Ribeira do Pombal

Ribeira do Pombal-BA

Bem-vindo a Ribeira do Pombal!

Comece planejando a sua viagem para Ribeira do Pombal utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Ribeira do Pombal e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Ribeira do Pombal.

Informações de Ribeira do Pombal

Roteiros do Brasil

Região Caminhos do Sertão

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Sendo vice-rei D. Marcos de Noronha e Brito, 6º Conde dos Arcos, parente por afinidade do Marquês de Pombal, 1º Ministro de Portugal, em 1758 por carta Régia de 08 de maio, extinguiram todos os aldeamentos por entrar em conflito com os jesuítas, criando em seu lugar as Vilas. Canabrava de Santa Tereza de Jesus dos Kiriris, após a lei de 08 de maio passou a chamar Vila de Pombal.
A Carta Régia de 08 de maio de 1758, assinada pelo vice-rei D. Marcos de Noronha e Brito, 6º conde dos Arcos, criou a Vila e , posteriormente,  o município de Pombal, data comemorativa da publicação do alvará com força de lei, que tornou extensiva a todos os estados do Brasil a liberdade concedida  aos índios do Grão Pará e Maranhão, estabelecida pelos alvarás de 06 e 07 de junho de 1756, da legislação Pombalina.
Até 1760 a antiga aldeia de Saco dos Morcegos, pertencia ao município de Pombal, até que uma lei ignora-se a data, criou a Vila de depois o município de Mirandela, em 1837 a lei Provincial nº 51 de 21 de março, extinguiu a vila e o município de Mirandela, anexando, novamente o seu território ao município de Pombal.
Em 1848, a capela de Nossa Senhora do Amparo de Ribeira do Pau Grande, que pertencia ao município de Pombal, foi elevada à categoria de freguesia, pela lei Provincial nº 251 de 09 de maio, posteriormente, o ato Estadual de 31 de outubro de 1890 elevou essa freguesia a Vila, criando seguidamente o município como o mesmo nome, desmembrando seu território de Pombal. (é hoje o município de Ribeira do Amparo).
O mesmo diploma que criou a Vila de Pombal, em 1758, instituiu o município no mesmo ano, cuja instalação procedeu-se do Ouvidor de Sergipe, Miguel de Aires Lobo de Carvalho. Em 1931, os Decretos Estaduais nº 7.455 e 7.479 de 08 e 23 de junho respectivamente, extinguiram o município de Pombal, sendo seu território anexado ao de Caldas de Cipó, criado pelos mesmos decretos. Em Pombal que deixou de ser município, foi criado uma sub-prefeitura, até que o Decreto Lei Estadual nº 8.643 de 19 de setembro de 1933, corrigiu a aberração cometida pelos políticos, emancipando o município, preservando o mesmo nome, sendo seu território desmembrado do de Cipó. A reinstalação verificou-se em 10 de outubro do mesmo ano.
Em 31 de dezembro de 1943, por força do Decreto Lei Estadual nº 141, ratificado pelo Decreto Lei Estadual nº 12.978 de 01 de junho de 1944, o município teve seu nome alterado e passou a ser denominado RIBEIRA DO POMBAL. 

Significado do Nome:

O nome de Vila de Pombal foi dado em homenagem ao célebre 1º Ministro, Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Conde de Oeiras(1759), já conhecido por Pombal e mais tarde Marquês de Pombal (1769) que extinguiu todos os aldeamentos com uma lei que ficou conhecida como Lei de Pombal. 

Aniversário da Cidade:

19 de Setembro 

Gentílico:

pombalense

População:

50.805 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Comércio forte e povo acolhedor. Bela cidade, cidade polo do nordeste bahiano!

Clima:

Quente e Úmido 

Temperatura Média:

24º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

O município de Ribeira do Pombal está localizado na mesorregião do Nordeste Baiano. Seu território, que se estende pela Bacia do rio Itapicuru está totalmente incluído no “polígono das secas”. 

Limites:

Cícero Dantas, Tucano, Cipó, Ribeira do Pombal e Banzaê. 

Acesso Rodoviário:

Br 110 

Distâncias:

Da Capital:

299 km 

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Situada na zona do nordeste, sujeita à seca, a vegetação é pobre e constituída, principalmente de cactos e árvores de pequeno porte, resistentes ao clima. É difícil se encontrar matas, em decorrências das  devastações. Constituindo a flora, existem árvores frutíferas como: cajueiro, mangueira, umbuzeiro e ainda o ouricuri e a palma, planta que alimenta o gado nas secas prolongadas. A fauna, outro abundante, tornou-se escassa. No reino mineral, assinala-se a presença da pedra calcária. Registra-se também a existência de alguns rios “secos” ou temporários, sendo o principal e maior o Rio de Massacará ou Ribeira do Pombal. Afluente do Rio Itapicuru, o Rio Massacará serve como córrego de escoamento das águas de enchentes, dificilmente enche. Entre ainda dois açudes que abastecem o município no período de secas prolongadas, sendo um no povoado de Curral Falso e outro na sede do município que segundo estimativa tem capacidade para acumular, aproximadamente 1.200.000 metros cúbicos. Apesar da seca que assola periodicamente o município, Ribeira do Pombal tem uma grande vantagem em relação aos municípios vizinhos, o lençol freático, em todo território é riquíssimo. Os poços artesianos raramente ultrapassam 50 metros de profundidade e a água encontrada é abundante, considerada de excelente qualidade.

Principais Pontos Turísticos:

-O Sobrado dos Britto:

  -O período dos donos de engenho nos trouxe uma herança, cultural, o mais marcante patrimônio que marcou várias gerações em nosso município. O sobrado dos Britto, patrimônio cultural de inenarrável valor sentimental, que se não tivesse sido destruído, nos faria lembrar de toda uma época feudal e da importância dessa história nos dias de hoje. O Sobrado dos Britto era uma mansão secular do tipo colonial, foi o marco de várias gerações sertanejas de criadores de gado e senhores de engenho. Também marcou uma época de escravos e de grandes latifundiários. Construído no final do século XIX por Antônio Ferreira Britto, esposo de Josefa Soares de Britto, filha de Antônio Soares Fonseca, vulgo Antonio Monte Santo. O sobrado habitou seis gerações de descendentes do ancestral Coronel Antonio Monte Santo. O velho sobrado sobreviveu intacto até o dia que seus últimos herdeiros ameaçaram vender o casebre secular de inenarrável valor, ao Banco do Brasil para construção de mais uma de suas agências, em 1977. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Junho e Dezembro

  -Em Ribeira do Pombal, no povoado de Boca da Mata, a comunidade se reúne nos meses de junho e dezembro para brincar de tomar fogueiras ou disputar o “tiro mais forte” nos terreiros das fazendas. Munidos de bacamartes de festim – os bacamartes são rifles artesanais do século XIX -, vaqueiros, camponeses, pequenos comerciantes, artesãos, mecânicos e artistas independentes, devidamente fardados com roupas de zuarte, cores vivas, chapéu de couro, alpercatas e cartucheiras de flandres, e sob a chefia de “oficiais” ostentando estrelas nos ombros e no chapéu e com bengalas ou guarda-chuvas como símbolo de comando, se divertem ao explorar os efeitos mágicos dos grandes estampidos, numa representação simbólica das antigas guerras sertanejas. Os participantes são divididos em batalhões ou tropas, subordinadas a “sargentos” que, durante os festejos juninos e natalinos, deflagram grandes cargas de pólvora seca em homenagem aos santos padroeiros, acompanhados de bandas de pífanos ou zabumbas, danças típicas e rituais místicos de grande efeito pictórico.

-Setembro

  -Dia 19 - Festa do aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRA DO POMBAL

E-mail:

Telefones: (75) 3276-2152

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:

-www.cnm.org.br

-www.ribeiradopombal.ba.gov.br

-www.ribeiradopombal.com

-www.domingueiras.com.br

-Wikpédia

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ribeira do Pombal

ribeira do pombal linda cidade que amo de paixão.desejo atds pombalenses td de bom porque vcs merecem essa linda cidade
Por: vaininha

r. do pombal é uma cidade linda eu adoro essa cidade maravilhosa.
Por: jamily

Comercio forte e povo acolhedor. Bela cidade de Ribeira do Pombal, cidade polo do nordeste bahiano
Por: Antonio Santana

Gostaria de receber algumas fotos da cidade de Ribeira do Pombal, gostaria de conhecer um pouca mais a cidade, pois irei visitar a cidade no mês de janeiro..... obrigado pela atenção
Por: Alexandre

O poder publico de Ribeira do Pombal esta de parabens, que bela cidade . limpa muito bem organizada. Voces estão de parabens.
Por: jadson

Já visitou pombal, não então vá, porque lá tem tudo por exemplo mulheres bonitas demais, pessoas sabe receber os turistas com sorrisos no rosto.quiosque na praça,tem acarajé,tem festa todos os dias, Sou Dermival filho de pombal moro em praia grande-sp à 40 anos
Por: dermival dos santos

Alô pessoal de pombal, estou chegando,Moacyr da clinica,kleber meu primo,safadão,palaviado de carinho,Denize priminha.papai zeca todos familiares.zé de genésio,tati,malhuce,deinha, DERMIVAL
Por: dermival dos santos

sou pombalense com muito orgulho,moro em praia grande -sp á 40 anos,mas todos os anos eu estou ai, nesta terra maravilhosa que é pombal um abraço para todos pombalense.
Por: dermival dos santos

visitei em abri 208 e uma cidade legal muita novidades afeira no estadio afeira do produtor rural sistema de saude e muito bom um dos melhores por ece brasil afora etem diveças atividades e uma cidade maravilhsa sou do pr.
Por: izael nantes

É a melhor cidade da Bahia, concerteza! Amo Ribeira do Pombal!
Por: Notreve

Acidade e muita linda poi sminha mae mora la eu gostaria de morrar tam bem la mas nao posso vou ai quando estiver de ferias
Por: Iraldir Alve

oi sou filha de pombal gosto muito desssa cidade maravilhosa. sou sobtinha da eternamente tia finha. saudadesssssssssssssss
Por: sandra

Sou de Ribeira do Pombal cidade boa de descansar gosto da praça central acho bonita atualmente moro em Belo Horizonte;mas nao esqueço minha cidade procuro sempre esta por ai bjos tchau
Por: Renata souza

cidade maravilho tudo te bom festas maravilhosa pessao tambel
Por: linacastro

eitha q cidade mais boa de se viver adoro a bahia bjs para todos do povoado de raspador.....
Por: aldy

em 1985 conheçi pombal pela primeira vez atraves de um amigo que trabalhava na EBDA, por connhecidencia foi no mes de outubro, o mes da festa da cidade e gostei muinto, voltei mais quatro vezes, a ultima no ano passado onde depois de 25 anos não conheci ninguem e quero voltar este ano mas no dia da festa queria maiores informações beijos
Por: rogerio pimentel terra

cidade prefeita para turista,gostoso de si vivi o resto quem conheci sabe
Por: vitoria batista dos santos

ja morei a 11 anos em pombal gostei de vivi la e um lugar para viver e comentar gente humildi conhece e aprovei ribeira do pombal lugar para todos........
Por: cristiele elias de santana

Sou nascido no povoado boca da mata, municipio de ribeira do pombal,meus pais Guilherme e Aurea,estou com muita saldade dessa terra maravilhosa.Mas se Deus quiser estarei por ai o ano que vem para ver meus pais,irmãos e todos meus velhos amigos.Beijos e abraços a todos dessa grande cidade que é RIBEIRA DO POMBAL... LUIS ROCHA.
Por: Luis Adelson de souza rocha

adoro esta cidade, nasci na boca da mata sou da familia dos bernardo. moro em campo grande ms. sou apaixonada pelas feiras livre daí um abraço desta conterrania.
Por: lindete faustino da silva

sou de pombal mas moro en saopaulo. ja passei festa de vaquejada e muitos micaretas ama minha cidade natal ainda tenho residencia la av hildete lomamto josebispo un abraço para todos de pombal
Por: jose bispo dos santos

Amo Ribeira do Pombal e toda familia pombalense,atualmente moro em TABOÃO DA SERRA SP e jamais esquecerei dessa minhha terra natal,lembro muito da epoca em que eu estudava no colegio Silvia Brito de 2002 a 2005,Agricola em 2006 e 2007 e tambem nunca vou esquecer das festas juninas e muito menos das festas da padroeira.BJOS,POMBAL...
Por: walter

eu já mandei, mas nunca me enviarão uma linha do que escrevi, ou não acharão interessante ou simplesmente ninguem ligou para o que mandei, mesmo assim deixo um beijo para todos em Riobeira do Pombal.
Por: Rogério Pimentel Terra

eu ainda n conheço mais logo logo espero conhece-lo!!!
Por: deborah

nascir em ribeira do pombal,hoje moro em sao paulo,nunca esquecir essa cidade maravilhosa,e uma cidade com um povo muito acolhedor e alegre as festas sâo inesqueciveis os bares tem variededes de bebidas e comidas tipicas da regiao. parabens!!!!
Por: valdemir luz de souza

minha cidade querida q eu amoo de coraçõa amoo muitoo la de paixão .beijosss
Por: rute rosana

um dia gostaria de conhecer ribeira do pombal dizem que a cidade é muito linda e o povo maravilhoso
Por: alexandre de paula

ha cidade de ribeira do pombal e muito gostosa amo ha minha cidade pena que eu nao moro mas lha moro aqui em sp na cidade de itapevy jose bispo/
Por: jose bispo

Amo vc Ribeira, apesar de pequena mora no meoolll coração , cidade linda que nunca esquecerey. Saudade. de uma cidade tao simples mais tao cheia de projetos,,que con serteza serao realizadoos
Por: Brun[

Nasci em Ribeira do Pombal e moro em São São Paulo há 22 anos, mas meus pais continuam lá e lembro muito do meu tempo de estudante, onde fiz vários amigos. Hoje tenho 3 filhos nascidos em São Paulo e sou um pouco Paulista também, sem esquecer minhas origens...
Por: Rosilene Maria de Souza

essa, é minha cidade!!!!! que deixei ah 41 anos atras.
Por: jô guardarini.........sp

gosto de tudo e de todos em ribeira do pombal principalmente as festas que tem muita gente bunita e com vontade de se divertir adoroooo um grande abraco a todos da pombal fm que uma grande audiencia em banzaÊ
Por: patriciasouzamiranda

Nasci em Wanderley mais fui criada em Pombal... Cidade linda maravilhosa.. passei meus melhores momentos de infância lá hoje moro em Osasco mas tenho saudades de Ribeira do Pombal...
Por: jusciene

amo a minha terra e todos que vivem nesta cidade maravilhosa. morro de saudades de tudo e de todos. beijos p/ os amigos do hospital: adalgelice.milton.gilda.seu mundinho.
Por: dora do hospital santa tereza

ribeira do pombal sempra foi e sempre sera ama das mais lindas cidades do interior da bahia
Por: valdemir luz de souza

bom gente: li todos os recados deste mural. e é o que sempre digo á todos, pombal, é realmente o lugar!! estive aí agora o mês passado, e cada dia mais vejo seu valores. no momento, ñ posso mas quem sabe um dia voltarei difinitivamente sou da boca da mata familia dos Bernardos. e moro em sampa ah 42 anoa. continuo apaixonada pelas minhas raízes.sempre que vou, fico em pombal na casa de minhas sobrinhas Gilvaneide e Vania esposa de Elismar E Geiza Tarcio obrigada, por vcs me acolhrem beijos á todos.
Por: Jô guardarini/02/03/2011

meu deus que saudade!! dessa cidade q passei minhas ferias varios anos,muitas resenhas,amigos,namoroskkkkkk,sdoroooooo pombal e ja tem 14 anos q ñ vou lá,mais um dia desse vou para alguma festa lá que são as melhores da região!
Por: aldisa

ribeira do pombal é acidade mais bonita do nordete da bahia
Por: jose wilton rodrigues dos santos

Adooooooooooorei minhas ferias em Ribeira Do Pombal uma cidade muita linda!!!
Por: maxuela

meus amigos de pombal,sou Dermival filho da cidade,um abraço pra todos!
Por: dermival dos santos

sou filho da cidade de pombal, moro em praia grande-sp.mas todos os anos vou aminha cidade maravilhosa,minha terra natal!
Por: dermival dos santos

amo pombal ja ja estou indo pra la denovo beijos quero ir visita denovo essa cidade maravilhosa visitar essa praça linda amo esse lugar .
Por: tânia j. s

oq posso diser de pombal é uma cidade q eu amo muitoapesar de ter saido cedo dessa cidade maravilhosa hoje moro em sao paulo mais nunca vou esquecer dessa cidade sempre q posso acompanho pela internet
Por: alexandre santos

Sem dúvida a mais bela cidade que eu já conheci,lá é tudo de bom cara,quem ir lá não vai se arrepender.
Por: Reidinaldo

eu gostaria muito de conhecer esta cidade maravilhoso.um dia eu ainda estarei ai.fica com Deus.
Por: rodrigo fileppe

pombal é minha terra natal,não trocarei por nenhuma cidade do mundo!
Por: dermival dos santos

Envie seu comentário sobre Ribeira do Pombal