Lajeado

Lajeado-TO
banner

Bem-vindo a Lajeado!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Lajeado, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Lajeado, localizada no estado de Tocantins (TO), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 202m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 1.665 habitantes. A área total de Lajeado é de 301,3km², e sua densidade demográfica é de 5,53hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lajeado-TO é 77645-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Lajeado

 

Roteiros do Brasil

Região Serras e Lagos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com apenas 14 anos de emancipação política, o pequeno município passou por várias transformações, principalmente na  área econômica com a construção da Usina de Lajeado que deu ao local, recém emancipado, fama nacional.
Lajeado recebeu e ainda recebe,  gente de todos os lugares do País que procura o município em busca de trabalho e melhor qualidade de vida.
Emancipado em fevereiro de 1991, quando foi desmembrado do município de Tocantínia, Lajeado tem se transformado aos poucos num pólo de desenvolvimento sustentável  com condições de receber bem quem escolhe o lugar para morar.
Sendo apenas um distrito ou povoado, como era conhecido antes de ser emancipado, Lajeado recebeu seus primeiros habitantes por volta do século XVIII através da navegação. As primeiras famílias a chegarem na região foram imigrantes nordestinos, vindo do Piauí, Bahia e Maranhão. A navegação, que era feita por botes e batelões a remo (canoa), era o meio de transporte mais viável para a comercialização de mercadorias trazidas das regiões norte e nordeste. O comércio funcionava a base de troca destas mercadorias por ouro explorado da serra do lajeado. A descoberta do ouro, na década de 20, contribuiu muito com o povoamento do local que abrigou os garimpeiros de várias regiões.
O rio Tocantins era o principal acesso às cidades mais desenvolvidas, como Tocantínia e Porto Nacional, percurso que era feito em dois ou três dias de canoas.
Com o passar do tempo, Lajeado foi tomando forma de cidade e já eram muitos os que escolheram aquele lugar para fixar moradia. O lugarejo, que teve como seus primeiros moradores o desbravador Sérgio Monteiro e sua esposa Dona Maria Monteiro, se consolidou como povoado, depois que um dos filhos do casal, Justiniano Sales Monteiro, um visionário futurista, efetivou o comércio fluvial na região, feito pelo rio Tocantins. Foi ele também o responsável pelas primeiras construções públicas na região como a construção da primeira capela de Lajeado, a Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência e a histórica Usina Hidrelétrica do Lajeado, inaugurada em 1971. Justiniano Monteiro é considerado, pelos lajeadenses, o fundador da cidade. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

5 de Maio 

Gentílico:


População:

2.159 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

26º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Oriental do Tocantins  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

46 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Com um cenário natural que enchem  os olhos de quem passa pela cidade, Lajeado é um município que se destaca dentre os demais do Tocantins pela sua beleza natural.

 Principais Pontos Turísticos:

Morro do Segredo 

Elevação exótica de 250 metros de altitude que fica a 01 Km do centro da cidade. o morro se assemelha a um vulcão inativo, desprovido de vegetação ao seu redor. A eevação é vista de qualquer ponto da cidade, aparentando sempre a mesma forma, de diferentes pontos de observação. 
À 01 Km do centro da cidade
 
Cachoeira do Lajeado 
 
A Cachoeira do Lajeado é um conjunto formado por três quedas dágua de aproximadamente 30 metros de altura. As águas caem majestosas nas grandes pedras distribuídas ao longo do rio.
15 Km do de centro da cidade
 
Morro do Leão 
  
O Morro do Leão é uma formação em pedra, que se assemelha ao majestoso animal em repouso.
A 09 Km do centro da Cidade
 
Usina Hidrelétrica do Lajeado 

A Usina Hidrelétrica do Lajeado comerçou a ser construída em 08 de maio de 1969 e foi inalgurada em 11 de março de 1971, na época a usina abastecia cidades como: Miracema do Tocantins, Miranorte, Tocantinia, Porto Nacional, Cristalandia, Pium, Paraiso do Tocantins, Guaraí e Pedro Afonso. hoje a usina além de gerar energia é também um atrativo tiristica pela sua beleza e localização.
À 15 Km do Centro da Cidade
 
Morro do Segredo 
 
Elevação exótica de 250 metros de altitude que fica a 01 Km do centro da cidade. o morro se assemelha a um vulcão inativo, desprovido de vegetação ao seu redor. A eevação é vista de qualquer ponto da cidade, aparentando sempre a mesma forma, de diferentes pontos de observação. 
À 01 Km do centro da cidade
 
Sítio Arqueológico do Canuto 
 
Uma da satrações que fazem de Lajeado-TO um lugar especial e misterioso são as pinturas rupestres deixadas pelo homem pré-histórico em vários painéis. Os painéis guardam sinais de clara compreensão visual. São Figuras geométricas em diversas formas, que ainda se encontram em bom estado de conservação. 
À 17 Km do centro da cidade
 
Artesanato em Cerâmica 
  
O artesanato em ceramica do municipio de Lajeado é feito a base e argila e foi desenvolvido uma linha de artesanato utilizando pinturas rupestres encontradas na serra do Lajeado e no leito do Rio Tocantins.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEADO

E-mail: [email protected]

Telefones: (63) 3519-1235

Sites: http://www.to.gov.br/

http://www.lajeado.to.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária de Lajeado

Telefone: (63) 3519-1135

Rodoviária de Palmas:

Av. Hélio, 125
Telefone: (63) 3228-5688

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO
Av Sérgio Nogueira qd 16 lt 14 - Setor Central
Lajeado, TO | CEP: 77645-000
Telefone: (63) 3519-1107
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: 

Hospital e Pronto socorro
Telefone: (63) 3519-1090

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLICIA:

Delegacia Policial
Telefone: (63) 3519-1217

Correios:
Telefone: (63) 3519-1036

OUTROS:

Sites: http://www.guiamais.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Lajeado

EU AMO ESTE LUGAR TENHO UM CARINHO MUITO ESPECIAL, PRETENDO ESTÁ AÍ EM BREVE PRÁ MATAR A SAUDADE, LUGAR MUITO TRANGUILO, TORÇO MUITO POR ESTA CIDADE
Por: maria vaglene silva mota

tenho saudades de meracema lageado palmas por onde andei falei das maravilhas do tocantins
Por: otilia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lajeado
Fundação:
1993
Altitude:
202m
População:
1.665 habitantes
Área:
301,3km²
Densidade Demográfica:
5,53hab/km²
CEP:
77645-000

Envie seu comentário sobre Lajeado

banner