Paripueira

Paripueira-AL
banner

Bem-vindo a Paripueira!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Paripueira e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Paripueira.

A cidade de Paripueira, localizada no estado de Alagoas (AL), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 0m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.312 habitantes. A área total de Paripueira é de 93,1km², e sua densidade demográfica é de 78,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paripueira-AL é 57935-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Formado a partir de uma colônia de pescadores com mais de 20 piscinas naturais, o município de Paripueira se destaca pelas suas águas mornas e tranquilas.

Coberto de águas cristalinas, o município de Paripueira encanta pelas suas piscinas naturais e por ser possível, quando a maré baixa, caminhar mar adentro com as águas até os joelhos. Localizado na região metropolitana a 27 km ao norte da capital de Alagoas, Maceió, tem uma população pequena, aproximadamente 12.000 habitantes, que se dividem entre o comércio e a pesca. O nome “Paripueira” vem do antigo povo tupi que habitava o município antes da chegada dos portugueses, e significa "águas mansas". Fazem parte do município três praias: Paripueira, Sonho Verde e Costa Brava.

Junto com a praia Paripueira, Sonho Verde é conhecido por ter uma grande concentração de turistas. Uma das características da praia é a cor verde de suas águas e sua paisagem cercada de coqueiros e areia clara e fofa, já a praia de Costa Verde é cercada por uma mata nativa e águas um pouco mais agitadas, com ondas medianas a maior parte do tempo, é propícia para a prática de esportes como Snowboard.

A região de Paripueira é conhecida por ter uma diversa fauna de corais e peixes, entre outras espécies marinhas como o peixe boi, espécie em extinção. O município também é conhecido por ser um dos mais preservados do estado de Alagoas. É nos arredores da praia de Paripueira que está localizado o Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi, um dos únicos na América Latina especializados na preservação dessa espécie.

Além do comércio local, repleto de quiosques e restaurantes, as águas calmas da praia de Paripueira oferecem a possibilidade de mergulho com cilindro, com direito a companhia de um biólogo como guia e de um fotografo, além de ser possível fazer passeios de catamarã, um grande barco de dois cascos e de propulsão à vela ou a motor.

Pelo fato da pesca ser uma das mais importantes atividades econômicas para quem habita a região, é comum ver barcos navegando ou estacionados no centro da praia. Na área metropolitana, é possível visitar a Igreja Matriz de Santo Amaro, a principal igreja do município e que costuma realizar, em janeiro, uma festa em homenagem ao padroeiro.

Informações de Paripueira

Roteiros do Brasil

Região Caminho do Sol e Charme na Costa dos Corais

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A expansão turística fez o povoado, que pertencia à Barra de Santo Antônio, crescer e ganhar importância, fazendo com que alguns moradores iniciassem um movimento pela emancipação política. José Vasco, José Dadi, Hamilton Monteiro e Lamenha Filho foram importantes nesse processo. Com isso, o município terminou criado pela constituição Estadual de 1988. Ações judiciais questionaram a constitucionalidade do processo de 1990, quando houve um plebiscito, mas só em 1991, é que Carlos Alberto Costa foi nomeado administrador publico. Em maio uma nova liminar cassou a transformação do município, mas o STF manteve a decisão inicial.
Hoje, Paripueira é uma cidade que recebe milhares de turistas ávidos por desfrutar a tranqüilidade de suas praias, destacando-se as de Costa Brava e Sonho Verde, além das piscinas naturais. No município encontra-se maior família de Peixe-Boi (espécie em extinção) do Nordeste, no Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi, único na América Latina.A cidade convive também com a alegria das festas carnavalescas, promovendo um dos maiores carnavais do Estado, além da tradicional Festa de Santo Amaro, em janeiro, em homenagem ao padroeiro local. As festas da Agulha e da Lagosta também são prestigiadas.  

Significado do Nome:

Município turístico, à beira-mar, paripueira quer dizer “praia de águas mansas”, na linguagem indígena. Formou-se a partir de uma colônia de pescadores e cresceu por causa da proximidade com Maceió e após ser descoberta como área de veraneio. O povoado sofreu influencia holandesa durante a invasão e numa pesquisa nas ruínas de um forte, foram encontradas mais de 6 mil peças. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

paripueirense

População:

11.349 habitantes

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município litorâneo turístico, antiga vila de pescadores, Paripueira recebe grande quantidade de turistas. Sua arquitetura mostra registros importantes da presença holandesa durante a ocupação. Seu Padroeira é Santo Amaro.

Clima:

Quente e úmido

Temperatura Média:

29º C 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Leste do Estado de Alagoas 

Limites:

Barra de Santo Antônio, Maceió, São Luiz do Quitunde e Oceano Atlântico. 

Acesso Rodoviário:

AL-101, Norte 

Distâncias:

Da Capital:

27 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

A piscina já é explorada pelo turismo há cinco anos. E a palavra beleza não abrange a dimensão da piscina, é muito mais que bela, é um museu natural no mar, os corais estão preservados e ninguém pode levar de lembrança. É proibido, retirar corais, conchas, peixinhos, estrelas do mar. Só é permitido tirar foto e guardar na memória. Este aviso é dado pelo empresário Wanderley Turatti, do restaurante e náutica Mar & Cia., aos turistas que vão passear nas piscinas. Depois, o guia Juliano, no barco, relembra aos turistas a importância da preservação do meio ambiente e dos seres do mar.

Peixe Jesus

Preservação, esta palavra você encontra no dicionário de Paripueira e nos quadros de avisos. Por isso, a piscina é limpa, águas claras e cristalinas, os peixinhos sargentinhos policiando, ou melhor, jogando charme para as crianças e marmanjos no mar. Surpresa também faz parte do dicionário da Piscina Natural, pois de repente aparecem os peixes agulhinhas prateadas pulando. É um espetáculo! Por isso, os pescadores os chamam de Peixes Jesus, pois parece que eles caminham sobre o mar. Mas se você tiver sorte, poderá ver o peixe Xaréu pulando em disparada para almoçar as Tainhas. É muito bonito! Os peixes em cardume aparecem e mergulham rápido.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praia Sonho Verde

Forte em Ruínas

Construído pelos holandeses durante a invasão, com um acervo de aproximadamente seis mil peças.

Igreja Matriz de Santo Amaro

Tradicional festa de Santo Amaro padroeiro do Município. São milhares de fieis de toda parte do Estado que comparecem no dia 15 de janeiro a procissão de encerramento dos festejos comemorativos ao Santo.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

15 - Festa de Santo Amaro - Homenagem ao padroeiro

 


 Fevereiro

- Carnaval

 Festa da Agulha

 Festa da Lagosta

 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARIPUEIRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (82)-293-1022

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário

E-mail:

Telefones: (82) 221-4615

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DA ÚNICA VARA:

E-mail:

Telefones: (82) 3293-1070

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.gazetaweb.globo.com

www.citybrazil.com.br

www.frigolitto.com.br

www.web.tescali.it

www.linyal.blig.ig.com.br

www.hotelparaisodasaguas.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Paripueira

Antes de tudo eu morava em paripueira Al so que me mudei pra MT antes eu queria dizer que patipueira é uma cidade maravilhosa com suas belas prais e seu modo de calma otimo pra se passar ferias la. Por isso eu digo visitem paripueira Al e se encantem com suas belezuras que ela tem pra oferecer
Por: Kelly Carolayne

paripueira existe de forma especial em minha vida. conheci esta cidade quando era uma vila de pescadores em 1975 e eu tinha 15 anos. hoje tenho 49 e estou louco para retornar e matar a saudade de um povo hospitaleirop, amigo, simpatico e super acolhedor. amo paripueira e estou durante estas 35 anos com uma saudade e aquele gostinho de quero mais. amo voces de paixao. ate qualquer dia.
Por: jose roberto

SO DO RIO DE JANEIRO ESTIVE APASSEIO EM PARIPUEIRA , GOSTEI MUITO DA PEQUENA CIDADE ACOCHEGATE.e MUITO BONITA, TAMBEM AS PRAIAS.
Por: IOLANDA MOREIRA DA SILVA

Paripueira é uma cidade maravilhosa... Nunca vi nada igual.
Por: Jéssyka

amo essa cidade ela é muito linda é o pessoal é muito legal apesar de ter um çutak muito dirente e legal eu gostei batstnate e quero voltar sempre que possivel
Por: eusson

Paripueira é uma cidade linda... As piscinas naturais são melhores que as de Maragogy. A praia de Sonho Verde e Carro Quebrado são inesquecíveis. Não tem vida noturna. É mais para quem curtir a natureza.Tem restaurantes bons, ótimas pousadas. Tem até a reserva do peixe-boi para visitar.
Por: Lizete Kuhn

amo esse lugar e maravihoso eu morro em belo horizonte agora e to com muitas saudades de paripueira
Por: dayane

atualmente moru na cidade de são paulo quando morava ai trabalhei muitos lugares em isclusivamente trabalhei na prefeitura como eletricista.eo meu sonho e morar ai de novo,um beijos para todos.
Por: ednelson silvino da silva

Atravez desta cidade eu pode realizar um dos meus sonhos de criança, q eu achava impossível de ser realizado. Obrigada cidade maravilhosa!
Por: janielma

FALAR DELA DA MINHA PARIPUEIRA É UMA ALEGRIA, MINHA INFANCIA FOI TODA LÁ...LUGAR DE GENTE BOA E LUTADORA! DE MULHERES E HOMENS QUE NUNCA DEIXOU DE ACREDITAR NO POTENCIAL DA CIDADE QUE CONSIDERO COMO MEUS IRMÃOS! PESSOAS MEMORAVEIS Q QUARDO NO MEU CORAÇÃO...SOU FILHA DESSE PARAISO E TENHO ORGULHO DE GRITAR SOU PARIPUEIRENSE! DE CORPO E ALMA...HJ VIVO EM ARAPIRACA-AL MAIS MEU PENSAMENTO ESTAR LÁ...TODOS OS DIAS ESTOU AI EM PENSAMENTO.UM DIA SE EU ESQUECER DAMINHA TERRINHA É SINAL Q ESQUECI DE MIM! GOSTARIA DE HJ BEIJAR O ROSTINHO DE TANTA GENTE! SINTAM-SE BEIJADOS! UM DIA BAIXO POUSO AI E Ñ SAIO MAIS!
Por: CHRISTIANE CALHEIROS

eu sou paripueirense e adoro minha cidade,e uma das mais belas praias mais bonita do litoral norte.
Por: DANIELA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paripueira
Fundação:
1993
Altitude:
0m
População:
7.312 habitantes
Área:
93,1km²
Densidade Demográfica:
78,54hab/km²
CEP:
57935-000

Envie seu comentário sobre Paripueira

banner