Alvarães

Alvarães-AM
banner

Bem-vindo a Alvarães!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Alvarães, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Alvarães.

A cidade de Alvarães, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1985. A localidade está em uma altitude de 75m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.657 habitantes. A área total de Alvarães é de 5.937,9km², e sua densidade demográfica é de 2,81hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alvarães-AM é 69475-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Alvarães

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A história do município se confunde com a de Tefé, que remonta à aldeia fundada no fim do século XVII pelo jesuíta Samuel Fritz. Seguiram-se disputas entre espanhóis e portugueses , só se consolidando o domínio destes últimos sobre a região em 1970. Constituído em município, Tefé chegou a possuir até quase o final da primeira metade do século XIX, área de 500.000 km². Vários desmembramentos de parte desse território foram então se efetuando surgindo como conseqüência os novos municípios de São Paulo de Olivença, Coari, Fonte Boa, São Felipe (atual Eirunepé), Japurá o Maraã. Em fins de 1981, Tefé tinha sua estrutura administrativa definida com 2 distritos: Tefé e Alvarães. Pela Emenda Constitucional nº 12, de 10.12.1981, novos desmembramentos são determinados no território de Tefé, incluindo-se entre eles o do distrito de Alvarães, que passou a constituir município autônomo. 

Significado do Nome:

Freguesia, pequena povoacão.

Aniversário da Cidade:

10 de dezembro 

Gentílico:

alvarãense

População:

16.220 habitantes - censo IBGE 2020 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

• Setor Primário
- Agricultura: desponta como base econômica do município. Os seus produtos de maior importância são: mandioca, feijão, arroz, batata-doce, milho, cana-de-açúcar, cacau, juta e malva.
- Pecuária: encontra-se em franco desenvolvimento, representado principalmente pela criação de eqüinos, bovinos e suínos.
- Pesca: a pática é artesanal para consumo local. Não concorre a formação econômica do setor primário e nem gera divisão ao município, há predominância de pirarucu, tambaqui, araçá-açu, pacu e sardinha.
- Avicultura: praticada em moldes domésticos, com a produção de carnes e ovos, destinada a subsistência familiar e consumo local.
- Extrativismo Vegetal: atividade econômica produtiva da castanha sobre os demais produtos. Merece registro a exportação da borracha e da madeira.
• Setor Secundário
- Indústria: padarias, extração de minérios (ouro e metais não ferrosos).
• Setor Terciário
- Comércio: é representado por estabelecimentos do tipo varejista e bancário.

Clima:

equatorial 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Região do Triângulo Jutaí – Solimões - Juruá 

Limites:

Maraã, Tefé, Uarini, Jutaí e Carauari

Acesso Rodoviário:

Barco ou avião

Aéreo: Aeroposto de Tefé - 20,1km

Distâncias:

Da Capital:

538 Km  

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Reserva ecológica de Mamirauá, praias e comunidades ribeirinhas à beira do Rio Solimões, praia da comunidade de Nogueira à beira do Rio Tefé, visita à comunidades do Rio Bauana e da Ponta da Castanha.

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos
 
Praia de Nogueira, Balneário do Jarauá, Ilha do Forro, Praça do Passaral, Igreja de São Joaquim , Lago de Alvarães.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Festa de S. Sebastião na comunidade de Olaria

 Maio

- Festa do Divino Espirito Santo

Agosto

- Festa do Padroeiro S. Joaquim

 Dezembro

- Aniversario do Município e Festa de S. Tomé no Bauneário do Jarauá.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVARÃES

E-mail:

Telefones: (97) 3345-1078

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Manaus - Amazonas

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus
Av.. Recife, s/nº
Telefone: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO JUDICIAL E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (97) 3345-1196

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail: (97) 3345-1196

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bv.am.gov.br

http://Flickr.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Os municípios Parintins e Alvarães serão homenageados por estarem entre as 300 cidades mais dinâmicas do mundo em 2011.  Os prefeitos dos municípios de Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus) e Parintins (a 420 quilômetros de Manaus) participarão da 17ª edição do Meeting Dynamic City The World 2011, na Alemanha.
O encontro será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, em Colônia, Alemanha, durante a Feira Internacional de Tecnologia e Urbanismo da Europa. A pesquisa sobre qualidade de vida foi coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo do Meeting City Dinamics World 2011 é mostrar as potencialidades de cada um desses  municípios da lista. Segundo os organizadores do evento, dados como proteção social, desenvolvimento econômico e educação foram levados em conta para o levantamento.

Comentários de Alvarães

Eu sou um logista aquí de Curitiba - e gostaria de conhecer esta cidade, como eu farei para visitar uma amiga minha, e que hotel posso me hospedar, quantos habitantes tem esta cidade. sou grato e até lá. p
Por: José Lourenço Gouveia

cidade maravilhosa, ha procimadamente 20 anos conheci nesta maravilha de cidade pessoas de melhor qualidades, atualmente estou morando em Humaitá-am, estou pensando em passar as ferias ai em ALVARÃE. Sei que muitas das pessoas da quele tempo já não estão mais entre nois. Mais os atuais são tamb em pesoas de DEUS.
Por: paulo waltier

Alvarães é tudo de bom, tem varias opções de laser e no mês de maio tem a maior festa cultural da região..
Por: Rilem lavor

eu gosto de alvarães sempre conheço a cidade na pauma da minha mão com DEUS e com fé grasça meu bom DEUS!!
Por: luis felipe

essa Cidade e super legal nasci la e querooo morre la muitoo bom minha Cidade Q em 2010 a Nossa festa do nivino seja ainda melhor q em 2009 q deus inlumini Nossa Cidade dando Paz e Alegria a todos q todos os visitantes sejam bem vindos...? Até a Proxima..em Não faltem
Por: daniel gama

ALVARAES TERRA AMADA DE SEUS ABITANTES MUITOO BOM LÁ SOU DO RIOO DE JANEIROO GOSTEII MUITO DE LÁ GOSTEII MUITOOO DA FESTA DO DIVINOO ESPERO Q VCS VA LÁ É MUITOO BOM... Nao faltem festa do divino
Por: alfredy alencar

festa do côcô em noqueira é super massa vem Alvaraes-Am.. Não faltem esperoo Vcs...??
Por: karlos henryque

Sou de Alvaraes, gosto muito de lar, gosto da festa do D ivino.E tambem vou de ferias. Que todos sejam benvidos em alvaraes
Por: Dalvinha P.Araujo

Sou de Alvaraes, gosto muito de lar, gosto da festa do D ivino.E tambem vou de ferias. Que todos sejam benvidos em alvaraes
Por: Dalva P.Araujo

Eu amo muito essa cidade onde moro...
Por: kissia meireles

nasci em alvaraes, cresci ate aos 12 anos, faz 20 anos que nao visito a minha cidade natal. tenho muita saudade. É uma cidade bastante acolhedora e bonita.
Por: evandro farias

alvaraes e uma terra muito bao para viver. As areas de lazer e otimo jaraua, nogueira e o lago e mt bom pr passeio.Alem de varias outras coisas que tem para curtir eu amo a minha cidade......
Por: cristina rocha marinho

Alvarães e terra de grandes realizações e de muito secesso com filhos muito hospitaleiros. Minha terra minha paixão meu progresso.
Por: JOAO MENDES DOS SANTOS

Alvarães,terra mais acolhedora que eu ja tive o praser de morar,terra de pessoas simples e terra da mulher que eu amo!!adoro essa cidade!!vão conhecer voces não vão se arrepender.
Por: jeffrey da silva guimarães

SOU FILHO DE ALVARAES, ESTA CIDADE DE MULHER BONITA E HOMEM TRABALHADOR, SEMPRE ACOLHEDORA, SOU FELIZ AQUI E TENHO CERTEZA QUE TODOS OS SEUS HABITANTES TAMBEM SÃO.
Por: ELIAS ROL

SOU ALVARAES DE CORACAO E ADORO MINHA CIDADE VALEUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!
Por: RAISSON CUNHA DE LIMA

e uma cidade muito bonita e boa e se morar,paz alegria e muita felicidde existe nl td e bom acontece la o festejo do divino e td e bom e est seno realizado nesse mês de junho e eu estarei la eu amo a minha cidade..........
Por: cristina

uma cidade mt pequena ñ da pra dar uma volta que ja estamosgara de volta .mas è legal.dar pra curte bastante no garapè da estrada .e da praiia da ponta.breve estarei ai.mata a saudade dos parentes,dos amigos.
Por: loanen duart

eu so fã de carteirinha de alvarae uma ciadade calma bom de se mora mas vai fazer 6 anos que nao vo mas ai mas esse ano eu vo da um vixitadinha ver se mudo alguma coisa mas eu acho que mudo bastant as pessoas que mora ai fla que fiko melho que antes alvaraes foi a cidade que cresci .bjs cidade maravilhosa
Por: adriane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alvarães
Fundação:
1985
Altitude:
75m
População:
16.657 habitantes
Área:
5.937,9km²
Densidade Demográfica:
2,81hab/km²
CEP:
69475-000

Envie seu comentário sobre Alvarães