Brejo Santo

Brejo Santo-CE
banner

Bem-vindo a Brejo Santo!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Brejo Santo e muitas outras opções de hospedagem na cidade Brejo Santo. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Brejo Santo.

A cidade de Brejo Santo, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 381m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 35.391 habitantes. A área total de Brejo Santo é de 684,3km², e sua densidade demográfica é de 51,72hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Brejo Santo-CE é 63260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Brejo Santo

Roteiros do Brasil

Região do Cariri

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens datam do Século XVIII e têm  como precedente histórico o assentamento do qual consta como pioneira uma senhora viúva de nome Maria Barbosa. Durante espaços relativamente curtos, outros fazendeiros adquiriram no mesmo circuito, estabeleceram-se e justamente com os Santos formaram os povoados, embora que sob constantes atos de turbulência. Quando se chegou ao ano de 1858, duas Casas-Grandes existiam, uma pertencente ao Coronel Aristides Cardoso dos Santos e outra de propriedade de D. Senhorinha Pereira Lima (viúva de Antônio José de Sousa). Nesse ano e graças ao assentamento de novos moradores, inicia-se a projeção urbana do reduto, ocorrendo a sua elevação à categoria de Vila, segundo Ato Provincial de 20 de dezembro  de 1862 e ratificado conforme Lei nº 1.708, de 25 de julho   de 1876, tendo acontecido a instalação a 5 de novembro do mesmo ano. E, finalmente, a elevação à categoria de Município ocorreu segundo Dec-Lei nº 448, de 20 de Dezembro de 1938, com a atual denominação de Brejo santo. As primeiras manifestações de apoio religioso têm precedentes na ereção da primitiva capela cujo orago dedicou-se ao Sagrado Coração de Jesus. O título de Freguesia advém com a mesma Lei que elevou o Distrito à categoria de Município. E a Igreja-Matriz, resultante do melhoramento da capela já existente, teve como instrumento de ratificação, canonicamente determinada, a Provisão de 29 de Maio de 1877, tendo como seu primeiro vigário o padre Francisco Lopes Agath, empossado a 2 de Setembro do mesmo ano. 

Significado do Nome:

O sítio de sua preferência inicial, abrangendo vasta porção de terras, conta como tendo sido o lugar das Porteiras. Comenta-se, em termos de fantástica plenitude de sorte, que Dona Barbosa chegou a prosperar, reunindo em torno da fazenda expressivo contingente animal, notadamente em relação à bovinocultura, caprinocultura e suinocultura. Tornara-se grande criadora de porcos. Diante das quadras de estiagem, em que vertentes e córregos desapareceram, viu-se ela em grande apertura. Faltavam alimentos para os animais e, sobretudo, com relação às fontes de bebedouro. Desses animais, por serem mais vulneráveis à escassez de água, destacaram-se os porcos sequiosos e sufocados pelo calor. Dona Barbosa, então, resolveu entregá-los à própria sorte, abrindo os chiqueiros e empurrando-os córrego abaixo. A manada se foi. Ao cabo de alguns dias, quando esperava terem os porcos, morrido na aridez da estiagem veio a grande surpresa. Os porcos não só retornaram, como ainda traziam nas patas e no lombo sinais evidentes de que haviam encontrado água. Esses indícios, quando se sabia estar tudo estorricado, denunciavam que não muito distante havia água. Confiante, Dona Barbosa dobrou a ração dos animais, reforçando  o tempero de sal e logo em seguida tocou-os de volta. Seguindo-lhes encalço, grupos de vaqueiros os acompanharam. Surpreenderam-se. Ao longo do córrego seco e numa baixada que se estendia por entre serrotes, deram com os olhos em vasto brejo, mantido e alimentado por vertentes próprias. Retornaram. Diante da informação, D. Maria autorizou a mudança da fazenda, instalando-se na prodigiosa terra e dando-lhe a denominação de Brejo da Barbosa. 

Aniversário da Cidade:

26 de Agosto 

Gentílico:

brejos-santense

População:

45.190 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical quente semi-árido brando e Tropical quente semi-árido com chuvas de janeiro a abril 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Cearense 

Limites:

Norte; Missão Velha, Abaiara e Milagres; Sul: Jati; Leste: Mauriti; Oeste:Porteiras.    

Acesso Rodoviário:

BR 116 

Distâncias:

Da Capital:

515 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJO SANTO

E-mail:

Telefones: (88) 3531-0447  

Sites: http://www.brejosanto.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

E-mail:

Telefones: (88) 3531-1550

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários de Brejo Santo

Quando sai de Brejo Santo com 18 anos o meu intuito era voltar para morá um dia pois é o lugar que eu mais gosto, pois foi nesta cidade que eu nasci e mi criei. Tenho em meu pai João Felismino de Sousa como espelho em minha vida amo muito esta cidade OBIGADO BREJO SANTO POR SER MINHA CIDADE NATAL...
Por: Manuel Felismino de Soues

.Meu vô nasceu nela. (José Valdevino de Almeida), tenho muito orgulho de saber que ele nasceu nessa cidade tão linda.Eu sou do Paraná
Por: Lucimar Craci

minha familia por parte de mãe e pai mora em brejo santo tem 5 anos que fui nessa cidade maravilhosa todos os lugares que fui adorei pretendo passear novamente abraços
Por: carmen lucia de oliveira

eu sou do paraná mas o coração cearense muitos pontos turisticos para se conhecer
Por: carmen lucia de oliveira

Visitei a cidade de Brejo Santo-Ce pela terceira vez em agosto de 2008 mas posso afirmar que foi amor a primeira vista desde a primeira vez que estive la,amei a hospitalidade no qual fui recebido,a cultura local em fim a região do Cariri é d+,Moro em Bertioga-Sp e penso um dia morar nessa região pois está de parabens!!!!!
Por: Adriano Moreira

sou paulista do interior de SP, minha esposa é de Brejo, meu sogro mora no serra, ela é da familia salviano. Estive 4 vezes em Brejo Santo, a ultima em julho 2008. adorei, especialmente o desenvolvimento da cidade. o bairro da aldeota com suas casas de alto padrão, é um lugar que gostaria de morar. pretendo comprar um terreno lá. abraços
Por: jivanildo gomes da silva

Ola conheço bem brejo santo pois minha mâe mora nela e sempre que posso á visito, moro em São Paulo, mais nasci em barbalha.O que tem de melhor é o sussego da cidade, bonitas paisagens la podemos andar em paz e discansar. Beijos para todos os meus conterranios.
Por: Ana Ester

A CIDADE DE BREJO SANTO ELA É MUITO BONITE E MUITO INTERESANTE POR SUA HISTÓRIA QUE É MUITO BONITA
Por: JOALINE LACERDA DE MORAIS

nasci e mecriei em brejo santo os governantes estao de parabens a cidade esta muito bonita estou em sao paulo fazmuito tempo um abraco .
Por: josenaldo.leite

amo essa cidade,é minha terra natal,moro longe ,mas janais esquecerei. Beijos á todos! Sandra.
Por: sandra narciso figueiredo

Brejo Santo, linda como sempre, cidade de pessoas amigas, companheiras. Há uma decada sai de Brejo, para morar em penaforte-Ce, sempre tenho contato com alguns amigos, sinto saudades...
Por: Luis Jacinto dos Santos

MORO EM BREJO SANTO E POSSO DIZER QUE AQUI É A CDADE MARAVILHOSA. CIDADE DE GENTE BOA E AMIGA,SOLIDARIA. CIDADE SIMPLES, MAIS ESTÁ NO MEU CORAÇÃO.
Por: iasmin de sousa

Cidadee Maravilhosaa... Minha familiaa moraa em brejoo santol..s smepre q possoo passo ax ferias ai... Amo esse lugarr
Por: Ariadne

nasci ai e morei ate meus 15 anosáchei as fotos linda,queri ver mais fotos...saudades
Por: isaac m.oliveira

EU SOU CIARENC MORO EM GOIANIA A 9 ANOS E SINTO MUITASAUDADE .DA MINHA TERRA.
Por: JOSE DE OLIVEIRA

sou Brejosantense com muito orgulho, sempre que posso vou nesta terra maravilhosa, afinal o bom filho sempre a casa torna.
Por: Onádja alves pereira

eu sou filho de brejo santo e fa numero um desta cidade maravilhosa um abraço para todos de brejo santo
Por: jose valerio da silva

hoje brejo santo e uma cidade modelo pois temos pessoas que valorizam nossa terra pareberns brejo santo
Por: gutemberg

nasci nesse lugar e dele tenho orgulho, brejo santo do meu coração.
Por: pedro cassio

nossa a cidade mais boa de morar n e so por q eu moro aqui mais venha vc conhecer brejo santo vc n vai querer sair mais dessa cidade.
Por: rosileny

sou de brejo santo mas moro ha 10 anos em sao paulo,mais nao esqueço dessa cidade maravilhosa.
Por: cicero oliveira dos santos

a melhor cidade do mundo nascir ai cresci,estou a 17 anos longe mais todo dia lembro desta beleza,um abraço
Por: jose danilo

já faz 20 anos que saí de Brejo Santo, gosto muito desta cidade.
Por: Adalberto

esta e a cidade de meus sonhos, de minha vida. foi aqui que nasci e gostaria muito de passar o resto de minha vida. esta gente hospitaleira, este povo de coração grande e amavel.
Por: jose ferreira gomes

morei em brejo nos anos de l970 l972 tenho saudades ate hoje da praça central da caçimbinha e da matriz meus parentes ainda moram ai sou neto do sr. jose feijó de medeiros a vaqueijada e dez o brejo e tudo de bom
Por: jairo feijó furtado leite

SOU DE BREJO SANTO,MORO EM SÃO PAULO HÁ 5 ANOS.BREJO É UMA BELA CIDADE TEM UM CLIMA MUITO GOSTOSOS.BEIJOS A TODOS DE BREJO SANTO.
Por: Marcia Rocha

fui criado passando a minha infancia e adolecencia nesta terra abençoada por deus.terra de minha querida mãe que se chamava tereza cabral.hoje sou um homem feliz por ter vivido um lado bom da vida por ter conhecido este mundo tão bom. terra de pessoas honesta e trabalhadora,terra da simplicidade,onde fiz e tenho bons amigos de onde tenho muitas saudades.obrigado meu nosso brejo santo.
Por: cladion

Algumas dicas:O Brejal é micareta referência na região,ela acontece no início de janeiro,nesse período a cidade é só festa!No final de agosto tem a vaquejada e dia do município q tb é ótima, com shows maravilhosos.
Por: Brejossantense

EU GOSTEI MUITO DE BREJO SANTO POR QUE E UMA CIDADE MUITO BONITA E TEM MUITAS FESTAS COMO AVAQUEJADA E O BREJAL
Por: DARLEY

BOM EU MORO EM CAMPINAS SAO PAULO E GOSTO DE VISITAR BREJO SANTO POR QUE E UMA CIDADE CAUMA E TEM MUITA SEGURANÇA E MUITAS DIVERSSOES TEM IGREJAS BONITAS PRAÇAS TEM O AÇUDE DO ATALHO QUE E UM DOS MAIORES DA REGIAO
Por: DARLEY

brejo santo e uma cidade linda,e minha cidade.SAO PAULO,JORGE MIRANDA
Por: jorge miranda

EU SOU DE PORTEIRAS MAIS ADORO BREJO SANTO AMO O CEARA.
Por: monica miranda

Que bom ver as fotos dessa cidade linda. Sou cearense, me criei na serra da prata em Porteiras-ce, minha adolescencia foi na cidade de juazeiro do norte a qual a amo! Mas a melhor parte da minha vida como jovem foi em Brejo Santo. Ai estudei na escola padre pedro, fui aluno da professora Socorro na disciplina de ciencias e do professor G em matematica. Fui aluno do colegio padre viana, que tempo maravilhoso! participei como fundador do primeiro gremio estudantil do padere viana. Cara tenho muita saudade, A fanfarra!!!!!! nossa levanta a população no dia 26 de agosto. minha mãe mora ai é a dona judite do baxio dos lopes, eyu amo demais essa mulher(rsrs). Fui o primeiro porteira da escola Sabina gomes. Hoje moro no Mato grosso na cidade de Cáceres, uma cidade tbem maravilhosa. Sou professor da uneversidade do estado de mato grosso, mestrando em ciencias sociais pela UNISINOS do rio grande do sul. Tenho orgulho de dizer que sou nordestino e que sou de Brejo santo. amo essa cidade. Abraço a todos
Por: José Ricarte de Lima

Após 28 anos, retornei a Brejo Santo, onde nasci. Fiquei chatedo comigo, pois fiquei tanto tempo auzente desta linda cidade. Prometo que estarei sempre prezente, retornando sempre, e em breve em definitivo. Esta crescendo cada dia. Parabens a todos, em especial meus amigos e familiares e muito obrigado pela acolhida. Março 2010.
Por: Alexandre Luz

olá! sou de cuiabá mas particamente fui criada em Brejo Santo, amo minha cidade, pois é a mais bela, aconchegante e saudável das cidades do interior do estado. Hoje moro em Quixeramobim, estou indo a vaquejada 2010 que é tudo de bom. xero atodos. AMO BREJO SANTO
Por: rROSÂNGELA MARIA

qdo sai de brejo santo em 1987, pra sampa, minha intenção era ganhar mto dinheiro e volta rapidim, mas infelismente nn foi o q pensei, sds de brejo e mto onde estou sempre [brejo] em meus pensamento. hj moro em sergipe perto de brejo mas infelismente ainda n fui em brejo,espero um dia ainda voltar a mora em meu BREJO SANTO.....
Por: ed

eu moro em brejo santo e uma cidade muito bela e linda eu adoro morar em brejo santo.
Por: rosely

Nasci em brejo santo , sai de la com sete anos moro atualmente em davino polis ma .brejo santo e´en cantadora,gostaria de poder voltar ai em breve ,tenho la doces lembranças da mina infancia e muitos parentes e amigos ,bejim pa miñha terriñha....
Por: luciene dos santos

essa cidade e massa de mais.. sou de brejo santo mas moro em goiania go abraços
Por: jose

fui na cidade de brejo santo eu tinha sete anos de idade hoje tenho 32 me deixou grandes recordação eu queria muito voltar mas preciso encontrar meus avos que eu deixei aí e não tive mais contato e se alguem puder me ajudar entre em contato comigo se eles ja morreram ou tiver algum tio ou primo vivendo ainda ai por favor é o melhor pres4ente que eu poderia dar a minha mãe o nome dos meus avô e José anancio de souza sei o nome de uma tia que é lucelia o nome da minha mãe é maria ester de souza pereira as pessoa conhece ela por nenem obrigada por me ajudarem
Por: maria de fatima souza pereira

eita cidade maravilhosa que agente tem muita saudade .
Por: [email protected]

sou filha dessa amada cidade,atualmente resido em guarulhos -sp,mais a saudade e grandee em breve estarei retornando a essa cidade que so nos traz alegria,parabens a atual administraçao pelo o progresso obtido.
Por: cicera lemos coelho

um salver pra galera brejosantense cidade maravilhosa logo logo estarei ai
Por: iran

é uma cidade maravilhosa pra se morar,linda,perfeita e inteiramente istraordinaria pois so a preda do urubu ja e uma grande prova EU AMO BREJO SANTO
Por: juliana

Em Brejo Santo o que tem de melhor é o próprio Brejo e as pessoas de lá. Um pedacinho do céu!!!
Por: José Nailton Leite

minha cidade,tenho muita saudade de vc, meu brejo,te deixei em 1994,mas ate hoje sinto saudade d mue brejo santo,hoje vejo as fotos de brejo e vejo como vc esta linda,sempre q vejo tuas fotos aqui no rio de janeiro,tenho muita saudade do brejo santo uniao club,lembro das festas que q eu comadava o somsao do patrisson o peso pesado do som te amo muito meu brejo santo,mim orgulho de ser cearense,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Por: jose anailton dos santos

brejo santo e minha cicade natal tenho muita saudade de la cidade tranquila boa de se morrar logo q porde vou passear .
Por: ivanildo alves

nossa cidade esta de parabéns, pela maior festa que já se viu na região do cariri. parabéns prefeitooo... vc é 10. o Amado batista foi o melhor presente que vc deu as mulheres apaixadas de b-santo
Por: netinha

Por ser Brejo Santo, uma cidade bem próxima da minha, sempre vim a este lugar, por passeios e a negócios. É uma boa e brilhante cidade...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

essa é minha cidade onde nascir amo muito suas paisagens gosto da serra que muito legal de ver i é onde minha vó mora queria ver mais fotos mais nõa consigo achar beijos tchau!!!.
Por: cassandra

amo essa cidade queria tar ai agora para ver essas maravilhas de paisagens que sõa muito lindas de ver!
Por: cassandra

eu gosto muito dessa cidade porque ala tem paisagens espetacular cachueiras é também porque já morei la espero que nunca deixe de existir!
Por: pedro

essa e a cidade mais linda que tem nasci no brejo mas atualmente estou em são paulo sinto muita saudades desse lugar na vaquejada pretendo estar passando minhas ferias um abraço a todos...
Por: luciana

amo esta cidade, morro de vontade de voltar. vou tirar férias aí1
Por: LILIAM JANOCA

bom! oq falar de brejo uma cidade limpa oferece ao vizitante turismo festa culturais como exemplo cirquito de vaquejada aparti de agosto festa religiosa cumida típica da regiao gastronomia diverssificada rica em cultura projetos vale apena conhecer...sou de lá mais atualmente moro em sao paulo.
Por: jose januario

oiee adoroo o Brejo Santo a um bom tempo ja na moro mas ai em Brejo Santo afina linda cidade no qual uma cultura ivejavel afinal sou do Brejo e tenho orgulho e falar amo minha Brejo Santo saudades ............................dessa cidade ...........
Por: camila

cidade que meu pai mora adotei como minha terra natal apesar de ter nascido na paraiba mais gosto muito de brejo santo povo que vive a vida com prazer
Por: ernandes leite

desejo chegar ao brejo, porem nao estou conseguindo achar a kmetragem moro em manga-mg e quero ir ao brejo como fazer essa rota , desejo realizar esse sonho da minha avo,
Por: aparecida

Brejo Santo,cidade maravilhosa,visite Brejo Santo e conheça as culturas,e os, costume dessa terra MARAVILHOSA.
Por: jamily

eu nasci nesta cidade moro sp a 15 anos e tenho muita saudade de tudo que se passa nesta cidade eu mato a saudade vendo os videos e as fotos . a cidade esta muito linda e muito grande eu tenho uma cs r antonio ambrosio gostaria de ver imagens desta rua se for possivel.
Por: wellington ferreira

O QUE TEM DE MELHOR NESTA CIDA DE AE VAQUEJADA E O CARNAVAL TENHO MUITAS SAUDADES DESTES EVENTOS ESPERO EMBREVE ESTAR PARTICIPANDO EPODER ASSIM MATAR A SAUDADE.
Por: wellington ferreira

BREJO SANTO UMA CIDADE MUITO BELA, TIVE O PRAZER DE VISITA-LA EM JANEIRO DE 2011 E PRETENDO VOLTAR NO PRÓXIMO ANO.
Por: FRANCILENO PEDRO DA SILVA

SOU DO PARANÁ E TIVE O PRAZER DE VISITAR ESTA LINDA CIDADE E PROVAVELMENTE ESTAREI NO PRÓXIMO ANO NESTA BELA CIDADE.
Por: FRANCILENO PEDRO DA SILVA

cidade maravilhas com muitas festas maravilhosas e pessoas humildes e recepitivas e lugares maravilhosis.ja morei em brejo sano e amo essa cidadezinha.
Por: mirelle

Bom eu nao conheco, mas tenho um amigo que residiu por muito tempo ai . Ele comento que ai é maravilhoso so conhecendo mesmo....
Por: CINTIA DE OLIVEIRA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Brejo Santo
Fundação:
1890
Altitude:
381m
População:
35.391 habitantes
Área:
684,3km²
Densidade Demográfica:
51,72hab/km²
CEP:
63260-000

Envie seu comentário sobre Brejo Santo