Serrana

Serrana-SP
banner

Bem-vindo a Serrana!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Serrana, fotos, informações, os principais hotéis de Serrana, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Serrana, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 427m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 29.462 habitantes. A área total de Serrana é de 126,1km², e sua densidade demográfica é de 233,64hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serrana-SP é 14150-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serrana

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Na região de Bom Jardim em Minas Gerais, um filho de imigrantes, Serafim José do Bem, vivia uma vida próspera, pois era dono de um posto de descanso dos viajantes da trilha Minas Gerais - Rio de Janeiro. Mas com a decadência do ciclo do ouro e o aparecimento de outros meios de transporte como a ferrovia, a trilha que passava por aquele posto de descanso, tornou-se sem movimento e inútil. Nessa época ascende com toda a força, o ciclo do café, produto muito consumido na Europa e os pecuaristas lançam-se aos interiores do país, à procura de terras férteis. A fama da terra roxa do Nordeste Paulista chega até a região de Bom Jardim e Serafim José do Bem, resolveu vender tudo e partir com a esposa e seus oito filhos para o Nordeste Paulista.
Em 1870, ele deixa Minas Gerais com destino à região de Casa Branca e São Simão, passando por Poços de Caldas. Em São Simão, comprou três fazendas desta região em que vivemos, num total de 3500 alqueires e em 1875, o colonizador Serafim José do Bem chega aqui com uma tropa de muitos cavalos e burros trazendo seus pertences e sua família. As crianças menores vieram dentro de balaios transportados no lombo dos animais. Aqui chegando, encontrou a mata virgem e bruta, às margens do córrego Serrinha. Nestas mesmas margens constrói sua casa (onde hoje é a Fazenda Santa Balbina) e depois se transferiu para mais abaixo onde construiu a segunda casa. Ali a família passou a cultivar a terra plantando apenas cereais como arroz, feijão, milho e algodão, para sua própria subsistência e, mais tarde, plantou café e cana de açúcar.
O Sr. Serafim José do bem e sua esposa Dona Mariana Joaquina de Almeida, eram pessoas muito religiosas e ergueram uma cruz de madeira atrás de onde é hoje a Igreja Matriz, que era o grande centro litúrgico até 1891. Por lá passava uma trilha de viajantes, muitos deles paravam e erguiam ranchos em torno da Cruz e como a família Serafim José do bem era bondosa e hospitaleira, as pessoas que lá paravam, transferiram suas residências, construindo casas de madeira e pau a pique cobertas por sapé, tornando assim a nossa região uma vila. Todas as tardes, o povo se reunia ao redor do Cruzeiro para a reza do terço, canto das Ladainhas de Nossa Senhora das Dores e procissões. Com a prosperidade da vila e a fé marcante de Serafim José do Bem e sua esposa, este colonizador doou 4 (quatro) alqueires, conforme escrituras lavradas e transcritas no Livro destinado ao Tombo do Curato da Serrinha – (Tombo quer dizer tombamento de um imóvel, doação do mesmo para que ninguém faça uso dele, a não ser a autoridade eclesiástica do lugar. Curato quer dizer: residência do curador ou vigário da vila).
Esta doação datada de 24 de setembro de 1890, portanto 15 anos após a chegada da família do Sr. Serafim José do Bem a esta região, tempo necessário para a construção da vila da então Serrinha.
O nome Serrinha surgiu em virtude da vila estar rodeada por uma pequena serra e que era chamada de Serra Azul. Mais tarde no dia 12 de abril de 1893, Serafim José do Bem doou mais 4 (quatro) alqueires e em 14 de fevereiro de 1906, doou mais 4 (quatro) alqueires, perfazendo um total de 12 (doze) alqueires. Estas doações foram recebidas pelo Padre Joaquim Antonio de Siqueira, que as aceitou em nome da Santa Cruz de Nossa Senhora das Dores. Coube aos esforços e a piedade de Serafim José do Bem, a construção da primeira Capela e atendendo ao pedido de sua piedosa esposa, dedicou a Capela a Nossa Senhora das Dores, que continua até hoje como padroeira de nossa cidade. Construiu também a primeira cadeia, comprou o primeiro sino que é o atual da Igreja Matriz e uma imagem de Nossa Senhora das Dores e muitas outras benemerências cívicas e religiosas à vila de Serrinha, por quem se dedicou com amor até a morte, merecendo com isto, ter uma rua com seu nome na progressista Serrana de hoje.
Pela Lei n° 1316 de 28 de agosto de 1912 foi criado o Distrito de Serrinha, cuja instalação deu-se a 16 de janeiro de 1913, no município de Cravinhos. Pelo Decreto n° 9775 de 30 de novembro de 1938 tomou a atual denominação de SERRANA e em 24 de dezembro de 1948, graças à dedicação e o trabalho de vários de seus filhos, SERRANA tornou-se município pela Lei 233 contando na época com apenas o distrito de Paz da sede. A emancipação política deu-se no dia 10 de abril de 1949 em cuja data nós comemoramos o aniversário de emancipação política de SERRANA. Temos então como data de fundação da cidade, o ano de 1875, ano da chegada do fundador e sua família a esta região.  

Significado do Nome:

Inicialmente a cidade chamava-se Serrinha, na emancipação passou a se chamar Serrana, para evitar a dualidade toponímicas de Vila de Serrinha.

Aniversário da Cidade:

10 de Abril  

Gentílico:

serranense

População:

41.728 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade boa para se viver e com um grande potencial de desenvolvimento. Venha conhecer.

Clima:

Temperatura Média:

30ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Ribeirão Preto  

Limites:

Altinópolis, Ribeirão Preto, Serra Azul, Cravinhos, Brodowski  

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-271 (Rodovia Ângelo Cavalheiro)  

Distâncias:

Da Capital:

315 km  

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Abril

  -Dia 10 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRANA

E-mail:

Telefones: (16) 3987-9244

Sites: http://www.serrana.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Empresas de Ônibus de Região:

Viação Cometa S/A:

Site: www.viacaocometa.com.br

SAC: 0800 942 0030

Deficientes Auditivos e da Fala:

SAC: 0800 770 3603

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail: www.serrana.sp.gov.br/

Telefone: (16) 3987.8213

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO IMÓVEIS TÍTULOS DOC INTERDICÕES E TUTELAS:

R Santiago Urenha 194 - Centro
Serrana, SP | CEP: 14150-000
Telefone: (16) 3987-5146

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

-http://www.guiamais.com.br

-http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Serrana

moro em serrana e eu adoro viver aqui,e muito gostoso esta cidade
Por: guilherme donizete de oliveira 4 serie a profa rita escola jr dom pedro

Olha quem nao conhece o Restaurante adao e eva em serrana tem q conhecer e otimo com uma pela decoraçao com objeto antigo e muito lindo ..
Por: Esmael

amoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo muitoooooooooooooooooo serrana! é nóis na pura realidade
Por: ´???

tenho vontade de conhecer serrana ouvi dizer q é só o ouro...
Por: deuselia farias

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serrana
Fundação:
1948
Altitude:
427m
População:
29.462 habitantes
Área:
126,1km²
Densidade Demográfica:
233,64hab/km²
CEP:
14150-000

Envie seu comentário sobre Serrana