Itapemirim

Itapemirim-ES
banner

Bem-vindo a Itapemirim!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Itapemirim, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Itapemirim. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Itapemirim para programar a sua viagem.

A cidade de Itapemirim, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1815. A localidade está em uma altitude de 20m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 27.192 habitantes. A área total de Itapemirim é de 555,5km², e sua densidade demográfica é de 48,95hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itapemirim-ES é 29330-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Um verdadeiro paraíso a céu aberto. Este é o cenário que abriga a simpática cidade de Itapemirim, localizada no estado do Espírito Santo, na região sudeste do país. O município ainda tem a honra de fazer parte da chamada “Rota da Costa e da Imigração”, região reverenciada por conta de suas magníficas cachoeiras e montanhas, que se misturam invariavelmente, formando um misto de beleza e requinte no estado capixaba.

É exatamente esta união entre montanha e mar que faz de Itapemirim um destino costumeiramente procurado por turistas de todo o Brasil. A natureza, neste âmbito, foi extremamente gentil com o povoado, cedendo um litoral prestigiado por todos e inúmeras montanhas, que destacam pelo fato de serem cobertas por granito. Itapemirim é prato cheio para todo e qualquer viajante.

O espírito aventureiro também faz parte do roteiro de Itapemirim. É possível conhecer vários esportes, tais como o voo livre, o rapel e até mesmo o trekking, cuja coragem é um fator determinante para praticá-los,

No apaixonante mar de Itapemirim também são várias as possibilidades de diversão. O passeio de barco pela Praia de Itaipava, por exemplo, é uma atividade quase que obrigatória para os turistas. Outra opção é o mergulho na famosa Ilha dos Franceses.

Itapemirim – Outros Destinos Obrigatórios

• Praia Gamboa: uma praia quase deserta, em épocas de baixa temporada, que fará com que o turista contemple todas as belezas do lugar. Inúmeros shows e eventos formam as grandes atrações do local, principalmente no verão. A impressão de “lago sereno” é a dominante no lugar.

• O Frade e a Freira: como abordado acima, as famosas montanhas de granito são os grandes charmes de Itapemirim. A principal delas é “O Frade e a Freira”, um ponto turístico que, além de propiciar aventura, reserva inúmeras lendas sobre o surgimento do local.

• Igreja – Nossa Senhora do Amparo: surgida no ano de 1855, a Igreja é considerada o mais emblemático marco histórico da cidade de Itapemirim. Toda a sua estrutura remete ao passado, o que torna o lugar uma espécie de celeiro de boas histórias. As características portuguesas e romanas estão a toda a parte na famosa igreja de Itapemirim.

Informações de Itapemirim

Roteiros do Brasil

Região Turística da Costa e da Imigração

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O Município de Itapemirim, anteriormente à criação do município de Cachoeiro de Itapemirim, abrangia todo o sul do estado do Espírito Santo até a fronteira com Minas Gerais. A mais antiga referência sobre povoamento da região do atual município de Itapemirim remonta a 1539, quando Pedro da Silveira estabeleceu-se próximo a foz do Itapemirim com uma fazenda. O município ocupa justamente a região do baixo rio Itapemirim, que com seu afluente, o rio Muqui do Norte, tem importância decisiva na vida sócio econômica da região. A ocupação de seu solo se deu em 1754, por padres da Companhia de Jesus e habitantes procedentes de Guarapari. Criado em 1815, por um alvará do príncipe D. Pedro. Pequeno lugarejo, com 5.000 habitantes. É uma vila de pescadores, boa para pesca. Fica logo depois da Praia de Itaipava. A vila possui uma pedra no meio, que a divide em duas enseadas, Itaoca I e Itaoca II. Esta última tem cerca de 8 quilômetros de areia que vão até a foz do Rio Itapemirm e é praticamente deserta. Boa parte das construções na Vila de Itapemirim tiveram como material as pedras que vinham nos navios, servindo de lastro, que eram despejadas para dar lugar ao açúcar para embarcar.  

Significado do Nome:

 nome da cidade deriva de um aspecto geográfico: os cachoeiros ou as cachoeiras do rio Itapemirim, rio que corta a cidade.

Aniversário da Cidade:

11 de Setembro 

Gentílico:

Itapemirinenses

População: 

34.957 habitantes - Estimativa IBGE em 2021 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Itapemirim um pequeno município no sul do estado do ES. Sua população é voltada para a pesca, apesar de ser pequena sua população é de um povo simples mas muito receptivo. Seus rios com suas belas cachoeiras encantam quem por ali passa. Venha conhecer!

Clima:

Quente e Úmido, amenizado pelas fortes brisas marinhas.

Temperatura Média

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Vitória: BR-101 até Rio Novo do Sul, e depois ES-487.

Localização

Município do Sul do Estado do Espírito Santo.

Limites

Atílio Vivacqua, Cachoeiro do Itapemirim, Vargem Alta, Rio Novo do Sul, Piúma, Presidente Kennedy, Marataízes e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

ES 490 - ES 60 - ES 487 

Distâncias

Da Capital

122 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Distrito de Itaoca 

Pequeno lugarejo, com 5.000 habitantes. É uma vila de pescadores, boa para pesca. Fica logo depois da Praia de Itaipava. A vila possui uma pedra no meio, que a divide em duas enseadas, Itaoca I e Itaoca II. Esta última tem cerca de 8 quilômetros de areia que vão até a foz do Rio Itapemirm e é praticamente deserta. 

Praia de Itaipava

Praia de Itaipava localizada a 16 quilômetros ao norte de Itapemirim, com seu formato de enseada, possui ancoradouro natural para os barcos de pesca, tendo a mesma como ponto forte, devido à grande quantidade e à variedade de espécies de peixes na região.

Ilha dos Franceses

Região de alta piscosidade, ótima para pescae mergulhos

Lagoa Encantada

Com 2 ilhas. É um local procurado para esportes e passeios de barco e pedalinho.

Igreja Nossa Senhora do Amparo

Com suas belas linhas arquitetônicas ainda originais. Foi inaugurada em 16 de agosto de 1855. 

Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes

Centenária, situada na Barra de Itapemirim.

Porto de Itapemirim

Na foz do rio de mesmo nome, na Barra de Itapemirim. Todo em ruínas, esse sítio histórico já foi um dos mais importantes portos do Espírito S0anto.

Casarão

Em péssimo estado de conservação mas ainda habitado, construído no século passado, localizado próximo ao atual terminal pesqueiro da Barra de Itapemirim.

Armazém Trapiche

Localizado na Barra de Itapemirim, é um prédio em ruínas, herança de um centenário armazém que serviu durante muito tempo para guardar a principal riqueza da região, o café. 

Palácio das Águias

Hospedou o Imperador D. Pedro II. na época do Império 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro

- Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

 Março

- Festa das Canoas

- Campeonato Naconal de Pesca de Arremesso

 Junho

27 - Festa da Emancipação

 Agosto

05 - Festa de Nossa Senhora das Neves  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPEMIRIM

E-mail:

Telefones: (28) 3529-6722   

Sites: http://www.itapemirim.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone : (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]  

Telefones: (28) 3529-5409 / 6123

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Itapemirim

Essa cidade é simplesmente INCRÍVEL! encantadora, linda..linda e tranquila demais, todas as minhas férias eu passo na villa e amo é demais mesmo.
Por: Paloma

Sei que deve estar diferente toda essa localidade, pois eu conheci a Vila de Itapemirim no ano de 1985.... Vivo em Portugal, mas recordo com saudade esses tempos vividos e também a hospitalidade das pessoas. Um abraço e até sempre.
Por: Isabel Coutinho

VISITEI AI EM 1988 E NUNCa esqueci a cidade tenho meu primo tião e maria esse sim e um lugar de viver e conhecer
Por: LUIS MAIA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapemirim
Fundação:
1815
Altitude:
20m
População:
27.192 habitantes
Área:
555,5km²
Densidade Demográfica:
48,95hab/km²
CEP:
29330-000

Envie seu comentário sobre Itapemirim

banner