São Pedro

São Pedro-SP
banner

Bem-vindo a São Pedro!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em São Pedro e muitas outras opções de hospedagem na cidade São Pedro. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em São Pedro.

A cidade de São Pedro, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1881. A localidade está em uma altitude de 550m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 25.883 habitantes. A área total de São Pedro é de 619,7km², e sua densidade demográfica é de 41,77hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Pedro-SP é 13520-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A pequena cidade de São Pedro, localizada no estado de São Paulo, foi fundada em 1881 e hoje recebe muitos visitantes, tanto que é uma estância turística paulista. Apesar do nome, o município está longe de ser um destino apenas de devoção, porque oferece uma grande variedade de atrações para todos os gostos.

Para quem gosta de aventura, esse é o local perfeito! Na Serra do Itaqueri, os turistas podem aproveitar vários esportes radicais, como, por exemplo, voar de asa-delta ou de parapente. E não para por aí: nesse mesmo local é possível fazer trilhas off-road de jipe 4x4, andar de tirolesa e até de balão! Se você sempre quis vivenciar uma dessas experiências, irá adorar visitar São Pedro.

O Caminho do Sol é um roteiro realizado por peregrinos, muito famoso em São Pedro. Para completar os 230 quilômetros, são necessários aproximadamente 11 dias de caminhada. As cavalgadas também são conhecidas, assim como o cicloturismo. E é claro: não volte para a sua cidade sem visitar a Cascata Dorigon, uma queda d’água com cerca de 15 metros que forma uma incrível piscina natural.

São Pedro é um roteiro religioso, além do Caminho do Sol, a Igreja de Santo Antônio é um ponto turístico, porque além de sua linda arquitetura, abriga uma imagem autêntica do santo conhecido como “casamenteiro”. Linda e imponente, a Matriz de São Pedro tem uma réplica da imagem original de Nossa Senhora Aparecida e também merece uma vista. Viajar para a cidade é uma ótima oportunidade para quem quer se conectar com a sua espiritualidade.

Entre as opções culturais de passeio em São Pedro, você poderá prestigiar uma feira de artes e de artesanato muito tradicional, chamada Boulevard de Artes e Artesanato Dona Hermelinda. Os apreciadores de uma das bebidas mais populares do Brasil vão adorar conhecer a Cachaçaria da Diretoria e também a Cachaça Catedral.

Você ainda pode visitar a Biblioteca Municipal Gustavo Teixeira, com mais de doze mil títulos diferentes!

A cidade de São Pedro é perfeita para quem quer passear com a família e passar alguns dias agradáveis de descanso e muita diversão.

Informações de São Pedro

Roteiros do Brasil

"Capital do Bordado"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No início do século XVIII, Luiz Pedroso de Barros abriu um caminho de São Paulo ao rio Paraná, pelos campos de Araraquara, rumo às minas de Cuiabá. Esse caminho passou a ser chamado de Picadão. Em 1770, o governador da Província deu ordem a Antônio Correia Barbosa, o Povoador de Piracicaba, para que procurasse vestígios do antigo Picadão aberto entre 1723 e 1725. A ordem era para torná-lo transitável.
O Picadão atravessava matas, rios e várzeas, em terras onde havia índios e animais ferozes. Mas, apesar das dificuldades, era trilhado cada vez mais, ligando Cuiabá à Vila de Piracicaba.
Para facilitar a vida dos intrépidos viajantes, no século XIX, mais precisamente em 1829, o Vice-presidente da Província ordenou a construção de ranchos ao longo dos caminhos, para o pouso dos tropeiros. No local onde se acha a Matriz de São Pedro, construiu-se um rancho e estabeleceu-se um tropeiro – Floriano da Costa Pereira, o Florianão. O local era privilegiado: alto, seco e entre dois ribeirões, o Samanbaia e o Pinheirinho. Tornou-se o Pouso do Picadão.
Em 1844, ano da Anistia para os rebeldes da Revolução Liberal de 1842, de Itu vieram para cá os irmãos Teixeiras: Joaquim; José Luiz. Vieram com esposas, filhos, demais parentes e agregados. Eram de nobre estirpe e estiveram envolvidos na Revolução Liberal liderada pelo Pe. Diogo Feijó, ex – regente do Império.
Os Teixeiras adquiriram a Sesmaria do Pinheiro e transformaram-na em fazendas diversas. Homem de fé, Joaquim Teixeira de Barros, o mais velho dos irmãos, e justamente chamado o Povoador de São Pedro, tratou de erigir uma Capela no local mais alto, em terreno cedido por Florianão para esse fim. Era uma área grande: compreendia as duas praças centrais e estendia-se pelas adjacências até o antigo cemitério, onde hoje se situa a Casa da Agricultura, naquele tempo sob administração eclesiástica. 
Aquele aglomerado de casas e fazendas passou a ser conhecido por Capela do Picadão. Mais tarde, os moradores mudaram-lhe o nome para Capela de São Pedro.
Em 1860, a Capela de São Pedro passou à categoria de Povoação. Em 12/04/1864, foi elevada à Categoria de Freguesia, com suas divisas determinadas pelo Governo da Província de São Paulo. Em 1867, chega o 1o padre. E em 1879, a freguesia passa a ser a Vila de São Pedro de Piracicaba. Aos 22/2/1881, a Vila foi elevada a Município, sendo instalada sua 1a Câmara Municipal aos 11/2/1883.
O Povoador, Joaquim Teixeira de Barros, faleceu em 1897, em sua casa, a 1a casa da cidade, que tinha cerca de 150 anos e possui paredes internas de taipa de pilão. Essa casa existiu até 1999, quando foi demolida pela especulação imobiliária, apesar de estar em processo de tombamento no Condephat.
Joaquim Teixeira de Barros foi sepultado na Igreja Matriz, que ele batalhara para construir, ao lado de sua esposa, D. Joaquina Brandina de Escobar.
Além dos Teixeiras, outras famílias estabeleceram-se nestas terras, dedicando-se ao plantio de café, como o Cap. Afonso Agostinho Gentil de Andrade, também participante da Revolução Liberal e aparentado com os Teixeiras; o Cap. Veríssimo Prado, o 1o Presidente da Câmara Municipal de Sãqo Pedro; Cel. Malaquias Guerra; os Frotas; os Mendes; os Mellos; os Aranhas; os Leites: os Gomes entre outros.
As famílias italianas começaram a chegar a São Pedro a partir de 1890. Vieram para ficar, ligando-se aos sãopedrenses. Também vieram para São Pedro, no início do século XX, em menor número, espanhóis, portugueses, libaneses, japoneses e alemães.
Em 1929, Dona Joana de Barros Furlani introduziu o bordado em São Pedro. Os trabalhos em ponto cruz aqui feitos tornam-se conhecidos dentro e fora de nosso país. Na década de 30, quando se procurava petróleo em nosso município, descobriram-se as águas medicinais: bicarbonatadas, sulfatadas e sulfurosas. Estas últimas têm o 2o maior teor de enxofre do mundo.
Em decorrência dessa descoberta, construiu-se um balneário na nova Estância. Essa Estância foi desmembrada posteriormente, com o nome de Águas de São Pedro.
 

Significado do Nome

O nome São Pedro originou-se do nome do Padroeiro da Cidade. 

Aniversário da Cidade:

22 de Fevereiro 

Gentílico:

são-pedrense

População:

31.688 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município Estância Turística, São Pedro situa-se na Serra de Itaqueri e é conhecido como a Capital do Bordado, arte introduzida na Cidade em 1929 e que hoje ocupa mais de 60 % do comércio. Possui diversos atrativos naturais e possibilidades para o hipismo, paraquedismo, paraglider, asa delta, motocross, raid jeep, pesca, banhos de cachoeiras e cascatas. Seu Padroeiro é São Pedro.

Clima:

Temperado e Seco

Temperatura Média:

21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região de Piracicaba no Estado de São Paulo 

Limites:

Ao Norte: Itirapina e Torrinha; Ao Leste: Charqueada; à Oeste: Santa Maria da Serra e ao Sul: Piracicaba.  

Acesso Rodoviário:

SP 330 - Rod. Anhanguera
SP 280 - Rod. Castelo Branco 

Distâncias:

Da Capital:

180 km

Outras:

Piracicaba 27 km

Campinas 100 km   

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira do Saltão 

São 75 metro de queda dágua, formando uma piscina natural. Muito utilizada para prática do canyoning. Estr. para Itirapina, a 24 km do centro.

Igreja Matriz de São Pedro

Construída em 1898, abriga pinturas de Caetano Miani, artista italiano impressionista. Localizada na Praça da Matriz.

Casa do Poeta Gustavo Teixeira - Biblioteca e Museu

Possui acervo histórico da cidade. Localizada no centro da cidade.

Gruta da Pedra

Possui uma queda dágua de 75 metros, uma imagem de Nsa. Senhora Aparecida. Local procurado pelos turistas. Localizado à 12 Km do centro da cidade.

Prainha Branca

Localizada às margens do Rio Araguá.

Cristo Redentor

Conta com a vista panorâmica da cidade, localizada no alto da Serra Recanto Brinco da Serra. Rod. São Pedro - Itirapina.

Parque Ecológico Manfrinato

Possui: lago, mini zôo, área para lazer, churrasqueira, parque infantil e fonte de água mineral. Localizada na Rua Maestro Benedito Quintino.

Cascata Dorigon

Belíssima queda dágua com 15m. de altura , formada pelo Ribeirão Carneiro. Conta com um camping com toda infra-estrutura. Localizada no alto da Serra. Acesso pela SP. 414, distância de 10 Km.

Fonte Linda

Local de beleza natural, com belíssima queda dágua. Situada a 2 Km da cidade.

Gruta dos Anões

Em meio de um bosque, com piscina natural formada com diversas minas de água. Está localizada a 2 km da cidade.

Santana’s Ranch

Centro Hípico - R. das Esmeraldas, 377 - Santana

Parque Hípico e de Rodeios Itajiba Leite Filho

Localizado na Av. Pascoal Antonelli

Feira Permanente de Bordado

Local: Pça. Gustavo Teixeira 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Fevereiro 

- Raid Bike de São Pedro - (19) 3421-9658  
 
- Carnaval - (19) 3483-2608  
 
Abril 
 
- Jantar Italiano Dançante - (19) 3481-1085  
 
- Encenação da Paixão de Cristo - (19) 3483-3574  
 
- Etapa do Circuito Serras de Motocross - (19) 3481-4199  
 
- Quermesse Beneficente - (19) 3481-1196  
 
Maio 
 
- Etapa do Caloi Adventure Camp - (19) 3483-3574  
 
Junho 

- Festa de Santo Antonio - (19) 3481-1196  
 
- Procissão de Corpus Christi - (19) 3481-1196  
 
- Desfile de Cavaleiros - (19) 3483-3574  
 
- Festa de São Pedro e São Sebastião - (19) 3481-1196  
 
Agosto 
 
- Adventure Camp - 3ª Etapa 2006 -

- Festival de Pipas - (19) 3483-3574  
 
Setembro 
 
07 - Desfile Cívico-Militar - (19) 3483-3574  
 
- Festa do Peão - (19) 3483-3574  
 
- Semana Cultural Gustavo Teixeira - (19) 3483-3574  
 
Outubro
 
 
- Festival de Música Caipira - (19) 3483-3574  
 
Novembro 
 
- Festa Italiana - (19) 3483-3574  
 
Dezembro 
 
- Comemorações Natalinas - (19) 3483-3574 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3481-9200

Sites: http://www.saopedro.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Terminal Rodoviário:

Telefones: (19) 3481-3131 / 1551

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO DE IMÓVEIS TITULO DOCUMENTOS:
 
R Nicolau Mauro 420 - Centro
São Pedro, SP | CEP: 13520-000
Telefone: (19) 3481-1032
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.saopedro.com.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de São Pedro

O espaço é pouco para falar tudo de bom que existe em São Pedro, mas aqui vai: o ar, a cidade, o povo, as praças, os parques, a serra, os rios, as cachoeiras, as festas, o artezanato, a comida, as pousadas, os hotéis, os hotéis fazenda, as paisagens, os pesqueiros, as trilhas, voos de asa delta, para pente, as fontes de aguas minerais... e muito, muito mais ... não encontrei em vosso site a história da cidade ou maiores informações como clima, temperaturas, etc...
Por: Eduardo Pierangelo

sao pedro é uma cidade incrivel,tendo tudo que uma familia possa querer,pois tem segurança,é um otimo lugar para se viver,apesar de que eu moro em santa maria da serra,sinto falta de sao padro,e quando eu quero me divertir vou para sao pedro.
Por: douglas dos reis manuel

oi sao pedro é um lugar muito especial gostei muito da cidade bjos
Por: salete

q maravilhoso é um lindo lugar para se passarum dia ou um mes etc continuen assim :)
Por: luelen regina

e lindo sao pedro e os hoteis sao lindos e os munitores sao legais
Por: bruna

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Pedro
Fundação:
1881
Altitude:
550m
População:
25.883 habitantes
Área:
619,7km²
Densidade Demográfica:
41,77hab/km²
CEP:
13520-000

Envie seu comentário sobre São Pedro

banner