São Francisco Xavier

São Francisco Xavier-SP
banner

Bem-vindo a São Francisco Xavier!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São Francisco Xavier, informações e fotos da maravilhosa São Francisco Xavier. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São Francisco Xavier, recomendadas por internautas.


A natureza perto da cidade grande

São Francisco Xavier fica localizado no distrito de São José dos Campos, em São Paulo.

Sua população é de aproximadamente 4.000 habitantes. Esse distrito foi criado em 1892 e fica a 59 quilômetros do centro de São José dos Campos. Seu acesso pode ser feito em meio a Serra da Mantiqueira ou através das trilhas de Camanducaia, em Minas Gerais.

São Francisco Xavier é considerada uma área de Proteção Ambiental Federal, por isso, abriga um grande número de animais silvestres, como cobras, esquilos, capivaras e macacos.

Seu aspecto tranquilo, com diversas opções de lazer e atividades ligadas a natureza, vem aumentando consideravelmente o número de turistas. Uma das opções de lazer ao ar livre são visitas a cachoeira Pedro David e do Roncador, além das diversas trilhas.

Esse pequeno distrito é ideal para aqueles que querem fugir da correria do dia a dia e gostam de curtir a natureza. O perfil dos visitantes são casais, jovens e famílias com crianças pequenas, que buscam relaxar e curtir.

Por se tratar de uma montanha, os locais de hospedagem já contam com a infraestrutura necessária para receber turistas, alguns dos hotéis possuem lareira e hidromassagem, dessa forma o turista se sente acolhido e disposto a voltar.

Nem só de passeios naturais São Francisco Xavier é feito, lá é possível visitar bares e restaurantes que servem os clientes com o que há de melhor na gastronomia. Muitas das receitas, preparadas com ingredientes cultivados na própria região. As opções são diversas e cada um conta com um atrativo diferente. Em alguns bares é possível ouvir música ao vivo da melhor qualidade.

O artesanato é outro fator bastante presente em São Francisco Xavier, lá são feitas peças referentes a cultura local, como a Bruxinha do Mato. O distrito conta com o Circuito das Artes, local onde é possível encontrar diferentes manifestações de arte feitas em cerâmica e outros tipos de matéria prima.

São Francisco Xavier é o local ideal para curtir o final de semana, as férias ou o feriado. Perfeito para quem deseja se desligar do mundo e curtir um clima de montanha.

Informações de São Francisco Xavier

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem do povoado de São Francisco Xavier está ligada ao fato, da localidade ter sido passagem e pouso de tropeiros que vinham de Minas Gerais comercializar em São José. O Distrito foi criado oficialmente, através da Lei Estadual nº 59 de 16 de agosto de 1892 e devido ao seu relativo isolamento, passou por um longo período cuja sobrevivência dependeu exclusivamente da agropecuária.
Situado ao norte do município, com 322 km² de área, São Francisco Xavier convive com uma paisagem natural privilegiada com fortes declives e grandes altitudes cuja culminância, é o Pico de Selado com 2.082 metros, onde se avista as cidades vizinhas compondo um relevo harmonioso de montanhas e vales.
O Distrito de São Francisco é considerado uma área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. A nível de Município, o Distrito é amparado pela Lei nº 4212 de 24 de junho de 1992 que vincula o uso e ocupação do solo, ao bem estar da população e à preservação ambiental.
São Francisco Xavier agora também é APA Estadual pela Lei n° 11.262 de 8 de novembro de 2002.
A vila está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km, por asfalto, de São José dos Campos e mantém ainda a característica de um pequeno povoado do interior, estando perfeitamente integrado ao modo de vida de todo o Distrito de São Francisco Xavier. Inclusive com a manutenção de algumas tradições tais como, o artesanato típico da região além de suas festas religiosas que atraem um número expressivo de pessoas.
São Francisco Xavier tem várias trilhas para caminhadas e para mountain bike. Também há no Distrito uma rampa de vôo livre e, vários pontos com altitudes apropriadas para praticar paraglider além de diversos rios e córregos apropriados para a canoagem.
O potencial turístico de São Francisco pela riqueza de seu meio ambiente é inegável entretanto, deve ser explorado com racionalidade tendo em vista a recuperação, preservação e utilização racional dos recursos naturais.
Para atender o aumento da procura por São Francisco, tanto pelas suas festas tradicionais como para o turismo ecológico, o Distrito dispõe de hospedarias, pousadas e até áreas de camping, além de um crescente número de pessoas que lá construíram casas de campo devido ao clima de montanha da região.
1883
Os escravos do Sr. Luciano José das Neves, trouxeram para sua fazenda, a imagem de São Francisco Xavier (vinda do Rio de Janeiro). Construíram uma capelinha, onde os tropeiros paravam e faziam sues preces; e ali muitas famílias resolveram ficar e plantar um pedaço de chão. Nesta época, a região servia de passagem e pouso para tropeiros que vinham de Minas Gerais para São Paulo e vice-versa. A trilha utilizada descia a Serra de Santa Bárbara por entre a mata fechada, passando pelo Roncador e Água Soca, dirigindo-se para o Bairro de Santana, o principal núcleo comercial da época.
1889
16/08/1892
Pela Lei Estadual nº 59 de 16 de Agosto de 1892, criou-se oficialmente o Distrito, onde havia uma vilinha com dez casas de pau-a-pique, uma escola primária, um armazém, uma botica (farmácia) e 6 curandeiros que tratavam os males do povo.
1906
Foi construída a Cadeia do Distrito (atualmente funciona como biblioteca na praça).
1911
Implantaram a primeira iluminação no Distrito. As pequenas lamparinas de querosene foram trazidas de São José dos Campos e colocadas nas ruas a cada 10 metros. As ruas eram enfeitadas por tochas de bambu (cheias de querosene) que acendiam às 18:00h e apagavam às 22:00h, sendo responsável pela tarefa o senhor Onório.
1919
Construção do Chalé dos Manzi.
1912 a 1914
Construiu-se em sistema de mutirão, a primeira Igreja (ainda de taipa), conhecida como Capela. Neste período todos os melhoramentos urbanos eram executados pelos moradores locais, coordenados por um inspetor da Prefeitura que convocava os grupos de trabalho.
1932
Por situar-se no alto da Serra da Mantiqueira, em lugar de difícil acesso, a região de São Francisco Xavier foi um dos refúgios estratégicos dos paulistas durante as Revoluções de 30 e 32. Durante a Revolução, 150 soldados ficaram aqui, vigiando a fronteira (não houve confronto na região), mas o fato marcou a memória dos moradores. Nesta época, relatam os moradores, muitas famílias foram embora abandonando suas terras pelo medo da revolução, e pelo abuso dos soldados.
1940
Ano da demarcação do novo Cemitério do Distrito, onde o responsável era o Sr. José Vitorino (que media as covas e os parentes dos falecidos cavavam). O primeiro Cemitério de São Francisco estava localizado no topo de um morro, que fica em frente a casa que pertencia à Mariano Batista, depois Sebastião Batista e hoje de sua esposa Cida.
1946
A energia elétrica chegou a São Francisco em 1946 e a primeira usina geradora se localizava no quintal da casa do Sr. Nico Alves, atrás do atual posto policial. O gerador era pequeno e atendia um número reduzido de residências. O sistema foi comprado, instalado e mantido por uma sociedade de meia dúzia de usuários. Logo depois, em 1947, outros moradores gostaram da energia elétrica e houve uma grande adesão ao grupo inicial e resolveram montar uma nova usina geradora, que com maior potência pudesse atender a nova demanda. Foi construída a segunda usina na barreira, propriedade do sr. Mariano Batista. Em 1960 o sistema se tornara deficitário e o Governo do Estado montou um novo sistema de geração e distribuição de energia elétrica com gerador a diesel.
1951
0 vereador Sr. Pedro David, trouxe definitivamente a energia elétrica para a região. Ano também que se concluiu a reforma da Igreja Matriz (iniciada em 42). Permaneceu em taipa apenas a sua torre.
08/05/1952
Data de início de funcionamento do Asilo (coordenado pelos Vicentinos).
1956
A prefeitura instalou um Chafariz na praça (em frente ao Cruzeiro) para suprir a falta de água encanada. Sendo mais tarde construídas bicas nas ruas.
1956
Formou-se o Clube Mantiqueira de Futebol em um campinho da Fazenda São Luís. Atualmente, foi inaugurado (no dia 16/08/1997) o Estádio Arthur Eduardo Bose - onde se realizem os jogos.
1958
A SABESP assumiu o abastecimento e o tratamento da água do Distrito.
14/04/1963
Data do início de funcionamento da Agência Postal na localidade, sendo responsável pelo atendimento a Sra. Maria Aparecida de Oliveira Batista.
1972
Início do calçamento das ruas.
1976
Instalação do Posto Telefônico na Praça Matriz, tendo como telefonista a Sra. Teresinha Morais.
1979
Inauguração da Unidade Básica de Saúde e Centro Comunitário. Substituída no dia 23/11/1991 pela Unidade de Pronto Atendimento de São Francisco Xavier Dr. Hermógenes Bicudo.
1980
Construção da Torre de Transmissão de UHF.
01/08/1981
Inauguração da Cachoeira Pedro David.
1985
Construção do Coreto na praça.
1987
Formação da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Armando DOliveira Cobra.
1989
Ano do início de funcionamento do Posto de Gasolina
30/08/1989
Implantação da FUNDHAS (Fundação de Atendimento as Crianças e Adolescentes Prof. Hélio Augusto de Souza).
20/11/1990
Entrega do asfaltamento da estrada vicinal de São Francisco Xavier a Monteiro Lobato.
1990
Montagem do Moinho, Monjolo e Roda DÁgua na praça pelo Sr. Ciro de Oliveira.
16/08/1994
Inauguração da Casa de Cultura, trazida pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo
07/06/1997
Instalação da Estação de Tratamento de Esgotos no Distrito.
21/08/1997
Data de um tremor de terra em São Francisco Xavier.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

17 de Agosto 

Gentílico:


População:

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O grau de instrução é bastante baixo: cerca de 72% iniciou o primeiro grau e 3,3% o segundo grau. E um núcleo fundamentalmente urbano-rural, a grande maioria da população é proveniente de zona rural. Mais de 20% da população economicamente ativa ainda se dedica a agropecuária, morando no núcleo e trabalhando nas propriedades rurais do Distrito. Dados amostrais mostram também que a grande parcela da população não trabalha, cerca de 54,5%. Os motivos apontados são: 38,8% são estudantes, 46,9% respondem afazeres domésticos, sendo que esta parcela se constitui em uma reserva de mão-de-obra, pois o Distrito não oferece alternativas para ocupação desta demanda. Dos 45% da população economicamente ativa, 12,2% se dedicam ao comércio, 19,5% à prestação de serviços, 21,9% à agropecuária, 7,3% à construção civil. O setor de transportes conta com 2,4%, e há predominância de trabalhadores empregados no Poder Público Municipal, que conta com cerca de 29,3%, sendo a maioria constituída por mão de obra não especializada.

O fato de São José dos Campos possuir na sua região norte, no Distrito de São Francisco Xavier, um autêntico clima de montanha, tem ocasionado crescente procura do município por esse motivo. São morros, serras e picos que compõem uma paisagem alpina típica de todo o Vale do Paraíba As altitudes variam de 550 (na Planície Aluvial do Rio Paraíba do Sul) a 2.082 metros (Serra da Mantiqueira), sendo que esta última figura entre os 32 pontos mais altos do Brasil. Destacamos a seguir alguns pontos de maior expressão:
• Serra do Queixo DAnta (1.600 m)
• Serra de Santa Bárbara (1.578 m)
• Pico do Selado (2.082 m)
• Pico do Focinho Danta (1.712 m)
• Pedra Redonda (1.925 m)
• Pedra Chapéu do Bispo (1.913 m)
• Pedra do Capim Azul (1.400 m)
• Pedra Pouso do Rochedo (1.300 m)
• Pedra Vermelha (1.836 m)

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

20° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Situa-se na porção norte do Município de São José dos Campos, próximo a cidade de Monteiro Lobato, no limite entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, em região já consolidada do Turismo Serrano destes Estados (Campos do Jordão-SP e Monte Verde-MG) e do Circuito das Águas mineiras (São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Lambari, etc.).  

Limites:

Norte: Camanducaia, Sapucaí Mirim - MG
Sul: Sede - São José dos Campos - SP
Leste: Monteiro Lobato - SP
Oeste: Joanópolis, Piracaia - SP  

Acesso Rodoviário:

SP 50
São José dos Campos - Monteiro Lobato

SJC 150
Antiga SJC-216 - Estrada Vereador Pedro David - Monteiro Lobato - São Francisco Xavier - 54,8km de asfalto

SJC 155
Estrada da Água Soca / SJC-150 - São José dos Campos - São Francisco Xavier - 36km

SJC 214
Estrada Ezequiel Alves Graciano - São Francisco Xavier - Joanópolis.
Saindo do Centro de São Francisco Xavier, pegar a Estrada Ezequiel Alves Graciano por cerca de 27 km em direção a Joanópolis. Daí entrar a direita por mais 13 km passando por fazendas até sair no asfalto. Então tomar a direção de Monte Verde e são mais 10 km até chegar lá. No total são 50 km de percurso.

Distâncias:

Da Capital:

138 Km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Turismo e Meio Ambiente

A promoção de atividades e esportes ligados à observação e integração do homem à natureza são bem vindos no distrito, sempre respeitando as condições essenciais de conservação. Qualquer atividade que ameace as espécies nativas, o solo e as nascentes, é proibida e está sujeita às punições legais. O turismo ecológico significa ampliar os benefícios sócio-econômicos da comunidade local, preservando a qualidade de vida dos moradores e o meio ambiente, garantindo o desenvolvimento ordenado do distrito. Ao visitar esse belo distrito, tenha sempre em mente a preservação da natureza. Você vai continuar a ser mais uma espécie a fazer de São Francisco Xavier a sua pousada. 

Praça Cônego Antônio Manzi

Até o ano de 1970 o local da praça era um terreno baldio, com mato e árvores. Em 1970 o espaço foi entregue à população já urbanizado. A praça recebeu o nome de Cônego Antônio Manzi em homenagem ao pároco que atuou durante 12 anos no distrito. Em 1985 foi inaugurado o coreto e o jardim. Em 1998 o jardim e o coreto foram reformados.
Onde hoje funcionam o Centro Cultural e o posto bancário já foi a sede da subprefeitura e ao seu lado existia uma casa que comportava a central telefônica, que funcionava 24 horas por dia. No antigo prédio da cadeia, desativada por falta de movimento, funciona hoje um posto do correio e existe um espaço vago que foi da biblioteca escolar.
Hoje temos funcionando na praça um posto da polícia municipal, um ponto de táxi, a rodoviária, vários orelhões, um monjolo, um banheiro público embaixo do coreto, um bebedouro, uma gruta de Nossa Senhora, duas quadras de esportes e playground e um belo jardim. A população em geral usa a praça para encontros, feira de artesanato e atividades culturais e de lazer.

Serra do Queixo D'Anta

1.600 metros de altitude - divisa com o Município de Sapucaí Mirim-MG - vista panorâmica de cidades do Vale do Paraíba.
Roteiro: 58 km - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (15 km), Estrada Municipal do Rio Manso (10 km em terra). 

Serra de Santa Bárbara

1.578 metros de altitude - divisa com o Município de Sapucaí Mirim-MG - belíssima paisagem - águas cristalinas, de corredeira entre pedras.
Roteiro: 65 km - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (20 km), Estrada Municipal de Santa Bárbara (12 km em terra). 

Pico do Selado

2.082 metros de altitude - limites com os municípios: Camanducáia-MG e Joanópolis-SP Serra do Selado - oportuno à prática do alpinismo. No inverno, temperatura de 5 a 12° C negativos com eventual queda de neve - vista panorâmica da Vila de Monte Verde-MG, de São José dos Campos-SP e de outras cidades do Vale do Paraíba.
Roteiro: 67 km - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (22 km), Estrada Municipal Ezequiel Graciano para Joanópolis (12 km em terra). 

Pico do Focinho D'Anta

1.712 metros de altitude - Serra do Queixo DAnta, divisa com o Município de Sapucaí Mirim-MG - vista panorâmica da Vila de São Francisco Xavier-SP - da cidade de São José dos Campos e de outras cidades do Vale do Paraíba. Cabeceiras do Rio Manso, do Córrego do Laranjal e do Córrego do Cateto.
Roteiro: 52 km - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (15 km), via Bairro dos Remédios, Estrada da Fazenda Queixo DAnta (4 km em terra).

Pedra Redonda 

1.925 metros de altitude - limite com Camanducáia-MG (Monte Verde) - Serra do Selado - excelente para o alpinismo sem equipamentos.
Roteiro: 66 km - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (22 km), Estrada Municipal Ezequiel Graciano (11 km), Estrada da Fazenda Santa Cruz. 

Pedra Chapéu do Bispo

1.913 metros de altitude - limite com Camanducáia-MG (Monte Verde) - Serra do Selado - excelente para alpinismo sem equipamentos - vista panorâmica de várias cidades do Vale do Paraíba - no inverno temperatura negativa de até 12° C com eventual queda de neve.
Roteiro: 66 km - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (22 km) , Estrada Municipal Ezequiel Graciano (11 km), Estrada da Fazenda Santa Cruz. 

Pedra do Capim Azul 

1.400 metros de altitude - Serra do Queixo DAnta, divisa com o Município de Monteiro Lobato-SP, cabeceiras do Rio Manso - vista panorâmica de cidades do Vale do Paraíba.
Roteiro: 56 km - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (15 km), Estrada Municipal do Rio Manso (8 km em terra). 

Pedra Pouso do Rochedo

1.300 metros de altitude - Serra de Santa Bárbara - Subir o Vale de Santa Bárbara - belíssima paisagem - águas cristalinas, límpidas, ligeiras, por entre pedras, forma piscinas naturais e pequenas quedas.
Roteiro: 62 km - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (20 km), Estrada Municipal de Santa Bárbara (9 km em terra). 

Pedra Vermelha

1.836 metros de altitude - Serra dos Poncianos - ao norte da Vila de São Francisco Xavier.
Roteiro: 63 km - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (20 km), Estrada Municipal de Santa Bárbara (7 km em terra), Estrada Municipal da Pedra Vermelha (3 km em terra).

CACHOEIRAS 
 
O relevo montanhoso, principalmente, ao norte do município aliado a uma complexa rede hidrográfica possibilitaram a existência de um grande número de acidentes fluviais e cachoeiras. Com o passar do tempo, têm se tornado alguns dos pontos de atração para o turismo e lazer em São José dos Campos, entre os quais, destacamos abaixo aqueles de maior interesse. 

Cachoeira de São Francisco (Pedro David)

Cachoeira Pública. 15 metros de altura, em várias quedas - Recanto Turístico Pedro David.
Roteiro: 58 km - SP 50 ( 33 km ), Estrada Municipal Pedro David ( 21 km ), 3 km além da Vila de São Francisco, sentido Joanópolis. 

Cachoeira do Roncador

45 metros de altura - Ribeirão Roncador, confluência com o Rio do Peixe.
Roteiro: 35 km - SP 50 (17 km), acesso pelo Bairro da Água Sóca, Bairro do Roncador. 

Cachoeira das Couves

15 metros de altura - Rio das Couves
Roteiro: 2 km a partir do centro do Distrito de São Francisco Xavier.
Visita somente com autorização e acompanhamento de guia. 

Cachoeira Santa Bárbara

Roteiro: 62 km - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (20 km), Estrada Municipal de Santa Bárbara (9 km em terra). 

Cachoeira do Turvo

25 m. de altura - Rio Turvo, confluência com o Rio do Peixe
Roteiro: 24km - Estrada Municipal do Bom Sucesso 

Cachoeira do Sabão

25 m. de altura em três quedas - Córrego do Sabão, confluência com o Rio do Peixe
Roteiro: 30km - SP 50 (8km), Estrada Municipal do Costinha via Reserva Ecológica Augusto Ruschi 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Aniversário do Município

Data: 17 de Agosto

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS  - DISTRITO DE SÃO FRANCISCO XAVIER

E-mail: [email protected]

Telefones: (12) 3929-8184

Sites: www.saofranciscoxavier.org.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS: (12) 3921-7543

Aeroporto Estadual Professor Ernesto Stumpf
Telefone: (12)  3946-3000 / 3941-2227

Rodoviária: (12) 3921-9122

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Pássaro Marrom Transportes S/A

SAC: 0800 285 3047

Site: http://www.passaromarron.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

RUA MAJOR ANTÔNIO DOMINGUES, 83 - CENTRO
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP
TELEFONE: (12) 3941-4865
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.cnm.org.br

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de São Francisco Xavier

ainda nao visitei mas,pretendo visitar conheço apenas por fotos e acho o lugar lindo e aconchegante, talvez nas proximas ferias.
Por: mirian

nasci aqui ,gosto muito das paisagens da regiao e ouvir musica ao lado da namorada e apresio uma massa muito boa
Por: gil ribeiro

UM SONHO...FELIZ DE QUEM TEM A OPORTUNIDADE DE CONHECER, MORAR...A CIDADE TEM SUA MAGIA...
Por: LUCIANA DORA COSTA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Francisco Xavier

Envie seu comentário sobre São Francisco Xavier

banner