Porto de Pedras

Porto de Pedras-AL
banner

Bem-vindo a Porto de Pedras!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Porto de Pedras, informações atualizadas sobre a cidade Porto de Pedras, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Porto de Pedras.

Informações de Porto de Pedras

Roteiros do Brasil

Região Caminho do Sol e Charme na Costa dos Corais

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Originalmente Porto de Pedras surgiu em torno da sede da Missão Franciscana na Alagoas Boreal destinada à catequese dos Índios pitiguares. Junto ao colégio da missão os portugueses ergueram um pequeno forte destinado à defesa de Porto Calvo, o que dificultava os navios inimigos que navegavam o lagamar da Ratéia penetrar a ria de Porto de Pedras, e daí subir o rio até defrontar a colina fortificada de Porto Calvo, à cerca de 42 Km rio acima. Essa Missão Franciscana contava com o apoio de Christoffer Linz e seu irmão Sibad Linz que lutavam contra os Índios dessa região, e tomavam-lhes as terras. A catequese franciscana se fez com o apoio de milícias armadas, os homens quase todos degolados, e as mulheres e as crianças levadas para o Colégio de Porto de Pedras. Com a invasão holandesa das terras sub–unenses, Porto de Pedras foi várias vezes tomada e retomada, ora nas mãos dos flamengos de Pernambuco, ora nas mãos das tropas luso-espanholas. Era um ponto de defesa decisivo para a manutenção ou a tomada de Porto Calvo e dos engenhos ribeirinhos, onde estava o grosso da produção açucareira. Porto de Pedras, construída à margem direita do rio Manguaba, servia de apoio às tropas holandesas para o ataque aos engenhos de ambas às margens do rio durante a época em que safrejavam. Foi também um importante porto de embarque do açúcar que descia o rio em grandes canoas conduzidas por remeiros indígenas, e já introduzida a escravidão nas plantações açucareiras, os índios a pouco e pouco foram substituídos por remeiros negros escravos. A primeira ocupação holandesa de Porto de Pedras foi a 14 de maio de 1633, quando a esquadra holandesa do lagamar da Ratéia atira sobre o povoado e destrói várias embarcações portuguesas aportadas. Porto de Pedras oferece resistência ao desembarque de tropas holandesas, e então é incendiado pelos defensores para não cair nas mãos do inimigo. Parte da pequena população refugia-se pelos engenhos, ou recua para outros povoados. Com a reconquista definitiva de Porto Calvo pelas tropas de Matias Albuquerque, Porto de Pedras é reconstruída. Por alvará–régio, Porto de Pedras é elevada à vila a 5 de dezembro de 1815, já no Brasil – Reino, e desmembra- se de Porto Calvo. Em 1864, durante o Segundo Reinado, Porto de Pedras perde sua autonomia, e é anexada a Passo de Camaragibe. Em 1868 readquire sua emancipação. Mas só em 1921, pela Lei 903, veio a ser município.  

Significado do Nome:

A cidade fica entre o Mar e uma Encosta de Pedras, maravilhoso lugar que deu origem ao nome do povoado. 

Aniversário da Cidade:

05 de Dezembro 

Gentílico:

portopedrense

População:

8.419 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma bela paisagem entre o mar e uma encosta de pedras: Porto de Pedras. A população vive principalmente da pesca, do plantio de coco e da cana de açúcar. Porto de Pedras é considerado um lugarejo pacato, praiano, para quem quer realmente desfrutar de sombra e água fresca. 

Clima:

Tropical Chuvoso com verão seco.   

Temperatura Média:

26º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Localizado na região norte-nordeste do Estado de Alagoas  

Limites:

Ao norte com os municípios de Porto Calvo e Japaratinga, a sul com Passo de Camaragibe, a leste com Porto Calvo e o Oceano Atlântico e a oeste com São Miguel dos Milagres. 

Acesso Rodoviário:

AL-101 

Distâncias:

Da Capital:

100 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Porto de Pedras é bastante visitado embora possua poucas festividades como o “Festival do Coco” e o “São João na Roça”, a beleza do local induz a uma morada tranqüila ou uma longa estadia para aproveitar com conforto e lazer.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praia do Patacho

Email: [email protected]

Telefone: (82) 3010-4166

Farol

Do farol podemos observar as lindas praias que rodeiam Porto de Pedras, como a “Crôa do Tubarão” e “Lage”; se a preferência é por piscinas naturais, estas são encontradas nas praias de “Tatuamunha” e “Patacho” que também são conhecidas como cantinho do namoro e da tranqüilidade.

Praias

A cidade é banhada por praias onde podemos ficar a vontade, pois o mar não é muito profundo, as águas são claras e mansas o que proporciona uma sensação de conforto e segurança.  

Rio Tatuamunha
 
Passeio pitoresco na travessia do Rio Manguaba de barco ou balsa para Japaratinga. Paisagem riquíssima em mangues e coqueirais. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festival do coco
- São João na Roça (junho)
- Festa de Nossa Senhora da Glória (Padroeira)
- Nossa Senhora da Piedade
- Emancipação Política
- Porto Fest (carnaval fora de época)
- Festa dos pescadores no dia 29 de junho
- Festejos natalinos e carnaval. 
 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO DE PEDRAS

E-mail:

Telefones: (82) 3298-1152 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

E-mail:

Telefones: (82) 3221-4615

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (82) 9116-7385 / 9928-9905

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://gazetaweb.globo.com

www.turismoalagoas.hpg.ig.com.br

http://www.praiadopatacho.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Porto de Pedras

Lindas praias...as daquelas regiões......o melhor lugar para passar o carnaval e férias.....
Por: livia

eu i minha familha tem casa ai e eu e meu filho somos louuuuuuuuuuuco por ti porto de pedras
Por: marcio mendes e eduardo jose

Adoro ir a porto de pedra, acho um charme e cheia de encanto, igrejas e praias lindas sem falar na tranquilidade e na vista linda que se pode ter do farol.
Por: clivia monteiro

oi eu sou andré. porto de pedras e uma cidade linda pacata com as praias mais linda do litoral alagoano venha curti o sal na praia e toma aquela agúa de cóco quer e uma delicia xauuuuu
Por: andré da salina

Conheço Porto de pedras desde piquena, ja passei muitos carnavais lá e sei que lá é show... porto de pedras é 10...
Por: michelle

meu pai nasceu nessa cidade,,,,, moro atualmente em aracaju e vjo q ela ainda continua linda..........
Por: clecio inacio gomes da sliva

Está para existir lugar mais lindo. DEUS estava iluminado quando criou voce PORTO DE PEDRAS.
Por: Fernando Mendes

excelente local onde você poderá desfrutar de diversas opções no mesmo lugar, rico em cultura, rica culinária, passeios, et. O projeto Aribama é merecedor de um grande prêmio cultural. Seria uma boa reportagem para o Globo Comunidade.
Por: EVERALDO RODRIGUES DA SILVA

ainda não conheço porto de pedras, mas estou fazendo planos para passar pelo menos um fim de semana curtindo as belas praias, tenho certeza que voltarei,pois ficarei com saudades.
Por: Aldinete

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Porto de Pedras

Envie seu comentário sobre Porto de Pedras

banner