São Pedro do Turvo

São Pedro do Turvo-SP
banner

Bem-vindo a São Pedro do Turvo!

banner

Comece planejando a sua viagem para São Pedro do Turvo utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em São Pedro do Turvo e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em São Pedro do Turvo.

Informações de São Pedro do Turvo

 

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com a denominação São Pedro dos Campos Novos do Turvo, município de Lençois, a freguesia foi elevada a Distrito pela lei Provincial nº 4, de 5 de julho de 1875, e, em 24 de fevereiro de 1876, o mesmo foi transferido para o município de Santa Cruz do Rio Pardo.
Em 1876, já residia por aqui  o comerciante português José Ferreira da Silva, o Silvinha, homem de largo descortino e que muito contribuiu para o progresso local, chefiando a política e estabelecendo as primeiras ligações com os poderes políticos da província, no que resultou a criação do município, desmembrado de Santa Cruz do Rio Pardo pela lei estadual nº 181, de 29 de maio de 1891.
Pesquisando o livro do historiador Bruno Giovannetti, encontramos dados importantes: O nome do bandeirante José Teodoro de Souza se prende aos primeiros títulos jurídicos passados na região, ao povoamento e a descoberta de terras ignotas, que do Rio Pardo findam-se numa brutal exuberância na vegetação, até as margens do Danúbio Brasileiro - O rio Paraná. Este intrépido pioneiro nasceu em Pouso Alegre, estado de Minas Gerais, nos primórdios do século passado, aproximadamente entre 1805 e 1815. Não temos a data certa do seu nascimento. Veio a zona do Paranapanema e lhe correu a vida na orla do imenso sertão.
Em 31 de maio de 1856, registrou na paróquia de Botucatu, a posse, na qual declarou que possuía todas as terras, desde o rio Turvo até o Paranapanema. Portanto, dentro do âmbito de sua posse, iniciou o desbravamento do sertão, fundando três cidades: São Pedro do Turvo, Campos Novos e Conceição do Monte Alegre. Escolheu São Pedro do Turvo para fazer seu acampamento. Ali construiu uma casa, plantando o marco inicial perto das confluências do rio São João e São Perdo. Com serrote e formão, levantou-se a moradia, em que, mesmo sendo de madeira, não foi usado um só prego.
Seu Machado cantou alguns dias na mataria, onde havia abundância de madeira de lei. Os caibros eram de pindaíba e as ripas eram tiras dos coqueiros. Pronta a casa, fácil foi provê-la dos móveis necessários. As camas com cavaletes e as mesas com taboas pregadas em pernas roliças, constituíram o mobiliário do maior latifundiário da então província de São Paulo. Dali rompeu pelas selvas a dentro, desbravando matas e adquirindo novas posses. No interior das terras infindáveis, teve repetidos encontros com índios, únicos senhores absolutos da região.
Ele fez como Rômulo: chamou a si todos quantos quisessem povoar o posto avançado da civilização, enfrentar os índios agitados e ameaçadores, e formar ao mesmo tempo o capital humano, para a grandeza futura de nossa zona. A sua generosidade, sua caridade, e sua bondade souberam operar prodígios, dando a todos a simpatia e o seu grande coração. Era um perdulário de bondade, entretanto, para si, guardou apenas a mais extrema pobreza. Conta-se que em troca de um escravo violeiro, deu o imóvel “Borda do Campo” perto de Campos Novos, com uma área de 3.500 alqueires. Era um homem alegre, folgazão, audaz e ansioso de aventuras. Seu desejo era penetrar no domínio dos índios como amigo e não como conquistador. Os índios acostumaram a lhe chamar de “pai”. Em 1862, ele foi até a capital de São Paulo, levando alguns índios para apresentá-los ao governador.
Sua mulher foi Francisca Leite da Silva e, falecendo esta, casou-se com Ana Luiza de Jesus. Do primeiro consórcio, nasceram José Teodoro de Souza Junior (o Teodorinho) e Maria Teodoro de Souza. Do segundo casamento teve apenas um filho: José Luiz de Souza. Como único vestígio dos primeiros passos dados por este intrépido bandeirante do sertão, restam nos antigos cartórios (especialmente de Lençóis, hoje Agudos) escrituras redigidas em extravagante grafia, num estilo pitoresco, de um idioma divorciado da gramática, escrituras geralmente outorgadas e assinadas por terceiros, a rogo do posseiro, pois ele era completamente analfabeto.
Morreu pobre, em uma manhã envolta por um véu úmido de tristeza, sem um só amigo, sem uma voz consoladora. Deixou viúva a segunda mulher. José Teodoro de Souza foi fundador de muitos outros municípios, mas fixou sua residência em São Pedro do Turvo, onde faleceu em abril de 1875, ficando aqui sepultado. Sua sepultura, porém, não foi localizada, sabe-se, entretanto, que está mais ou menos nas imediações da industria de produtos de mandioca.

Cidade

Pela lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1960, a então florescente Vila recebeu foros de município e, em 1911, na divisão administrativa do Brasil, passou a denominar-se simplesmente São Pedro do Turvo.
Divisão
Segundo as divisões administrativas do Brasil em 1933 e as territoriais em 1936 e 1937, o município ficou composto de dois Distritos: São Pedro e Ubirajara (ex-Cacádor). Pela lei estadual nº 223, de 24 de dezembro de 1948, o distrito de Ubirajara foi elevado a município e desmembrado de São Pedro do Turvo.
Formação Judiciária
Segundo o Decreto-Lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o município pertence ao termo judiciário de Santa Cruz do Rio Pardo.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

19 de Dezembro

Gentílico:


População:

7.208 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Ourinhos 

Limites:

Alvinlândia, Lupércio, Ocauçu, Campos Novos Paulista, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Ubirajara. 

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-225 (Rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó) / SP-327 (Rodovia Orlando Quagliato) / Rodovia Municipal de Ligação da SP-327 à São Pedro do Turvo. 

Distâncias:

Da Capital:

390 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Matas dos Morros 

Januarinho, Quintino, Zé Andrade e João Virgílio, eventualmente utilizadas para passeios ecológicos com a permissão dos donos das terras 

Rio Turvo 

Vista de cima da ponte que dá acesso a SCRPardo, ao fundo poente da antiga estrada de terra. Ideal para pesca esportiva, descida de botes e caiaques, pois o rio possui corredeiras ideais para prática destes esportes 

Ribeirão São Pedro 

Vista de cima da ponte que dá acesso à Ourinhos, onde se situa uma pequena uisina de energia elétrica privada

Prainha Municipal 

Vista do centro da cidade, visitada no verão por turistas da região, para acampamento, churrasco domingueiro, jogo de futebol suíço, vôlei de praia, perto de lanchonetes e sorveterias

Rio São João 

Vista de área Urbana utilizado por moradores pra descida de bóia 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Aniversário do Município

Data: 19 de Dezembro 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO TURVO

E-mail:

Telefones: (14) 3377-1320

Sites: http://www.saopedrodoturvo.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Ouro Branco Ltda.

Telefone: (43) 3373-2600  

Site: http://www.viacaoourobranco.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL REGISTRO CIVIL PESSOAS NATURAIS TABELIAO NOTAS:

R Antônio Guimarães Júnior 77 - Centro
São Pedro do Turvo, SP | CEP: 18940-000
Telefone: (14) 3377-1216

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de São Pedro do Turvo

JA FUI MUITAS VEZES EM S.P.TURVO É UMA CIDADE MARAVILHOSA TENHO OTIMOS AMIGOS LÁ ESPERO VOUTAR LOGO ,UM ABRAÇO Fernando ,RIBEIRÃO PIRES SP
Por: FERNANDO

boa tarde.. Esta cidades onde nasci.. que ao pouco tempo que eu a conheci..gostei uma cidade tranquila..gostaria muito de morar nesata cidade.. deixo abraço pra todos que moram nestqa cidade cle
Por: Cleuza roza pereira

Sim conheço muito bem, minha mãe e meu pai nasceram na cidade. É uma linda cidade.
Por: vaqnusa de fatima rodrigues

morei em sao pedro em 1986 por uns 6meses foi o suficiente pra amar essa cidade. hoje mora aqui em brotas-sp mas naô esqueço minha querida sao pedro. bjs
Por: alcides de souza

amo são pedro d turvo. moro em cabralia pta mais meu coracão mora em são p d turvo.principalment meu casal de filhos q moram la. aléx e jaqueline que amo mt bjs de dil...
Por: dilson pereira bié

adoro minha cidade natal,mais o que mais me encanta é a igreja matriz por dentro,é como uma magia.me transporta na minha infancia e adolescencia,enfim cada canto tem seu encanto,tenho o maior orgulho de ser saopedrense
Por: gracia maria garcia silva

minha cidade natal ......minhas irmãs ainda moram ai Lidia e Lidnei,sinto muitas saudades dai...espero visita-la em breve.......
Por: Lìgia machado

simplesmente, so´ tenho uma coisa a dizer: SAO PEDRO DO TURVO ,E UMA DELICIA DE CIDADE. O que ela tem de melhor, sao a propria populaçao,pois sao todos companheiros.
Por: sergio aparecido marcelino

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Pedro do Turvo

Envie seu comentário sobre São Pedro do Turvo