Almas

Almas-TO
banner

Bem-vindo a Almas!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Almas, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Almas, localizada no estado de Tocantins (TO), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 397m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.883 habitantes. A área total de Almas é de 4.106,4km², e sua densidade demográfica é de 1,92hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Almas-TO é 77310-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Almas

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade de Almas, situa-se a sudeste do Estado, o município é um dos mais antigos do estado do Tocantins. Data de 29 de setembro de 1734, a chegada ao lugar dos primeiros moradores, tendo à frente o português Manoel Rodrigues de Araújo, que percorria a região a procura de ouro. Tempos depois chegou outro português, Bernardo Homem, que se estabeleceu na região por volta de 1820, dedicando-se à exploração de ouro e empregando largamente a mão-de-obra escrava.
A origem do povoamento mais estável, porém terminada a fase febril da extração do ouro, o povoado entrou novamente em decadência por um longo tempo.O português Bernardo Homem é considerado o fundador do município, construiu a primeira igreja católica, trazendo de Portugal várias imagens sacras, inclusive a de São Miguel.
A recuperação demográfica e econômica somente aconteceu décadas depois com a introdução e criação de gado em algumas fazendas do município. Não se tem memória histórica da data da elevação do povoado à categoria de distrito, mais pela lei do estado de Goiás, nº 2.094, de 14 de novembro de 1958, foi elevada a categoria de município, pertencente à comarca de Natividade.
No dia 30 de janeiro de 1959 foi oficialmente instalado o município de Almas.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

14 de Janeiro 

Gentílico:

 

almense

População:

8.474 de habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Venha conhecer Alma, a cachoeria da Fumaça o espera para uma ótima tarde de lazer.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Oriental do Tocantins

Limites:

Porto Alegre do Tocantins (Leste), Natividade (Oeste), Dianópolis (Sudeste), Conceição do Tocantins (Sul) , Pindorama do Tocantins (Noroeste), Ponte Alta do Tocantins (Norte), Rio da Conceição e Mateiros (Nordeste). 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

201 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Igreja de São Miguel Arcanjo, Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Água Limpa. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Folia - No Domingo de Páscoa, inicia-se no município a folia com saída dos foliões que retornam após 40 dias, dia este conhecido entre os foliões como a quinta-feira da hora.
Saem quatro folias, sendo três delas a do Divino e uma do Rosário, com o obejtivo de pregar o evangelho através dos cantos e orações e também arrecadar ajuda para festa, são arrecadados gado, galinha, dinheiro, farrinha e arroz, etc.
É escolhido através de sorteio um imperador da festa do Divino que fica responsável para despachar e receber as folias, cabe ainda ao imperador organizar as festas do reinado, recebe através da Secretária Estadual de Cultura recursos para complementar as demais arrecadações para a realização das festas.

Janeiro

- São Sebastîão - As celebrações dos FEstejos de São Sebastião são comemoradas com rezas, missas e novenas, esta celebração tem um destaque na zona rural, onde o povo participa desta celebração, destacando-se a FAzenda Sobradinho responsável pela organização. 

Julho

- Festa do Mastro - Acontece no município a Festa do Mastro, onde o mastreiro levantará o mastro para receber a bandeira do Divino e organizará uma festa com muita fartura de comidas e bebidas para a população em geral.

- Festa do Divino - Dez dias após a chegada da folia realiza-se a festa do Divino para coroação do imperador, em 1º de agosto um dia após a festa do Divino, realiza-se o reinado do Rosário onde coroa-se o rei.

- No mês de julho são realizadas no município as festas juninas em diversos locais, homenageando os santos São João, Santo Antonio e São Pedro.
Todos os anos nos meados de julho acontece no município a feira agropecuária, criada em 1998 pelo entao prefeito municipal para fortalecer as ações do sindicato rural. Organizada em diversas comissões que se encarregam do sucesso da feira, que tem possibilitado ao município, oportunidades de negócios aos produtores rurais, melhorias no rebanho, através de técnica avançadas para o melhoramento da genética do gado. Exposição de máquinas e implementos agrícolas, proporcionando aumento na produção do município.
No ransing estadual de agropecuária Almas está em 1º lugar na REgião Sudeste e o 5º lugar no Estado.

Setembro

- Festa do padroeiro da cidade São Miguel   

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMAS

E-mail:

Telefones: (63) 3373-1269

Sites: http://www.to.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária de Palmas:

Av. Hélio, 125
Telefone: (63) 3228-5688

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:

Av. São João, s/n - Centro   
Almas-TO - CEP: 77310-000 

E-mail: [email protected]
 
Telefone:
(63) 3373-1174

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13 às 18h  
 
Atribuições: Notas, Registro de Imóveis.
 
2º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS DE TÍTULOS E REGISTRO DE PESSOAS JURIDICAS.TÍTULOS E DOCUMENTOS E PROTESTO:

Av. São João, s/n - Centro  
Almas-TO - CEP: 77310-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (63) 3373-1174

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h.
 
Atribuições: Notas, Protesto de Títulos, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
 
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS: 
 
Av. São Sebastião, 46 - Ed. do Fórum  - Centro    
Almas-TO - CEP: 77310-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (63) 3373-1379 

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. 
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

Av São Sebastião 25 - Setor Central
Almas-TO - CEP: 77310-000
Telefone: (63) 3373-1149

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Almas

É uma cidade maravilhosa, de pessoas muitos boas e hospitaleiras. A cidade de Almas é uma das mais importantes para a história do Estado do Tocantins!!
Por: Wilma Aparecida Albuquerque Costa

eu acho a cidade de almas muito legal e divertida a pequaria mais ainda mehor eu naci en almas mais moro en palmas e la e muito legal .
Por: reyla sousa

Almas é uma ótima cidade...Quem não conheço visite-a pois não se arrependerá,principalmente no mês de julho pois tem a Exposição Agropecuária.Almas é tudo de bom
Por: Ohana Tito De Amorim

almas e tudo de bom as fazenda os rios e outras coisa
Por: renato

falar de almas é uma grande alegria por que falar de almas é falar de umildade de carisma de pessoas amigas acolhedoras e asima de tudo almas é umas cidade pequena mas muito grande por dentro amo vc almas e todos que vivem ae
Por: joao carlos

Almas é uma cidade de sonhos e muitas conquistas, de pessoas especiais e marcantes na vida das pessoas, morei ai e até hoje cinto saudades... Osmar Cintra um exemplo de pessoa, que tem um coração enorme sempre penssando nos outros e depois nele mesmo, essas pessoas só tem em Almas... Bom se eu for escrevenver tudo q eu quero nao vai dar em 1000 folhas, porque Almas é uma cidade exemplar de cultura e Educação.... Abraços a todos de Almas !!!
Por: paulo souza

Olá, boa tarde conheci almas atraves de minha esposa, ela morava com uma familia de dianopolis e depois veio morar em uberlãndia mg com esta familia tempos depois a familia voltou mais ela ficou aqui nós conhecemos em uma escola num simples jesto dela brincar quando cheguei com uma bike ano 1980 barra circulas ela falou hoje o carlos vai me levar para casa só que ela já tinha combinado com outro rapaz ja,hoje nosso filho mais velho já tem 26 anos foi assim que conheci esta região belissima.
Por: carlos antonio silva

Olá!! conheço Almas!! É uma cidade de povo acolhedor, de locais naturais lindíssimos, em especial, a Cachoeira da Fumaça. Coordenei lá, por uma ano um Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, tenho muita saudade das pessoas, da comida, das paisagens e de todo carinho que lá recebi!! Abraço carinhoso ao povo almense!
Por: TERESINHA INÁCIO

almas uma pequena grande cidade. Eu nao posso esta morando em voce, mais voce mora em mim.
Por: alan carlos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Almas
Fundação:
1989
Altitude:
397m
População:
7.883 habitantes
Área:
4.106,4km²
Densidade Demográfica:
1,92hab/km²
CEP:
77310-000

Envie seu comentário sobre Almas

banner