Cristianópolis

Cristianópolis-GO
banner

Bem-vindo a Cristianópolis!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Cristianópolis, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Cristianópolis, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 802m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.014 habitantes. A área total de Cristianópolis é de 226,1km², e sua densidade demográfica é de 13,33hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cristianópolis-GO é 75230-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cristianópolis

Roteiros do Brasil

Região dos Engenhos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Santa Cruz de Goiás, cidade centenária a 30 Km de Cristianópolis, no início do século XX, foi o palco do acontecimento que chamamos de inicial do surgimento de Cristianópolis. Cidade eminentemente católica, Santa Cruz, recebe missionários da fé protestante, entre eles Ricardo José do Valle, começando neste momento a evidenciar-se o conflito ideológico que coloca em combate um dos valores mais cotidianos existentes na sociedade brasileira da época: a religião.
O ministro evangélico Ricardo José do Valle havia saído do Rio de Janeiro em meados de 1905, com destino a Goiás, tendo estado inicialmente em Catalão e posteriormente indo residir em Santa Cruz.
Os católicos contavam no momento com a força da tradição, que é fruto da época em que a religião (católica, no caso) era atrelada ao governo, isso na época do Império, sendo a liberdade religiosa somente possível com a proclamação da República. Porém esta liberdade religiosa, assim como várias outras coisas, inclusive a própria República, demoraram muito para se tornar notícia, e mais ainda realidade, nas porções mais distantes dos principais centros urbanos (litorâneos) do país, porções estas onde ainda hoje o poder é exercido conforme interesses pessoais.
Os depoimentos contam que os protestantes, que ali encontraram público fervoroso para suas pregações, agrediram a crença católica quebrando uma imagem em dia de procissão de festa do padroeiro da cidade. É sabido que as imagens de santos tem valor negativo para a crença protestante, enquanto para a crença católica não. Este fato leva os católicos a uma perseguição armada aos protestantes, que fogem da cidade.
Paralelamente a estes acontecimentos, os protestantes em suas missões alcançam a fazenda de José Pereira Faustino, que adere à crença, junto a outros visinhos e parentes. Sabendo-se que na cidade vizinha havia uma comunidade em fase de consolidação no protestantismo, inicia-se um processo de estreitamento de relações entre o fazendeiro e a comunidade protestante de Santa Cruz. Percebendo as dificuldades desta comunidade na cidade, José Pereira Faustino doa, em 1906, à Igreja Cristã Evangélica quatro alqueires de terra, próximo a um córrego chamado Gameleirinha, no município de Santa Cruz. Neste sítio inicia-se a povoação de Cristianópolis, chamado naquele momento de Vila Gameleira.

Significado do Nome

A denominação de Cristianópolis aconteceu em 1927, a pedido do senador Alfredo Teixeira, denominação dada devido à maioria de seus habitantes serem evangélicos.   

Aniversário da Cidade

23 de Junho

Gentílico:

cristianopolino

População:

2.933 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Todos que a conhecem ficam maravilhados com o carisma de seu povo.

Clima 

Subtropical

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano

Limites

Barra do Rio do Peixe com o Rio Passa-Quatro em linha reta até a cabeceira do Córrego da Chuva, desta em linha reta até o pico do Morro do Cuscuzeiro, deste em linha reta até a cabeceira do Córrego Lambari, deste pela Serra da Garapa até o antigo traçado da GO 020, seguindo o traçado desta até o espigão divisor das águas dos córregos Campo Alegre e Gameleira, seguindo por este até a barra dos córregos, seguindo pelo Gameleira até o Rio Passa-Quatro, subindo por este até a barra com o Ribeirão do Matoso, deste até a barra dos rios dos Bois e do Peixe, desta até a barra do Rio do Peixe com o Rio Passa-Quatro,

Acesso Rodoviário

GO 060, BR 153 municípios da região - todas pavimentadas

Distâncias:

Da Capital:

103 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio

- FORRÓ DA MELHOR IDADE
Todo 2 º Sábado de cada Mês de 2007

- III RODEIO SHOW DE CRISTIANÓPOLIS
Comemoração dos 54 anos de emancipação da cidade
(data a ser confirmada)

 Julho

- 1ª Semana do mês - Festa dos Padroeiros (São Francisco, Nossa Senhora das Graças e São João Bosco).

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA: MUNICIPAL DE CRISTIANÓPOLIS

E-mail:

Telefones: (64) 3652-1247

Sites: www.cristianopolis.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL , TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO E REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3652-1271

Sites: http://portal.mj.gov.br/dat

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cristianópolis

cristianópolis é a melhor cidade do mundo, é uma comunidade de bem onde vc pode confiar nas pessoas, adoro esse povo! abraço a todos de critianópolis...
Por: rodrigo toxola

minha terra;tenho orgulho de ter nascido nesta cidade de um povo carismatico amigo, vamos divugar esse nome. CRISTIANÓPOLIS GO
Por: adolfo britto

é uma cidade bastante agradável, tranquila, tem lagos lindos. As pessoas são amigáveis, hospitaleiras...
Por: kely

nasci e moro na maravilhosa cidade de cristianópolis.Todos que a conhecem ficam maravilhados com o carisma de seu povo. Amu demais!
Por: raissa castro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cristianópolis
Fundação:
1953
Altitude:
802m
População:
3.014 habitantes
Área:
226,1km²
Densidade Demográfica:
13,33hab/km²
CEP:
75230-000

Envie seu comentário sobre Cristianópolis