Santa Maria da Serra

Santa Maria da Serra-SP
banner

Bem-vindo a Santa Maria da Serra!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Santa Maria da Serra, informações atualizadas sobre a cidade Santa Maria da Serra, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Santa Maria da Serra.

Informações de Santa Maria da Serra

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A origem do atual município de Santa Maria da Serra reporta-se à construção de uma capela e de um cemitério, em terras doadas por proprietários da fazenda Ribeirão Bonito, em 27 de outubro de 1867.
Antônio Justiniano Barbosa e seu genro Feliciano de Oliveira Dorta deixaram Piracicaba e se estabeleceram na região. Ao redor da capela da padroeira Santa Maria, iniciou-se um núcleo populacional. O povoado cresceu e foi elevado a freguesia em 22 de fevereiro de 1881, com o nome de Santa Maria, em terras do município de São Pedro.
Em 30 de novembro de 1944, seu nome foi alterado para Tupananci, modificação que durou apenas até 24 de dezembro de 1948, quando recebeu o nome de Santa Maria da Serra. Assim, em 18 de fevereiro de 1959, foi elevada a categoria de município. 

Significado do Nome:

Foi construida inicialmente um Capela com o nome de Santa Maria. Por estar o Município perto da serra, daí o nome de Santa Maria da Serra.

Aniversário da Cidade:

27 de Outubro 

Gentílico:

santamaria-serrense

População:

5.418 habitantes  - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Santa Maria da Serra, com uma área de 256 km², encontra-se numa localização privilegiada  no  Planalto Central Paulista, cercada pela belíssima Serra do Itaqueri, Rio Piracicaba e Rio Tietê.
Rica em áreas naturais e também urbanizadas, está realizando o desenvolvimento sustentável através de um planejamento voltado para o Turismo. Diversas atividades estão sendo realizadas em variadas áreas, para que o município esteja preparado para atender às necessidades dos turistas que visitam o município em busca de lazer, passeios de barco, pesca, jet ski e outros entretenimentos.
Alguns objetivos estão sendo alcançados, parcerias com o setor privado estão sendo estudados em diversos seguimentos bem como a participação no circuito "Serra do Itaqueri" e  circuito "Eco Caipira" englobando os municípios de Piracicaba, Águas de São Pedro, São Pedro, Santa Maria da Serra, Analândia, Corumbataí, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição, Mombuca e Rio das Pedras.

Clima:

Pela classificação de Koeppen o município é caracterizado pelo clima Aw. (tropical chuvoso, inverno seco, mês menos chuvoso com precipitação inferior a 60mm, e mês de mais frio. 

Temperatura Média:

média superior a 18º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Piracicaba  

Limites:

Norte: Torrinha
Sul: Anhembi e Botucatu
Leste: São Pedro e Piracicaba 
Oeste: Dois Córregos 

Acesso Rodoviário:

SP-191
SP-197
SP-304 

Distâncias:

Da Capital:

225 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Recursos Históricos:

-Capela de São Benedito

  -Construída na década de 50 através de doações da comunidade, foi restaurada em 1992, só é aberta ao público para a realização de alguns eventos da comunidade católica local.

-Casarão Antigo

  -Construído em 1912, pertencia ao Sr. Avelino Lima, além de residência de famílias, com vem sendo usado, já foi também loja de roupa, armazém e fábrica de cerveja. As pedras para o alicerce foram trazidas da serra pelo Sr. Antonio Pinto com carro de boi.

-Fazenda Nova Ceilão

  -Fazenda alicerçada por escravos, que pertenceu ao barão de Rezende, há trinta anos, pertence a família Zani, tem como principal produção criação de gado, possui trilha, cachoeiras e gruta.

-Fazenda Serreta

-Construções Antigas com pilares de pedra construídos pelos escravos, chaminés de antigas olarias.

-Igreja Matriz de Santa Maria da Serra

  -Denominação Igreja de Nossa Senhora com edifício de tipo Barroco Brasileiro. Igreja Católica construída em 1917 pela comunidade, através de doações e mão-de-obra, passou por uma reforma em 1983 e continua com bom estado de conservação tem em seu arquivo fotos e documentários sobre o município.

-Sítio Ecológico Santa Helena

  -Fazenda comprada de italianos possui engenho de cana, árvores e tratores antigos, tem como principal atração macacos que pela manhã, descem a serra para se alimentar na fazenda, construções antigas - casas, currais.

Recursos Naturais
 
-Fazenda Santana - Cachoeira Paraíso

  -Na fazenda encontram-se três cachoeiras sendo uma delas ainda sem acesso ao turista. Pode-se passar horas inesquecíveis tomando banho, apreciando a beleza das serras, vendo o pôr-do-sol e observando os animais silvestres, a cachoeira Paraíso possui 85 m de queda. A vegetação circundante é formada por mata secundária e ciliar.

Situação de uso: Não há presença de equipamentos turísticos no local, apenas a sede da fazenda. A visitação é permitida mediante autorização do proprietário. Há cobrança de ingresso, a trilha é feita acompanhada por um monitor local. A presença de guias com equipamentos de segurança é especialmente recomendada, já que não há equipamentos de proteção como cordas e cabos.

-Fazenda Monte Carmelo

  -A fazenda Monte Carmelo está localizada a apenas 3km do centro da cidade, local privilegiado, pois fica ao pé da serra onde se encontra uma belíssima cachoeira. A cachoeira é de fácil acesso permitindo a visitação de vários tipos de públicos (crianças, jovens, adultos e 3ª Idade). Ainda não é aberta à visitação, mas há um interesse dos proprietários em adequá-la para poder receber turistas de toda a região.

-Fazenda Cachoeira

  -Além da pesca as margens do Rio Piracicaba, apresenta importante potencial turístico.

-Colônia dos Pescadores

  -Situada ao lado da ponte que atravessa o Rio Piracicaba ligando Santa Maria da Serra ao município de Anhembi o local é próprio para pesca, passeios náuticos com aluguel de equipamentos para a prática da pesca esportiva e venda de peixes.

-Condomínio Tamanduá

  -Fundado em 1981, é um condomínio fechado localizado a 6 Km do centro da cidade, na SP191. Possui área de lazer com parque infantil, praça de esporte, além de barracão de festa, capela, praia e rampa para barcos.
Por ser banhado pelo rio Piracicaba, seu principal atrativo é a pesca e prática de esportes náuticos.

-Condomínio e Complexo Turístico Serelepe

  -Localizada a 3 km do centro, local privilegiado pela natureza é um complexo turístico que possui infra-estrutura, área de lazer, praia, prevendo-se a construção de um Clube Náutico e Marina no local.

-Área de Proteção Ambiental

  -Podemos observá-la em volta do município de Santa Maria nas rodovias SP 191, SP 304 e vicinais, propício a caminhadas e pesquisas científicas, onde predomina uma área vegetal com vestígios de mata atlântica e em sua fauna encontra-se espécies autóctones da mata atlântica como cachorro, guaxinim, tatu, macaco.

-Serra do Itaqueri

  -Grandiosa por ter várias cachoeiras e uma gruta, assim como belas paisagens que são seu grande atrativo, circundam todo o município de Santa Maria da Serra.

-Represa Santa Maria da Serra - Rio Piracicaba

  -Onde se pratica esportes náuticos, pesca, passeios de barcos com uma linda paisagem de flora e fauna. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Outubro
Aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DA SERRA

E-mail:

Telefones: (19) 3187-9900 / 9908

Sites: http://www.santamariadaserra.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:


EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Piracicabana Ltda.

Telefone: (19) 3468-1000

Site: http://www.piracicabana.com.br

Segunda à Sábado
 
 
Horários:
 
Santa Maria da Serra/ São Pedro/ Piracicaba 6:30h / 9:00h / 17:30h
Santa Maria da Serra/ Jaú/ Rio Capivara/ Barra Bonita/ São Manuel 9:00h
Santa Maria da Serra/ Brotas 15:30h
Santa Maria da Serra/ Torrinha 15:30h / 17:30h
Santa Maria da Serra/ Charqueada 9:00h / 17:30h
São Pedro/ Santa Maria da Serra 8:30h / 14:50h / 18:50h
Piracicaba/ Santa Maria da Serra 7:40h / 13:30h
   
Domingo e Feriado
 
 Horários:
 
Santa Maria da Serra/ São Pedro/ Piracicaba 9:00h / 17:30
Santa Maria da Serra/ Barra Bonita/ Jaú/ São Manuel 9:00h
Santa Maria da Serra/ Torrinha 15:20h / 17:30h

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO DO MUNICIPIO DE SANTA MARIA DA SERRA:
R Feliciano De O Dorta 355 - Centro
Santa Maria da Serra, SP | CEP: 17370-000
Telefone: (19) 3487-1346 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Santa Maria da Serra

sim,ja conheço S.Maria da Serra,e adoro essa cidade,pois apesar de seu problemas ela se mantem em pé e firme para o que der e vier e o povo dessa cidade é espetacular,simplesmente LEGAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Abraço S.Maria da Serra!
Por: Douglas dos Reis Manuel

ADORO CIDADE DE SANTA MARIA DA SERRA TENHO UM IRMAO QUE MORA AI EU SOU DA CIDADE DE CONCHAL MAS ACHO MUITO GOSTOSA ESSA CIDADE.........
Por: miriam de fatima pereira

sou filha da cidade de santa maria da serra estado de são paulo sai da cidade com 12 anos sinto muitas saudades da minha terra por isso gostaria de ver fotos dai. obrigada.
Por: VERA LUCIA FLAMARINI PEREIRA.

Esta é a cidade de meus novos investimentos e será na área do turismo rural, me acompanhem nessa empreitada, esta cidade é linda e pacata com otimo clima, povo feliz. cidade estritamente rural com pecuaria e agricultura, estou chegando.
Por: Carlos Benedito Daroz

Linda cidade, pacata, sem drogas e violencias, uma benção.
Por: cicera rodrigues

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Maria da Serra

Envie seu comentário sobre Santa Maria da Serra