Buriti

Buriti-MA
banner

Bem-vindo a Buriti!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Buriti, fotos, informações, os principais hotéis de Buriti, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Buriti, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1888. A localidade está em uma altitude de 227m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 27.217 habitantes. A área total de Buriti é de 1.409,1km², e sua densidade demográfica é de 19,32hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Buriti-MA é 65515-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Buriti

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoado que deu origem ao município de Buriti – Maranhão teve início quando uma senhora de nome Inácia Vaz se estabeleceu às margens do riacho do Tubi, localizado em um vale entre morros e aí fundou um engenho de cana para fabricação de açúcar mascavo e aguardente.
A abundância de água e a fertilidade das terras adjacentes fizeram com que o engenho prosperasse, propiciando o deslocamento de diversas famílias para o local, constituindo, assim, uma povoação a que deram o nome de Buriti, em razão, talvez do buritizal ali existente.
Após a morte de sua fundadora, a povoação passou a ser chamado Buriti de Inácia Vaz o que foi confirmado por Decreto de 1933, entretanto, em divisões territoriais posteriores, voltou a denominar-se Buriti, nome que conserva até hoje.
Pela Lei provincial n° 1.428, de 12 de abril de 1888 assinada pelo Presidente da Província do Maranhão José Bento de Araújo, Buriti foi elevado à categoria de Vila, tendo sido desmembrado do município de Brejo e passado à cidade através da Lei Estadual n° 159, de 6 de dezembro de 1938, assinada pelo interventor Federal Dr. Paulo Martins de Souza Ramos. 
 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

buritiense

População:

24.126 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Quem ainda não conhece Buriti, não sabe o que está perdendo!

Clima:

O clima do município é quente e úmido com temperatura elevada durante o verão. A época da chuva é de janeiro a maio com mais abundância em abril. 

Temperatura Média:

22,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

O município está localizado na região leste do Maranhão. 
Os pontos extremos de Buriti são:
O Riacho da Pouca Vergonha que se localiza ao Norte, na fronteira com Brejo; 
A Lagoa da Curicaca que fica ao Sul, na fronteira com Duque Bacelar; 
O Rio Parnaíba, a Leste, na fronteira com o Estado do Piauí; 
e os chamados Chapadões,
a Oeste de Chapadinha  

Limites:

Piauí (leste), Chapadinha e Mato Roma (oeste), Anapurus e Brejo (norte),
Coelho Neto e Duque Bacelar (sul). 

Acesso Rodoviário:

MA-034 e BR 222 

Distâncias:

Da Capital:

332 km 

Outras:

Chapadinha 78 km

Brejo 60 km

Duque Bacelar 25 km

Coelho Neto 43 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Piscina

Recanto do Talarico

Casarão


Construido no Povoado Santa Cruz pelos Escravos entre as datas de 1844 a 1888

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITI

E-mail:

Telefones: (98) 482-1267 / 1289 / 1270

Sites: http://www.buriti-ma.com.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

RODOVIÁRIA DE BURITI:

Telefone: (98) 3482-1275

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Cartório 1º e 2º ofício: ( 98) 3482-1154

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone: (98) 3482-1218

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (98) 3482 1158

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (98) 3482-1175

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:



 

Comentários de Buriti

Sou de lá (Buriti), assim sou até um tanto suspeito pra falar de lá, é minha cidade, não se esquece; apesar de hoje morar em Brasília, Buriti é meu canto, é minha casa, é minha infância, minha família. Buriti é tão ligado a mim quanto minha própria vida. Ainda voltarei pra lá. ....
Por: Gardene Barbosa

sou de buriti e uma cidade maravilhosa amo de verdade hoje moro em roraima mas ainda morarei em minha cidade natal se deus permitir.beijos para todos
Por: ioneth ou mocinha

Moro em Buriti, e adoro minha cidade linda. Buriti é tudo de bom, a cidade mais calma que ja vi. Éssa sim que é a cidade de se morar... Abraço!!!
Por: Ray Nunes

Buriti,é a minha cidade natal. Morei por mais de 18 anos.Hoje moro em Bacabal-ma,mas jamais esquecerei de Buriti. meus pais ainda moram lá,no povoado Belém.Um abraço a eles.Chagas Prazidio E Dona Nita.
Por: Antonio Carlos Barbosa da Silva

Buriti, terra da minha infânica. Lá tive a felicidade de nascer e crescer. É uma pena que não esteja envelhecendo lá. Hoje vivo em São Luís e sempre que posso vou visitá-la, ocasiões em que aproveito para reviver um tempo em que fui muito feliz, em que vivi intensamente minha infância e adolescência no seio de minha família (alguns ainda vivem lá) e ao lado de amigos dos quais só boas lembranças guardo. Tenho uma filhota de dois aninhos e faço questão que ela cresça fazendo parte dessa cidade.
Por: Ana Eudes

minha cidade natal,muita bela estou, com muita saudade,da piscina,praça e minha familia e amigos.
Por: Djalma Costa de Sousa

buriti e uma cidade muito bonita .eu sou filho dela eu nasi nesta cidade de buriti -ma eu sou neto sr. jose brasilino la de matinha moro em brasilia.df
Por: eudo f s amorim

SOU DE LA TAMBEM MAIS MORO EM SAO LUIS E AMO BURITI MEUS PARENTES MORAM NO POVOADO BELEM QUERIA TANTO TER FOTO DE LA DESSE POVOADO UM FELIZ 2011
Por: manoel rosinade g do nascimento

A CONHECO E DAR PRAZER VISITAR TEM APISCINA E TUDO MAIS E MUITO LINDO VALE APENAS CONHECER TAMBEM PESSOAS MUITO LEGAIS
Por: manoel rosinade g do nascimento

É uma cidade pequena com muitas belezas naturais a culinária é mto boa existe mtas variedades de frutas e deliciosos tipos de doces...em especial o doce de buriti!
Por: Jailton

BURITI E MINHA CIDADE NATAL LA TIVE FELICIDADE NASCER AMO BURTI MORO EM TERESINA -PI 20 ANOS
Por: ODAIR FILHO DO FAQUINHA

Buriti?? ahh Maravilhoso.... Carnaval ÓÓ Bom demais.. iiii em JHULHO festejo tó lá.. hehehehe... ñ tem lugar melhor...
Por: Rafaela Azevedo

Essa é minha terra natal. Muitas anos se passaram desde que deixei a minha querida cidade de Buriti em busca de melhores condiçoes de vida. Porém essa cidade continua no meus sonhos, apesar dos 27 anos ausente até hoje tenho sonhos andando e passeando de bicicleta nas ruas dessas cidades
Por: Sedlih Vieira

Sou de buriti atualmente moro em sãopaulo masi não esquesso da minha cidade querida que me deu tantas alegrias. te amo Burioti!!!!!
Por: batista

Buriti é a minha terra natal, amo. Principalmente porque enquanto vivi nessa linda terra até os meus 12 anos, nunca conheci o preconceito de cor, quando mudei pra açailândia encontrei um verdadeira alemanha.
Por: Sedlih

Li todos os comentarios sobre buriti e concordo em tudo de bom que foi dito sobre a minha cidade. Pois essa é uma cidade das boas recordações. Conheço um desses q comentou: Odair do Faquinho lembro dele menino.
Por: sedlih

Buriti! Linda terra dos meus sonhos , Entrelaçada sobre o belo deslumbrante para tão garbosamente , se expor ao meu contemplo piedoso em tão saudosas lembranças em meus, nos meus primores passados. Tive a felicidade de nascer nesta maravilhosa cidade onde tive uma infancia feliz, hoje moro em Açailandia-Ma, mais lembranças me retrato como o melhor lugar do mundo.
Por: EVALDINEZ FERREIRA VIEIRA (MARINHO)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Buriti
Fundação:
1888
Altitude:
227m
População:
27.217 habitantes
Área:
1.409,1km²
Densidade Demográfica:
19,32hab/km²
CEP:
65515-000

Envie seu comentário sobre Buriti

banner