São Sebastião

São Sebastião-SP
banner

Bem-vindo a São Sebastião!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em São Sebastião, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade São Sebastião. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em São Sebastião para programar a sua viagem.


Cidade localizada no estado de São Paulo, local que possui incríveis praias e faz divisa com Ilhabela.

São Sebastião é considerada a cidade mais antiga do litoral norte. Os seus primeiros habitantes eram os índios Tupinambás e Tupiniquins, fazendo divisa com Boiçucanga. Os portugueses começaram a colonizar a região na mesma época do inicio da História do Brasil, com isso se desenvolveu na região a agricultura e a pesca. Naquela época a cidade possuía engenhos de cana-de-açúcar que foi o que realmente desenvolveu a economia da cidade.

São Sebastião possui uma proteção que proíbe em alguns locais a pesca devido às espécies ameaçadas de extinção que habitam o local.

A região possui varias ilhas ao seu redor que servem também como pontos turísticos dentre elas:

• Ilhas de Toque- Toque: Essas ilhas não possuem habitantes locais e são mais utilizadas para o mergulho. A ilha de Toque-Toque Grande fica em frente ao morro e é também a primeira ilha depois de ilha bela, já a ilha de Toque-Toque Pequeno, assim como o nome já diz é menor e fica mais ao sul, ela também se parece com uma tartaruga quando vista da Praia de Santiago.

• Ilha dos Gatos e das Couves: são mais visitadas pelos turistas, pois as duas são desertas.

• As Ilhas: Apesar de o nome estar no plural é apenas uma ilha que diferente das outras possui uma bela praia.

• Ilha Montão de Trigo: Para chegar à ilha você terá que alugar algum barco, isso poderá ser feito na Barra do Una, essa ilha não possui praia por isso é de difícil acesso, perfeita para a prática de mergulho, pois possui excelente profundidade.

• Arquipélago dos Alcatrazes: É formado por cinco ilhas maiores, sendo que a principal se chama Ilha de Alcatrazes. Apesar da profundidade e de sua variada vida marinha o mergulho é extremamente proibido assim como também a pesca. Só liberado em caso apenas de pesquisas.

• Praia do Juqueí: Além de ser incrível por ter um ambiente bastante relaxante, essa praia também oferece restaurantes, bares e supermercados, locais que servem frutos do mar e outras delícias.

• Praia de Maresias: Considerada uma das melhores praias de todo o litoral norte, pois contém areis e mar limpíssimos, com ondas perfeitas para quem gosta de surfar. Maresias também possui uma das mais empolgantes e conhecidas baladas do litoral que é o famoso Sirena, frequentada por vários artistas.

Informações de São Sebastião

 

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Norte

Litoral Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antes da colonização portuguesa a região era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul sendo a Serra de Boiçucanga - 30 km ao sul de São Sebastião - uma divisa natural das terras das tribos.
A expedição de Américo Vespúcio, passou ao largo da Ilha de São Sebastião hoje Ilhabela: 20 de janeiro de 1502.
A ocupação portuguesa ocorre com o início da História do Brasil após a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Diogo de Unhate Diogo Dias João de Abreu Gonçalo Pedroso a Francisco de Escobar Ortiz foram os sesmeiros que iniciaram a povoação desenvolvendo o local com agricultura a pesca. Nesta época a região contava com dezenas de engenhos de cana de açúcar responsáveis por um maior desenvolvimento econômico e a caracterização como núcleo habitacional a político. Isto possibilitou a emancipação político-administrativa de São Sebastião em 16 de março de 1636.
O desenvolvimento econômico prossegue baseado em culturas como a cana de açúcar. O café o fumo e a pesca da baleia. O porto local de grande calado natural era utilizado para o transporte de mercadorias a também pelos navios que faziam o transporte do ouro das Minas Gerais a também por piratas a contrabandistas. Na metade do século XIX a região tinha fazendas onde 2.185 escravos produziram 86 mil arrobas de café no ano de 1854.
A economia sebastianense entra em declínio com a abolição da escravatura e a abertura da ferrovia Santos-São Paulo o que aumentou a saída de mercadorias pelo porto de Santos. É quando passam a predominar a pesca artesanal e a agricultura de subsistência com pequenas roças de mandioca feijão a milho características das comunidades caiçaras isoladas mesmo nos dias de hoje.
Nos anos 40 implanta-se a infra-estrutura portuária e nos anos 60 a Pretrobras instala o Terminal Marítimo Almirante Barroso/TEBAR com capacidade de atracagem para navios de até 400.000 toneladas. Esse fatores tornaram-se decisivos para a retomada do desenvolvimento econômico.
A descoberta de São Sebastião como destino turístico ocorre após a abertura da rodovia Rio-Santos no final dos anos 70 proporcionando ao município mais uma oportunidade de desenvolvimento agora baseada no turismo. De maneira controlada e ecológica o turismo hoje é a vocação assumida pelos sebastianenses como forma de movimentar sua economia.

Significado do Nome

O município recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou ao largo da Ilha de São Sebastião hoje Ilhabela.

Aniversário da Cidade:

16 de Março

Gentílico:

sebastianense

População:

73.833 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São Sebastião, localidade de belas praias e de natureza inconfundível. Para quem procura diversão e contato com a natureza, está no lugar certo. Visite!

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

22,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Vale do Paraíba, litoral norte do Estado de São Paulo.

Limites:

Salesópolis, Bertioga, Caraguatatuba, Ilha Bela e Oceâno Atlântico.

Acesso Rodoviário:

Rod Prestes Maia (SP-055/BR-101 Rio-Santos) Km 128.

Distâncias:

Da Capital: 

203 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

São Sebastião tem um pouco de história em cada esquina. São sete quarteirões tombados e vários outros edifícios tombados isoladamente pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arquitetônico a Turístico do Estado) desde 1969. Entre as construções mais significativas no centro temos a Igreja Matriz a Casa de Câmara e Cadeia a Casa Esperança o antigo Hotel Praia a Capela de São Gonçalo que sedia o museu de Arte Sacra. Fora do centro estão dois importantes exemplos do nosso patrimônio o Convento de Nossa Senhora do Amparo a Fazenda Santana. O convento no Bairro de São Francisco é o prédio mais antigo do município do século XVII. A Fazenda Santana no Pontal de Cruz teve sua primeira sede construída no século XVIII a de hoje é uma reconstrução. O Parque Estadual da Serra do Mar é um dos maiores patrimônios naturais de São Sebastião que tem 70% da área do município dentro do Parque.

Principais Pontos Turísticos:

Existe cerca de 107 km de praias em sua maior parte de excelente balneabilidade e de diferentes tipos.

 São elas:

Enseada

Cigarras

São Francisco: tradicional núcleo de pesca

Olaria

Arrastão: concentra jovens tem restaurantes próximos ao mar sedia o CARNAMAR

Pontal da Cruz: foi o cenário de encontros amorosos - lenda.

Porto Grande: Praça da Vela – ponto de partida de veleiros.

Centro

Preta

Grande/Balneário dos Trabalhadores: com infra-estrutura para famílias com crianças e turismo de um dia.

Pitangueiras

Cabelo Gordo: CEBIMAR -Centro de Biologia da USP.

Barequeçaba

Guaecá: bom para famílias no canto norte a surfistas iniciantes no canto sul Toca do Bicho na beira de estrada.

Brava: acesso somente por trilha.

Toque-Toque Grande: estritamente residencial

Toque-Toque Pequeno: estritamente residencial

Calhetas:não tem acesso por carro

Santiago

Paúba

Maresias: a mais badalada da região restaurantes grifes famosas o paraíso dos surfistas.

Brava: boa para o surf

Boiçucanga: quase uma mini-cidade.

Camburi: compra-se artesanato boas pousadas ótimos restaurantes e casas noturnas.

Baleia

Barra do Sahy: paisagem formada pelo rio que desemboca na praia. Preta e Conchas

Juquehy: concentra artesanato caiçara principalmente em taboa.

Barra do Una: destaca-se pela atividade náutica concentrada em seu grande iate clube às margens do Rio Una.

Engenho

Juréia

Boracéia: Aldeia de índios guarani (atração com venda de artesanato). 

Ilhas

Ilha das Couves Ilha dos Gatos a Ilha Montão de Trigo esta última a única habitada por uma comunidade de cerca de 40 famílias podem ser visitadas a partir da Marina de Barra Una (a 60 km do Centro) ou alugando barcos de pescadores em Boiçucanga ou Barra Sahy. Um passeio excelente para um dia de sol.
 
Belas e polêmicas

Famosas também são as ilhas que formam junto a pequenas lajes o Arquipélago de Alcatrazes um santuário ecológico comparável a Abrolhos. Ali milhares de aves marinhas se reproduzem anualmente e o arquipélago localizado a 33 km da costa é rota de baleias a outros animais marinhos durante sua migração sazonal. É um paraíso para mergulhadores. Mas é ali que reside uma das maiores polêmicas ambientais do país. A marinha escolheu Alcatrazes nos anos 80 para ser sua raia de exercícios de tiro. Uma ação movida por ambientalistas que ainda corre na Justiça pede a interrupção dos tiros.

Matas

O Parque Estadual da Serra do Mar criado em agosto de 1977 pelo decreto estadual n° 10.251 é um dos maiores patrimônios naturais de São Sebastião que tem 70% da área do município (30.115 69 hectares) dentro do parque. A legislação do parque protege a vegetação que recobre as encostas da Serra do Mar acima da cota 100 e o Tombamento realizado em 1985 pelo CONDEPHAAT protege a faixa entre as cotas 40 a 100. É mais garantia para diversidade da Mata Atlântica que tem em São Sebastião densas florestas que se estendem até a beira-mar.O município de São Sebastião ainda foi pioneiro no país na criação de uma legislação municipal exclusiva para a preservação ambiental.

Trilhas

Conhecer o parque mais de perto é possível desde que se respeite a premissa básica de um trekker exemplar:
Não tirar nada além de fotografia não deixar nada além de pegadas. A Trilha mais famosa é a do Ribeirão do Itu que sai do alto da serra a desce até Boiçucanga partindo da estrada do Rio Pardo. Para iniciá-la é preciso a colaboração de um motorista para deixar o grupo no alto da serra. O ribeirão do Itu é cruzado várias vezes por isso não compensa nem tirar os sapatos. A trilha dura seis horas a os banhos gelados na cachoeira são na medida certa para rebater o gostoso cansaço da caminhada. Para se chegar à praia Brava de Boiçucanga famosa por suas ondas também se percorre uma trilha íngreme que começa na rodovia Rio-Santos entre Maresias a Boiçucanga. Outra praia Brava a de Guaecá se alcança por um caminho mais fácil depois de cerca meia hora a passando pela Prainha das Conchas. A maior parte das praias da Costa Sul têm trilhas que cortam seus sertões muitas delas abertas ainda pelos índios. O melhor ao percorrê-las é estar bem guiado de preferência por moradores locais. E vale sempre o aviso: não se exceda em cachoeiras pois elas concentram uma série de ocorrências graves registradas pelos Bombeiros da região.

Trilhas das cachoeiras do Ribeirão do Itu
 
Atrativos: Está localizado quase toda dentro do Parque Estadual da Serra do Mar em área da Mata Atlântica com banhos de cachoeira. A trilha cruza o Ribeirão de Itu pelo menos em nove pontos. Início: Boiçucanga em São Sebastião. Final: Estrada do Rio Pardo em Caraguatatuba. Tempo de percurso: 6 horas (8 2 Km). Apesar do longo percurso há poucas áreas com grande declividade (íngremes) na trilha. Dificuldade: Média (indicada apenas com guia)
Trilha Guaecá - Prainha Brava (Costão do Navio)
 
Atrativos: Costão rochoso praia arenosa banhos de mar. Início: Canto sul da praia de Guaecá. Final: Prainha Brava (Perigosa para banho). Tempo de percurso: 1 hora  
  
Trilha Buraco do Caiçara
 
Atrativos: Vista do Guaecá a do Canal de São Sebastião banhos de cachoeira. Início: Atrás do bairro Topolândia (em cima da faixa do oleoduto da Petrobras). Final: Guaecá. Tempo de percurso: 5 horas (7 km). Dificuldade: média (indicada apenas com guia)  

Trilha Praia Brava  

Atrativos: cachoeira praia deserta mergulho mata atlântica ondas boas para surf. Início: são duas vias de acesso através do oleoduto em Boiçucanga ou na subida da serra de Maresias (acesso pode ser a pé ou de moto). Final: Praia Brava. Tempo de percurso: 1 hora de caminhada (cerca de 2 km). Dificuldade: praia perigosa para banho com forte correnteza
 
Trilhas das cachoeiras do Ribeirão do Itu
 
Atrativos: Está localizado quase toda dentro do Parque Estadual da Serra do Mar em área da Mata Atlântica com banhos de cachoeira. A trilha cruza o Ribeirão de Itu pelo menos em nove pontos. Início: Boiçucanga em São Sebastião. Final: Estrada do Rio Pardo em Caraguatatuba. Tempo de percurso: 6 horas (8 2 Km). Apesar do longo percurso há poucas áreas com grande declividade (íngremes) na trilha. Dificuldade: Média (indicada apenas com guia)
  
Trilha Guaecá - Prainha Brava (Costão do Navio)
 
Atrativos: Costão rochoso praia arenosa banhos de mar. Início: Canto sul da praia de Guaecá
Final: Prainha Brava (Perigosa para banho). Tempo de percurso: 1 hora
     
Trilha Buraco do Caiçara
 
Atrativos: Vista do Guaecá a do Canal de São Sebastião banhos de cachoeira. Início: Atrás do bairro Topolândia (em cima da faixa do oleoduto da Petrobras). Final: Guaecá. Tempo de percurso: 5 horas (7 km). Dificuldade: média (indicada apenas com guia)   
  
Trilha Praia Brava  

Atrativos: cachoeira praia deserta mergulho mata atlântica ondas boas para surf. Início: são duas vias de acesso através do oleoduto em Boiçucanga ou na subida da serra de Maresias (acesso pode ser a pé ou de moto). Final: Praia Brava. Tempo de percurso: 1 hora de caminhada (cerca de 2 km). Dificuldade: praia perigosa para banho com forte correnteza.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO

E-mail: [email protected]

Telefones:  (12) 3891-2000

Sites:  http://www.saosebastiao.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

TERMINAL RODOVIÁRIO DE SAO SEBASTIÃO:

Pç Venino Fernandes Moreira 10 - Centro
São Sebastião, SP | CEP: 11600-000
Telefone: (12) 3892-4340

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Intersul Transportes e Turismo S/A.

Telefone:  (13) 3455-7790

Site: http://www.intersul-transporte.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DE SÃO SEBASTIÃO:

R Sebastião Silvestre Neves 217 - Centro
São Sebastião, SP | CEP: 11600-000
Telefone: (12) 3892-2141

1º CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE SAO SEBASTIÃO:

Av Guarda-Mor Lobo Viana 421 s 2 A 8 pi 2 - Praia Porto Grande
São Sebastião, SP | CEP: 11600-000
Telefone: (12) 3892-4700

CARTÓRIO ELEITORAL:

132ª ZONA ELEITORAL
 
R Prefeito Emídio Orselli 333 s 4 - Varadouro
São Sebastião, SP | CEP: 11600-000
Telefone: (12) 3892-5658

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de São Sebastião

Quem não conhece venha conhecer, já morei em várias cidades desse nosso maravilhoso Brasil, moro há 20 anos em são sebá, tentei sair daquí e não consegui. Esse lugar é maravilhoso.
Por: Gibi

Tive a oportunidade de conhecer São Sebatião no carnaval/10 e achei tudo maravilhoso, principalmente a praia de Barequeçaba, lugar ideal para se divetir com a família,não vejo a hora de poder voltar e rever meus amigos que moram e trabalham aí
Por: sandra katia ramachote

Sou Gaúcha da Cidade do Rio Grande no Estado do Rio Grande do Sul. Fiquei muito feliz em conhecer São Sebastião. É uma cidade maravilhosa, linda com praias belíssimas. Um lugar marvilhoso para visitar e morar. Ficarei muito feliz se um dia eu poder voltar, pois é meu sonho porque fiquei apaixonada pela cidade.
Por: arinda machado silveira

Simplesmente dimais!!!!!!!!!!! Que lugar belíssimo, que natureza maravilhosa, cheia de verde, cachoeiras lindíssimas, é só ir pra conferir, as maravilhas que DEUS nos proporciona, vale a pena... LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: AdrianaPinheiro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Sebastião

Envie seu comentário sobre São Sebastião