Vinhedo

Vinhedo-SP
banner

Bem-vindo a Vinhedo!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Vinhedo, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Vinhedo. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Vinhedo para programar a sua viagem.

A cidade de Vinhedo, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 725m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 42.811 habitantes. A área total de Vinhedo é de 81,9km², e sua densidade demográfica é de 522,72hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Vinhedo-SP é 13280-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Localizada no interior de São Paulo, Vinhedo fica na Região Metropolitana de Campinas e foi fundada oficialmente em abril de 1949. A população não chega aos 100 mil habitantes, mas mesmo sendo uma cidade pequena, tem um dos maiores IDH de São Paulo. E, é claro, também tem vários pontos turísticos que convidam todos os que viajam para o interior paulista.

Um dos pontos mais tradicionais de Vinhedo é o Mosteiro de São Bento, que existe como moradia dos monges desde 1958. O local pode ser visitado e é muito tranquilo, lá os turistas podem ouvir palavras de reflexão dos monges e acompanhar uma missa (com direito a canto gregoriano). Quem desejar, pode até adquirir produtos feitos pelos monges.

O Monumento do Imigrante também recebe muitas visitas e é uma homenagem prestada aos imigrantes italianos que foram para Vinhedo e ajudaram a compor a história da cidade. O Portal dos Imigrantes (que fica próximo ao Monumento) tem esse mesmo objetivo e também é um lugar muito bonito, um verdadeiro cartão-postal do município.

Existe ainda um terceiro ponto em Vinhedo que homenageia os personagens da imigração, é o Memorial do Imigrante, com quase 900 m², seis prédios e arquitetura tipicamente renascentista. Um prato cheio para quem gosta de arte e história.

Para passar uma tarde de diversão em Vinhedo, recomenda-se o Parque Municipal Jayme Ferragut, com parque aquático, ginásio para a prática de esportes e até lago, entretenimento garantido para a família toda!

A Praça do Aquário também vale um passeio: além de dois lagos, possui ainda um playground, uma área destinada para a prática de esportes e pista para caminhada. Um bom lugar para relaxar e apreciar a natureza.

O Novo Portal do Cristo fica no ponto mais alto da cidade e também é ótimo para um passeio em família, graças à sua excelente infraestrutura. Tem quiosques, parquinho para a criançada, um teatro de arena e uma réplica da imagem do Cristo Redentor.

Vinhedo é uma cidade para quem procura um destino mais tranquilo, em que possa encontrar diversões para toda a família, mas também onde seja possível relaxar bastante.

Informações de Vinhedo

 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Circuito das Frutas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1620, aproximadamente, época do ciclo do ouro, surgiu um pequeno povoado na Estrada da Boiada (estrada que até hoje corta a cidade de Vinhedo). A chamada rota dos bandeirantes e também dos tropeiros, que transportavam gado e produtos acabou desenhando o desenvolvimento do país. E a história de Vinhedo não é diferente. Em 31 de outubro de 1908, o governador do Estado de São Paulo, Albuquerque Lins, promulgou a Lei nº1138, criando o Distrito de Paz de Rocinha, no município de Jundiaí e, pela proximidade com aquela cidade, acabou atraindo novos moradores. O Distrito, antes simples pousada daqueles bandeirantes e tropeiros, tornou-se um dos principais locais da região. A população, formada principalmente por imigrantes europeus, transformou a agricultura, bastante diversificada, na base da economia local, caracterizada, principalmente, pela grande quantidade de videiras predominantes em seus vales e encostas. Rocinha não parou de crescer. As ruas foram surgindo e o Distrito ganhou condições urbanas de um povoado em desenvolvimento. Na década de 20, a agricultura deixou de ser o principal ramo de economia, quando foi construída a primeira indústria do Distrito, a Fiação e Tecelagem Sant’Anna, inaugurada em 1925. Em 1947, foi fundada a Cerâmica Jatobá, e em 1953, a Carborundum. O povoado prosperava e os problemas começavam a surgir. Diversas pessoas influentes na cidade, como médicos, jornalistas, famílias tradicionais etc, captando o anseio da população em se desligar de Jundiaí, iniciaram o processo de emancipação do Distrito. Este grupo de emancipadores era liberado pelo médico Abrahão Aun e composto por Alcides Guarido, Aristides de Paula, Antônio Medeiros Júnior, Antônio Elias, Antônio Vendramini, Agenor de Mattos, Antônio Zechin, Antônio Maria Torres Filho, Milton de Souza Meirelles, Monsenhor Favorino Carlos Marrone, Carmelo Consolo, Humberto Pescarini, Henrique de Barros Leite, Júlio Francisco de Paula, Jacob Matenhauger, Gumercindo Rocha, Luiz Rotella, Manoel de Sá Fortes Junqueira Júnior, Manoel Fernandes, Odilon de Souza e Epiphânio Salustiano de Souza. O plebiscito foi marcado para 24 de outubro de 1948, plenamente democrático e simples, onde todos podiam votar. Eram homens e mulheres acima de 18 anos, que viviam no Distrito, no mínimo há dois anos. Dos 1.666 eleitores que compareceram à votação, 1.563 lutaram pela emancipação, oficializada no mês de dezembro do mesmo ano. O progresso chegou, mas Vinhedo continua resgatando a cultura de uma cidade do interior. Em proporção adequada, a qualidade de vida e crescimento são características do município. 

Significado do Nome

Vinhedo foi o nome escolhido para homenagear o principal produto agrícola da cidade – A uva. 

Aniversário da Cidade

02 de Abril  

Gentílico:

vinhedense

População:

63.685 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Vinhedo destaca-se pela estrutura que abriga diversas empresas. Pertencente à Região Metropolitana de Campinas, a cidade possui uma vida noturna agitada aos finais de semana, contando com danceterias, restaurantes, bares, cafés e grandes casas de shows. O desenvolvimento turístico, baseado na beleza natural e simplicidade do povo, faz com que a cidade tenha o necessário para receber bem a todos os visitantes.

Clima:

Temperado úmido e quente com inverno seco. 

Temperatura Média:

24º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região de Campinas no Estado de São Paulo. 

Limites:

Ao norte Valinhos
Ao sul Louveira
A leste Itatiba
A oeste Itupeva

Acesso Rodoviário:

Rod. Anhangüera – 4 km
Rod. Bandeirantes – 25 km
Rod. D. Pedro I (Via Valinhos) – 10 km
Rodoanel – 54 km

Distâncias:

Da Capital:

76 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

A Festa da Uva

Antes mesmo da emancipação de Vinhedo, um grupo de agricultores celebrava a colheita dos frutos ao som de músicas tradicionais e muita alegria. Era um momento mágico, em que os produtores comemoravam o fruto de seu trabalho com a comunidade local. Oficialmente, a primeira Festa da Uva aconteceu na Praça Sant’Anna no ano de 1948. Com o passar do tempo e à medida em que prosperava a cidade, o evento também cresceu.

- Hoje, Vinhedo não é mais uma cidade agrícola, mas fica evidente na população a preocupação com a preservação das tradições e da cultura daqueles que ajudaram a construir o município. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro

- Festa da Uva

 Março

- Início das Oficinas Culturais Municipais

 Abril

- Concurso Fotografe Vinhedo e Encenação da Paixão de Cristo

 Maio

- Mês da Leitura

 Junho

- Mostra Regional de Dança

 Julho

- Mostra de Vídeo Amador

- Mostra de Duetos

- Festa de SantAnna

 Agosto

- Salão de Artes Visuais

 Setembro

- Festival de Música da Primavera

 Outubro

- Festival de Teatro de Vinhedo

 Novembro

- Encerramento das Oficinas Culturais Municipais

 Dezembro

- Programação de Natal  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VINHEDO

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3826-7800

Sites: http://www.vinhedo.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Caprioli
 
Telefone:
(19) 3743-3000

Site: http://www.caprioli.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:

AV. BRASIL, 716 - TÉRREO - JARDIM BRASIL
VINHEDO-SP
TELEFONE (19) 3876-0774

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

Hospital Santa Casa da Misericórdia - Fone: (19) 3876-2000
Pronto Socorro - Fone: (19) 3876-2000
Banespa - Fone: (19) 3876-9400
Banco Bradesco - Fone: (19) 3876-4311
Banco do Brasil - Fone: (19) 3876-2389
Banco HSBC - Fone: (19) 3876-2833
Banco Itaú - Fone: (19) 3876-2210
Banco Nossa Caixa - Fone:
(19) 3876-1416
Caixa Econômica Federal - Fone: (19) 3876-0141
Unibanco - Fone: (19) 3876-1758

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Nascidos:
Carlos - ex-futebolista de times como Corinthians e goleiro titular do Brasil na Copa de 86.
Alexandre Negri - futebolista brasileiro jogando atualmente no AEK Larnaca do Chipre, já tendo jogando na seleção na Copa Ouro da Concacaf de 2003.
Fábio Luciano - ex-futebolista brasileiro que jogou em clubes grandes como o Flamengo e Corinthians e até na seleção.

Moradores:
Jair Picerni - ex-jogador e técnico de futebol. Treinou o Sport no ano em que o time foi campeão brasileiro (1987), além da Série B de 2003 com o Palmeiras.
Zé Sérgio - ex-futebolista do São Paulo (onde foi campeão brasileiro em 77) dentre outros times. Também é dono da escolinha de sua própria futebol em Vinhedo: "Zé Sérgio Soccer" e é pai da atleta Thaissa Presti e primo de Rivellino.
Thaissa Presti - competidora de atletismo que chegou em 5º nas Olimpíadas de Pequim (por apenas 0,10 s do pódio) e no Mundial de Atletismo de 2009 no 4x100 Feminino. É filha de Zé Sérgio 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Vinhedo

Vivi 30 anos em Vinhedo, uma cidade limpa, organizada, com boa sinalização nas ruas, ótimos restaurantes como o Rocinha, Poeta Grill, Espeto de Prata, tem parque de diversões Ropi Hari e parque temático Wet Wild, tem a Represa II lugar para a criançada e adultos brincarem com os pedalinhos, ah! e é bom para fazer picnic.
Por: Maeder Avanci

VINHEDO é TUDO DE BOM! A visita a um vinhedo para colheita de uva é um dos passeios mais típicos. É uma oportunidade única de conferir como as famílias tradicionais cultivam a terra e produzem uma das melhores uvas de mesa do país.
Por: Eduardo Frank

...passeios, cultura, artesanato, compras... As ruas de Vinhedo mostram seu lado comercial, cultural e artístico na decoração de seus estabelecimentos e no bom gosto dos produtos comercializados, que vão de grifes até a produção local de artistas e artesãos que criam diversificadas peças e obras de arte. Nem sempre temos tempo para olhar nosso bairro, nossa cidade, nossa terra. Às vezes queremos conhecer o mundo todo e não percebemos que ele está tão perto de nós, ao nosso redor.
Por: NEUSA REGINA

olha pra mim vinhedo é inexlicável, maravilhosae sem comentários!!!!Amo VINHEDO
Por: Marília do Nascimento Oliveira

Vinhedo é uma cidade espetacular!!!! Foi a cidade que eu cresci e tenho orgulho de dizer que já MOREI LÁ. Sei que ainda posso morar lá e sei que ainda vou conseguir
Por: Francieli

ADORO VINHEDO, VINHEDO É A CIDADE DO MEU CORAÇÃO.MARAVILHOSA,MARAVILHOSA , MARAVILHOSA CIDADE.
Por: Paulo Renato Todão

EU MORO EM VINHEDO A TRES ANOS,E ADORO ESSA CIDADE,,,AQUI E MARAVILHOSO
Por: LILIAN REGINA LOPES

morei por pouco tempo em vinhedo mas sinto muita falta do sussego e do acochego vinhedo e uma cidade lindaaaaaaa
Por: Ana Paula Alves

Olá eu adoro viajar e gostaria muito de conhecer vinhedo e tudo o que há de belo nestA CIDADE ESTOU PROUCURANDO ORGANIZAR UMA EXCURSÃO PARA Á FESTA DA VINHOQUANDO FOR CHX,ALGUÉM PODE ME INDICAR UM BOMCONHECEDOR DA CIDADE ?aGUARDO OUBRIGADA !
Por: Rosana Maria Ferreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vinhedo
Fundação:
1948
Altitude:
725m
População:
42.811 habitantes
Área:
81,9km²
Densidade Demográfica:
522,72hab/km²
CEP:
13280-000

Envie seu comentário sobre Vinhedo

banner