União dos Palmares

União dos Palmares-AL
banner

Bem-vindo a União dos Palmares!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em União dos Palmares, informações e fotos da maravilhosa União dos Palmares. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em União dos Palmares, recomendadas por internautas.

Informações de União dos Palmares

Roteiros do Brasil

Região dos Quilombos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

As primeiras habitações do município de União dos Palmares surgiram no século XVIII, num povoado chamado Macacos, à margem esquerda do rio Mundaú. O português Domingos de Pino construiu a primeira capela do local dedicada a Santa Madalena. A povoação passou a ter o nome da padroeira.
O crescimento do lugarejo provocou seu desmembramento do município de Atalaia, a 13 de Outubro de 1831, através de decreto governamental. Em seguida foi criada a Vila Nova Imperatriz. Elevada à categoria de cidade pela Lei 1.113, de 20 de Agosto de 1889.
Foi em União dos Palmares mais precisamente na Serra da Barriga (uma das atrações turísticas da cidade) que os negros rebelados contra a escravidão construíram a República Independente do Quilombo dos Palmares, o símbolo do anseio e da resistência negra  pela liberdade, tendo como líder maior o negro Zumbi, imortalizado numa estátua no alto da serra.

Significado do Nome:

A denominação União surgiu através do decreto 46, de 25 de Setembro de 1890, e teve origem no fato da cidade ser o elo entre as estradas de ferro de Alagoas e Pernambuco. Em 1944, ocorreu a mudança definitiva para União dos Palmares, homenageando o Quilombo, que permaneceu na região por quase um século. 

Aniversário da Cidade:

20 de Agosto. 

Gentílico:

Palmarino

População:

62.401 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade histórica, com pontos turísticos muito interessantes, bom lugar para passar suas férias.

Clima:

Temperado 

Temperatura Média:

28° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Leste Alagoano  

Limites:

Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara, Branquinha, Joaquim Gomes.  

Acesso Rodoviário:

BR-104 

Distâncias:

Da Capital:

64 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Museu Maria Mariá 

Casa do poeta alagoano Jorge de Lima

Reconhecido nacionalmente - hoje centro cultural da cidade.

Estação Ferroviária

E. F. Central de Alagoas (1884-1903)
Great Western (1903-1951)
Rede Ferroviária do Nordeste (1951-1975)
RFFSA (1975-1997)
Cia. Ferroviária do Nordeste (1997-2008)
UNIÃO DOS PALMARES
(antiga IMPERATRIZ)
Município de União dos Palmares, AL
Linha Sul - km 262 (1960)   AL-3076
Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: estação da CFN   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA:
A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de União dos Palmares foi inaugurada em 1884 pela E. F. Sul de Pernambuco. Foi ali que, em 1894, dez anos depois da chegada da linha alagoana, ocorreu a junção das linhas da E. F. Sul de Pernambuco (arrendada à Great Western em 1901) e da E. F. Central de Alagoas, também incorporada pela GWB dois anos depois, em 1903. As construções ferroviarias no interior do NE são muito parecidas em termos de simplicidade e bastante rústicas, porém muito sólidas. Os telhados do nordeste, apesar da aparente desordem na arrumação das telhas, não têm goteiras, considerando que aqui ainda é zona da mata, dos grandes canaviais (Elias Vieira, 05/2005). (Fontes: Coaraci Camargo; Guia Geral de 1960; História de uma estrada de ferro do Nordeste, Estevão Pinto, 1949; Elias Vieira, 2005). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro/Fevereiro

23 à 02 - Festa da padroeira -  Santa Maria Madalena (23/01 a 2/02)

- Carnaval

 Abril

20 à 24 - Semana Jorge de Lima

 Junho

20 à 30 - Festa do Milho.

 Agosto

17 à 22 - Semana do Folclore.

 Outubro

13 - Emancipação

 Novembro

12 à 20 - Semana da Consciência Negra. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE UNIÃO DOS PALMARES:

E-mail:

Telefones: (82) 3281-2390

Sites: http://www.uniaodospalmaresal.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DA 2ª VARA:

E-mail:

Telefones: (82) 3281-2250 /2260

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.maisalagoas.uol.com.br

www.cnm.org.br

www.estacoesferroviarias.com.br/

http://www.panoramio.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 Jorge de Lima - Poeta

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de União dos Palmares

MORI EM UNIÃO A ALGUM TEMPO É A MELHOR CIDADE DE ALAGOAS AMO MUITO ESSA CIDADE
Por: CAROLINA MOURA

Já morei em União dos palmares quando criança,e depois retornei porque tenho parentes lá.Meu avô era Edvar ja falecido meus tios ainda moram lá. Em especial minha adorada tia Edvanice na qual tenho muito orgulho. beijosssss
Por: patricia da silva santos bravin

Conheci pela primeira vez a cidade de União dos Palmares.... e fiquei encantada... sou da Cidade de São Paulo... e tenho toda minha família em União... só q nunca tive a oportunidade de conhecer... qd conheci... achei fantástica a cidade... muito linda mesmo... vou aproveitar aqui e deixar meu depoimento... " Aos meus familiares q moram em União... um beijo no coração"....estou no bairro da Móoca
Por: Sandra Santana

essa e a minha cidade natal eu a amo cinto muita saudade dela quero poder voutar ai beijos a todos que morar ai
Por: Marcia francino da silva

olá,aodrei ver s fotos da cidade.parecer ser uma cidade bem bonita.espero um dia conhece-la.
Por: livia

CIDADE MARAVILHOSA,JÁ VISITEI E ADOREI,É UMA CIDADE HISTORICA E MUITO BONITA.
Por: rafaela rosendo

eu nasci nessa cidade linda morei no bairro do terreno e na vaquejada fais mais de 20 anos que eu sai de uniao gostaria que voçes se posivel enviar fotos e imagens da cidade obrigado
Por: jose maria da silva

EU AMO ESSA CIDADE TOD MINHA INFÂNCIA FOI AI . MINHA AMIGA DE INFANCIA AI ESTAO AI . ESTARI AI DIA 27 S EDEUS QUISER PRA FESTA DE SANTA QUERIDA BJS .. CIDADE QUE AMO MUITO E LINDA AI QUE SAUDADE DE ALAGOAS
Por: LOURDINHA

amei pelas fotos a cidade e tenho desejo de um dia morar
Por: paulo sergio

Não sou de União, sou de Flexeiras mais com 2 meses de idade fui moar em União, a 15 anos moro em Maceio, mais meus pais moram ai, adoro essa cidade,conheço ainda varias pessoas, sempre quando estou ai, o meu ponto para tomar a minha cerveja é no chimbras bar, local belissimo, mais tambem tem varios locais muito interessante. voce que nunca visitou essa cidade, faça 1 visita vc vai amar 1 grande abraço a todos os palmarinos, no dia 18/04/2010 estarei novamente na minha terra natal.
Por: SEVERINO AMARO (NITO)

a cidade de uniao dos palmares è uma cidade linda os pontos turistico sao muito bonitos
Por: maria natalia

adoro união dos palmares morei ai a algum tempo tenho saudaes da minha terra dos mues parentes e amigos foi a melhor epoca da minha vida agora moro em uberlândia quando der retornarei pra visitar beijos para todos
Por: lilian

jà morei em uniâo,morro de saudades da minha terra natal hoje resido em sâo paulo mas minha mâe meus filhos moram air atè hoje tõ com vontade de ir final de ano se deus permitir.
Por: silvania maria de lima oliveira

nasci em uniao dos palmares.minha infançia foi na rua castelo branco meu avo tinha casa nesta rua sinto saldades ,desejo 1 dia volta para mostra a meus filhos.como e linda essa cidade. muito acolhedora saldades tenho familia ai .tios e tias primos
Por: rosiane de s.lins

eu ja morei ai em uniâo dos palmares é uma cidade boa de mora meus pais morâo ai em uniâo oje eu moro em sâo paulo. o que fauta em uniâo dos palmares é trabalho que nâo tem a nâocei o corte de cana. ate mais um abraso.
Por: EDVALDO

já morei em união e minha cidade todo ano visito. meus pais mora em maceió gosto muito de união amo essa cidade. indico para todo mundo essa maravilhosa cidade.
Por: francisco tertuliano da silva

sou servidor estadual, união foi a primeira cidade que trabalhei, em 1981, é como se fosse o primeiro amor agente nunca esquece, morei, na av.mons. clovis duarte de barros, que saudade, uniao dos palmares voçe é um encanto.
Por: adelmo andré fontes

gosto muito dessa cidade eu nasci ai tive muitos momentos bons e lembro muito da minha infância
Por: adriana campos

há união, como você é linda, tem mais ou menos 28 anos que não te vejo, más não te esqueço, queria muito que meus filhos e meus neto te conhecesse,hoje moro em propriá-se, um abraço em todos os palmarinos, e em voçê uniao querida beijo,VISITE UNIÃO VOÇÊS VÃO AMAR.
Por: adelmo andré fontes

não conheço união dos palmares, mas gostaria um dia conhecer, olk!
Por: aparecido figueiredo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em União dos Palmares

Envie seu comentário sobre União dos Palmares