Natividade

Natividade-TO
banner

Bem-vindo a Natividade!

banner

Comece planejando a sua viagem para Natividade utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Natividade e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Natividade.

A cidade de Natividade, localizada no estado de Tocantins (TO), foi fundada no ano de 1889. A localidade está em uma altitude de 323m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.370 habitantes. A área total de Natividade é de 3.210,9km², e sua densidade demográfica é de 2,92hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Natividade-TO é 77370-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Natividade

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Serras Gerais

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Sede provisória da Comarca do Norte de Goiás, no período de 1809 a 1815, Natividade, situada na Região Sudeste, a 218 km de Palmas, conviveu com o poder, recebendo o ouvidor geral Joaquim Theotônio Segurado, desembargador nomeado pelo rei de Portugal, Dom João VI. Percebendo o isolamento do Norte do Goiás, Theotônio Segurado transformou-se no primeiro mentor separatista a acalentar o sonho de criação do Tocantins.
A casa de Thetônio Segurado pertence ao conjunto colonial de Natividade, tombado em 1987 (juntamente com outras 300 construções) pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além da arquitetura, o tempo foi responsável por um rico calendário de festas religiosas e manifestação cultural. No auge do período aurífero, o número de habitantes da cidade chegou a 40 mil( hoje, cerca de 10 mil). Há mais de dois séculos, tradições como a Romaria do Bonfim e a Festa do Divino Espírito Santo atraem milhares de pessoas a cada ano.
O extremo norte de Goiás foi desbravado por missionários católicos chefiados por Frei Cristovão de Lisboa, que em 1625 percorreram a área do rio Tocantins, fundando ali uma Missão religiosa. Nos dois séculos que se seguiram, a corrente de migração vinda do norte e nordeste continuou a ocupar parte da região. Pelo sul, vieram os bandeirantes, chefiados por Bartolomeu Bueno, que percorreram toda a região que hoje corresponde aos Estados de Goiás e Tocantins, ao longo do século XVIII. Na região existiam duas culturas diferentes: de um lado, a dos sulistas, originários de São Paulo, e, do outro, os nortistas, de origem nordestina. 

Significado do Nome 

No dicionário, Natividade significa nascimento. Argumentos não faltam. O ouro da época do povoado no século XVIII  não é mais expressivo, mas o verdadeiro tesouro ficou - o seu povo com suas caracteristicas e sua memória cultural de quase 300 anos.
A palavra VIDA não está apenas no seu nome (Natividade), mas em todo lugar por onde você andar.  

Aniversário da Cidade

1º de Junho 

Gentílico:

Nativitano

População:

9.396 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical úmido 

Temperatura Média:

 28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

 Oriental do Tocantins

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

218 km 

Distâncias:

Da Capital:

220km   

Outras:

- Araguaina-TO 626km
 
- Barreiras-BA 330km
 
- BeloHorizonte-MG 1.344km
 
- Brasilia-DF 630km
 
- Goiania-GO 720km
 
- Gurupi-TO 210km
 
- Palmas-TO 220km
 
- Recife-PE 1.840km
 
- Rio de Janeiro-RJ 1.770km
 
- Salvador-BA 1.236km
 
- SãoPaulo-SP 1.657km 
 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Rodeada por belas serras, composta por deslumbrantes obras arquitetônicas, banhada pelo Rio Manoel Alves e por diversas piscinas naturais encontradas em pontos variados das serras.

Principais Pontos Turísticos:

Serra de Natividade

Guarda vestígios do período de mineração como as ruínas da antiga São Luis, diques e valas  utilizadas para a lavagem do ouro.
As ruínas são, no momento, objeto apenas de estudos, pois de acordo com o Art. 3ª da Lei 3.924 de 26/07/1961, são proibidos em todo território nacional e exploração econômica, a destruição ou mutilação, para qualquer fim, das jazidas arqueológicas ou pré-históricas,..., e bem assim dos sítios... antes de serem devidamente pesquisados, respeitados as concessões anteriores e não caducas.

As fachadas

Basicamente apresenta dois tipos correspondem aos ciclos econômicos pelos quais passou; mais despojadas de ornamentação correspondem ao período relativo à mineração do século XVIII e que apresentam mais riquezas e detalhes são do período da pecuária, século XIX, onde seus proprietários preocupavam-se em demonstrar seu poderio econômico. Destacam-se: a casa da Cultura Dona Amália Hermano Teixeira e a antiga residência do Ouvidor Joaquim Teotônio Segurado.

Merecem destaque, os imóveis institucionais tais como

- A casa da Cadeia -  hoje o local está sendo preparado para sediar o Museu Municipal.

- A Sede da Prefeitura.

- Igreja de Nossa Senhora de Natividade.

- Igreja São Benedito.

- Ruinas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (cartão postal da cidade).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa do Divino Espirito Santo - 50 dias após o domingo de páscoa.
  Um momento de renovação da fé e da confirmação do Temor a Deus está na festa do Divino Espirito Santo, que é realizado pela Igreja Católica de Natividade a várias gerações.
Todos os anos, após a páscoa, as três folias do Divino giram na zona rural levando palavras de fé, por meio de cânticos entoados pelos próprios foliões.
Vencidos quarenta dias eles retornam à cidade para o levantamento do mastro e a coroação do imperador e da rainha que são escolhidos no ano anterior em um sorteio que é realizado no final da missa de coroação.
A festa do Divino é regada por muita fé, muitos cânticos de catira, comidas típicas e licores.

Junho
 
01- O aniversário de Natividade é marcado por diversos eventos que envolve a comunidade, exaltando a cultura, as comidas típicas e os talentos da terra.  

Agosto

12 a 15 - A fé no Senhor do Bonfim leva todos os anos para o povoado milhares de peregrinos romeiros que participam do festejos que acontece dos dias 06 a 17 de agosto.
Vários romeiros optam por fazer o trajeto de Natividade ao povoado, cerca de 23km a pés, dessa forma eles pagam suas promessas e fazem seus agradecimentos ao santo.
No dia 15 de agosto é celebrada a grande Missa do Senhor do Bonfim e no dia 17 a Missa dos Romeiros, que encerra o festejo.

Agosto/Setembro

30 à 08 - Nossa Senhora de Natividade é a santa padroeira da cidade e do estado do Tocantins. Os festejos em comemoração à santa são realizados entre os dias 30 de agosto, quando começa a novena, e vai até o dia 08 de setembro com a grande missa de coroação da imagem e encerramento.  

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NATIVIDADE

E-mail:  [email protected]

Telefones: (63) 3372-1800

Sites: http://www.natividade.to.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária de Natividade-TO

Telefone: (63) 3372-1835

Rodoviária de Palmas:

Endereço da rodoviária: Av. Hélio, 125
Telefone: (63) 3228-5688

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 Site: www.cartorio24horas.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

Cartório Eleitoral

Telefone:(63) 3372-1172

Fórum

Telefone: (63) 3372-1414

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS: 

Hospital de Pronto Socorro - HPS
Telefone: (63) 3372-1796      

CORPO DE BOMBEIROS: 193

Polícia/Delegacia:

Telefone:(63) 3372-1395

OUTROS:

Correios
Telefone: (63) 3372-1225
 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

 

Comentários de Natividade

Natividade continua a mesma e olhe que estive nessa cidade a trinta e cinco anos.
Por: lenilda

eu tenho orgulho imenso de dizer que sou nativitana de corpo e alma,pois pertenço de uma familia tracional de natividade.se vc aind ñ conhece ndd,venha conhecer essa maravilha de cidade recheada de historias vc vai gostar.a cultura em primeiro lugar.bjo
Por: oianita nunes

Este site saiu demais! Gostei muito pois moro aqui a muitos anos e nem temos informações sobre este lugar na área de comunicação, como sites organizados como este, as pessoas somente conhecem aqui quando visitam, no google- earth, nem mostra imagens de mapas daqui, meus parabéns, melhore cada dia mais a este site pois precisamos dele para novas divulgações!
Por: Vanessa Souza de Alencar

Conheço Natividade,nos meses de dezembro de 1999 a dezembro de 2002,foi o tempo q morei em Natividade,conheci pessoas maravilhosas,muito amigas pra minha pessoa,e q ainda vivem na cidade. Natividade é um lugar lindo com a natureza dos poções,q é um local encantador pra passar férias tomando banho de rio limpo (águas transparentes) + sol, é linda demais Natividade,a cidade q ainda espero voltar,pra tirar férias,e visitar minhas amizades deste local lindo,bonito e maravilhoso!!!!!
Por: Annelise Pimentel

sou nativitano do pé rachado, como dizemos aqui; achei muito bom o site; só peço que corrijam a data do aniversário da cidade. 1º de junho. obrigado!
Por: Bolivar Camelo

Falar de Natividade é mt fácil,uma cidade linda,tranquila e acolhedora com lugares maravilhosos p ser visitado.Amo essa cidade
Por: Nlson Viana Brito

vivo em Natividade desde que nasci e amo a minha cidade. O que tem de melhor aqui é a serras que são belas, a paz e a tranquilidade de um lugas pequeno e bom de s viver. Aqui é um dos poucos lugares que podemos viajar sem medo. nossa cultura é a melhor do estado. nosso artesanato com ouro.
Por: domingas alves

um berço cultural enorme ,cheio de riquezas ameeeeeeeeeeeeeeeeeei conhecer essa cidade
Por: anna flavia

Primero é preciso fazer o reconhecimento pelo belo trabalho do site, vcs estão de parabéns. Sou nativitano e moro 22 anos em Brasília, mas nunca esqueci a minha linda cidade, e olha eu vivia aí ainda na época em que era Goiás não tinha asfalto ou qualquer tipo de calçamento, mas isso não tira o meu orgulho de dizer que pertenço a esse pequeno município. Já voltei varias vezes em períodos de férias para visitar parentes e matar a saudade desse lindo lugar, que tem um povo simples, mas atencioso e acolhedor, coisa que pouco se nas grandes cidades. Para quem um dia pretende conhecer Natividade eu recomendo, e digo não vai se arrepender, a cidade de interior que tem seus atrativos turísticos e culturais: belas praças casarões antigos, corregos com com pequenas cachoeiras com águas naturais e limpas e principalmente, como disse acima, um povo simples e acolhedor. Com certeza e se Deus queiser, eu voltarei muitas outras vezes a esse lugar onde começou a minha hist´ria de vida. Mais uma vez, parabéns a todos do site.
Por: M. A.

Natividade, terra boa de gente acolhedora e honesta,berço cultural do estado do Tocantins.tenho muito orgulho de dizer que sou nativitano.E tou chegando para curtir as ferias.
Por: gilmar

CINTO-ME MUITO ORGULHOSO DE TER NACIDO NESTA CIDADE TAO RICA EM PESSOAS DE BONS COSTUMES!!!!!ESTOU MORANDO EM SENADOR CANEDO-GO.UM ABRAÇO A TODOS E ATE BREVE!!!!
Por: JAIRO DAS CANDEIAS PINTO DE CERQUEIRA

Tenho orgulho de ter nascido nesta cidade histórica, de gente amável e amadas e nunca vou esquecer as minhas raizes e Natividade é uma delas. O meu carinho a todos Nativitanos.
Por: Tereza Ferreira da Silva

Conheço, visito sempre que vou de Brasília a Porto Nacional ver meus parentes faço questão passar por Natividade e em agosto uma das minhas tradições é ir para a Romaria do Bomfim renovar a minha fé. Levo comigo amigas e amigos de Brasília para conhecer minha linda cidade natal (NATIVIDADE DO TOCANTINS).
Por: TEREZA FERREIRA DA SILVA

ainda tem muzeu ai . ja morei ai algums anos gosto muito dai .tenho vontade de volta ai para ve se ja tenha alguma coisa deferente.
Por: rosilda

não posso esquece . pois tem muitas coisa boa ai.
Por: rosilda

eu tenho muito orgulho de ser filha de natividade, mas infeslimente tive que deixa-la a 4 meses, mas sempre que posso vou até lá matar as saudades, eu amo natividade, pois lá sou mais feliz. natividade é uma cidade maravilhosa quem conhece nunca esquece e quem ñ conhece ñ sabe o quê está perdendo! faça umas ferias diferente e maravilhosa em natividades, e veja como é bom viver no paraiso. mais imformações ligue 6392110208. obrigada a todos que procuram conhecer minha cidadezinha linda!
Por: nayanne

palmas .15/072010 como esta saúdações ao demais nativino como filho destas bela terra que tenha sua recodações de todas história desta maravilhosa terra.deixo meu abraço a todos os nativitano é digo que Israel não esqueceu destas terra é apenas buscando uma formação para o futuro de nossa vida cotidiana obrigado há todos ser cintar nomes todos nativitano marecer o respeito como um verdadeiro cidadão de bem,pois ela representa em vário terriório diferente mais buscado enriquecer as demais conhecimento.abraço todosobrigado. Israel dias da silva.nasccido nesta pequenas cidade.
Por: ISRAEL DIAS DA SILVA.

Moro em brasilia desde 1974, mas nunca dexei de visitar minha cidade natal, onde eu nascir. quando me aponsentar voltarei para la
Por: durani nonato do bomfim

Brasilia,24/08/10 Tenho que deixar aqui registrado esste fato, eu mora em brasilia desde de 1974, com prano de quando aponsentar voltar a minha cidade natal.Assim como meu cunhado que foi ai para conhecer e ja esta de mudança pronta para morar ai.
Por: durani nonato do bomfim

e muito, lindas as beleza de natividade parabens natividade abraço nativitanos
Por: jodivaldo souza gomes

e uma cidade maravilhosa,com pessoas hospitaleiras,casas acochegantes,e simplesmente um encanto
Por: lucilene

desculpe vou me identificar!!!. Morei nessa cidade linda e maravilhosa, conheço um pouco, fui criada pela Euridices Rodrigues mae de Robertinho. Falar de Natividade é como q/ se ganharsemos na loteria.
Por: obelina linhares da silva

falar de natividade, é como vc estivesse num sonho muito gostoso, flutuando no paraiso.Sem palavravas é enesplicavel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: obelina linhares da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Natividade
Fundação:
1889
Altitude:
323m
População:
9.370 habitantes
Área:
3.210,9km²
Densidade Demográfica:
2,92hab/km²
CEP:
77370-000

Envie seu comentário sobre Natividade

banner