Santa Bárbara D'Oeste

Santa Bárbara D'Oeste-SP
banner

Bem-vindo a Santa Bárbara D'Oeste!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Santa Bárbara D'Oeste, fotos, informações, os principais hotéis de Santa Bárbara D'Oeste, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Santa Bárbara D'Oeste

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A Vila de São Carlos de Campinas passou a ser ligada, por estrada de rodagem, à Freguesia de Santo Antônio de Piracicaba. Essa estrada revelou uma região banhada por muitas águas, com terra massapê , própria para plantação de cana de açúcar e cereais.
A partir de então, aumentou-se o interesse por estas terras e novas sesmarias foram demarcadas, não mais para serem doadas e sim vendidas.
Dona Margarida da Graça Martins, viúva do Sargento-mor Francisco de Paula Martins comprou uma sesmaria de duas léguas quadradas, delimitada ao Norte com o Rio Piracicaba e a Nordeste com o Ribeirão Quilombo.
A região foi sendo povoada, novos lavradores aqui chegavam, as sesmarias iam sendo divididas em sítios e fazendas, dedicando-se à cultura de cana de açúcar e de cereais. Os moradores urbanos limitavam-se às profissões liberais, incluindo-se comerciantes, ferreiros, carpinteiros, latoeiros e curadores homeopatas.
A capela tornou-se Curada em 16 de abril de 1839, por conseguinte foi nomeado um cura para dar assistência aos fiéis.
O progresso acentuou-se ainda mais com novos engenhos de açúcar, mais lavouras de cereais e fumo, mais comércio e mais tropas cargueiras.
A partir de 1867 ocorreram a estas terras e região os imigrantes norte-americanos, sulistas sobreviventes da Guerra de Secessão. Vieram com novos métodos agrícolas, contribuindo em muito para o progresso da agricultura.
Para cá vieram também colonos de origem européia, principalmente italianos, dirigindo-se à lavoura. Aos poucos o povoado também foi crescendo, abrindo oficinas, fabricando-se implementos agrícolas e desenvolvendo outras atividades artesanais.
A indústria Açucareira toma grande impulso a partir de 1877, quando o major João Frederico Rehder compra de Prudente de Moraes a Fazenda São Pedro, começando o cultivo de cana em larga escala. Em 1883 monta o 1º grande engenho do município, inaugurando em 1899 a distilaria de álcool, culminando esse processo de desenvolvimento em 1902, com a escolha da Fazenda São Pedro para instalação da Usina açucareira que viria a ser inaugurada em 25 de julho de 1914, hoje a Cia. Industrila e Agrícola Santa Bárbara (Usina Santa Bárbara). Na sequência foram surgindo outras grandes usina, como Furlan, Cillos e Galvão, restando apenas a Usina Furlan em atividade.
Na década de 20 surgiram indústrias de implementos agrícolas e indústrias têxteis.
Com o passar dos anos, surgiram novas indústrias, produzindo tecidos, implementos agrícolas e tornos mecânicos. Na década de 50 foi produzido o primeiro automóvel brasileiro a ROMI-ISETTA.
Com o desenvolvimento da indústria (máquinas operatrizes computadorizadas, injetoras de plásticos, fiação e tecelagens, usinas de açúcar e álcool) acelerou-se o crescimento urbano. O crescimento da região é tal que em vários bairros verifica-se o fenômeno da conurbação, onde ruas separam o município de Santa Bárbara DOeste de Americana.  

Significado do Nome

A fundadora, junto com seus filhos, alguns parentes e agregados, mudou para suas terras em 1817, formando uma fazenda de engenho de açúcar, doando terras para construção de uma capela sob a invocação de Santa Bárbara. Como a capela foi erguida em 1818, a data da fundação é considerada 04 de dezembro deste ano. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

barbarense

População:

108.148 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente com Inverno Seco  

Temperatura Média:

24º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Campinas 

Limites:

Limeira, Sumaré, Monte Mor, Capivari, Nova Odessa, Americana, Rio das Pedras e Piracicaba. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

130 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Parque dos Ipês  

Inaugurado em 1996, esse parque conta com lagoa e variadas espécies de aves e peixes. É uma das principais referências para as pessoas que praticam caminhada e leitura ao ar livre. Há dois anos o parque vem sendo o local do Encontro Solidário de Pesca e Lazer promovido pelo Fundo Social de Solidariedade com a participação de mais de mil pessoas.
Funcionamento : de segunda a domingo , das 7:00 às 19:00 horas.
Endereço: Av. Corifeu de Azevedo Marques, s/n - Jardim Conceição (próximo ao Centro Social Urbano).

Santo Antônio Sapezeiro  

O bairro Santo Antônio do Sapezeiro, um bairro rural do município de Santa Bárbara dOeste, localiza-se a cerca de 10km do centro da cidade e é um dos mais antigos.
O nome do bairro se dá pela devoção do santo e devido ao grande número de sapés que havia na localidade.
Faz parte dos atrativos do bairro a Igreja Santo Antônio do Sapezeiro, onde acontece a Festa do Padroeiro e a Cachoeira do Antônio do Sapezeiro, que fica há apenas 4km da igreja. O bairro também é bem conhecido por sua culinária caipira, com destaque para a lingüiça, fabricada pelos próprios moradores.
Acesso pela Rodovia Américo Emílio Romi Santa Bárbara - Capivarí

Cemitério dos Americanos   

É também conhecido como Cemitério do Campo, por estar localizado no Bairro do Campo. Foi iniciado em 1867 com o sepultamento de Beatrice Oliver, esposa do Cel. Oliver, um dos muitos imigrantes que se estabeleceram neste município a partir de 1866. Na época, o cemitério do município pertencia à igreja católica e proibia o sepultamento de não católicos. Com isso, O Cel. Oliver seguindo um velho costume do Sul dos Estados Unidos sepultou sua esposa e posteriormente suas filhas em terras de sua propriedade. Com o passar dos anos, ele destinou um hectare de suas terras para que as famílias americanas pudessem sepultar seus mortos. Hoje quase 500 pessoas estão ali sepultados.
O cemitério possui uma área de recreação onde os descendentes americanos realizam reuniões trimestrais e anualmente, a Festa Confederada, recebendo visitantes de várias partes do país e do exterior. Já recebeu ilustres visitantes como o ex-governador da Geórgia Jymmy Carter e sua esposa Rosalyn, na década de 70, além de representantes do consulado e de órgãos de imprensa dos Estados Unidos.
Endereço: Estrada do Barreirinho - Bairro do Campo (acesso p ela SP-304-Luiz de Queiroz)
Agendamento de visitas e maiores informações : Telefone : (19) 3463-2874

Biblioteca Municipal
Maria Aparecida de Almeida Nogueira
 
Em 1967, por iniciativa do Lions Clube e com a colaboração da Associação Comercial de Santa Bárbara, foi feita uma campanha para se fundar em nossa cidade uma Biblioteca Municipal. A população colaborou muito e foram arrecadados cerca de 2.000 livros.
Através da Lei n° 717/68 a Administração Municipal destinou verba para confecção de móveis para instalação da Biblioteca Pública Municipal.
Através do Decreto 928 de junho de 1976, a Biblioteca é denominada MARIA APARECIDA DE ALMEIDA NOGUEIRA, ilustre personagem que muito trabalhou pela cultura barbarense.
Atualmente a Biblioteca Pública Municipal MARIA APARECIDA DE ALMEIDA NOGUEIRA, possui um acervo de aproximadamente 40.000 livros em todas as áreas, 25 títulos de revistas e 9 títulos de jornais. A freqüência é formada por estudantes, pesquisadores e leitores em geral atingindo uma média mensal de 8.000 pessoas.
Endereço: Biblioteca Pública Municipal
Maria Aparecida de ALmeida Nogueira
Praça 9 de Julho, s/n° - CENTRO
Telefone: (19) 3455-2619  

Biblioteca Comunitária - CAIC Irmã Dulce - Jardim Santa Rita
Biblioteca CAIC Irmã Dulce 

Instalada na rua Artur Gonçalves da Silva nº 240, no bairro Santa Rita de Cássia.
Foi inaugurada juntamente com o CAIC Irmã Dulce em 28 de maio de 1994.
Sendo Comunitária e, devido a sua localização atende a vários bairros: Santa Rita de Cássia, Vista Alegre, Parque do Lago, Jardim São Francisco I, Jardim São Francisco II, Jardim Mariana, Santa Inês, Jardim Paraíso, Parque Eldorado e outros.
Além do empréstimo de livros, é muito usada para pesquisas e trabalhos escolares, abrangendo toda área de educação, da infantil à universidade. Atualmente contamos com um acervo de 7917 livros, sendo: 4723 adultos, 1477 juvenis e 1717 infantis; temos também a assinatura das revistas: Veja, Super-interessante, Mundo Estranho, Contigo, Nova Escola e, jornais local e regional, e Folha de São Paulo.
A frequência de usuários é em média de 1200 pessoas por mês; está sendo informatizada e estamos fazendo projetos para melhorar o atendimento ao público.
A biblioteca atende das 08:00 às 21:00 horas de segunda-feira a sexta-feira.
Funcionários da Biblioteca CAIC Irmã Dulce:
Elci Denise Casale dos Santos - Responsável pela biblioteca.

Igreja Matriz de Santa Bárbara
 
A Igreja Matriz de Santa Bárbara foi a primeira capela construída em Santa Bárbara d´ Oeste, por determinação de Dona Margarida da Graça Martins, no ano de 1818, em homenagem à santa de sua devoção. Fato este que a tornou fundadora da cidade. Era uma obra de pau-a-pique, barreada com esteios, baldrames e ripas de coqueiros e as portas de madeira de peroba rústica. Foi elevada a Capela Curada em 16 de abril de 1839. Por volta de 1875, devido ao seu precário estado de conservação, o governo da província autorizou a realização de loterias para financiar a construção nova igreja, obra que foi concluída no final do século XIX. Ao longo dos anos a Igreja Matriz sofreu várias reformas.
Endereço: Praça Rio Branco, s/n - Centro
Fone (19) 3455-2025

Casarão da Usina Santa Bárbara  

Residência dos proprietários da Usina Santa Bárbara desde o início do século até a década de 90. A usina foi desativada em 1995.

Parque Infantil  

Em Santa Bárbara tem lazer para todas as idades. Este é o parque mais antigo da cidade. Hoje conta com cerca de 5 parques distribídos pela cidade.
Endereço: Rua dos Girassóis, s/nº
Jardim Panambi

Teatro Municipal Manoel Lyra   

Fundado em 1994, o Teatro Municipal de Santa Bárbara leva o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista. Manoel Lyra dedicou sua vida a arte dramática e a difusão do teatro de forma apaixonada e incansável. O Teatro Municipal é um espaço criado não apenas para servir ao lazer da população ou sediar eventos. È parte de um plano que visa resgatar a emoção, o interesse e o desenvolvimento cultural de uma geração cada vez mais distante das artes e da cultura.
O teatro é uma porta de entrada fundamental. Artistas , Companhias de teatro e dança, orquestras e todo tipo de manifestaçaõ cultural serão sempre muito bem recebidas com profissionalismo e respeito pela administração municipal e co todo carinho e admiração pela população barbarense.
Conforto e segurança para os espectadores: dispões de um hall de entrada, uma bomboniere e serviços de sanitários.
Bilheteria: Com duplo guichê localizado no hall de entrada.
Acústica ; o teto recebeu um acabamento em lambril, com tratamento acústico em lã de vidro. As paredes e piso são resestidos de carpete.
Platéia : Capacidade para 608 pessoas. Poltronas anatômicas e a prova de fogo. Piso acarpetado (grafite), com amplo corredor de circulação e saída de emergência.
Ar condicionado : Tipo Self Contained SC/1/2/3/4, modelo 50BR 02.4, com capacidade para 80 TR; vazão de ar 13600 m3/h.
Camarins : 4 camarins, servidos por poltronas, espelhos horizontais, chuveiros e sanitários, sendo 2 individuais e 2 coletivos.

Voçoroca do Monjolo Velho (Buraco do Padre)   

Na história da cidade, ela é citada como um ponto turístico, mas ninguém sabe quando surgiu a Voçoroca (desmoronamento causado pela enxurrada). Ela fica no Monjolo Velho, uma área de que foi fazenda de gado. Hoje, é cercada de mata e canaviais. O velho córrego, com várias nascentes, teve suas vagas represadas. Conhecer a Voçoroca do Monjolo Velho é como uma descoberta.
Até a década de 90 muitas pessoas se dirigiam para lá aos finais de semana, em busca de desfrutar do verde e da beleza do lago que foi formado. Até caiaques eram são vistos por ali.
O buraco causado pela erosão existe a mais de 60 anos, nele há várias nascentes formando um córrego de águas claras.
Atualmente a Voçoroca ainda recebe muitas pessoas aos finais de semana para nadar.
Acesso - Estrada da Areia Branca.
 
Parque das Águas  

O Parque das Águas foi construído com recursos do Dae. Era uma área desprezada que ficou abandonada por mais de 50 anos, quando o DAE iniciou sua preservação. O local conta com 135 mil metros quadrados de área e é hoje o mais novo ponto turístico de Santa Bárbara dOeste. Nele foi construído quiosque com churrasqueira, banheiros, latas de lixo seletiva. Conta ainda com lago, estação elevatória, bosque de nativas, centro de convivências, playground, teatro de arena, bosque de eucaliptos, zona de conservação da vida silvestre.
É desenvolvido no parque o Programa Navegando, o qual visa proporcionar meios para que a população, especialmente os estudantes e a sociedade organizada possam visitar e conhecer diversos pontos de interesse educativo, histórico, cultural e até turístico, como represas, reflorestamento, estação de tratamento de água e esgoto, entre outros de grande importância ecológica e turística. No programa está incluso um passeio de barco de aproximadamente 50 minutos. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA D'OESTE

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3455-8275 / 8285 – Fax: (19) 3455-8298

Sites: http://www.santabarbara.sp.gov.br/v4/index.php

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO IMÓVEIS TÍTULOS DOCUMENTOS CIVIL:

R Graça Martins 500 - Centro
Santa Bárbara D'Oeste, SP | CEP: 13450-039
Telefone: (19) 3455-1543
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Santa Bárbara D'Oeste

a cidade é otima para passar as ferias, mitos lugares de visita
Por: nayara sanches garcia

Moro aqui, cidade histórica, hospeda a Fabrica ROMI que fabriou o primeiro automóvel Brasileiro. Possui o TIVOLI SHOPPING, Parques e seu Centro possui casas bem antigas e Igrejas. Gosto de morar aqui. Até.
Por: Alan Bordin Trinck

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Bárbara D'Oeste

Envie seu comentário sobre Santa Bárbara D'Oeste

banner