São Manuel

São Manuel-SP
banner

Bem-vindo a São Manuel!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de São Manuel, fotos, informações, os principais hotéis de São Manuel, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de São Manuel, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1885. A localidade está em uma altitude de 709m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 36.513 habitantes. A área total de São Manuel é de 652,7km², e sua densidade demográfica é de 55,94hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Manuel-SP é 18650-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de São Manuel

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O arraial de São Manuel foi fundado em 1870, onde foi erguida em 1972 uma capela em louvor a São Manuel, em terras de Manuel Gomes de Faria.
A região já era visitada por caravanas de bandeirantes que iam em direção ao Mato Grosso.
O povoado em 7 de abril de 1880, por lei imperial, passou a freguesia no município de Botucatu.
10 de março de 1885 passou a condição de vila e o nome de São Manuel do Paraíso.
Início do século XX, com fazendas de café teve um grande desenvolvimento, hoje a cultura mais evidente é a da cana-de-açúcar. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

17 de Junho 

Gentílico:

são manuelense

População:

38.390 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São Manuel foi uma verdadeira potência nos tempos áureos do café, e as obras arquitetônicas e paisagísticas construídas na época ainda embelezam grandemente a cidade. Sua natureza composta por vales, cachoeiras, ribeirões e remanescentes de Mata Atlântica, propiciam a prática de esportes radicais. Suas festas religiosas, assim como o tradicional Corpus Christi e seu povo calmo e hospitaleiro, são marcas registradas da cidade.
São Manuel localiza-se no planalto da região central do Estado, a 284 km da capital paulista, entre as serras de Botucatu e dos Cordeiros, entrecortado pelo Rio Tietê. Limita-se ao Norte com Igaraçu do Tietê, Barra Bonita e Mineiros do Tietê; ao Sul com Pratânia, a Leste com Botucatu e Dois Córregos; e a Oeste com Areiópolis.

Clima:

Subtropical  

Temperatura Média:

23º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Bauru  

Limites:

Botucatu, Pratânia, Lençóis Paulista, Areiópolis, Igaraçu do Tietê, Mineiros do Tietê, Dois Córregos e Barra Bonita 

Acesso Rodoviário:

SP-191 - SP-251 - SP-255 - SP-300  

Distâncias:

Da Capital:

217 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Coreto do Jardim

São Manuel mantém uma tradição que está se tornando cada vez mais rara no interior do Estado: todo domingo no Coreto do Jardim Municipal acontece apresentação da Sociedade Filarmônica São-Manuelense a partir das 20h, onde adultos e crianças desfrutam de ambiente seguro e tranqüilo.

Feira de Artesanato

Junto á apresentação das Retretas de domingo, é realizada a feira da Associação de Artesanato de São Manuel, expondo produtos artesanais variados de grande qualidade. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Corpus Christi de São Manuel - São Manuel mantém viva a tradição das festividades de Corpus Christi há 59 anos. Iniciado pela educadora Tereza Mazzuco, hoje se tornou uma das grandes referências turísticas do Brasil, devido a grande qualidade e variedade de desenhos estampados em tapetes e passadeiras.
Durante a madrugada que antecede o dia da Procissão, membros da comunidade decoram ruas da cidade com belíssimos tapetes, transformando em verdadeiras obras de arte.
No entanto São Manuel inovou mais uma vez: todo o material utilizado nas decorações é biodegradável banindo materiais como vidro, pneus moídos e substituindo-os por bagaço de cana-de-açúcar tingido, areia, pó de café, entre outros produtos.
O projeto “Turista Artista” dá oportunidade ao visitante de participar ativamente desta autêntica manifestação cultural e religiosa, garantindo sua presença na confecção dos tapetes, city tour, entre outras atividades.
O visitante pode usufruir da hospitalidade São-Manuelense, conhecer um pouco mais da história local e participar diretamente de um dos maiores eventos de arte e fé do interior paulista e do Brasil.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MANUEL

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3812-4437

Sites: http://www.saomanuel.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL REGISTRO IMÓVEIS TITULOS DOCUMENTOS CIVIL:

R 4 de Junho 200 - Centro
São Manuel, SP | CEP: 18650-000
Telefone: (14) 3841-4070

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.uniregistro.com.br         

www.polocuesta.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Alice Soares de Toledo, mãe da Rainha Sílvia da Suécia.
- Emílio Surita, humorista do programa Pânico na TV.
- Geny Prado, atriz de cinema e TV.
- João Mellão Neto, político, empresário e jornalista.
- Karina Bacchi, atriz.
- Mário Martins de Almeida, um dos mártires da Revolução Constitucionalista de 1932
- Miguel de Oliveira, Campeão Mundial de Boxe.
- Otavio Augusto - ator.
- Tonico & Tinoco, famosa dupla sertaneja.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de São Manuel

eu amo minha cidade de sao manuel nasci e fui criada nessa
Por: silvia gonzaga toledo

Sou de familia tradicional desta cidade. Moro a 5 anos em São Luis MA. Tenho saudades da minha familia. Um abraço
Por: Emerson

NASCI EM SÃO MANUEL,VIVI MUITOS ANOS FORA DELA, BRASIL A FORA, MAS NUNCA, DAQUI ME ESQUECI, HOJE COMO EX MILITAR DA FORÇA AEREA, VOLTEI, E VIVO NOVAMENTE AQUI COM MUITO ORGULHO DE SER `SÃOMANUELENSE` TERRA DE GENTE BOA, HOSPITALEIRA, VALE A PENA CONHEÇE-LA!!!!!!
Por: ANTONIO ELVIO BIANDAN

CIDADE MARAVILHOSA,HOSPILALEIRA,POVO ACOLHEDOR,ADORO SÃO MANUEL,TERRA QUE NASCI,SEMPRE QUE POSSO DOU UMA PASSADINHA POR LÁ VISITE CONHEÇA VOCE VAI ADORAR
Por: Pedro Gerenutti

Eu nasci em São Manuel mais e hj moro na cidade de Santos litoral mais adoro muito minha cidade sou são manuelense com muito amor
Por: Clodoaldo

Conheço São Manuel desde 1958, qdo estudei na Escola Agrotecnica D. Sebastiana de Barros e até hoje gosto muito dessa cidade, principalmente de seu povo extremamente hospitaleiro.
Por: GERALDO EMIDIO DE SOUSA

Saudações São Manueences obrigado por Duas vezez na minha vida voces acolherão eu e minha familia ai nesta linda cidade. Fico feliz em saber que a Tradicional Porcissão de Corpus Cristi Esta fime e Forte. Um Dia eu e minha Familia retornaremos ai numa Ferias dessas minha que neste lugar me traz lembranças do Meu Paizinho Benedito e do Meu Irmão mais velho Carlos Machado que todo anos que iam Pro interior de São paulo não deixavão de passar Por ai Desejo a Voces muita Felicidade que DEUS esteja sempre com Todos e um dia deses a gente vai passear ai valeu Ate breve.
Por: jose roberto cruz

Adoro São Manuel,nasci e cresci aí,hj não moro mais aí,mas sempre que posso vou matar a saudade da minha querida terra natal..Amo São Manuel.
Por: Germinia Torcinelli

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Manuel
Fundação:
1885
Altitude:
709m
População:
36.513 habitantes
Área:
652,7km²
Densidade Demográfica:
55,94hab/km²
CEP:
18650-000

Envie seu comentário sobre São Manuel

banner