Cedral

Cedral-MA
banner

Bem-vindo a Cedral!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Cedral, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Cedral.

Informações de Cedral

Roteiros do Brasil

Região Floresta dos Guarás

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primitivos habitantes de Cedral, nome dado ao lugar por nele existir grande quantidade de cedros, eram descendentes de índios e portugueses, aos quais se juntaram o capitão José Serrão de Albuquerque Seguins, que era criador de gado, Jacinto Passinho, Eleotério Ferreira e Antônio Serrão Martins, estes proprietários rurais. Paralelamente às atividades agropecuárias, a população masculina também se dedicava à pesca, enquanto as mulheres se entregavam à tarefa de fabricar redes e a confeccionar rendas de almofadas. Em 1924, chegavam ao povoado o jovem José Ribamar Ewerton, que logo se tornaria um dos homens mais influentes de Cedral, muito contribuindo para sua emancipação. O município foi criado pela Lei Nº 257, de 9 de junho de 1964.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

09 de Junho

Gentílico

cedralense

População

10.300 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS  

Com a decadência do sistema colonial ao final do século XIX, predominou a cultura de subsistência em pequenas lavouras de mandioca. O processo agrícola ainda é arcaico e consiste da derrubada de mata (roçado), que posteriormente é queimada, empobrecendo ainda mais o solo, que vem já sendo utilizado há gerações. As matas originais praticamente não existem ou são raras. Além da mandioca para a produção de farinha d’água, farinha seca e tapioca, cultivam-se o arroz, milho, feijão, quiabo, maxixe, abóbora (jerimum) e outras curcubitáceas, além de ervas e leguminosas. Porém estas culturas não ultrapassam o índice relativo à pequena escala de produção, típico da cultura de subsistência.

Clima 

Tropical quente e úmido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Maranhense 

Limites

Guimarães, Porto Rico do Maranhão e Mirinzal.

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

193 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Cedral tem um litoral abençoado, com praias de areia branca quartzosa, locais verdadeiramente paradisíacos. Outeiro, Pericáua, Restinga e Saçoitá são algumas das praias mais visitadas, contudo o acesso a essas praias ainda é difícil.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Cedral tem um litoral abençoado, com praias de areia branca quartzosa, locais verdadeiramente paradisíacos. Outeiro, Pericáua, Restinga e Saçoitá são algumas das praias mais visitadas, contudo o acesso a essas praias ainda é difícil.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Cedral tem grande potencial a ser desenvolvido no ramo hoteleiro, turístico, agrícola, da piscicultura e do artesanato, contudo carece de grandes investimentos.

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O Bumba-meu-boi, assim como em todo o Maranhão, porém o sotaque característico da região é o de zabumba.
Anualmente, em ocasião do Carnaval, acontecem xarangas e blocos organizados promovidos pela comunidade local; na sede também chamada de jacu, jegue, por influência do Jegue Folia, famoso bloco carnavalesco de São Luís. Nos povoados a diversão fica por conta das festas de entrudo, também chamadas de Salamê, com características próprias, mas com forte influência dos típicos blocos de sujos de São Luís.

- Ocorrem também a Festa do Divino, a Dança Portuguesa e a Quadrilha em período junino, o Pastor ou brincadeira do Presépio, festejado nos meses de dezembro e janeiro em ocasião de Natal e Dia dos Reis Magos. A brincadeira do Pastor ocorre apenas no município de Cedral, não sendo observada em nenhuma outra parte do Maranhão, consiste de um auto teatral do nascimento de Jesus. A brincadeira conta com inúmeros personagens fictícios como anjos, pastores, princesas, reis, rainhas, espanholas, ciganas, floristas e etc... com diálogos e versos cantados ao som de viola/violão, pandeiro, saxofone e/ou clarinete. É vedada a participação masculina neste auto, salvo pelos músicos; é também notória a influência da cultura portuguesa neste folguedo.
São celebradas festas de santos católicos nos povoados, com procissões e levantamento de mastro em alusão ao santo, após a ladainha e rezas, ocorrem geralmente um leilão promovido pela irmandade responsável e distribuição de bolo de tapioca e chocolate aos presentes. A festa profana, propriamente dita, antigamente ficava a cargo de músicos que tocavam o baile, com o tempo os músicos foram sendo substituídos por radiolas, que a partir da década de 1970 passaram a tocar o reggae. Este ritmo jamaicano atualmente é tocado em todas as festas.

- O tambor de mina ou pajé é uma manifestação de aspecto cultural e religioso, sincrética de origem africana, de elementos trazidos pelos escravos mina-jeje e angola-congo, de práticas indígenas animistas e do catolicismo. Hoje em vias de desaparecimento na região. Outra manifestação de origem africana é o tambor de crioula, que diferentemente das rodas de tambor apresentadas em São Luís, há intervenção masculina, com gestos que lembram a capoeira.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CEDRAL

E-mail:

Telefones: (98) 3398-1540

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail:

Telefones: (98) 3398-1402

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cedral

Eu ainda não tive a oportunidade de visitar essa bela Cidade.Espero um dia visitá-la e poder ver e sentir de perto o acolhimento e a alegria deste povo.Espero também que todos os Cedralenses preservem a sua cultura e a sua História.Pois "Um povo sem memória,não existe História".Um forte abraço a todos os cedralenses.
Por: Marcelo Azevedo Trindade

CEdral terra querida de meu coração que tús sejas ETERNA beleza do nosso Maranhão
Por: Elielson

Cedral é tdo de bom temos praias, rios, um otimo lugar pra se descançar e curtir a vida em paz. La vcs poderam conhecer as prais de Oiteiro, Barreirão e Sai-Soltar aproveite e curta a cidade.
Por: Elisaneide

eu ainda vou levar uns irmaos de brasilia p conhecer pericaua e as prais coisa linda e morar em pericaua parabens a todos de pericaua e cedral.
Por: givanildo soares

sou de pericaua e maravilhoso a praia do barreirão a praia de outeiro também mais a praia de pericaua o barrewirão e linda de mais vcs precisão ir lã visitarem essa beleza beijosss.
Por: celma

parabens cedral é super bacana............................
Por: zorro

nasci e cresci nessa cidade pois o que tem de mais lindo sao as lendas´;as prais
Por: maria amorim

sou nascida e criada nesta cidade o que tem de melhor e as praias e comidas
Por: maria amorim

A MINHA QUERIDA TERRA NATAL,QUE SAUDADE SINTO DESSA CIDADE ESSA É UMA DAS CIDADES MAIS LINDA. QUEM TIVER OPORTUNIDADE DE CONHECER VAI SE ENCANTAR COM O CENARIO EXUBERANTE DA PRAIA DE OUTEIRO.galera um grande abraço e em breve visitarei a minha terra querida jamais esquecida...fuuuuuuiiiiiiiii JEISON -SÃO PAULO
Por: jeison

Qm já visitou Cedral sabe q ele é atualmente (2010)muito mais q tudo isso q foi comentado. Belo por natureza, raro por sua tranquilidade. Lugar de encantos, pessoas felizes e hospitaleiras. Hoje é fácil se chegar a qualquer lugar inclusive em Cedral, suas Exuberantes praias de águas quentinhas, seus Belos rios de águas tranquilas é felicidade para toda família, além do paladar excelente que se tem: peixe fresco (assado, cozido ,frito do jeito q vc imaginar), camarrão, sururu, sarnambi, carangueijo, siri, caju, murici, coco...inúmeras são as delicias dessa terra...dá água na boca só em falar. Venha conhecer Cedral, garanto q não vai se arrepender!!!
Por: cris.cedral

vamos sempre atualizar as informações desta cidade belissima. conte comigo.
Por: Janiel Rabelo Silva

eu amo cedral ainda mais carnaval meu msn e [email protected]
Por: nijacson

Motivado pelas informações contidas no artigo “Filão do Turismo Ecológico”, de autoria de Paulo Melo Sousa, publicado no Jornal Pequeno, resolvi conhecer a praia de Suassoitá e comprovei que suas características são propícias para a prática do surfe. No período em que fui lá, entre os dias 27 e 29 de dezembro de 2010, a previsão de ondas para o litoral norte do Maranhão, que abrange essa praia, não era nada animadora. Para São Luís, litoral central maranhense, a previsão era praticamente a mesma, o que significava calmaria total no mar. Então, na manhã do dia 28.12.10, rumei para a praia de Suassoitá. No caminho, à distância, já percebia que as condições estavam diferentes do esperado, via muita espuma formando-se na praia e ao chegar lá, pude sentir o potencial de suas ondas ao entrar no mar com meu bodyboard. Em comparação com as ondas de São Luís, notei que as ondas de Suassoitá são mais cheias/gordas, são mais extensas, têm mais força, quebram mais longe, a arrebentação não é muito fácil, quebra uma onda atrás da outra. Neste dia, caí com a maré cheia, a altura das ondas variavam em torno de 0,5 a 1,00 metro, mas, acredito que rolam ondas também com a maré seca, pois da praia do Barreirão, que fica a uns 4km de distância, dava pra ver durante todo o dia o intenso volume de espuma que se forma em Suassoitá. Penso que com a entrada de um bom swell, com pouco vento, as ondas devem quebrar em condições melhores ainda. Vale a pena conferir, mas, é preciso ser aventureiro, pois a praia é distante, a areia ferve em alguns trechos (calce alguma coisa), é deserta, nela só há uns três ranchos de pescadores, é preciso levar água ...
Por: Kellvin Araujo

Olá! A Cidade de Cedral é tudo de bom;é uma coisa inesplicavel,só indo lá para conhecer e se encantar com a sua riqueza de belezas naturais,sua culinaria que é rica em sabores e mariscos. em fim pra quem gosta de natureza e aventura; corre para lá.
Por: wellington coutinho

Sou de outeiro atualmente moro no Rio de Janeiro mas todo ano passo as ferias em Outeiro. eu e meu esposo amamos muito. esse lugar maravilhoso.já estou contando os dias para volta.
Por: estela

As praias de outeiro e Barreirão e Cedral. são praias muito lindas.as pessoas que tiverem oportunidade venham conhecer esses paraíso. muitos beijinhos
Por: estela

essa cidade é adoravel amúh muito ela tá no fundo do coração
Por: leticia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cedral

Envie seu comentário sobre Cedral