraes

ESTAVA EU com muita saudade de minha terra natal, pois nascir nesse berço esplendido e tenho todo orgulho de pertecer a esse chão chamado pinheiro. devido as oportunidade que o estado ñ oferce ao seu povo tive que sai atras dos meus objetivo pois hoje moro em manaus, e estou com muita saudades beijos a todos e a todas breve estarei juntos com vcs p/ fazer um resgate dessa cidade beijos .
Por: EVERALDO DOS SANTOS RIBEIRO BRITTO

Sou de pinheiro e não conheço pessoalmente a suas maravilhas. A mais de 8 anos morando em alta floresta no mato-grosso, uso o recoço da internet para conhecer as maravilhas da minha cidade natal. É com muita saldade que eu escrevo este comentario. Que Deus abençoi á todos os pinheirensse. eu tenho orgulho de ser pinheirensse.
Por: jose doursdo

oi primeiro quero dizer que tnho muitas saudades da minha terra pinheiro, onde nasci, quero mandar um beijo pra todos meus familiares que reside la. quero deixar meu msn [email protected] me adicione beijos.
Por: josi brito

olha fiquei muito feliz quando olhei este saite e vi as fotos da milha cidade -PINHEIRO-MA. Sinto muita saudades da minha terrinha. Percebir algumas mudanças desde que eu sair dela, esta mais bonita mais desenvolvida. Logo eu voltarei para visitá-la. obgda!
Por: nalva

ha pinheiro terra de gente silplis e hospitaleira boa de se viver
Por: elenildo de jesus odrigues ribeiro

Sou filha desta terra maravilhosa e sinto saudades, em breve estarei visitando-a.Hoje moro em Manus mas não esqueci os amigos Pinherenses.
Por: Dulcinalva dos S. R. Correia

Sou uma pessoa apaixonada pela minha cidade Pinheiro - MA, mora aqui em são Paulo há 12 anos e estou penasando em ir nas festas de final de ano e levarei meu marido um Paulista para conhecer minha cidade natal. Fico extremamente feliz em ver o progresso da cidade tenho certeza que tudo continuará a todo vapor. Saudações, Ana R. Soares.
Por: Ana Rosa Soares

é uma cidade maravilhosa, amo a minha cidade, é uma otima opção de férias.
Por: suzineide

Pinheiro tem o melhor carnaval da baixada maranhense, é de mais, venha conferir !!!!!!
Por: MARUTTE

OLÁ AMIGOS(a) É COM UM PRAZER IMENSO QUE FALO DE PINHEIRO,TENHO MUITOS AMIGOS NESSA CIDADE E TAMBEM NASCE! ESTUDEI NO COLEGIO PINHERENSE NA ACREP JOGUEI NO SÃO JOSÉ DE JP POR MUITOS ANOS!!! TENHO UMA SAUDADE TREMENDA DESSA CIDADE` SÃO QUASE 15 ANOS QUE NÃO VOU AI, ESPERO QUE A NOSSA CIDADE ESTEJA MAIS BONITA´´TENHO MUITA SAUDADE´´ GOSTARIA QUE VCS POSTASE MAIS FOTOS PARA PODER AMENIZAR A MINHA SAUDADE... Bjssssss PRA TODOS. ´´FIK NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO´´
Por: VALDIR SOARES

pinheiro minha cidade natal a cidade aconchegante e com pessoas maravilhosas, que saudade tenho desta cidade e tenho orgulho de ter nascido nesta terra lembraças que ficam na memoria lugares aconcegantes por isso és a minha pricesa a nossa pricesa da baixada um garnde bjos para todos os pinheirense eos que nao sao mais adotaram esta cidade p morar.
Por: raquel melo

Estou a trabalho em Parauapebas-Pa , mais em carnaval, levarei uma caravana para Pinheiro-Ma. Carnaval não existe outro igual. Saudades de Pinheiro.
Por: Fernandilson

sou filho, da cidade considerada aprincesar da baixada maranhense pinheiro, não é por menos, com suas belas paisagens e seu povo hospitaleiro, é um convite para desfrutar das mais belas criações da naturesa, visite pinheiro e sinta-se no paraiso
Por: murilo cesar soares

eu moro em pinheiro e adoro essa cidade aqui tem festas boas e pessoas legais pode visitar ela que td s vao adorar aqui é a cidade do carnaval te mo pinheiro!
Por: larissa ferraz

Minha terra natal,saí bem pequena com minha mãe e irmãos fomos para Porto Velho,+ quando posso vou lá; ela é D+.BJS PARA TODOS.
Por: ROosália Lobato

tive a oportunidade de passar o carnaval de 2009 nesta cidade, eu e meus amigos adoramos a banda do pinicão e´demais . Carnaval em pinheiro e tudo de bom sem falar nos passeios a maria santa e o rio pericumã
Por: maria gorete souza serpa

é bom d+ vivre na princesinha da baixada, o carnaval é bom d+,pinheiro é linda e acima de tudo esplendida!Beijão da jacy
Por: JACIELE DE JESUS DE OLIVEIRA PINTO

amo essa cidade sou apaixonado pelo maranhãoporque minha familia mora em ph
Por: EVERALDO BRITO

A minha cidade é linda, simples e acolhedora bastante festiva quem vem a pinheiro não fica um dia se quer entediado.
Por: Cleomara Morais

BEM NUNCA FUI EM PINHEIROS MAS PRETENDO IR PRA CONHECER ESSA BELEZA QUE VI AQUI NO SITE AMEI
Por: soniamar

Essa cidade e pedacinho do ceu nao e toa que e chamada PRINCESA DA BAIXADA....
Por: Fabiana Leite Soares Pereira

grande cidade que tenho muito saudade moro em brasilia mas sou louco por ela. alem das piaba, camurim,acai com farinha dagua.
Por: manoel de jesus soares

Pinheiro é uma cidade linda! Os primeiros dez anos de minha vida foram vividos em Pinheiro, e eu tenho muita saudade...
Por: LUCIANE DE FATIMA CARDOSO E SILVA MOTA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pinheiro
Fundação:
1856
Altitude:
15m
População:
66.675 habitantes
Área:
1.559,0km²
Densidade Demográfica:
42,77hab/km²
CEP:
65200-000

Envie seu comentário sobre Pinheiro