Varjota

Varjota-CE
banner

Bem-vindo a Varjota!

banner

As melhores pousadas em Varjota podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Varjota

Roteiros do Brasil

Região Vale do Acaraú

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens são recentes, considerando para tanto a construção do Açude Araras, época a partir da qual se fixaram os primeiros moradores. Além de casas de residência, instalraram-se prédios comerciais, de funcionários vinculados ao reservatório e de pescadores, formando desse modo a povoação.
Evolução Política: Sua elevação à categoria de Vila deu-se conforme Lei nº 1.153, de 22 de novembro de 1951, e a Município na forma da Lei nº 11.007, de 5 de fevereiro de 1985, tendo sido instalada a 1º de janeiro de 1986.
Igreja: Em termos de formação eclesiástica, sabe-se tão-somente de sua padroeira, Senhora Santana, e a ter por obediência a Diocese de Sobral.

Gentílico

Varjotense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

05 de Fevereiro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Cearense

Limites

Norte: Cariré; Sul: Pires Ferreira; Leste: Santa Quitéria; Oeste: Reriutaba.

Acesso Rodoviário

BR-020, CE-257, CE-366

Distâncias

297 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Acidentes Geográficos

Rio Aracati, Riachos da Farinha e São José

Usina de Araras

O aproveitamento hidrelétrico Araras encontra-se localizado na cidade de Varjota/CE, distante 60 km da cidade de Sobral/CE.
A Usina Araras, cuja barragem foi construída pelo DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, é suprida pelo açude público denominado Paulo Sarasate, que por sua vez é suprido pelo rio Acaraú de regime não perene.
São partes constituintes do aproveitamento uma barragem de terra e enrocamento com comprimento total da crista de 2.600m, tendo volume útil da ordem de 982 x 106 m3 e área máxima normal da ordem de 96,25 km2, com altura máxima de 38m, e queda líquida de 27,00m. Existe um vertedouro de superfície com descarga livre e um descarregador de fundo com capacidade total de descarga da ordem de 1.500 m3/s, possuindo esta usina uma característica múltipla de geração de energia e irrigação agrícola da região.
A Usina é constituída por 2 unidades geradoras de 2.000 kW, perfazendo um total de 4.000 kW. A sala de máquinas encontra-se no subsolo abrangendo uma área de 379,50 m2 . O suprimento d’água é efetuado por meio de dois condutos forçados ligando o reservatório às turbinas. A tomada d’água é efetuada por meio de dois condutos forçados ligando o reservatório às turbinas.

hspace=0 EVENTOS

 Julho

26 - Festa da Padroeira - Nossa Senhora da Santana

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Varjota.

hspace=0 

hspace=0 (88) 3639-1200 / 1394

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.varjota.com.br

Comentários de Varjota

Eu amo a Thainá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Por: toninho

Nscido em Varjota e moro em Brasilia DF, posso afirmar que é uma Cidade muito bonita tem varios locais p/ser visitado dentre eles o Açude,san_ gradouro,gruta,beira do rio ,Igreja catolica etc...
Por: Luis Nobre de Sousa

sou filho de varjota morei la por 11anos e tenho muitas saudades dos meus amigos de infancia, um dia voltarei para matar a minha saudade.
Por: naelson ferreira silva

Varjota é uma cidade linda e tem como uma grande riqueza o Açude Paulo Sarazate,varjota também tem nosso Centro pastoral,que é onde se realiza as reuniões. Varjota cidade de todos.
Por: sthefanny barroso de farias

varjota e um cidade maravilhosa junto com a manha farmilia
Por: everaldo alves ximenes

bom,sou Varjotense de S2 amo minha cidade MARAVILHOSA!!!!,desde 5 anos de idade e fui embora com 14 anos,foi os melhores dias da minha vidaAaAa... XaUdAdEs...
Por: rafaela

nossa to co muita saudades de varjota e uma cidade maravilhosa eu amo varjota de coraçao.
Por: cristiane

Bom já tem bastante tempo que não vou em Varjota, morei por dois anos vindo do Rio de Janeiro, melhor dois anos da minha vida depois voltei para o Rio de Janeiro, onde me Formei na UERJ em Advogado, hoje em dia trabalho tenho pouco tempo mas pela Internet acomapnho tudo que acontece ai, e no final do ano estarei depois de quase 20 anos, já que a cidade tá linda, fico feliz posi ajudei como adolecente na Emancipação.
Por: aibernon Maciel

sou de varjota,moro no rio de janeiro,a ultoma vizita que fiz em varjota,esta com 12 anos,estou com muita vontade de conhecer as novidade,em breve vou visitar.deixo um abraço para todos.
Por: domingos f. marinho

esse lugar e muito bom feliz aquele que morra num lugar bom desse
Por: ramon

Eu estou em São Paulo, mais amo muito minha cidade que é Varjota, minha família moram ai,mais se Deus quiser um dia eu vou fazer uma vizitinha. Fui........... E mais gostaria de ver mais fotos da cidade e dos bairros.
Por: Ezequiel

Cidade gostosíssima, onde nasci. Moro no RJ. mas seus encantos , como o açude e o rio, além do povo, maravilhoso estão em meu coração. Varjota foi o grande amor da vida de RAIMUNDO BRAGA, meu pai.
Por: Antonia Albeni Braga

a cidade de varjota é linda e tem lindas paisagens e tem ótimos artitas que retrata a cidade de forma especial entre eles [dos santos]artista plastico,radialista,ator,compositor,e diretor teatral,e a cidade tem o hino lindo, conposto por dos santos, uma grande encenação da paixão de cristo que já é tradição a vinte e dois anos no qual tanbem tem esse mestre da cultura de frente afinal é uma cidade show..
Por: francisco dos santos gomes gonçalves

foi o melhor lugar que eu conheci de todo estado do Ceara esse e d++++++++++++++++
Por: gisleudon e nete

gosto muito da varjota sinto muito saudade daí.morei perto do sebastião marques e como todo cearense vim parar na rocinha lugar dos nordestinos aqi no rio.sinto saudade dos peixes fritos, da feira no domingo, das festas de santana.um abraço pra todos daí.
Por: tereza maria vale melo

Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho. parra varjota
Por: carlos

eu conheço essa cidade maravilhosa pelos belos banhos q tem essa cidade,parabens
Por: vinicius reriutaba

varjota tem muitos lugares lindos um em especial beira rio park como todos conhecem e um lugar maravilhoso e muito lindo como muito verde a o redor e aguas cristalinas...morei 18 anos na cidade hoje moro em são paulo mas não deixo de lado as lembranças boas da cidade..
Por: Tahuane costa

"CONSTRUTOR DO AÇUDE ARÁRAS DR. ANASTÁCIO MAIA SENDO HOMENAGIADO NA CIDADE DE SOBRAL PELO ANIVERSÁRIO DOS 50 ANOS DA CONTRUÇÃO DESTE RESERVADORIO" A cidade de Sobral recebeu à tarde e noite do dia 30 de julho de 2008 varias autoridades do Centro de Convenções, onde se fez presente o Engº responsável pela obra do grande açude Paulo Sarasate (Araras), tendo inicio em 1953 com a barragem auxiliar e em 1956, a construção da barragem principal. Em 1958, a inauguração do açude com a presença do então presidente da republica, Juscelino Kubsheck de Oliveira. O reservatório acumula hoje, 1.000,000.000 m³ d’agua, sendo o considerado o maior já construído pelo DNOCS. Na ocasião desse evento, cinqüenta anos do aráras, recebeu das mãos do Sr. Francisco Pinheiro, vice-governador uma comenda de agradecimento, o Dr. Anastácio Honório Maia, engenheiro responsável pela obra. O Dr. Anastácio é natural de Paraíba, nascido em 27 de dezembro de 1925. Hoje reside em Brasília, usaram da palavra o diretor geral do DNOCS, Dr. Elias Fernandes, e em seguida o vice-governador do Estado do Ceará, Dr. Francisco Pinheiro. As homenagens, proseguem dia 31 de julho, em Varjota a partir de 07:00 h com café da manhã, as 08:00 h alvorada, 09:00 h solenidade, pronunciamentos entrega de comendas a servidores, 10:00 h, eventos esportivos. Entre os presentes, Secretário Josias, Osmanir, prefeitos da região, Dr. Herbert Ponte Silva, Delegado Regional de Policia Civil, Capitão Wagnemberg, representando o comandante do 3º BPM, Cel. Macedo e outras autoridades. A mesa foi composta pelo vice-governador Francisco Pinheiro, diretor geral do DNOCS, Dr. Elias Fernandes, Secretário Dr. Osmanir representando o prefeito de Sobral, Dr. Leônidas e Dr. Daniel da Secretária de Recursos Hídricos, do Estado do Ceará. Do município de Forquilha compareceram nesta cerimônia o Chefe da Unidade de Campo do DNOCS, Joaquim Ferreira dos Reis, o Ex-Secretário de Obras, José Frota de Sousa e o correspondente do Jornal A Folha da cidade de Sobral, Célio Cavalcante que noticiou esta festa inesquecível do povo cearense.
Por: Célio Cavalcante.

varjota e cidade de todos cidade maravilhosa como o açude a beira rio o perimatro etc
Por: winsleth ferreira lira

estive em varjota na comissão de arbitragem do circuito das aguas 2010.achei a cidade simpatica e agradavel.
Por: pepeu

VARJOTA, cidade que soube crescer sem matar-se. (...) esta cidade não tem muita regalia, gente festejo nela se festeja a vida, saudades de ti minha terra natal.... do açude, do por do sol que nunca vi igual. Renove sempre a esperança para reforçar a confiança.
Por: Michelle Alcantara

gosto muito dessa cidade,pois tenho pessoas muito queridas para mim nessa cidade Bjs saudades Rj.
Por: fatimacastro martins

sou varjotence mais ha cinco anos moro em sousa pb cinto muita saudade dai e tambem da minha familia beijos para todos ...............
Por: patricia

sou varjotence e adoro essa cidade maravilhosa....
Por: patricia

não estive nesta cidade, mas quando procurei por informações fui muito bem atendido, mesmo sendo por telefone fui muito bem atendido pelos policiais civis do 2º DP desta cidade. meus parabéns; sou aqui de Santa Helena no paraná, a terra das águas.
Por: JOSE CARLOS BIGUELINI

saudades da minha varjota querida mais eu vouto 2011 de feriassssss em julhoooooooo
Por: liciane rodrigues

varjota e lugar mais desenvolvido,interior do ceara,eu so de macarau.
Por: Alaiza martins paiva

nasci no rio mais morei na comunidade de varjota jatobá e atualmente moro no rio e gosto de saber que varjota estar progredino
Por: rodolfo gomes

ja morei na varjota mais faz muitos anos que vim pra santa catarina mas tenho muitas soudades de la pois la tem jente que amo muito
Por: maria fabricia alves de sousa

bom esta muito bonit varjota querida tudo bom valeu
Por: Nome e Sobre nome Mestre Rodrigo capeira

A cidade irradia uma alegria permanente: festiva, acolhedora, tem uma juventude talentosa e encanta com suas belas mulheres.
Por: Marcos Augusto

sou dai adoro essa cidade maravilhsa !!!!! tou morrendo de saudades daiiiiii
Por: patricia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Varjota

Envie seu comentário sobre Varjota

banner