Catunda

Catunda-CE
banner

Bem-vindo a Catunda!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Catunda, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Catunda. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Catunda para programar a sua viagem.

A cidade de Catunda, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 280m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.124 habitantes. A área total de Catunda é de 807,6km², e sua densidade demográfica é de 11,30hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Catunda-CE é 62297-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Catunda

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Era chamado inicialmente de Madalena.  Sua elevação à categoria de Distrito provém do Dec-Lei  nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933, e o Município mediante Lei nº 6.809, de 12 de dezembro de 1963. Suprimido conforme Lei nº 8.339, de 14 de dezembro de 1965, antes mesmo de ser instalado. Restaurado na forma da Lei nº 11.772, de 27 de dezembro de 1990. 

Significado do Nome:

Homenagem ao  Prof. Joaquim de Oliveira Catunda  

Aniversário da Cidade:

27 de Dezembro 

Gentílico:

catundense

População:

9.951 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte Cearense  

Limites:

Norte – Município de Santa Quitéria; Sul – Monsenhor Tabosa e Tamboril; Leste – Santa Quitéria; Oeste- Nova Russas e Hidrolândia. 

Acesso Rodoviário:

CE 176  

Distâncias:

Da Capital:

210 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

Morro Redondo, Riacho da Onça, Riacho Santa Maria, Riacho dos Macacos, Serrote Vermelho, Riacho Boa Vista, Riacho do Frade e Serra de São Gonçalo.

A Igreja

A primitiva capela, dedicada ao orago do Sagrado Coração de Jesus, tem como instrumento de apoio autorização do Bispado de Sobral, datada de 14 de setembro de 1911.  

Pico da Serra Branca

O ponto culminante do Estado Ceará é o Pico da Serra Branca, localizado em Catunda, com 1.154 metros. O ponto mais alto do Estado do Ceará. 
 
Açude Carmina

O açude Carmina é o maior do município, com capacidade de 13 milhões de metros cúbicos. Projetado desde 1961, construído nos anos 2001/2002, foi inaugurado dia 13 de março de 2003, e com a construção de adutora em 2005/2006, passou a substituir o abastecimento de água de Catunda que até então era abastecida por um poço amazonas localizado no leito do Rio dos Macacos.
 
Serrote da Cruz

No ponto mais alto da sede do município existe um monte, conhecido popularmente como Serrote da Cruz, nele fora colocado um Cruzeiro pelo Padre João Batista, juntamente com a comunidade, nesse dia houve missa solene onde estava presente toda vizinhança, isto ocorreu na década de 1940.
Um ponto de cunho religioso que é possível desfrutar da sua beleza sertaneja de qualquer lugar da cidade.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

14 - Padroeiro da cidade - Santa Maria Madalena.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CATUNDA

E-mail:

Telefones: (88) 3686-1032

Sites: http://www.catunda.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL TABELIONATO DE NOTAS E REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3686-1060

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Catunda

Eu sou um cidadão catundence, vivi muitos anos em catunda, e tenho muitas saudades daí. um dia eu vou lá matar a saudade dos meus parentes e amigos!!!!
Por: Gerlan G. Magalhães

vivo em Catunda, amo essa cidadezinha ,que é pequena ainda , mais muiito desenvolvida e de grandes qualidades uma cidade de gente hopitaleira , onesta e cheia de pontos turistico e de lazer , como é tão bom ir passa uma tarde no Antonio dos peixes ,uma tarde maravilhosa , e visitar a parede do açude !! uma brisa maravilhosa . isso é CATUNDA ,MARAVILHOSA!!!
Por: FRANCISCA NAYARA GERMANO GOMES

Catunda é uma cidade bonita e elegante. O que falta são mais informações sobre esta cidade linda e de povo tão hospitaleiro. Eu amo esta cidade.
Por: Dayane Almeida Westenra

Todos os dias lembro da minha cidade querida,dos amigos e parentes e fico contando os dias pra rever tudo e todos dessa que é a cidade mais acolhedora do mundo .Saudades
Por: Arnay Mendes

Não conheço a cidade, mas gostaria muito de conhecê-la, afinal faz parte da história de uma família que é única - da qual faço parte. Gostaria de receber news letter da cidade e manter contado com moradores. Vou prá lá nas próximas férias.
Por: Maria do Carmo Catunda de Vasconcelos

eu adoro catunda la e muito bom ok eu vou nas ferias de julho pra la adoro la também tem la caverna e bom la e tipo um baile funk la e bom de mais
Por: raquelly

e muito bom se vc não conhece catunda e bom vc conhece
Por: antonio

catunda e muito bom eu adoro catunda um luga calmo tem festas boa gente maravilhoso
Por: antonio

oh cidade maraaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!saudades, muitas saudades!!!!!!!!
Por: antonia

catunda é tudo de bom para descança e ser devestir na festa junina
Por: nildinho nizo

catunda uma cidade maravilhosa, e confesso qria muito morar ai em catunda.
Por: juliana azevedo

Já visitei Catunda, lugar otimo de passar férias, muito socegado.
Por: Robinho lima

O PONTO MAIS ALTO DO ESTADO DO CEARÁ, FICO NO MUNICÍPIO DE CATUNDA, CHAMA-SE: PICO DO OESTE COM 1154m DE ALTITUDE NA COMUNIDADE DE SERRA BRANCA. É UM LOCAL DE ESTUDO E VISITAÇÃO TURISTICA PELA BELEZA E VEGETAÇÃO NATIVA INTACTA. POR FAVOR FAÇA COMO EU, VÁ CONFERIR. OBRIGADO!
Por: joao brandao de farias

claro que sim ! E a cidade em que nasci e me criei, pequena sim mais bastante acolhedora venham visitar!!!
Por: thiago Alves de Andrade

tenho orgulho de ser catundense e farzer parte dessa historia. catunda e minha vida e não so isso minha familia, na politica estou em todas porque também essa é minha paixão e ´´sempre teremos uma voz em defesa do povo``seja ele qual for.
Por: nildinho nizo

Catunda,cidade maravilhosa. uma cidade pequena mas que tem suas qualidades. amo muito minha cidade estou morendo de saudades . catunda é maravilhosa. 100% tudo de bommm
Por: Elaine Mesquita Farias

A cidade de Catunda - Ce é acolhedora,de fácil localização.Sou enfermeira, trabalho e praticamente mora nela há 4 anos e 8 meses.Sou uma apaixonada.
Por: Jaydê Moraes

CATUNDA PARA MIM NÃO É MAIS UM SONHO, SIM REALIDADE. ESTAVA LÁ NAS FESTAS JUNINHAS VI A ORGANISAÇÃO, E O DESEMPENHO PARA QUE FOSSE A MENHOR FESTA DO BRASIL, CLARO QUE NÃO FOI MAS PARA MIM E MEUS E MEUS COPRATRIOTAS FOI SIM A MELHOR DO MUNDO.ESTOU VOUTANDO A MORAR EM CATUNDA EM 2011. ALGUEM MIM SEGUREIIIIIII.
Por: nildinho nizo

CATUNDA PARA MIM NÃO É MAIS UM SONHO, SIM REALIDADE. ESTAVA LÁ NAS FESTAS JUNINHAS VI A ORGANISAÇÃO, E O DESEMPENHO PARA QUE FOSSE A MENHOR FESTA DO BRASIL, CLARO QUE NÃO FOI MAS PARA MIM E MEUS E MEUS COPRATRIOTAS FOI SIM A MELHOR DO MUNDO.ESTOU VOUTANDO A MORAR EM CATUNDA EM 2011. ALGUEM MIM SEGUREIIIIIII.
Por: nildinho nizo

E tudo de bom ,adorei conhecer esse paraiso... E muito bom mesmo passe aqui suas ferias vc vai adorar e muito maneiro . E tudo mesmo de maravilhoso..
Por: Melina

catunda cidade maravilhosa morei muito anos ai. saudadess.
Por: albani

catunda já faz parte de minha vida, um lugar maneiro para parsiar e passar as feiras a populaçao lhe resebe de braços aberto.
Por: nildim nizo

Também tive um imenso prazer em conhecer catunda. Sem dúvida é mesmo de jente legal, tenho muita saudades de amigos(a) que deixei a i a 8 anos atrás quando trabalhei na construção do açude, nuca mais teve oportunidade de voltar. Mas a saudade e tanta, que não vejo a hora de i a i passear.
Por: Paulo

eu sou lidiane conheço catunda minha vovo mora na beira rio sempre que posso vou visita-la com meu pai mauricio ela se chama cotinha estou com saudades gosto de catunda....eu tenho7 anos
Por: lidiane

A RIQUESA DE NOSSA CIDADE; E ESSE AÇUDE. FOI UMA COISA MUITO BOA PRA CIDADE GRAÇAS A DEUS POR ESSA RIQUESA QUE ÁGUA. OBRIGADA SENHOR JESUS
Por: JOSE ANTONIO DE SOUSA GOMES

Catunda é uma cidade muito maravilhosa e tudo de bom tem nela , pois eu moro aqui e tenho um orgulho de fala sobre a minha cidade pois nela tudo de bom acontece, pois a nossa cidade é abençoada por Deus ...
Por: Raul Lambestyni

Catunda e uma cidade maravilhosa eu vive ate 18 anos nela e tico estou com saudade da minha cidade
Por: Natalio de df

oi gostei da cidade de vcs e gostaria de vela novamente por q catunda mim chamou a atençao aquele açude bonito
Por: fagner

Moro em catunda e acho que é um lugar maravilhoso , uma cidade pacata e habitantes são muito ospitaleiros .vale apena visitar essa cidade ...tem o Grande santo antonio da alegria um dos mais consagrados festevais juninos do estado.venham conferi é no mês de junho dias 10,11,12 e 13 .
Por: Francisca nayara germano gomes

Cidade q Eu Amo mto... Moro em catunda,sou filho de catunda.
Por: Jordan Martins

ha cidade de catund e muito maravilhosa e é com orgulho que eu deixo esse comentario
Por: allexandra

ola cidade lindaggggggggggggghcccccccccccccchhhhhhhhhhhhfffffffffffffffffc vvvvvvvvvvvvbnmhhhh
Por: carlos

Esta pequena Cidade no centro-oeste do Estado do Ceará é privilegiada pela localização geográfica, por ficar num vale entre montanhas (Serra-das matas, Serra-da-bananeira, das oliveiras, bálsamo, encanto, etc...Que tal os filhos desta Terra mudar o nome catunda para um nome original de preferência indígina, uma justa homenagem aos primeiros habitantes, como é o nome da maioria das cidades do Ceará. Fica aquí minha sugestão!
Por: João Brandão de Farias

CATUNDA... Parabens por você ser essa cidade maravilhosa e acolhedora, que guarda e cuida tão bem de sua população e visitantes... Muito obrigado minha cidade em nome de seus 10 mil habitantes! ;-D
Por: Marlon butterfly

o melhor é a minha esposa+minha filha, mais tambem é uma cidade agradavel e hopitaleira, muita boa e sua gente muito simpatica
Por: gleison gonzaga dutra

pow ai em catunda e muito boa morar ai eu morava ai. agora estou no riode janeiro. ano q vem vou ai. vlww galera. vlllllwwwwwwwwwwww
Por: albani paiva costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Catunda
Fundação:
1993
Altitude:
280m
População:
9.124 habitantes
Área:
807,6km²
Densidade Demográfica:
11,30hab/km²
CEP:
62297-000

Envie seu comentário sobre Catunda