Santa Rita do Passa Quatro

Santa Rita do Passa Quatro-SP
banner

Bem-vindo a Santa Rita do Passa Quatro!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Santa Rita do Passa Quatro, informações e fotos da maravilhosa Santa Rita do Passa Quatro. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Santa Rita do Passa Quatro, recomendadas por internautas.

Informações de Santa Rita do Passa Quatro

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoado originou-se de uma pequena capela, dedicada à Santa Rita de Cássia, no lugar denominado Passa Quatro, terras que pertenciam ao Distrito de São Simão. A capela foi benzida e provisionada em 1862. Quando distrito de paz pela Lei nº 26 de 10 de abril de 1866, foi incorporada ao Município de Belém de Descalvado, em seguida ao de Casa Branca pela Lei nº 65 de 10 de abril de 1870 e mais tarde,ao município de Pirassununga pela Lei nº 3 de 05 de agosto de 1975.
Pela Lei provincial nº 26 de 10 de abril 1886, foi elevado a Distrito ou Freguesia. Como município criado pela Lei nº 34, de 10 de março de 1865, foi instalado em 06 de fevereiro de 1866, sendo elevado a Comarca pela Lei nº 80 de 25 de agosto de 1892 instalado a 15 de outubro de 1892 e a cidade pela Lei municipal de 08 de setembro de 1894. Foi constituído como Distrito de Santa Rita. Até 31 de março de 1938 pelo Decreto Estadual nº 9.073, figurava como Santa Rita do Passa Quatro. Pelo Decreto nº 9775 de 30 de novembro de 1938 passou a denominar-se Santa Rita, voltando a denominar-se Santa Rita do Passa Quatro pelo Decreto Estadual nº 14334 de 30 de novembro de 1944. Transformou em Estância Climática pela Lei nº 719 de 01 de junho de 1950. 

Significado do Nome

Santa Rita - em homenagem à Dona Rita Ribeiro Vilela, uma das doadoras do patrimônio à Santa Rita de Cássia. Passa Quatro- devido à existência do Córrego Passa Quatro.  

Aniversário da Cidade:

22 de maio  

Gentílico:

santa-ritense

População:

26.420 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É um dos mais belos municípios do estado, com seu clima saudável e com as quatro estações bem definidas e atrativos de janeiro à dezembro. A cidade desenvolve turismo o ano todos, sendo rica em belezas naturais, culturais e gastronômica. Seu povo, além de extremamente hospitaleiro, ostenta um grande apreço às tradições, tornando fácil e enriquecedora  a integração com a cultura local.

Clima:

Seco, ventoso e saudável  

Temperatura Média:

20º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Município da Região de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo 

Limites:

Tambaú, Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Luiz Antonio, Descalvado, Porto Ferreira e Santa Cruz das Palmeiras 

Acesso Rodoviário:

SP-330 - Via Anhanguera e SP-328 - via Zequinha de Abreu 

Distâncias:

Da Capital:

253 Km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Tudo o que você tem para fazer: Sendo uma estância climática, que tal fazer um turismo ecológico passando por morros, cachoeiras e rios? Ou quem sabe aproveitar a riqueza histórico geográfica do turismo rural com sua diversidade gastronômica? Ou conhecer a formação histórica do turismo cultural? Ou divertir-se com o turismo de aventura por vales e morros? Ou ainda aproveitar o potencial dos rios para o turismo náutico?

Principais Pontos Turísticos:

Usina de São Valentim

Está implantada à margem esquerda do Rio Claro, aproveitando o desnível de 80 metros da Cachoeira de São Valentim. A casa de máquinas está situada próxima ao salto e um de seus acessos se faz através de uma escadaria com 352 degraus. Construída pela Companhia Força e Luz de São Valentim, suas obras foram concluídas em 1911. Sua concessão foi comprada pela Companhia Prada de Eletricidade em 1923 e em 1973 é transferida à Companhia Energética de São Paulo - CESP. Em 1976 a usina é desativada e em 1998 passa a integrar o acervo da Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo.  

Cachoeira Três Quedas

A água que percorre a cachoeira , é a do Córrego Passa Quatro. Além da belíssima cachoeira, no local se encontra também as ruínas da Casa de Força da primeira usina hidroelétrica de Santa Rita.

Jequitibá Rosa

Fica localizado no Parque Estadual de Vassununga (Km 243 da Via Anhanguera), reserva florestal onde se encontra uma das maiores quantidades de Jequitibás Rosa do mundo. Altura: Aproximadamente 40 Metros.

Morro do Itatiaia

Com imagem do Cristo, capela, lanchonete, sanitários e uma bela vista panorâmica  para o Vale do Mogi, podendo-se avistar várias cidades como Tambaú, Porto Ferreira, Pirassununga, e outras. Altura: 970 metros

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia  

Construída em estilo neo-gótico para alguns, eclético para outros, na segunda década do século XX, no auge da produção cafeeira, sob a força e a fé da população daquele época, especialmente dos imigrantes italianos.  

Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu  

Antiga estação ferroviária de Santa Rita, nela se encontra hoje um grande acervo de Zequinha de Abreu como discos, letras das músicas, móveis, instrumentos musicais e outros. Localização: Praça Poeta Mário Matoso. O museu fica em uma antiga estação da Fepasa.

Deserto do Alemão

O Deserto do Alemão é sem dúvida uns dos mais belos pontos turístico de Santa Rita, formado por uma grande erosão e por dunas, proporciona a seus visitantes além de uma bela paisagem, tranqüilidade inigualável e inesquecível. Além da beleza o local ainda conta com uma infra-estrutura ideal para se passar horas descontraídas e inesquecíveis, com vários quiosques com local para churrasco, banheiros, campo de futebol e outros.

Parque Turístico Municipal (Clube de Campo)
 
Para os amantes da natureza que não conseguem ficar longe dela, o Clube de Campo é o lugar ideal, rodeado de muito verde e ar puro é um ótimo lugar para se acampar. O Clube de Campo (Parque Turístico Municipal), é visitando por várias pessoas diariamente, e bastante usado nos finais de semana, não só por turistas mas também pela população local. Com uma infra-estrutura voltada ao lazer e turismo, o Parque Turístico Municipal dispõe de uma Ampla Piscina para adultos e um infantil, além de Lagos para pesca, Campo de Futebol, Vôlei de Areia, Parque infantil, Bosques, Quiosque para churrasco, Banheiros e outros. 

Jardim Ludovico Zorzi (Jardim do Lago)

ocalizado bem no meio da cidade, o Jardim do Lago como é conhecido pelos moradores de Santa Rita, é um local ideal para se caminhar, pois possui uma pista de caminhada em toda a sua extensão.  Além de ser um local ideal para se caminhar, o Jardim do Lago ainda pode proporcionar a seus visitantes e amantes da pesca um divertimento extra, com 2 lagos e com uma grande quantidade e variedade de peixes, o jardim torna-se um local ideal para a prática da pesca.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro:

- MEIO A MEIO FOLIA – badalada micareta

- BAILE DO VERMELHO E BRANCO – (AASR) Traje obrigatório vermelho e branco.

Fevereiro:

- CARNAVAL NA PRAÇA- Um dos mais animados carnavais de praça, salão e rua do interior paulista

Abril:

- FESTIVAL DE TRADIÇÕES ITALIANAS – músicas, danças, e comidas típicas.

- FESTA DE SÃO BENEDITO – (Ibó) no ultimo domingo do mês.

Maio:

22 - Dia da cidade e de sua padroeira Santa Rita de Cássia, desfile, benção das rosas ao meio-dia e quermesse durante todo mês de maio.

Junho:

- FESTA DO MEIO A MEIO – 2º sábado do mês de julho. Reúne os mais variados rítimos e jovens da região.

- FESC – FESTIVAS SANTARRITENSE DA CANÇÃO.  O concurso reúne compositores e talentos santarritenses.

Agosto:

- QUERMESSE DO BARRO PRETO (Centro Rural) – 2ª quinzena do mês de agosto.

- ENCONTRO DE COMPANHIAS DE SANTOS REIS

Setembro:

- FESTIVAL ZEQUINHA DE ABREU – 2ª quinzena do mês - Saraus, apresentação de bandas e orquestras na Praça Poeta Mario Mattoso, concurso de bandas marciais e musicais e desfile.

- INDEPENDENCIA OU ROCK (7 de setembro) : Apresentação de bandas de rock e atividades de vôo livre e trike no Morro Itatiaia.

Outubro:

- CAVALHADA EM HONRA A NOSSA SENHORA APARECIDA .

- FAPIS– FEIRA AGROPECUÁRIA  E INDUSTRIAL SANTARRITENSE

Novembro:

- BAILE DO HAWAI (AASR)

- FESTIVAL GOSPEL DE STA RITA DO PASSA QUATRO

Dezembro:

- NATAL ILUMINADO: ocorre todas as noites do mês na Praça do Rosário, com apresentações de bandas, corais, teatros e danças. Ocorre também a campanha Criança Feliz, recebendo ofertas de brinquedos para a distribuição no dia de natal.

- BAILE DE NATAL: (AASR) tradicionalmente com Edinho Santa Cruz.

- BAILE DE REVEILLON: (AASR) 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3582-9000

Sites: http://www.santaritadopassaquatro.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail: [email protected]  ou  [email protected]

Telefones: (19) 3582-4888

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail: [email protected]

Telefone: (19) 3582-9010

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

Rua Victor Meirelles, 481 - Tel. (19) 3582-6375  OAB/SP
Av. da Saudade, 71, - Tel. (19) 3582-1700  

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

TIRO DE GUERRA
Rua José Rodrigues Palhares, 183 - Tel. (19) 3582-1941
CÂMARA MUNICIPAL
Rua José Rodrigues Palhares, 117 - Tel. (19) 3584-4050 
FÓRUM
Rua Victor Annibal Rossim, 251, - Tel. (19) 3582-4431
CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL
Rua Victor Meirelles, 481 - Tel. (19) 3582-6375 
OAB/SP
Av. da Saudade, 71, - Tel. (19) 3582-1700
SANTA CASA MISERICÓRDIA
Rua Inácio Ribeiro, 279 - Tel. (19) 3582-9555 
CONSELHO TUTELAR
Rua Inácio Ribeiro, 884 - Tel. (19) 3582-4877
CENTRO DE SAÚDE I
Av. Major de Araújo A. J., 346 - Tel. (19) 3582-5465 
FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Praça da Estação, s/n, - Tel. (19) 3582-7018
CENTRO DE SAÚDE II
Rua Inácio Ribeiro, 420 - Tels. (19) 3582-6171/1259 
BANCO DO POVO
Rua Duque de Caxias, 614 - Tel. (19) 3582-5257
POLÍCIA AMBIENTAL
Av. Quincas Meirelles, 355 - Tels. (19) 3584-4650/2815 
PROCON
ua F A Porfírio, s/n - Tel. (19) 3582-5762
POLÍCIA MILITAR
Rua Luiz Ruvieiro, 61, - Tel. (19) 3582-1288 
CORREIOS
Rua José Bonifácio, 510 - Centro - Tel. (19) 3582-2024
POLÍCIA CIVIL
Av. Padre Pio Corso, 1959, - Tel. (19) 3582-1464 
CENTRO ESPÍRITA LEGIÃO BRANCA MESTRE JESUS (LBMJ)
Rua Victório Margutti, 229 - Tel. (19) 3582-6505

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Zequinha de Abreu ou José Gomes de Abreu - compositor do famoso e célebre choro Tico-Tico no Fubá
José Pereira de Abreu Júnior - ator
Nelson Palma Travassos - jornalista, editor e escritor
Nílson Esídio Mora - ex-jogador de futebol profissional
Salomão Ésper - jornalista
Rodrigo Braga Juliani - jogador de futebol
José Eduardo Esidio - jogador de futebol 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Santa Rita do Passa Quatro

Bom dia à todos. Eu nasci em Sta Rita em 02-06-1958 e vim para São Paulo com um ano de idade.Desde então visitei minha cidade natal apenas algumas vezes quando criança e estou morrendo de saudades .No mes de dezembro de 2008 estarei de férias no meu trabalho e com certeza depois de tanto tempo , voltarei à visitar essa linda cidade. Um grande abraço à todos Santaritenses e até breve.
Por: Paulo Sergio Sabino

NÃO SÓ CONHEÇO, COMO SOU TRIS-NETO DO FUNDADOR DA CIDADE. nÃO NASCI AQUÍ, MAS MORO HÁ QUASE DEZOITO ANOS. E CONHEÇO A CIDADE HÁ MAIS DE TRINTA.
Por: Lúcio Ribeiro Junior

AS CACHOIERAS SÃO AS MIAS BELAS, SÓ PERDENDO PARA AS CATARATAS DE FOZ-DO- IGUAÇÚ. O jequitibá-rosa, é uma das mais belas árvores do mundo.
Por: LÚCIO RIBEIRO JUNIOR

Não sou nascido em Santa Rita, mas viví minha infancia nesta cidade, que com certeza foram os melhores momentos de minha vida. Atualmente meus pais vivem nesta cidade e eu sempre passo minhas férias em Santa Rita. O local que eu mais gosto é a praça da estação.
Por: JULIANO REYNALDO ANACONI

Amo esta cidade ,eu já a frequento a mais de dez anos,tenho uma irmã que mora aí,tenho paixão pela igrja matriz e pela linda praça,é td explendido!
Por: Antonia Lambert Pinto

Estive nesta cidade em 1978 á 1979 estudei na Escola Madre carmelita gosyaria que se alguém dessa epoca lembrasse de mim entrasse em contato, Moro em Simões Filho Ba.
Por: Lucia

minha querida terra natal,ja tem 1 ano que eu e minha família estamos fora,desta terra linda e de gente educada igual não tem.SAUDADE até do ar de minha terra. O cidade maravilhosa.se existe paraiso ai é um.o que tem de melhor em minha terra é a simplicidade de viver bem. SAUDADE.18/05/2009 BJUS A TODOS SANTARRITENSES.
Por: miriam

Essa cidade merece nota 10 uma cidade muita boa !!!!
Por: Daiane Roberta Da Silva Alves

Ola para todos,sou universitário e estudo no Paraná, mas minha família reside em Santa Rita...sempre que posso, ou nas férias vou a Santa Rita onde procuro desfrutar de um dos lugares mais lindos que existe no interior paulista!! Procuro sempre estar em contato com a natureza que por sinal é privilegiada e abundante, com várias cachoeiras, rios entre outros...para quem for a Sta Rita fica aqui a dica em conhecer prinicipalmente a cachoeira São Valentin, cachoeira Davoli, os 3 rios, lageado, cachoeira 3 quedas, e o Parque Estadual da Vassununga, lugares que sempre quando estou em Sta Rita faço questão de visitar !! fica ae a dica!! abraço a todos
Por: Renan Monteiro da Rocha

Santa Rita é a melhor ctdade do mundo, que saudades sempre.... Beijos Camille.
Por: camille

Tive o previlegio de morrar nessa cidade maravilhosa, e de uma beleza natural sem tamanho, o que mais me marcou nesta cidade foi as cachoeiras dentre elas a 3 quedas. Pessoal nao deixem de visitar esta cidade que e exemplo de organizacao, ate as arvores la sao cortadas diferente, parece cidade dos sonhos. Pequena, organizada e com muito estilo. Beijos...................
Por: Cacilda Braga

Adoro de paixão Santa Rita do Passa Quatro (minha terra natal) Linda cidade.
Por: Sonia Delsin

sim conheço, a minha familha e de sta rita, minha mãe e nscida ai
Por: WALTER BIANCHINI VERSOLATO

nasci nessa linda cidade. vim para sao pauo no ano de 1961 para 1962. sinto muitas saudades dessa terra querida, pouco vou aí, mas meorgulho de ser santarritense, foi nessa linda cidade que passei minha infância e minha mocidade. abraços a todos
Por: moacir moda

ja morei em srpq guardo boas recordaçoes sempre que posso vou visitar minha familia q mora ai e uma linda cidade belas cachoeiras bons amigos belas praças tem tambem o deserto q e legal visit srpq e tudo de bom
Por: marly silva

Minha família é de Santa Rita do Passa Quatro... eu amo essa cidade e tudo o que há nela... desde a igreja matriz, a escola madre carmelita, a pousada, a rodoviaria, o museu zequinha de abreu, a cachoeira três quedas, o portal da cidade, e o ar puo, que ar, que vida, que sonho, que saudades...
Por: Marta Ferrarezi

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Rita do Passa Quatro

Envie seu comentário sobre Santa Rita do Passa Quatro