Tanque D'Arca

Tanque D'Arca-AL
banner

Bem-vindo a Tanque D'Arca!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Tanque D'Arca, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Tanque D'Arca.

Informações de Tanque D'Arca

                   

Roteiros do Brasil

Região Celeiro das Tradições

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A atual município de Tanque DArca originalmente era uma mata virgem e antes da colonização havia apenas uma picada nesta mata, o único caminho a Palmeira dos Índios e Anadia. No local onde hoje se localiza a cidade, havia um tanque de água natural sob a sombra de um oitizeiro.
Contam os moradores antigos que uma arca com muitos e variados objetos foi deixado por um grupo de ciganos - após um grande período de acampamento - exatamente à sombra do oitizeiro, despertando a curiosidade da população local. Esse fato marcou o cotidiano dos moradores, que, a partir dele, decidiram modificar o nome da localidade para Tanque DArca.
As primeiras famílias que habitaram a região eram originárias de Pernambuco e entre elas destacavam-se as de Manoel Vitorino, Manoel Barbosa e João Alemão, que lideravam as instalações. Os primeiros locais a serem habitados foram as terras onde hoje estão o sítio Carrapato e as ruas José Garcez e Hernani Almeida, onde foram construídas as casas dos novos moradores.
Com o crescimento populacional no local, iniciou-se a monocultura da cana-de-açúcar na região. O povoado se desenvolveu rapidamente e logo foram construídos armazéns para a compra de cereais e instalado um descaroçador de algodão.
O território que pertencia a Anadia só foi desmembrado em 1962, através da Lei 2.507, mas sua instalação oficial só ocorreu no ano seguinte.
Hoje, Tanque DArca tem se destacado como o mais novo pólo do cultivo de flores como as bromélias, vendidas em grande quantidade. Seus principais festejos são a festa da emancipação e a da padroeira, Nossa Senhora Mãe do Povo. 

Significado do Nome:

Contam os moradores antigos que uma arca com muitos e variados objetos foi deixado por um grupo de ciganos – após um grande período de acampamento – exatamente à sombra do oitizeiro, despertando a curiosidade da população local. Esse fato marcou o cotidiano dos moradores, que, a partir dele, decidiram modificar o nome da localidade para Tanque D’Arca.

Aniversário da Cidade:

1º de Dezembro 

Gentílico:

tanquense

População:

6.122 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade linda, tranquila, com belos locais para passear. Venha e divirta-se.

Clima:

Temperado  

Temperatura Média:

31º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Palmeira dos Índios 

Limites:

Norte: Palmeira dos Índios e Mar Vermelho; sul: Anadia e Taquarana; leste:Maribondo; oeste: Belém. 

Acesso Rodoviário:

AL 447  

Distâncias:

Da Capital:

77 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

O Cruzeiro

É a grande atração turística e o cartão postal do município de Tanque d’Arca-AL. Ao chegar na cidade o turista enche os olhos com a paisagem rodeada de montes verdes. Por qualquer das entradas a Serra do Cruzeiro é sempre um destaque. Tradicionalmente, turistas e tanquedarquenses sobem até o topo da Serra do Cruzeiro na sexta-feira da paixão como um ritual religioso. No topo da serra existem duas cruzes onde os fiéis cumprem suas promessas. A movimentação para subir até o topo começa na quinta-feira santa quando várias pessoas vão acampar por lá e se encantador com o raiar e o pôr do sol. Os comerciantes de lanches e bebidas também montam suas barracas para aproveitam a alta estação e faturar. A paisagem também atrai pessoas do mundo inteiro para fazer voos de asadelta. A procura tem aumentado entre os adeptos do esporte. Ideal para a prática do turismo ecológico, religioso e de aventura, a subida a pé dura cerca de quarenta minutos. A vista e o clima compensam o esforço. Do alto da serra é possível deslumbrar a vista total da cidade e avistar ao longe as cidades vizinhas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANQUE D'ARCA

E-mail:

Telefones: (82) 3278-1163

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (82) 3278-1105

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: www.tanquedarca.al.gov.br

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (82) 3278-1127

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (82) 3278-1255

CONSELHO TUTELAR: (82) 3278-1165      

CORREIOS:
(82) 3278-122

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: ww.cnm.org.br

www.maisalagoas.uol.com.br 

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Agradecemos a publicação dos informes sobre Tanque d'Arca. Comunico que algumas informações ainda estão erradas: o telefone 3278- 11 63 não existe, bem como o portal mj.gov.br. Estamos a disposição para colaborar: Thácia Simone - assessora de comunicação da prefeitura de Tanque d'Arca (82) 8832-6607

Comentários de Tanque D'Arca

Gostei do site... Falndo de minha cidade natal aii fik melhor ainda... Vlws... Vo6 são 10... Abraço...
Por: £llviis BrunoO

Este é o lugar mais lindo do mundo.Lugar que eu nasci, cresci, mim entendi como pessoa. Lá você encontra varias bicas, sem falar do bar por none de "BEIRA RIO" que tenhe como propietária uma mulher que é show de bola , é só rezenha, a Lucinha Beira rio. Por fim se você for lá não deixe de conhecer este lugar maravilhoso, sem deixar de falar que é lá que você encontra a cerveja mais gelada da cidade.
Por: José Zirelmi da Silva Gomes

minha cidade querida está gresendo,quero ver mais aida se destacando como cidade maravilhoza.um abraço bem apertado nesse povo calorozo.
Por: cleide santos costa

Conheci Tanque D Arca em 1974. Fiz Projeto Rondon neste município. Nem imagino como está hoje. Naquela época a cidade tinha 900 habitantes. Tenho vontade de um dia voltar. Um abraço Neusa
Por: Neusa Cainelli Leite

Não conhecia esta cidade, mas logo que conhecí gostei bastante.Espero que tenha melhorado ainda mais.Torço para que esta cidade se destaque ainda mais no cenário brasileiro. Saudações Roberto Nogueira
Por: Urbano Roberto de Melo Nogueira

ESTOU MORRANDO RJ MAIS SINTO SAUDADE DA MINHA TERRA DOS BANHOS BICA E DE MEUS PASSEIOS PELA CIDADE QUE E ACOLHEDORA E BONITA PELA PROPRIA NATUREZA E PELO POVO CARINHOSO QUE NELA VIVE SE NAO CONHECE VA CONHECE NAO IRA SE ARREPENDER E UMA CIDADE PARA TODO TIPO GOSTO EUMA CIDADE GUE TEM NATUREZA ALIADA ABELEZA NESSE CONHECA UM LUGAR JAMAIS ESQUECERA ENTAO O QUE ESTA ESPERANDO VA A DIVIRTA SE UM BOM PASSEIO
Por: MEIRELANDE DA SILVA

Adoro essa cidade , eminha terra natal! amo demais meus pais nasceram tambem no velho tanque dárca, hoje moro em amparo são paulo.
Por: Maria do Carmo da Silva Dantas

´já visitei é maraviso um povo acolhedor simpaticos e sinsero quem não conhece ainda não perca as opotunidade e visiti Tanque D"Arca com suas lindas serras é cachoeira. José Adilson Itatiba São Paulo
Por: José Adilson da silva

CIDADE MUITO BELA DE POVO UMILDE POREM MUITO ACOLHEDOR E FESTEIRO E DE MULHERES BONITAS JA FAZ UM BOM QUE ESTOU DEVENDO UMA VISITA... ABRACO A TODOS QUE SAO DE LA ONDE NASCI E MIM CRIEI
Por: GERALDO LIMA SANTOS

Nasci e cresci aos redores de Tanque Darca, sou filho do Agenor e moro em São Paulo ha 18 anos, confesso que tenho muita saudades dessa cidade, afinal aquele baile no Mercado de carne... Inesquecível Oliveira
Por: José Oliveira

Estou morrendo de saudade de minha terra, logo, logo estarei lá pra visitar minha família e meus amigos, terra onde eu nasci e me criei. Eita terra boa danada, saudade de minhas farras e passeio a cavalo coisa que eu adoro muito.
Por: José Castro de Araújo

Nasci e me criei nesta cidade, resido em Maceió, conheço bastante esse torão, andei bastante a pé e a cavalo nestas serras lindas e maravilhosas a procura de um forró e tomar mé, quando na adolescência, eita vida arretada, há quanta saudade. Ainda tenho um desejo de subir esta serra de Tanque darca. Por falar em serra gostaria de saber qual o atrativo turísco que existe aí em tanque darca? Gostaria de que tivesse uma estrada mesmo de barro pelo sitio cachoeira(grota do engenho), para que as pessoas fosse de carro até as proximidades do topo da serra, seria uma boa opção turística, pensem nesta idéia.
Por: José Castro de Araújo

GOSTARIA dedeixar meu abraço ao povo de tanque darca sou da alagoas da cidade de palmeira dos indios. nao conhecia esta cidade mas tive o prazer de conhecer atravez do programa do luciano hulk sobre os irmaos gemeos ou melhor genios.parabens a cidade e aos irmaos genios desta pequena porem linda cidade da minha q1uerida alagoas terra dos marechais. um forte abraço aos meus queridos conterraneos.
Por: neovaldo rodrigues

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tanque D'Arca

Envie seu comentário sobre Tanque D'Arca