São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga-SP
banner

Bem-vindo a São Luiz do Paraitinga!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em São Luiz do Paraitinga, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade São Luiz do Paraitinga. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em São Luiz do Paraitinga para programar a sua viagem.


São Luiz do Paraitinga e as belezas históricas no Vale do Paraíba

A cidade é um dos patrimônios culturais do Brasil

São Luiz do Paraitinga é uma cidade paulista localizada no Vale do Paraíba. Sua maior riqueza é seu Centro Histórico, tombado como Patrimônio Cultural Nacional. Além da sua história, há inúmeras outras atrações turísticas.

A cidade também tem várias riquezas naturais, se você é um amante da natureza, conheça a Trilha das Sete Cachoeiras, com 7 km repletos de cachoeiras e piscinas naturais, ao seu fim, há um belíssimo mirante a mais de 1400 metros de altura! Se você é mais radical, pode fazer rafting no Rio Paraibuna, com três percursos diferentes, que variam de 5 a 10 km de distância.

A tradicional festa do Espírito Santo é perfeita para turismo religioso, ela começa 40 dias depois da Páscoa, quando é realizada uma novena que abre a festa. No evento, existem atrações tanto para crianças, jovens e adultos, como apresentações folclóricas e quermesses. Há ainda o prato típico da cidade, chamado Afogado, que é distribuído gratuitamente para quem estiver na festa. O encerramento é marcado por uma grandiosa queima de fogos de artifício.

No Carnaval, a cidade mantém a tradição dos blocos de rua, que enchem São Luiz do Paraitinga de cores e foliões, com mais de 150 mil participantes. A folia ocorre no Centro Histórico e é perfeita para quem quer fugir das micaretas, com muitas marchinhas de carnaval e músicas típicas.

Como cidade histórica, São Luiz tem várias igrejas antigas no Centro Histórico, que carregam mais de 240 anos de história da colonização brasileira. Também localizado no Centro Histórico, está o Mercado Municipal, com uma arquitetura típica do Barroco, lá são oferecidas comidas e bebidas típicas da cidade, bem como lojinhas de artesanato e botequins, alguns dias também têm música ao vivo para os visitantes.

São Luiz do Paraitinga é uma bela cidade histórica para se conhecer, com ares bucólicos do campo, ela já se tornou rota principal do turismo ecológico e também do religioso. Com diversas atrações ao longo do ano, a cidade é um ótimo lugar para se conhecer.

Informações de São Luiz do Paraitinga

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Norte

Vale do Paraíba

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Capitão Vieira da Cunha e João Sobrinho de Moraes alegaram pretender povoar a região dos sertões da Paraitinga e por isso receberam do Capitão de Taubaté Felipe Carneiro de Alcaçouva e Souza as primeiras sesmarias da então Vila de Guaratinguetá que havia explorado todo aquele sertão apresentou ao Governador capitão-general D.Luís Antonio de Souza Botelho Mourão um requerimento em que vários povoadores lhe pediam para fundar junto ao Rio Paraitinga e entre Taubaté e Ubatuba uma nova povoação. A 2 de Maio de 1.769 essa petição foi deferida recebendo a povoação o nome de São Luiz e Santo Antonio do Paraitinga sendo a padroeira Nossa Senhora dos Prazeres. No dia 8 de maio de 1.769 o sargento mor Manoel Antonio de Carvalho foi nomeado fundador e governador da nova povoação. Um incentivo do governador geral estimulou a mudança de mais gente para o local que foi elevada à Vila em janeiro de 1.773 instalada a 31 de Março do mesmo ano. A Vila teve rápido progresso de início mas depois veio a estacionar na cultura dos cereais e só muito mais tarde se deu início à plantação de café e algodão. Por lei provincial a 30 de Abril de 1.857 foi elevada a categoria de cidade e por título de 11 de junho de 1.873 obteve a denominação de Imperial Cidade de São Luiz do Paraitinga. Transforma-se em Estância Turística a cidade de São Luiz do Paraitinga
(Aprovado pela Lei Estadual nº 11.197 de 5 de julho de 2002).  

Significado do Nome

Paraitinga é o nome do Rio onde desde os tempos dos Bandeirantes havia um posto avançado por onde passavam o café e o ouro mineiro. Ao ser fundada a povoação em 1.769 o nome foi São Luís e Santo Antonio do Paraitinga sendo mudado depois para São Luiz do Paraitinga quando o padroeiro passou a ser São Luiz Bispo de Tolosa.
PARAHYTINGA - De origem indígena: Da língua Tupi-Guarani - Águas Claras. 

Aniversário da Cidade:

05 de Julho 

Gentílico:

luisense

População:

10.404 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade agradável, habitada por um povo simpático e hospitaleiro, que se alegra em compartilhar suas paisagens com os visitantes do mundo inteiro. Todas as emoções e alegrias tornam-se imensamente mais incríveis quando desfrutadas ao vivo.

Clima:

Temperado com inverno seco  

Temperatura Média:

20° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Município da Região do Vale do Paraíba no Estado de São Paulo 

Limites:

Norte: Taubaté, Sul: Ubatuba, Leste: Lagoinha, Oeste: Redenção da Serra, Natividade da Serra 

Acesso Rodoviário:

Para chegar em São Luís do Paraitinga, deve-se chegar em Taubaté
(Rodovia Presidente Dutra) ou chegar em Ubatuba (BR 101 - Rio Santos), acesse
a Rodovia Dr. Oswaldo Cruz, a cidade está localizada no Km 42,5. 

Distâncias:

Da Capital:

170 Km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Prefeitura Municipal

Construído segundo os padrões vigentes no século XIX para as residências de pessoas abastadas. Seguindo a combinação de soluções mineiras com técnicas paulistas de construção apresenta embasamento de pedra entaipada paredes externas de taipa e divisórias de pau a pique. As janelas internas voltam-se para o saguão da escada havendo um armário embutido encimado por peça de madeira fartamente trabalhada. O forro é de tabuado entalhado.

Praça Dr. Oswaldo Cruz 

O centro histórico de São Luiz do Paraitinga a Praça Dr. Oswaldo Cruz é o coração da cidade. Sala de visitas e ponto de partida para um passeio pelo histórico núcleo urbano.
No passado o local era conhecido simplesmente como Pátio Praça da Vila depois Largo da Matriz. Bem mais tarde já no século XX ela recebeu o nome atual em homenagem ao filho mais ilustre da terra o cientista Oswaldo Cruz.
A praça ainda conserva sua característica inicial de ser o espaço privilegiado de encontro da comunidade. Ainda hoje como no passado ela é o ponto central de todas as festas religiosas e profanas de São Luiz. Nela se realizam os folguedos e as danças folclóricas como Moçambique congada dança de fitas folias do Divino folias de Reis o pau-de-sebo entre muitas outras manifestações. Palco anual do festival de marchinhas e do tradicional carnaval de São Luíz.
Um passeio por essa praça revela um pouco da história do Brasil. Quase toda cercada de belos e suntuosos sobrados construídos por volta da metade do século XIX. Ela é o testemunho eloqüente da feliz e fugaz prosperidade vivida em São Luíz. Retrato do tempo áureo da presença do café no Vale do Paraíba. Um pouco do Brasil imperial de condes e barões.
Cópia fiel da arquitetura da côrte do Rio de Janeiro. Os sobradões que emolduram a praça construídos em taipa de pilão e pau-a-pique com suas cores berrantes com janelas de tipo guilhotina portas com artísticas bandeiras de ferro testemunham o jeito de viver da elite cafeeira no século XIX. As sacadas desses edifícios todos tombados pelo patrimônio histórico são como balcões de um imenso teatro.
A suntuosa Igreja Matriz de frente para o oeste na parte mais alta da praça construída no século XIX mostra a importância da religião e de seu poder na vida da cidade. Uma escadaria de pedras irregulares retiradas dos rios eleva-se até à Igreja Matriz.
No outro extremo da praça se encontra a Prefeitura Municipal cujo sobrado foi construído em 1859. Como os outros edifícios da praça ele apresenta embasamento de pedra entaipada paredes exteriores de taipa e divisória de pau-a-pique.
O formado quadrilátero da praça pouco mudou. No centro há um coreto onde como antigamente as bandas de músicas fazem retretas em noites de festas e os jovens embalam shows musicais.
A praça ainda conserva luminárias que imitam os lampiões de outrora. Bancos repousantes e árvores frondosas imprimem um toque agradável e tranqüilo ao local.
Vale a pena conferir e dar um passeio por essa que é uma das praças mais características do século XIX que ainda existem em São Paulo.

Conjunto Arquitetônico

Casarões

A cidade tem o maior números de casas térreas e sobrados tombados pelo CONDEPHAAT no Estado de São Paulo. São quase 90 prédios declarados de interesse paisagístico.

Mercado Municipal 

Construído no final do século XIX possui forma de um quadrilátero todo em arcadas tendo a parte central descoberta sendo contornado por um corredor. Espaço que se destina a venda e troca de mercadorias tendo também em seu interior alguns botequins que servem o tradicional afogado prato típico da cidade. Utilizado também para algumas manifestações culturais em certo período do ano. 

Igreja Matriz

Dedicada a São Luiz de Tolosa construída no século XIX demonstra uma grande importância na vida religiosa da cidade. Possui vários altares em mármore carrara.

Igreja do Rosário

Construída no Século XIX e edificada em estilo eclético predominando o gótico decadente. Construção em taipa sobre alicerce de pedras da região. Relevo em barro com a Virgem Maria oferecendo o Rosário a São Domingos.
Na lateral direita a Igreja e cercada por muro de pedras construído por escravos. Hoje compõe o Largo do Rosário uma praça e um Chafariz com monumento em homenagem ao Teatro daí o nome Largo do teatro integra o Projeto Resgate da Memória.

Capela Nossa Senhora das Mercês

Construída em taipa no fim do século XVII conserva ainda as características da época. Os sinos são originais bem como os detalhes no interior da capela: o altar em madeira a imagem da Santa e os escudos que figuravam nas armas de Portugal na época do Brasil colônia. 

Ficha Técnica

Denominação: Capela de Nossa Senhora das Mercês.
Localização: Rua Coronel Domingues de Castro
Características Gerais: Uma das primeiras construções de São luiz. Dedicada ao culto de Nossa Senhora das Mercês é datada do século XVIII mantém características da época construção em taipa detalhes do interior da capela e sinos originais. Altar em madeira imagem da santa e teto com pintura representativa das Armas Portuguesas

Casa do Dr. Oswaldo Cruz 

Construída em 1834 em taipa-de-pilão com paredes internas de pau-a-pique. Nesta casa nasceu Oswaldo Cruz importante médico sanitarista na história brasileira. A casa já foi museu com alguns bons acervos e hoje após a restauração é Centro Cultural.

Patrimônio Natural

Os rios impolutos e as matas primárias na região serrana patrimônio natural do município também devem ser enfatizados. Este acervo integra o Parque Estadual da Serra do Mar criado no ano de 1977. Por meio do decreto 20.251 o Parque tem por finalidade preservar áreas remanescentes da Mata Atlântica que na época do Descobrimento do Brasil chegou a cobrir superior a 1.000.000 Km2.
O núcleo Santa Virgínia antiga fazenda Nossa Senhora da Ponte Alta constitui-se atualmente numa Unidade de Conservação. No período de 1977 a 1989 a fazenda (que possui extensão inferior à Ponte Alta e está integrada à mesma de propriedade do grupo Alcântara Machado) passou por um processo de desocupação tornando-se propriedade do Estado. Hoje tem como meta principal a pesquisa e o desenvolvimento de trabalhos científicos. 

Núcleo Santa Virgínia 

Constituído pelas fazendas Santa Virgínia e Ponte Alta localiza-se no setor norte do Parque Estadual da Serra do Mar. Situado geograficamente no Planalto Atlântico escarpas da Serra do Mar com pequenas altitudes altimétricas e vales com vertentes de altas declividades.
Apresenta clima tropical temperado sem estação seca cuja a precipitação média anual varia de 2.180 mm podendo chegar a 3.000 mm. Maiores pluviosidades ocorrem em dezembro janeiro e fevereiro e menores em junho julho e agosto.
Rico em recursos hídricos o Parque possui flora exuberante denominada Floresta Ombrófila Densa Montana e sua vegetação é caracterizada em forma de mosaico: floresta primitiva campo limpo campo sujo capoeira capoeirão floresta secundária floresta implantada de Pinus spp e Eucalyptus spp.
Diagnóstico
Considerando sua localização e estado de conservação o Nucleo encontra-se em condições de atender a grande demanda por áreas de Lazer e Turismo na região do Vale do Paraíba região metropolitana de São Paulo além de outras mais distantes. Possui boa infra-estrutura de acessos benfeitorias e grande potencial paisagístico e de lazer podendo tornar-se polo de desenvolvimento regional em virtude da privilegiada situação geográfica.

Turismo Aventura 

A prática do ecoturismo é incentivada pelo Núcleo. Nos espaços cedidos à diversas modalidades esportivas de caráter preservacionista destaca-se o trekking caminhadas leves por regiões desabitadas ou com um maior grau de dificuldade com pernoite no mato onde é exigido conhecimento de técnicas de montanhismo e sobrevivência.
Esportes radicais como a Canoagem e o Rafting são difundidos no Parque. A beleza do rio é a recompensa do aventureiro por enfrentar corredeiras e tombos d água de variados níveis.

Trilhas

As trilhas que podem levar o aventureiro aos mais
recônditos lugares do Sertão são:

Pedra do Corcovado

Uma grande atração do Parque Estadual da Serra do Mar é a caminhada até a Pedra do Corcovado local de difícil acesso e que exige bom preparo físico do excursionista. A aventura tem início bem cedinho partindo da hospedaria do Núcleo Vargem Grande.
Os primeiros quilômetros são marcados pela tranquilidade sendo que boa parte desta etapa é realizada ao lado de um ribeirão de águas claras com muitas cachoeiras tombos d água e piscinas naturais.
Após aproximadamente duas horas de caminhada em terreno suave começa a partemais dificultosa do trajeto. Agora o terreno acidentado impõe um ritmo mais lento e é preciso vencer vários morros ígremes de tirar o fôlego mas a abundância de mananciais d água atenuam a aventura.
Quase no final da tarde e depois de 7 horas de extenuante caminhada chega-se finalmente à Pedra do Corcovado. Apesar do Cansaço sentido pelos que enfrentam o desafio a chegada sempre é comemorada com alegria e orgulho pela conquista.
A vista que se tem das praias do litoral Norte (Ubatuba e Caraguatatuba) é indescritível e impressionante e o visual sem dúvida compensa o sacrifício.

Puruba / Palmital

Caminhada interessante é a trilha que une os bairros sertanejos Puruba e Palmital que outrora era também utilizada por caçadores e palmiteiros.
O percurso é de quase 15 Km e é todo desenvolvido em terreno montanhoso. Em alguns trechos tem-se a companhia do rio Palmital. É marcante a presença da mata primária que não sofreu devastação nessa área. Isso deve à topografia bastante acidentada e que de certa forma inviabilizou a introdução de culturas agrícolas e as ações predatórias.
Quase no final da jornada depara-se com a cachoeira do Ribeirão Grande ou Palmital que com seus mais de 30 metros de queda forma um belo poço convidando o excursionista a um banho que mesmo no verão é bastante frio.
O término da aventura é na comunidade sertaneja do Palmital. Nesse bairro moram remanescentes de uma cultura em vias de extinção. Aí encontram-se famílias vivendo quase que exclusivamente da generosidade da Floresta que no entanto passam a sofrer com as consequências da austeridade das leis ambientais que os impedem de utilizar a Floresta em benefício próprio.

Trilha da Cachoeira do Salto Grande

Localizada às margens do Rio Paraibuna com percurso de 2.500m esta trilha é muito bem situada pois seu trajeto passa através de importantes e diversificadas áreas da Mata Atlântica que no passado sofreram com o uso irracional do extrativismo pelo homem e hoje protegidas voltam a florescer suas raízes.

Trilha do Rio Ipiranga

Com percurso de 7 Km passando por importantes e diversificadas áreas da Mata Atlântica finaliza na Cachoeira do Rio Ipiranga.

Trilha da Cachoeira do Poço do Pito

Com um pequeno percurso de 3.200m é uma trilha leve acompanhada do Rio Paraibuna rio acima passa por importantes e diversificadas áreas da Mata Atlântica.

Trekking

O Trekking é uma caminhada de longo percurso com pernoite de preferência em áreas desabitadas. Para se conhecer melhor a região serrana do município de São Luiz do Paraitinga e Alto do Vale do Paraíba é necessário botar o pé nas trilhas acompanhado por um guia. Assim é possível penetrar a fundo na floresta sem correr o risco de se perder alcançando regiões isoladas da Serra do Mar e ainda consideradas selvagens onde verifica-se a presença de fauna de grande porte como onças e antas.

Rafting

Esporte radical que a cada ano ganha mais adeptos no Brasil o Rafting consiste em descer rios de correnteza fortes em botes de borrachas. No município de São Luiz do Paraitinga o rio Paraibuna é considerado ideal para a prática desse esporte.
Para quem gosta de contato íntimo com a natureza e de ser exigido fisicamente o Rafting atende a esses requisitos. O esporte desenvolvido em São Luiz dentro de uma escala que varia de 01 a 06 é considerado de nível 02 e 03 e em alguns trechos de nível 04 considerado perigoso.
Além do Rafting normal que é promovido no rio Paraibuna começa a destacar o Rafting de Aventura ou de longo percurso. Nesse estilo desce-se um trecho maior do rio forçando o excursionista a pernoitar a beira do rio. As dificuldades são também maiores já que é necessário passar por tombos d água de alturas que oscilam de 02 até 05 metros. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Fevereiro/2012

SÃO LUIZ DO PARAITINGA REALIZA - 31ª EDIÇÃO DO CARNAVAL DE MARCHINHAS/2012

- Quem conhece o carnaval Luizense, com certeza já cantou ou ouviu: “Juca Teles Amora em Flor, Boca do Povo são palavras de Amor...” é o Bloco Juca Teles, abrindo a festa ao meio-dia em todos os anos, no sábado de Carnaval! Este é o chamado oficial para a diversidade criativa dos foliões, cobertos de chitas, fitas coloridas, retalhos, cartolas e tiaras. Numa homenagem a dois expoentes geniais, o ‘Carnaval Amora em Flor’ vai celebrar as fantasias e os artistas Luizenses que incentivaram e continuam recriando os sonhos que desfilam alegres pelas ruas.
Programação:

11/02/2012 - (Carnatuçaba (Carnaval de Catuçaba))

Distrito de Catuçaba, 11 de fevereiro de 2012

Programação:

18h00 - Bloco Espanta Vaca
19h00 - Bloco Mandioca do Tonho
20h00 - Bloco Bicho de Pé
21h00 - Bloco Maria Gasolina
22h00 - Bloco do Barbosa
23h00 - Bloco Pé na Cova
00h00 - Banda Quar’de Mata
 
* O Evento acontecerá na rua Coronel Jordão Monteiro - Catuçaba

17/02/2012 - (Sexta-feira, 17 de fevereiro)

22h00 – Bloco do Rei Canário
23h30 – Bloco do Lençol
00h00 – Banda Cincopado (Praça de Eventos)
01h00 – Bloco do Lobisomem

18/02/2012 - (Sábado, 18 de fevereiro)

10h00 – Charanga do Quadô (Praça Alto do Cruzeiro)
12h00 – Bloco Juca Teles
15h00 – Banda Quar' de Mata (Praça de Eventos)
17h30 – Bloco da Saúde
18h00 – Tânia Moradei e Banda (Mercado Municipal)
20h00 – Bloco Bicho de Pé
20h30 – Grupo Paranga (Praça de Eventos)
22h30 – Bloco do Etesão
00h00 – Banda Estrambelhados (Praça de Eventos)
01h00 – Bloco da Coruja

19/02/2012 - (Domingo, 19 de fevereiro)

10h00 – Bloco Infantil (Rua do Mercado)
13h00 – Bloco Maria Gasolina
15h00 – Bloco do Bebebum (Praça Dr. Oswaldo Cruz)
15h00 – Banda Estrambelhados (Mercado Municipal)
15h30 – Concurso de Fantasia Infantil (Praça Dr. Oswaldo Cruz)
16h30 – Bloco Misto Quente
18h00 – Bloco da Maricota
18h00 – Baroni e a Loukomotiva Kabereka (Mercado Municipal)
20h00 – Bloco do Saci
20h30 – Banda Confrete (Praça de Eventos)
23h00 – Bloco Pé na Cova
00h00 – Tânia Moradei e Banda (Praça de Eventos)
01h00 – Bloco do Balacobaco

20/02/2012 - (Segunda-feira, 20 de fevereiro)

10h00 – Bloco Infantil (Rua do Mercado)
15h00 – Banda Confrete (Mercado Municipal)
17h00 – Concurso Pai do Troço de Fantasia
17h30 – Bloco Pai do Troço
18h00 – Grupo Paranga (Mercado Municipal)
19h00 – Bloco do Caipira
20h30 – Banda Quar’ de Mata (Praça de Eventos)
21h30 – Bloco Cruis Credo
23h30 – Bloco do Caetê
00h00 – Baroni e a Loukomotiva Kabereka (Praça de Eventos)
01h00 – Bloco do Urubu

21/02/2012 - (Terça-feira, 21 de fevereiro)

10h00 – Bloco Infantil (Rua do Mercado)
15h00 – Grupo Desemboca (Mercado Municipal)
15h30 – Bloco do Barbosa
17h30 – Bloco da Pipoca
19h30 – Bloco do Casarão
21h30 – Bloco Espanta Vaca
23h00 – Bloco Pé na Cova
00h00 – Banda Cincopado (Praça de Eventos)
01h00 – Bloco Bico do Corvo

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL SÃO LUIZ DO PARAITINGA

E-mail: [email protected]

Telefones: (12) 3671-7000

Sites: http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS RA REGIÃO:

Litorânea Transportes Coletivos Ltda.
 
Pc Andradas, 45 - Santos, 11010-100
Telefone: (13) 3219-3649  

Site: www.litoranea.combr

Trajeto: São Paulo / São Luiz do Paraitinga / Taubaté

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: 

TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS:

R Coronel Domingos de Castro 126 - Centro
São Luíz do Paraitinga, SP | CEP: 12140-000
Telefone: (12) 3671-1733

OFICIAL REGISTRO IMÓVEIS TÍTULOS DOCUMENTOS CIVIL:

R Osni Pereira Meireles 56 - São Benedito
São Luíz do Paraitinga, SP | CEP: 12140-000
Telefone: (12) 3671-2258

OFICIAL REGISTRO CIVIL PESSOAS NATURAIS INTERDIÇÕES TUTELAS:

R Barão Paraitinga 29 - Centro
São Luíz do Paraitinga, SP | CEP: 12140-000
Telefone: (12) 3671-1683  

CARTÓRIO ELEITORAL:

128ª ZONA ELEITORAL
 
Acs Vereador José Pinto Souza - Várzea Passarinho
São Luíz do Paraitinga, SP | CEP: 12140-000
Telefone: (12) 3671-2171 


OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS: 

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://www.band.com.br/bandfolia/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:



 

Comentários de São Luiz do Paraitinga

Boa tarde,Não conheço S. luis de paraitinga,mas se Deus quizer,qualquer dia ainda predendo conheçer esta linda cidade do vale do paraiba, quero conheçer os pontos turisco da cidade,um grande abraços,
Por: elio jose batista

deus fes muitas coisas linda e cão luis do paraitingua é uma delas adorei são luis uma cidade maravilhosa uma pena o q aconteseu mais ali moram pessoas guereiras q vão reerguer a cidade
Por: gabriela castro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Luiz do Paraitinga

Envie seu comentário sobre São Luiz do Paraitinga

banner