São Benedito

São Benedito-CE
banner

Bem-vindo a São Benedito!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São Benedito, informações e fotos da maravilhosa São Benedito. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São Benedito, recomendadas por internautas.

Informações de São Benedito

Roteiros do Brasil  

Região Serra da Ibiapaba 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Chamou-se primitivamente Rio Arabê ou das baratas, segundo versão túpica, havendo como referência o riacho margeante do reduto (Século XVII). Nesse limiar, tinham-se por habitantes tão-somente Tapuias marcando um dos principais gregamentos indígenas.
Desse referencial se tem notícia a contar do ano de 1604, quando Pero Coelho de Souza, após subjugar os Tabajaras da Ibiapaba, estendeu suas conquistas ao longo da Grande-Serra, montando seu quartel-general nesse local. Comandou, então, o restante de suas operações de conquista, reunindo os principais Morubixabas, deles exigindo obediência, fidelidade reinol, além de aprisionar duzentos índios, torná-los excravos e remetê-los algemados para Pernambuco.
Cessado o terrorismo aventureiro, cada Tuxaua procurou o seu domicílio, ficando no Arabê os nativos que lhe eram vinculados. Pouco mais de um século se passou. Em 1759, quando da expulsão dos Jesuítas, da Ibiapaba, coube ao Índio Jacob reunir o contingente de sua obediência e buscar refúgio no referido Rio Arabê. Instalou sua aldeia. Logo em seguida, grupos dispersos se acercaram do reduto, montaram seus tugúrios e formou-se por essa via o povoamento.
Criou-se inicialmente o Distrito Policial consoante Lei Provincial nº 527, de 6 de dezembro de 1850, modificando o locativo para São Benedito da Ibiapaba. Criou-se em seguida a primeira escola, conforme Lei nº 685, de 20 de outubro de 1854 e abriram por essa réstia de sabedoria os luminares que iriam marcar o primeiro estágio evolutivo do reduto. Sua elevação à categoria de Vila provém de Lei Provincial nº 1.470, de 18 de novembro de 1872, tendo sido instalada a 25 de novembro do ano seguinte, simplificando a denominação para São Benedito. Instalou-se igualmente nessa data a Câmara Municipal. 
A elevação da Vila à categoria de Cidade provêm da Lei nº 1.850, de 30 de agosto de 1921.
As prmeiras manifestações de apoio eclesial têm como precedente o Índio Jacob, devoto de São Benedito e a quem recorria em seus monumentos de apertura. O primitivo templo, construído em taipa, chão batido e cobertura de palhas, teve por colaboradores os próprios nativos (1759). Cerca de oito décadas se passaram. Em 1841, erigiu-se em termos modernos a primeira casa de oração, tendo como assistente o pároco de Viçosa, padre Filipe Benício. Ampliado e reformado esse despretencioso oráculo e a contar com o estímulo de que foi vanguardeiro o padre João Crisóstomo de Oliveira Freire, surgiu a idéia de construção da Igreja-Matriz, cujas obras se iniciam a 23 de agosto de 1850. Os trabalhos de conclusão e evento de caráter inaugural, datam de 21 de dezembro de 1851.

Significado do Nome: 

Um índio que tinha especial devoção por São Benedito adotou esse nome para o povoado.                                 

Aniversário da Cidade:

25 de Novembro

Gentílico:

sambeneditense

População:

44.186 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cidade de São Benedito está localizada na Serra da Ibiapaba a 903 metros de altitude. Com 338,14 km2, São Benedito é um município localizado na Macrorregião de Sobral/Ibiapaba, na Mesorregião do Noroeste Cearense denominado Serra da Ibiapaba. Foi fundada em 25 de Novembro de 1872. 

Clima: 

Tropical Quente Semi-Árido Brando, Tropical Quente Subúmido e Tropical Quente Úmido

Temperatura Média:

 Mínima 15° e Máxima 30°

 hspace=0 COMO CHEGAR: 

Localização:

A cidade de São Benedito está localizada na Serra da Ibiapaba a 903 metros de altitude. Com 338,14 km2, São Benedito é um município localizado na Macrorregião de Sobral/Ibiapaba, na Mesorregião do Noroeste Cearense denominado Serra da Ibiapaba. Foi fundada em 25 de Novembro de 1872.

Limites:

Norte – Ibiapaba; Sul – Carnaubal e Croatá; Leste – Graça; Oeste – Piauí.  

Acesso Rodoviário:

CE-187, BR-222

Distâncias:

360 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo: 

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Novembro

25 - Dia do Município.

 Outubro

04 - Festa de São Francisco.

 Dezembro

04 - Festa do Padroeiro.

08 - Festa de Nossa Senhora da Conceição.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENEDITO

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3626-1347

Sites: http://www.saobenedito.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100
 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS E REG. DE IMÓVEIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3626-2518

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de São Benedito

gostaria de deixar um abraço para os moradores de sao benedito nao conheço mas gostaria de conheccer conheço uma pessoa que nasceu ai que se chama manoel feitosa
Por: hidelbrando ferreira rocha

cidade maravilhosa!!!!!!amo ki amo.....muitas saudades desse são benezinho!!!!rsrsrs
Por: mary

Cidade maravilhosa, quem conhece nunca esquece, um clima maravilhoso, cidade ótima para relaxar, além de pessoas boas, "num é macho", no mais só conhecendo...
Por: Cleiton

São Benidito Ee Uma Cidade Tao Linda Ee Aa Cidade Dos Nordestinos
Por: francineide

Estou no rio mas amo demais essa cidade dizem que o rio e a cidade maravilhosa é porque nâo conhecem sao benedito ai sim é cidade maravilhosa cidade do meu coracao nâo vejo á hora de voltar um abraco a todos sao-beneditense.
Por: francisco das chagas da silva almeida

uma cidade maravilhosa não tenho oque fala dela ela e tudo de bom................
Por: dielly

está é a cidade melhor pra viver o clima é agradabilissimo as pessoas são hopotaleira uma cidade que tem um potencial muito grade pra crecer sem perder esse jeitinho naravilhoso e digo quem não conhece que venha conhecer aqui é o melhor lugar do planeta
Por: jose silvano pereira

Estive em São Benedito, na Pousada S. Benedito, tocando uma festa de REVEILLON com minha banda, OS ÁGUIAS DE BARBALHA, esta cidade é um paraiso no meio do sertão cearense, vale a pena visitar.
Por: Genario S Araujo

nasci me criei em sao benedito, uma terra maravilhosa mas nao te dar oportunidade, por isso tive que sair de minha terra etentar a vida em outra terra. ha 4 anos moro no rio de janeiro mas gostaria de voltar para minha terra
Por: manoel junior

São Beneh...simplesmente é uma cidade MARAVILHOSA. Nesse pedacinho de chão já vivi os melhores momentos, com as melhores pessoas, as melhores festas.....Lembranças de amigos, amores, carnavais!!!! Ow terrinha BOA!!! Sou nascida e criada em Fortaleza, mais me sinto filha dessa terra pois meus avós, tios,primos moram ai e desde pequena frequento a serrinha!!! Melhor lugar do Ceará, que dirá do Brasil!!!!!
Por: Nathalia

eu amo esta cidade mesmo vivendo distante; mas meu coração está aqui e fico felis de ver o desenvouvimento da minha cidade que tanto amo parabens deicho meu abraço para toda são benedito. OK
Por: Benedito rodrigues

são benedito e tudo de bom á 4 anos eu vou á São benedito e não quero mais deicha de ir bom dia São benedito obrigado Haglairtom
Por: Haglairtom

são benedito e uma cidade mharavilhosa eu amo muito são benedito pois ja morrei la gosto muito de lá.
Por: alana thyana costa barbosa

PASSEI MINHAS FERIAS EM SAO BENEDITO CE, FOI UMA DAS MELHORES FERIAS QUE TIVE! NAO VEJO A HORA DE RETORNAR!!
Por: NEY ROBSON

AMBIENTE OTIMO PARA QUEM PROCURA PAZ, CALMA E LAZER. CLIMA EXCELENTE PARA RELAXAR.
Por: NEY ROBSON

eu conheço essa cidade e ela é muitoooooo fohda pra quem gosta de emoçao vale apena as cachoeiras vleo.;
Por: DALVAN

eu conheco a cidade eu sou de la.,e uma cidade maravilhosa.
Por: Eliane Martins

Eu sou dessa cidade maravilhosa moro em sao paulo 8 anos mas nao da para esquecer esse pedaço de chao que nasci e me crie amo essa cidade Beijos pessoas de sao benedito.
Por: adriana de oliveira sousa

amo este lugar já morei ai seis anos.foram os melhores de minha vida.mao este lugar
Por: leila santos

SOU HISTORIADOR E ADMIRO MUITO O MUNICÍPIO DE SÃO BENEDITO, PELO ASPECTO AMBIENTAL E PELA TRADIÇÃO DE MAIS DE 200 ANOS DE HISTÓRIA DE OR´GEM INDÍGENA ( TABAJARAS, ANÁCÉS E ARARIUS))
Por: antonio cesar arcanjo da silva

saõ benedito é a melhor cidade daibiapaba.moro em buzios rj mais o ceará é mais bonito.
Por: orlando lopes

realmente, são benedito esta cidade esta linda ja morei nesta cidade. hoje moro em manaus
Por: antonio marcos de medeiros

Eu conheço e adoro essa Cidade. Um dia vou morar lá, tem o melhor carnaval do mundo.
Por: Mirelli

amo essa cidade, maravilhosa. que saudades que tenho de amigos parentes e do ar puro que respiramos da serra da ibiapaba. que essa cidade cresça cada dia mais. um beijao p todos os cearenses.
Por: liduina r morais.

Sou de juazeiro,mas morei 5 anos em são benedito.e nunca esqueci dessa cidade maravilhosa.
Por: Nino

nasci nesta cidade que ate hoje me recordo com carinho como gostaria de ve-la progredir bem mais um dia retornarei para visita-la
Por: debora

A CIDADE DE SÃO BENEDITO,LOCALIZADA NA CHAPADA IBIAPABANA,É UMA DAS CIDADES MAIS ANTIGA DA REGIÃO. CONHECIDA POR SER A TERRA DOS TABAJARAS. NA VERDADE SÃO BENEDITO FOI HABITADA POR ESTES ÍNDIOS DESDE QUANDO DOM JACÓ DE SOUSA NATURAL DE VIÇOSA DO CEARÁ VEIO EMBORA PARA SÃO BENEDITO,TRAZENDO CONSIGO UMA CARAVANA DE APROXIMADAMENTE 60 INDIOS, JUNTAMENTE COM ALGUNS COLONIZADORES EUROPEUS. ESTES FORAM OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DAS MATAS DA SERRA. CHEGANDO EM SÃO BENEDITO, ESTALARAM SUAS CABAMAS E DÍ A TRIBO DOS TABAJARAS. O ÍNDIO JACÓ TRAZIA CONSIGO UMA ESTATUETA DO SANTO SÃO BENEDITO,DOADA POR FRANCEZES E CONSTRUIU UMA PEQUENA CABANA ESPECIALMENTE PARA ALI VENERAR O SANTO, DESDE ENTÃO SURGIU A DEVOÇÃO AO SANTO DANDO ORIGEM ,ASSIM AO NOME DA CIDADE. HOJE A IGREJA MATRIZ DA CIDADE ESTÁ EDIFICADA NO MESMO LUGAR DESDE QUANDO O ÍNDIO JACÓ A ESTABELECE, AS MARGENS DO RIO ARABÊ.
Por: ANTONIO CÉSAR ARCANJO DA SILVA

lindo,adorei conhecer a cidade irei voltar ai ano que vem.
Por: aline munia

cha morei ai em 84 è uma cidade aconchegante um clima ideal, continue assim
Por: leda

sou filha natural de sao benedito sgosto de minha terra natal gostaria de ve-la melhor e mais divulgada pois sao bene em especial nao se comenta
Por: adilia

Sou desta cidade maravilhosa,mas moro em SP, estive ai nas ferias de janeiro,e pude ver como a cidade se desenvovel em dez anos.PARABNS!!!
Por: nazare viana

não conheço acidade mais tenho muito vontade de conhecer:
Por: FRANCISCO ARAUJO DA SILVA

amooooooo essa cidade sou filha dessa cidade amo e digooo sinto saudades daiiiiii e digo mais um dia voutarei ra fica e jamais saiiiii minha familia e toda dai e morao ja desque nascerao ha setenta anos atraz e continuao ai e nao querem muda bjossss amooooomuito ...sou filha de sao benedito
Por: zenadia

É uma cidade maravilhoza a bençoada por Deus......
Por: izaque gonsalves simas

Nossa adoro essa cidade aii,sou dai de saobenedito mais moro em teresina piaui!mais amo muito esse friozinho daii!e todos meus parentes mora aii!adoro aii!
Por: anna mariia

sou cearence nacido em morada nova ce. mais moro em pimenta bueno rondonia a 25 anos mais tenho vontade de conhecer são benedito porque sei que minha terra natal é muito linda principalmente são benedito:
Por: FRANCICO ARAUJO DA SILVA

addddoro essa cidade linda minha terra natal ,estou no rio de janeiro,com muita soudade de todos;um grande abraço.thal..........
Por: dejesus

cidade de gente umilde e acolhedora ,um feliz ano novo.naõ vejo a hora de visitar todos,estou no rio de janeiro,mas meu coraçaõ esta ai ,um grande abraço thauuuuuuuuuuu!
Por: dejesus

eu amo essa cidade ,se deus quizer vou estar ai no carnaval. meu sonho e um dia morar em sao benedito.
Por: jair

São Benedito lugar especial de se visitar, onde o carnaval é o melhor em toda a serra da Ibiapaba havendo belos pontos turísticos para visitar e apreciar sua beleza.
Por: Pedro Thiago Marques de Sousa

eh uma cidade boa pra se passear muito calmo boa pra deixar o estresse pra la !!!!!
Por: herlange markes

e uma cidade legal cheia de atrações e divertimento sou nascido ai mais moro em brasilia e mas minhas ferias sempre vou passear por ai minha mae mora ai por isso que gosto desse lugar ok
Por: George Henrique Lima Da Silva

SÃO BENEDITO além de ser uma cidade pequena é um lugar muito legal. Onde tem pessoas educadas, gentis, honestas etc... Também tem vários pontos turisticos, não vou citá-los mais tem sim eu mesma já fui em vários, é meu comentário encerra aqui XAUZIM BJOKAS =)
Por: maria lisiane

ja fiquei ai 12anos acho que foi uma das cidade,que eu mais gostei espero volta ai quaquer dia gosto muito da cidade. e da benefolia tenho muito amigos ai.
Por: Roberto juazeiro ce

já estive duas vezes em São Benedito e espero poder ir maisvezes, lá é bom demais!
Por: Daniele

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Benedito

Envie seu comentário sobre São Benedito