Valentim Gentil

Valentim Gentil-SP
banner

Bem-vindo a Valentim Gentil!

banner

As melhores pousadas em Valentim Gentil podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Valentim Gentil, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 510m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.591 habitantes. A área total de Valentim Gentil é de 149,6km², e sua densidade demográfica é de 50,74hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Valentim Gentil-SP é 15520-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Valentim Gentil

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O povoado que deu origem a Valentim Gentil chamava-se Jacilândia, tendo sido seus fundadores os pioneiros Raphael Cavalin, João Novaes, José Honório Filho. Estes, juntos com outros desbravadores, chagaram à região então inabitada e inóspita e aí colocaram o primeiro marco no dia 03 de maio de 1943. Com a formação do primeiro núcleo habitacional, outras famílias foram atraídas, trazendo o progresso e o desenvolvimento para a localidade. Em 1947, quando já possuía aspecto bastante diverso da época da fundação, seu Jacilândia nome foi mudado para Valentim Gentil. A povoação estava então subordinada ao município de Votuporanga, mas, dado ao progresso que experimentava, as autoridades concederam-lhe a autonomia política, proporcionando o direito de decidir o seu próprio destino, como unidade municipal. Assim, no dia 24 de dezembro de 1948, conforme o que determinava a Lei nº. 233, Valentim Gentil era elevado à categoria de distrito e município, tornando realidade velho sonho de seus moradores.  

Significado do Nome:

Tinha o antigo nome de Jacilândia, que em tupi-guarani quer dizer "Terra da Lua". Depois mudou o nome em homenagem póstuma ao ex-deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, Valentim Gentil, político paulista da cidade de Itápolis 

Aniversário da Cidade:

03 de Maio 

Gentílico:

valentim-gentilense

População:

11.036 habitantes - censo IBGE/2010 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade limpa, agradável, povo simpático e receptivo, além dos pontos turísticos muito bons. Voce precisa conhecer Valentim Gentil.

Economia: A economia do município de Valentim Gentil é baseada na industria moveleira, com aproximadamente 100 fabricas. A cidade tem grande potencial de crescimento, por ser provida de uma ótima infraestrutura que conta com uma ferrovia administrada pela ALL e chega ate o porto de Santos e também pela proximidade com a rodovia Euclides da Cunha (SP-320).

Clima:

Tropical quente/seco 

Temperatura Média:

27° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

São José do Rio Preto  

Limites:

Norte: Parisi e Pedranópolis
Sul: Magda
Leste: Votuporanga
Oeste: Meridiano 

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-320 (Rodovia Euclídes da Cunha) / SP-529/320 

Distâncias:

Da Capital:

545 km 

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Esporte, Lazer e Turismo 

  -O município de Valentim Gentil, indiscutivelmente, cresce de maneira equilibrada. Todos os segmentos da sua economia participam ativamente da formação do seu progresso. Agricultura, pecuária, indústria e comércio dão sua parcela de apoio à economia do município.
Aos poucos o município vai se preparando para fornecer subsídios a outro importante segmento de progresso, que é a indústria do turismo.
Os pontos turísticos já existentes não somente atraem investidores, como cativa àqueles que os visitam, levando-os a fixarem residência e estabelecer qualquer atividade rentável.

-Parque Ecoturístico Municipal 

  -Situado a poucos quilômetros da cidade, um paraíso natural localiza-se às margens do Rio São José dos Dourados, um dos mais belos do interior: O PARQUE ECOTURÍSTICO, com uma área de 12 alqueires, cobertas de centenária vegetação, relíquia da Mata Atlântica, toda destinada a prática do turismo e preservação ambiental. O parque, todo iluminado, conta com amplas áreas de camping, servidas de toda infra-estrutura necessária, quiosques com churrasqueiras, piscina, escorregador aquático, completo restaurante, trilhas iluminadas para passeios na mata, quadras de areia, playground, corredeiras, setores de pesca, também com trilhas iluminadas e plataformas de concreto ao longo do rio, na sua parte destinada a pescaria. É ligado à cidade por estrada pavimentada e recebe prestação complementar de serviços de segurança nos feriados e finais de semanas.
O Parque Ecoturístico é um dos locais mais aprazíveis da região.
 
-Praça da Matriz
 
  -A Praça da Matriz, localizada bem no centro de Valentim Gentil, é o principal ponto de encontro das famílias Valentim-gentilenses. A imponência da Igreja, os belos canteiros, as fontes luminosas que espalham gotículas coloridas, lanchonetes construídas com requinte arquitetônico, proporcionam um ambiente agradável, favorecendo o “footing” e o entretenimento de seus freqüentadores. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Maio

 Aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENTIM GENTIL

E-mail:

Telefones: (17) 3485-9400

Sites: http://www.valentimgentil.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:
 
Viação Cometa S/A

Atendimento ao Cliente
SAC: 0800 942 0030

Deficientes Auditivos/Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL E TABELIAO DE NOTAS:

R Doutor Augusto Alves dos Reis 339 - Centro
Valentim Gentil, SP | CEP: 15520-000
Telefone: (17) 3485-1244

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Valentim Gentil

nussss!cidade linnndhaaaa d maix! queru muito conhece-lá!
Por: jullyete

essa cidade é muito linda muito bem organizada vcs estao de parabens!!!
Por: aline cristina rosalem de carvalho

sou nacido em valentin e estou surpreso como esta cidade esta linda meus parabems
Por: jair alves

eu moro em andradina mas sempre vou em valentim gentil eu gostei muito de la pois é uma cidade muito limpa e bonita
Por: beatriz

RECENTEMENTE FUI A VALENTIN E FIQUEI SURPRESO COMO ESTA CIDADE ESTA LIMPA E BEM ORGANIZADA E LINDA PARABENS VALENTIN
Por: JAIR ALVES

gostei da cidade vi as fotos é legal , e parece ser muito tranquila. bjo pra galera do portal.
Por: aryana

Meu namorado trabalha na cidade e vive alando vem pra cá , mais estava querendo conmhecer tô vendo tarvéz do site e tô gostando, agora que ja tenho uma idéia sobre a cidade ta bem melhor. bjuuu
Por: aryana

sou filho de valentin gentil hoje mora em campos do jordao estou muito contente com as novidades deste portal e esta cidade cada dia que passa esta mais linda e bem cuidada parabems a nos que somos filho desta linda cidade por ter uma administraçao seria voltada para a populaçao .
Por: jair alves

nasci nessa cidade pequernina e muito amada ssaudade de todos meus professores , Airton Silverio ,Felix Jurandir de Lima , e tantos outros que me ensinaram os caminhos do bem . beijos hoje estou bem distante dai sinto muita saudade .
Por: Maria Rita Souza

Eu nasci em Valentim Gentil, mas me mudei pra Jaboticabal com apenas 03 anos de idade, mesmo assim continuei visitando a cidade, pois ainda tenho parentes ai... simplesmente amo essa cidade, foi ai que passei as melhores férias na minha adolescencia, amo a Shopplandia, a prainha e tudo, pena que ainda nao tive a oportunidade deconhecer o rodeio dai, que é muito comentado por todos que já foram. Valentim Gentil... minha amada terra natal.
Por: Silvana Alves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Valentim Gentil
Fundação:
1948
Altitude:
510m
População:
7.591 habitantes
Área:
149,6km²
Densidade Demográfica:
50,74hab/km²
CEP:
15520-000

Envie seu comentário sobre Valentim Gentil