Viana

Viana-ES
banner

Bem-vindo a Viana!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Viana e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Viana.

A cidade de Viana, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1862. A localidade está em uma altitude de 34m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 51.293 habitantes. A área total de Viana é de 294,9km², e sua densidade demográfica é de 173,93hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Viana-ES é 29135-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Viana

Roteiros do Brasil

Região Turística Metropolitana

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Ao final do século XVI e início do século XVII, os portugueses saíram de Vila Velha e seguiram pelo Rio Jucu em canoas, em busca de ouro. Acredita-se que sua primeira passagem tenha sido por Araçatiba, instalando-se ali os primeiros colonizadores, seguindo depois pelo Rio Santo Agostinho até alcançar o local que hoje é a sede do município de Viana. Os indígenas que habitavam a região eram da tribo dos Puris.
Viana inaugurou o ciclo da imigração européia para o Espírito Santo oficialmente em fevereiro de 1813. Vieram imigrantes alemães e italianos. Para reduzir a escassez de mão-de-obra agrícola e ajudar a povoar as margens da primeira estrada que ligaria Vitória à Minas, foram chamados também os açorianos.
Os açorianos receberam terrenos, casas, ferramentas, carros de bois ou cavalgaduras. Eles se instalaram nas proximidades do Rio Jucu e seus afluentes - Formate e Santo Agostinho - e iniciaram o cultivo de trigo e arroz, melhorando também as culturas de milho e mandioca, já conhecidas pelos nativos.
Viana teve também um porto fluvial bastante movimentado, chamado Porto da Igreja, localizado ao Sul da cidade, às margens do Rio Santo Agostinho. Desembarcaram ali os materiais utilizados na construção da Igreja Matriz, os objetos religiosos e a imagem de Nossa Senhora da Conceição. O Porto da Igreja foi um grande empório comercial.
O capelão Frei Francisco Nascimento Teixeira foi encarregado de fundar ali um núcleo populacional, para tanto, recebeu algumas terras do governo. O novo núcleo recebeu o nome de Viana.
A contribuição cultural deixada pelos europeus pode ser sentida ainda hoje nos casarios antigos que resistem no tempo. Os jesuítas, índios e negros também ajudaram na construção da história do município, que foi criado oficialmente em 23 de julho de 1862, ao ser desmembrado de Vitória. 

Significado do Nome:

O nome Viana originou-se devido a homenagem prestada ao Intendente Geral de Polícia do Príncipe Regente, Paulo Fernandes Viana.  

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

vianense

População: 

64.999 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Apesar de fazer parte, juntamente com Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, da área metropolitana da Grande Vitória, Viana mantém suas características de uma pacata cidade do interior.

Clima: 

Tropical, com período de chuvas de outubro a janeiro 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Central Espírito-santense

Limites

Guarapari ao Sul - Cariacica ao Norte - Vila Velha a Leste - Domingos Martins a Oeste. 

Acesso Rodoviário

BR 262 - BR 101

Distâncias

Da Capital
 
18 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária de Viana

Inaugurada em 13 de julho de 1895, com a operacionalização do trecho Vitória à Viana (tombada pelo Patrimônio Histórico).

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Contruída pelos imigrantes Açoreanos no período de 1815 a 1817 ( inaugurada em 22 de Março de 1817 ) Fica bem no centro da cidade, com duas palmeiras imperiais plantadas de cada lado.

Igreja de Nossa Senhora da Ajuda 

Foi construída pelos jesuítas em 1565. Em ruínas por falta de conservação. Localizada em Araçatiba a 8 Km do centro.
A Fazenda destinava-se à produção de Açucar (engenho). Seus limites estendia-se pelos atuais municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana e Guarapari. Historiadores atestam que era a maior fazenda da costa brasileira juntamente com as fazendas de Muribeca (criação de gado) e Itapoca (produção de farinha). 

Museu de Araçatiba

Peças de arte religiosa e indígena. Fica ao lado da Igreja Nossa Senhora da Ajuda.

Capela de Nossa Senhora de Belém

Localizada em Jucu - 5 Km da sede do Município. Arquitetura típica das Igrejas das fazendas do ciclo da cana-de-açucar. Foi construída em 1780 por Torquato Martins de Araújo, proprietário da fazenda (tombada pelo Patrimônio Histórico).

Cachoeira da Fumaça

Localizada no Rio Jucu, a 8 Km da sede. 

Museu Ferroviário

Localizado na Estação Ferroviária de Viana. Acervo histórico revelando a construção da ferrovia

Casa da Cultura

No centro da cidade, em frente à Prefeitura. Com acervo fotográfico, objetos e instrumentos dos primeiros colonizadores.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Fevereiro 

- CarnaViana - O evento acontece um final de semana antes da data oficial do Carnaval. Bandas, blocos tradicionais, escolas de samba e um trio elétrico percorrem as principais ruas de Viana-sede arrastando uma multidão no embalo de ritmos variados. A festa garante diversão em total segurança.

- Abertura do campeonato de futebol amador - A grande paixão nacional envolve em Viana mais de 20 equipes de futebol amador. O campeonato é um dos mais disputados da Grande Vitória e leva aos campos torcedores de todos os bairros do município. 

- Descida do Rio Jucu - Um dos movimentos de preservação do meio ambiente mais importantes do Estado. A descida pelo Rio Jucu começa por Viana indo até a Barra do Jucu, em Vila Velha. No evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Viana, participam aproximadamente mil pessoas. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de políticas que visem a preservação do rio Jucu. 

- Viana pela paz - Movimento cívico-religioso que atrai comunidades de todos os bairros de Viana em favor da paz. O evento sempre é encerrado com um grande show. 

 Março 

A vida de Cristo: da criação do mundo à ascensão ao céu - A encenação fica por conta do Grupo Teatral Vianense. Sempre na Sexta-feira da Paixão. São 300 integrantes que usam vestimentas de época e elementos cênicos que emocionam um público médio de 15 mil pessoas. A peça é realizada no entorno da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Viana. 

 Junho 

- Corpus Christi - Festa religiosa em que as ruas do Centro de Viana são enfeitadas com belíssimos tapetes confeccionados com produtos artesanais, como pó de café, pó de pedra, casca de ovos, além de flores. Uma procissão encerra as festividades. 

- Festa do Divino Espírito Santo - O evento acontece na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana-sede. É a única festa de tradição açoriana existente no Espírito Santo. Durante a festa, são eleitos um imperador e uma imperatriz que ficam responsáveis pela organização do próximo evento. 

 Julho 

- Festa da Emancipação Política - O aniversário de Emancipação Política de Viana acontece sempre no dia 23 de julho. Um mês inteiro de atrações para públicos de todas as idades. A abertura é realizada sempre no dia 23.

- Agito Jovem - Um trio elétrico percorre as principais ruas de Viana-sede levando no embalo uma multidão de foliões até a Praça Jerônimo Leite, em frente à prefeitura. No local, o público se diverte animado pelos acordes de variados ritmos. 

- FestCaldos - O festival de caldos de Viana é um dos mais organizados do Estado. Num ambiente preparado especialmente para o evento, o público tem à disposição mais de 10 caldos, servidos na tradicional panelinha de barro capixaba. O evento conta ainda com música ao vivo. 

- Caminhada Ecocultural - Uma das mais tradicionais caminhadas do Estado e reúne em média 1500 andarilhos. São 13 km, com saída da Igreja Nossa Senhora da Conceição até Araçatiba. O objetivo da caminhada é divulgar o patrimônio histórico do município, além de conscientizar os participantes da importância da preservação do meio ambiente. 

- Campeonato Capixaba de Motocross - Em Arlindo Vilaschi é realizada, durante a festa da cidade, uma etapa do Campeonato Capixaba de Motocross, que atrai uma multidão de apaixonados por esportes radicais. Geralmente nesta etapa são definidos os campeões de várias categorias do motocross. 

- Desfile Escolar e Cultural - Um dos destaques da programação da Festa de Emancipação Política de Viana. As escolas do município preparam o desfile com temas variados. O evento é realizado sempre no dia 23, após a abertura oficial dos festejos. 

 Setembro 

- Início dos Jogos Estudantis de Viana - A competição mobiliza toda a comunidade estudantil. Os jogos são disputados nas escolas do município, e as finais dos esportes coletivos acontecem na quadra da Praça Jerônimo Leite, em frente à prefeitura. 

- Desfile Escolar de 7 de setembro - As escolas do município, com suas bandas marciais, desfilam nos bairros em comemoração ao Dia da Independência. O desfile envolve as escolas e as comunidades. 

- Rota do Imigrante - Caminhada saindo do Centro de Viana até Domingos Martins. São mais de 20 km de caminhada e os andarilhos param para dormir em Biriricas. O evento se destaca pelo cenário, evidenciando as belezas naturais da região. A caminhada faz a reconstituição da rota percorrida pelos imigrantes alemães na chagada ao Espírito Santo, destacando o turismo, a aventura e a ecologia da região. 

 Outubro 

- Ecobike - O evento integra atividades culturais, esportivas, de lazer e de meio ambiente. O passeio ciclístico acontece em torno da região do Rio Formate. 

 Novembro 

- Missa Afro - A festa religiosa é realizada em Araçatiba, buscando o resgate da cultura afro-brasileira. Entre as atrações há danças, encenações e muita música ritmada pelos instrumentos de origem africana. 

 Dezembro 

- Festa de Nossa Senhora da Conceição - Festa de cunho religioso organizada pela comunidade de Viana-Sede, com várias atrações como procissão, missa, barraquinhas de artesanato e de comidas típicas. 

- Natal Luz - É um evento tradicional que acontece na época da inauguração da decoração de Natal. O destaque é a apresentação de um auto de Natal no hall de entrada da prefeitura.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA

E-mail: [email protected]

Telefones: (27) 2124-6700

Sites: http://www.viana.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone : (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS, PESSOAS JURÍDICAS E TABELIONATO DE PROTESTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (27) 3343-3350 / 3342

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.es.gov.br

www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Viana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Viana
Fundação:
1862
Altitude:
34m
População:
51.293 habitantes
Área:
294,9km²
Densidade Demográfica:
173,93hab/km²
CEP:
29135-000

Envie seu comentário sobre Viana

banner