Votorantim

Votorantim-SP
banner

Bem-vindo a Votorantim!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Votorantim e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Votorantim.

A cidade de Votorantim, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1964. A localidade está em uma altitude de 570m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 91.777 habitantes. A área total de Votorantim é de 184,4km², e sua densidade demográfica é de 497,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Votorantim-SP é 18110-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Votorantim

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto do Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O início da exploração e povoamento de Votorantim aconteceu em meados do século XVII, quando Paschoal Moreira Cabral, primeiro habitante do município, parente de Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba, instalou-se no local conhecido como Itapeva (pedra chata), hoje sede da Fazenda de São Francisco, de propriedade do Grupo Votorantim, iniciando o período rural com a plantação de cana e instalação da primeira moenda, utilizando-se do trabalho de índios escravizados.
Em 1679, foi construída, no terreiro da casa grande, uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Pópulo. Posteriormente essa capela foi enriquecida com a imagem de São Francisco, que deu nome à serra e à fazenda.
Na época, também, eram explorados o cultivo de produtos de sobrevivência e a pecuária.O número de habitantes era pequeno e o comércio rudimentar.
Por volta de 1750, numa sucessão de compras e vendas, a fazenda chegaria às mãos do Capitão Mor Manoel Fabiano de Madureira. Essa mesma fazenda, em 1890, seria vendida ao Banco União de São Paulo.
Conta-se que a cachoeira era de tal beleza, pelo volume de água e recantos naturais, que teria motivado a vinda do imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Tereza Cristina, para apreciar a região.
Os empreendimentos industriais implantados pelo Banco União no final do século XIX e pelo imigrante português Antonio Pereira Inácio, no início do século XX, deram novos impulsos ao local.
O primeiro empreendimento industrial implantado na região pelo Banco União de São Paulo em parceria com os ingleses, deu-se, em 1890, com escolha de uma antiga propriedade dos Madureira, que levava o nome de Cachoeira, para a construção da barragem das corredeiras do Rio Grande.
Dessa forma, foi montada e acionada a primeira usina. Nascia, assim, a chamada fase industrial com a instalação da Fábrica de Chitas, que começou a funcionar em 1.892, iniciando a migração que se fundiu com a imigração italiana em Votorantim. A fábrica foi construída em estilo inglês com tijolos aparentes, posteriormente conhecida como Fábrica Velha, que pode ser vista, ainda hoje, ao final da rua Bernardino de Campos.
O potencial hidrográfico e a topografia de Votorantim foram de notória importância para a consolidação de seu desenvolvimento, tendo em vista que favoreceram investimentos hidroelétricos, como a usina de Itupararanga, inaugurada em 1.914, considerada de grande porte para a época, cuja energia gerada seguia na totalidade para a cidade de São Paulo.
Outras usinas foram construídas, possibilitadas pela exuberância das cachoeiras, formadas na extensão do curso em declive do Rio Grande, como Ligth, Santa Helena, Votocel e Cachoeira da Chave, marcando a origem dos povoados que surgiram ao seu redor.
Em 1.940 ocorreu outra imigração, pela oferta de empregos na tecelagem da Fábrica de Chitas e na Fábrica de Cimento Votoran, já construída e em funcionamento.
Os imigrantes assentavam-se nos mesmos bairros, considerando que muitos formavam grupos ligados por parentesco. Legaram ao município seus costumes, seu folclore, a arte musical e, especialmente, contribuíram para o seu desenvolvimento.
No final da década de 50, a localidade contava, aproximadamente, com 15.000 habitantes, concentrados em bairros pioneiros como Rio Acima, Vila Albertina, Vossoroca e Itapeva.
A população, também se concentrava, nas vilas industriais, que se formaram acompanhando a trajetória do desenvolvimento industrial como Barra Funda, Chave, Santa Helena e Votocel.
Na década de 60, Sorocaba não mais administrava a contento o Distrito de Votorantim, agora com mais de 30 núcleos populacionais dispersos. Surgiram, então, as primeiras aspirações a favor da separação do Distrito de Votorantim, de Sorocaba. Aspirações essas, que se acentuaram e eclodiram em significativo movimento de luta pela emancipação política. Período de marcantes polêmicas criadas em torno de duas tendências: a do SIM, a favor do desmembramento, e a do NÃO, contra.
Realizado o plebiscito em 01 de dezembro de 1963, o SIM venceu por grande margem de votos, desmembrando Votorantim de Sorocaba.
A primeira eleição municipal realizada em Votorantim ocorreu em 07 de março de 1.965, confirmando a vitória do Sr. Pedro Augusto Rangel como primeiro prefeito de Votorantim.
A instalação do município ocorreu em 27 de março de 1965, marcando a posse de sua primeira administração autônoma.
A cidade comemora seu aniversário em 08 de dezembro, data consagrada à Nossa Senhora da Conceição e que encerra as atividades alusivas à Semana da Emancipação, sempre iniciada em 01 de dezembro. 

Significado do Nome

A maior atração local era uma cachoeira denominada pelos indígenas de Botu-ra-ti/Boturantim, cujo étimo em tupi guarani significa Grande Espuma Branca/Cascata Branca, originando o nome Votorantim, atribuído ao vilarejo e posteriormente ao município. 

Aniversário da Cidade:

08 de Dezembro 

Gentílico:

votorantinense

População:

108.872 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

20° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sudoeste do Estado

Limites:

Sorocaba, Piedade, Ibiúna, Salto de Pirapora e Alumínio. 

Acesso Rodoviário:

Rodovias Castelo Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270), João Lemes dos Santos (SP-264) e SP-79 que liga a cidade ao litoral sul do Estado.

Distâncias:

Da Capital:

100 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Barragem Santa Helena

Situada na Vila Olímpia, a barragem capta o represamento das águas da Prainha e da Usina da Light.
É responsável pela produção de energia para consumo industrial.  

Cachoeira da Chave

Local onde se originou o nome da cidade, Vuturaty que em tupi-guarani significa Cascata Branca.
Localizada no bairro da Chave.   

Cascata Votocel

Conjunto de pequenos saltos de água situado no rio Sorocaba, entre a Cachoeira da Chave e a Represa do Votocel.  

Creche Castelo dos Sonhos

A creche da entidade AVAM está sediada em um dos prédios mais antigos da cidade. De arquitetura no estilo inglês, foi construído pelo Grupo Votorantim no final do século XIX.   

Prainha Santa Helena

O local está situado na Vila Santa Helena, sob administração da fábrica de cimento. Conta com diversos atrativos para lazer e entretenimento.  

Parque Ecológico do Matão

R. Ângelo Delapassi s/nº - Parque Bela Vista
Parque com 70 mil metros quadrados que reúne um total de 200 animais.   

Capela da Penha

A capela é a mais antiga igreja que permanece edificada na região. Segundo historiadores, foi construída na metade do século XVII.  

Represa de Itupararanga

A barragem da represa e alguns clubes náuticos são muitos visitados nos finais de semana. A represa está situada no entorno de Votorantim e de outros municípios da região.   

Cachoeira São Francisco

Localizada na Vila da Light, a cachoeira é pouco visitada, sendo opção de lazer em especial, para as famílias do bairro operário.  

Igreja Santa Helena

Uma das igrejas mais antigas da cidade foi construída para atender fiéis das vilas operárias no entorno da fábrica Votoran.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOTORANTIM

E-mail:

Telefones: (15) 3353-8533 / 3243-1430

Sites: http://www2.votorantim.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Breda Sorocaba Transporte Turismo Ltda:

Av Comend Pereira Inácio, 100 - Jd Vergueiro
CEP 18030-005 - Sorocaba - SP
Tel: (15) 2101-1900

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

Telefone: (15) 3247-3466

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (15) 3243-1244 / 2314

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Votorantim

Ah!! Imagine que eu passaria por aqui e não deixaria nenhum recado. A cidade de Votorantim sem dúvida é umas das cidades mais lindas de se viver, bem, digo isso pois nasci nessa cidade tão maravilhosa. há varias pousadas inesquesíveis de momentos marcantes que parece até irreal, sinceramente e sem sombras de dúvidas são momentos de se guardar para toda a vida!!! Vale a pena! JULIE-ANE
Por: JULIE ANE DE MIRANDA MARQUES

amo essa cidade ,ja morei ai 12 anos si pudesse voltari,votorantim e um sucegado de morar,e e mt tranquilo............
Por: gleice

Essa cidade e fantastica,sou de Volta Redonda RJ, e pretendo um dia ir para ai construir uma familia
Por: Jose nilson

Essa cidade parece ate um cenario de gravaçao de filmes e teledramaturgia é muito linda.
Por: Jose nilson

a cidae de votorantim é muito boa e tambem muito. bonita . suas estorias da antiguiudade sao relembradas ate hoje. um ponta mais legal que eu achei da cidade de votorantim foi o reino animal. onde esiste muitos animeis que eu nunca tinha visto na minha vida. este parque ecologi co nao e muito longe. nas ferias minha meu pai vai me levar neste parque.
Por: ingrid cristina ribeiro

ola gostomuitoda ciodade de votorantim sou mas sou sorocaba morro no bairro barcelona ai do ladoum abraço a todos e votorantim tambem e do senhor jesus
Por: jose eduardo r de andrade

Conheçi Votorantim, e me apaixonei a primeira vista até compramos um terreno e em breve vamos construir, é uma cidade maravilhosa!
Por: Nelma Gonçalves

é um lugar para se ter uma familhas e muitos filhos rico em laser educação e muito calor humano
Por: triplov

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Votorantim
Fundação:
1964
Altitude:
570m
População:
91.777 habitantes
Área:
184,4km²
Densidade Demográfica:
497,71hab/km²
CEP:
18110-000

Envie seu comentário sobre Votorantim