Ipameri

Ipameri-GO
banner

Bem-vindo a Ipameri!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Ipameri, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Ipameri.

A cidade de Ipameri, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1870. A localidade está em uma altitude de 764m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.856 habitantes. A área total de Ipameri é de 4.382,6km², e sua densidade demográfica é de 5,22hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ipameri-GO é 75780-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ipameri

Roteiros do Brasil

Região das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Ipameri foi a primeira cidade do Estado de Goiás a contar com energia elétrica gerada no próprio município e uma das primeiras da região Centro Oeste, antes mesmo da capital do Estado. A Usina Hidroelétrica do Rio do Braço hoje desativada, recebeu máquinas importadas especialmente da Alemanha e tornou-se, juntamente com o rio que a impulsiona, uma atração para o município.
Ipameri entrou em um período próspero nessa época tornando-se a "mina de ouro" do estado. Foi quando além de receber água encanada e energia elétrica, produzida na própria cidade a partir da Usina do Rio do Braço, foi fundado lá o primeiro Jornal do Estado, o primeiro Sindicato Rural, a primeira Emissora de rádio e o primeiro Jóquei Clube, onde aconteciam competições de hipismo a nível nacional no turfe do Hipódromo Firmo Ribeiro. O cinema que também poucas cidades possuíam foi inaugurado com o nome de "Cine Estrela".
Dada a situação econômica privilegiada da cidade foi aqui instalada a primeira Agência do Banco do Brasil do estado de Goiás.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade

12 de Setembro

Gentílico:

ipamerino

População:

24.475 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cidade é super agradável, muito limpa, tem tudo que necessita para uma vida tranquila e confortável!

Clima:

Tropical de altitude

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sul Goiano 

Limites

Caldas Novas, Campo Alegre, Catalão, Corumbaíba, Cristalina, Goiandira, Luziânia, Nova Aurora, Orizona, Paracatu, Pires do Rio, Urutaí.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

206 km

Outras:

Goiânia: 198 km
Anápolis: 221 km
Brasília: 250 km
Uberlândia: 176 km
São Paulo: 747 km
Belo Horizonte: 640 km
Curitiba: 1173 km
Florianópolis: 1550 km
Cuiabá: 1400 km
Rio de Janeiro: 1221 km
Campo Grande: 1050 km
Araguari : 146 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

O município é berço de vários artistas e conta com um artesanato significante, tendo sido criada a Casa do Artesão onde os pequenos e médios artesãos podem vender seus produtos.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A festa Agro-Pecuária, já com meio século de existência traz movimento expressivo para a cidade, voltado para o agronegócio – a maior fonte econômica do município.

- O Mocajee Cross, corrida de motos, jeeps e carroças também tem atraído os amantes da modalidade esportiva para o Povoado da Vendinha, antigo Sucuri, cujas terras foram doadas pela família Souza Pereira, onde as áreas de acampamento a 23 km do centro da cidade recebem um número bastante elevado de visitantes provindos de várias localidades do estado ,e até mesmo de fora. Contando com um público das mais diferentes regiões do país, como: interior de Goiás, Brasília, Goiânia, Triângulo Mineiro, São Paulo, Mato Grosso e região Sul. O evento que acontece desde 2004 conta com uma programação bastante variada. Constituída principalmente pelas competições de motocross, jeepcross e cross country com bike(mountain bike).

- A festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Abadia que no passado, segundo reza a história, já atraiu romarias que desapareceram. Hoje a festa acontece mais com a população local, rural e da própria região.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPAMERI

E-mail:

Telefones: (64) 3491-6001

Sites: http://www.ipameri.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone: (64) 3438-3171

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3491-1793 / 2024

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CONSELHO TUTELAR: (64) 3491-6025

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Antônio Pacífico Vaz, foi um trabalhador da boia fria que morreu em pleno dia de serviço, e foi homenageado com seu nome no Centro Municipal de Apoio aos Trabalhadores Rurais (Centro Municipal de Apoio aos Trabalhadores Rurais Antônio Pacífico Vaz).

-Milton Loureiro, foi escritor, poeta e advogado.

-Joaquim Rosa, articulista combativo, escritor e farmacêutico.

-Reynaldo Barbalho, foi Diretor do Museu de Artes de Goiania e integrou o Grupo dos Escritores Novos - GEN.

-Marcos Quinan, poeta, compositor, artista plástico.

-Cláudio da Cunha, cientista, farmacologista e bioquímico.-Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, natural de Orizona-GO, bispo emérito de Goiânia, e atualmente na cidade de Ipameri.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ipameri

gostaria de rever minha cidade a mais 30 anos que mudei desta cidade linda gostaria de mais foto da cidade
Por: Robson Borges Martins

nasci ai morro em ba mais nao esqueço da terra maravilhosa que e meu querido Ipameri
Por: queli muniz

NÃO CONHEÇO IPAMERI, MAIS FIQUEI ENCANTADA COM FOTOS QUE VI E O INTUSIASMO DE UM AMIGO MEU ADVOGADO DAI CONTANDO COMO É A CIDADE. ESPERO PODER VISITA-LA UM DIA.JÁ SEI UM POUCO DA HISTÓRIA DA CIDADE ATRVÉZ DE PESQUISA NA NET E CONVERSA COM ESTE MEU AMIGO FIQUEI APAIXONA.PARABÉNS IPAMERI, PARABÉNS IPAMERINOS
Por: PROFESSORA CLERISMAR C. DOS aNJOS

Que soudade desta terra maravilhosa,que tenho a amado de todo o meu coraçao.Pastor Ediram,um forte abraço para todos amigos desta terra.
Por: Ediram Rodrigues Quaresmae

sim ja morei em ipameri morava no lar e creche sao francisco quando criança tinha 7 anos era moito bom estudava grupo escolar don bosco na epoca hoje moro em anapolis soudades abraço
Por: valdivino

Bem, conheci IPAMERI no passado mês de Março e amei. A cidade é super agradável, muito limpa, tem tudo o queem tudo o que se necessita para uma vida tranquila e confortável. A comida é muito gostosa e a carne é deliciosa. Quanto as pessoas... nem sei o que dizer. Amáveis até perder de vista, muito acolhedoras e de uma extrema simpatia. É ótima para descansar e divertir. As noites são extremamente bem passadas nas varandas dum restaurante ou simplesmente nos bancos dos bares das praças... Uma experiência a repetir, sem dúvida =)
Por: Ana CARINA Dias

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ipameri
Fundação:
1870
Altitude:
764m
População:
22.856 habitantes
Área:
4.382,6km²
Densidade Demográfica:
5,22hab/km²
CEP:
75780-000

Envie seu comentário sobre Ipameri