Salto

Salto-SP
banner

Bem-vindo a Salto!

banner

As melhores pousadas em Salto podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Salto, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1889. A localidade está em uma altitude de 555m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 96.348 habitantes. A área total de Salto é de 134,6km², e sua densidade demográfica é de 715,81hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Salto-SP é 13320-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Salto

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto Paranapanema

"Cidade dos Taperás"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Já no final do século XVII, o atual território de Salto era uma propriedade particular, o Sítio Cachoeira, parte de sesmaria da Capitania de São Vicente, adquirido pelo capitão Antônio Vieira Tavares (sobrinho do bandeirante Raposo Tavares) e de sua mulher, Maria Leite (filha de Borba Gato). O capitão obteve permissão para construir e mandar benzer uma capela em seu sítio, que o livrasse de ir a Itu para assistir missa. A bênção do templo e a primeira celebração deram-se em 16 de junho de 1698, data que é considerada como a de fundação da cidade de Salto. Por disposição testamentária, no ano de 1700, o casal fez a doação de suas terras, escravos e índios à Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat. A localidade, com poucas casas e lavoura circundante, permaneceria por bom tempo na condição de bairro rural da vila de Itu. Com o descobrimento de ouro em Cuiabá, no início do século XVIII, a região ituana funcionou como trampolim para aquelas regiões interiores da colônia. Nos seus arredores eram organizadas as monções, expedições fluviais que abasteciam de víveres as minas, levavam e traziam homens e garantiam o fluxo do ouro. Parte dos capitais gerados com a atividade mineradora foi aplicada na compra de terras, escravos negros, plantio de vastos canaviais e montagem de engenhos, a partir de meados do século XVIII. O povoado de Salto de Ytu, como então se chamava, passou a integrar o quadrilátero do açúcar (delimitado por Mogi-Guaçu, Jundiaí, Sorocaba e Piracicaba), a mais rica região produtora daquele produto em São Paulo, situação que se estendeu pela primeira metade do século XIX. Nesta altura, havia mais de quatrocentos engenhos de açúcar e aguardente em São Paulo, cem dos quais na região ituana. Foi o capital acumulado com a lavoura da cana-de-açúcar e, em menor escala, do café e do algodão, que propiciou o despertar do lugarejo, na segunda metade do século XIX.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

16 de Junho   

Gentílico:

saltense

População:

10.569 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Salto conta com diversos pontos turísticos, o que levou o Governo do Estado a transformá-la em Estância Turística, através de Lei nº 10.360, de 2 de setembro de 1999. No entanto, é também uma cidade industrial, contando com empresas de grande e médio porte, como a Eucatex, Arjo Wiggins (Papel), York, Élice, Siemens, Nagel, Sivat, Treibacher, Arch Química, Iber Oleff, Giannini, Altena, etc.

Clima:

Apresenta fluxo de massa de ar tropical com ventos oceânicos de E a NE. Apresenta como principais características, elevada temperatura e irradiação solar, forte umidade e, freqüente estabilidade de tempo com céu limpo (dias ensolarados). 

Temperatura Média:

Médias das máximas: 32 graus e média das mínimas: 12 graus  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Macro Metropolitana Paulista  

Limites:

Ao norte com Indaiatuba, ao sul e leste com Itu e a oeste com Elias Fausto.  

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-075 (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes) / SP-091/270 (Rodovia Celso Charuri) / SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-264 (Rodovia João Leme dos Santos)

Distâncias:

Da Capital:

100 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

São muitos os atrativos turísticos de natureza histórica, artística, religiosa e paisagística da Estância Turística de Salto.

Principais Pontos Turísticos:

Museu da Cidade de Salto

(Rua José Galvão, 104 - Centro - CEP:13.320-000 - Fone:4029-3473). É um caminho para se conhecer Salto. Apresenta uma sede, no edifício da antiga Sociedade Italiana à Rua José Galvão, 104, e núcleos externos no Parque das Lavras e Parque Rocha Moutonnée e vários pontos de referência (a fábrica de tecidos, o escorregador do antigo Clube de Regatas, a Ponte Pênsil, a Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat, a escola Tancredo do Amaral, o prédio da antiga Estação Ferroviária, as casas da Vila Operária e a queda dágua do rio Tietê). Através dessa estrutura, que se espalha fisicamente por toda a cidade, passado e presente articulados vão se revelando ao visitante e ao próprio saltense. É um Museu-percurso que evidencia e valoriza a cidade industrial, sua história e o ambiente natural no qual ela se implantou. O Museu é propriedade municipal e a visitação é gratuita. Funciona de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. ENTRADA FRANCA.

Parque Rocha Moutonneé

(Localizado entre as rodovias da Convenção/SP-79 e do Açucar/SP-79). A Rocha Moutonnée é um granito róseo de idade estimada cientificamente em 500 milhões de anos. Cientistas e pesquisadores estudam-na desde sua descoberta em 1946, pelo geólogo Marger Gutmans do Instituto Agronômico de Campinas. O nome Moutonnée é internacionalmente atribuído ao tipo de rocha que possui formato arredondado, lembrando um carneiro deitado (moutonnée no francês, significa carneiro; moutonnée: acarneirado). Na superfície da Rocha são encontradas estrias e arranhaduras produzidas, durante a glaciação, pela movimentação das geleiras que com dezenas de quilômetros de extensão e espessura arrastavam e trituravam todo o material que representasse obstáculo ao seu deslocamento. Conforme teorizam os cientistas, nesse período uma imensa massa de gelo cobria todo atual leste do Estado de São Paulo, deslocando-se de sudeste para noroeste.
As arranhaduras e estrias, produzidas durante a glaciação na era paleozóica (há 270 milhões de anos), são visíveis em sua superfície, comprovando este fenômeno da natureza e preservando seu valor geo-histórico. Além deste exemplar há um único no mundo com características semelhantes localizado na Austrália, que recebe o nome de Glacier Rock. Eles contribuíram de forma decisiva para a reconstrução da geografia do passado, sendo provas concretas de que um dia, há aproximadamente 300 milhões de anos, a América do Sul, África, Austrália, Antártida e Índia formavam um único continente: o Gondwana. O PARQUE ROCHA MOUTONNÉE, com 43.338 metros quadrados de área, é o primeiro parque ecológico e geo-histórico do continente, e conta com completa estrutura para o estudo e para o lazer: um lago natural, quiosques, bancos, mesas, estacionamento, play-ground, painéis informativos e arborização planejada. O espaço é de propriedade do Município. ENTRADA GRATUITA.

Parque das Lavras

(Localizado no Jardim Itaguaçu, a 2 Km do centro da cidade, próximo ao Monumento à Padroeira do Município). Lavras foi a segunda Usina Hidrelétrica construída no leito do rio Tietê. Inserida no processo de modernização do Estado de São Paulo, Lavras oferece uma leitura da época em que foi construída. A racionalidade e a simplicidade determinam a utilização do granito rosa, abundante na região. Apesar dessa estética não intencional, o resultado é um belo conjunto. Inaugurada em 1906 pela Cia Ituana de Força e Luz, a Usina das Lavras atendia, num primeiro momento, a cidade de Itu e alguns pontos da zona rural. Um ano e meio mais tarde, era a vez de Salto usufruir da eletricidade gerada por ela. Em 1929, Lavras foi vitimada por uma grande inundação e ficou paralisada por sete anos devido aos defeitos causados nos equipamentos. Quando voltou a operar, funcionou como unidade complementar da Usina de Porto Goes durante vinte anos. Cerca de quarenta anos depois de desativada a Usina, toda a área foi revitalizada através da implantação do PARQUE DAS LAVRAS, que inclui o conjunto de edificações, recuperado e com destinação cultural, além de extensa área verde, dedicada ao lazer e à educação ambiental. O PARQUE DAS LAVRAS, com cerca de 140 mil metros quadrados de área, compõe um dos núcleos externos do Museu da Cidade de Salto, devolvendo à cidade um pouco mais de sua memória histórica e paisagística, além de manter a concepção contemporânea de lazer e meio ambiente, dando sua parcela de concreta contribuição para a recuperação da vida do rio Tietê. O PARQUE DAS LAVRAS é aberto de terça a domingo, das 8h às 18h, e está localizado no Jardim Itaguaçu, a 2 Km do centro da cidade, próximo ao Monumento à Padroeira do Município. O local é propriedade da Prefeitura e a entrada é franca.

Ponte Pênsil

(Praça Deputado Archimedes Lammoglia - Jardim Tropical - Centro). Foi construída em 1913 para possibilitar o acesso de pescadores ao antigo Porto das Canoas. Foi interditada em 1981 devido ao seu precário estado de conservação. Em 1989, após passar por completa reforma, a Ponte foi reaberta e constitui atrativo turístico especialmente por possibilitar bela vista do rio Tietê. O local é propriedade do Município e o acesso dos turistas é gratuito.

Monumento à Padroeira

(Praça João Paulo II, s/nº - Jardim Itaguaçu). Com 38 metros de altura em concreto armado, o MONUMENTO À PADROEIRA, foi edificado em homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat. Por meio de escadarias internas é possível atingir o topo do Monumento, de onde se tem uma bela visão da cidade. No interior da imagem há uma lanchonete e uma capela.

Praça Deputado Archimedes Lammoglia

Localizada próxima à entrada da cidade, onde se encontram a Concha Acústica, a Ilha dos Amores e a Queda dágua.

Convívio D. Pedro II

Agradável passeio público de 1.040 m de extensão e 10,5 m de largura, com bancos, árvores e floreiras. Constitui-se no ponto de encontro de pessoas de todas as idades, localizado bem no centro da cidade.

Parque do Lago

Com área de 214.000 metros quadrados, sendo que 75.100 metros quadrados são ocupados por um lago natural e localizado também as margens do rio Tietê, com entrada pela SP-75 e Rodovia do Açucar, no Distrito Industrial, próximo a Rotatória no entroncamento da Rodovia do Açucar com a Rodovia Santos Dumont, o PARQUE DO LAGO tem como característica principal a prática de esportes ao ar livre, lazer e preservação da flora e fauna típicas. O Parque apresenta pista de cooper, ciclovia, pista de aeromodelismo, quadras, plataforma do lago, deck panorâmico, ducha, play-ground, além de estacionamento e lanchonete.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat

(Praça Antonio Vieira Tavares - Centro). Construída em 1936, ocupa o lugar onde existia a capela de 1698, que foi edificada pelo Capitão Antonio Vieira Tavares, dando origem à cidade de Salto. Pertence a Cúria Metropolitana.

Praça XV de Novembro

Local público, com 8.000 metros quadrados, jardim, bancos, iluminação a vapor de sódio. No centro da praça existe uma fonte luminosa. A Praça XV de Novembro é um ponto de encontro de pessoas de todas as idades. Lá são realizadas feiras de artesanato e espetáculos ao ar livre.

Praça Antonio Vieira Tavares

Local público com 5.000 metros quadrados, arborização, floreiras, bancos e um coreto, que é utilizado para apresentações das duas bandas musicais da cidade. 

Estação Ferroviária

Cia. Ytuana (1873-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-c. 1988)
SALTO
Município de Salto, SP
Ramal de Campinas - km 129,119   SP-0543
Antigo tronco da Ituana   Inauguração: 02.04.1873
Uso atual: escola   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: Em 1873, foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação de Jundiaí da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana pela Sorocabana em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado até Mairinque, a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre Mairinque e Francisco Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem ao ramal de Campinas. Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense, na nova estação da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros até 1976. Durante os anos 80, o ramal foi sendo progressivamente desativado, à medida que se entregavam os trechos da variante da Fepasa unindo a estação de Boa Vista a Mairinque, em Guaianã. Em fins dos anos 80, o ramal já não existia mais, arrancando-se os trilhos restantes e passando-se a usar somente a variante.
 
A Estação: A estação de Salto foi inaugurada em 1873, alguns dias antes que a estação de Itu, como uma das estações pioneiras da então linha-tronco da Ituana, que vinha de Jundiaí em direção a Itu. A partir de 1914, passou a servir ao ramal de Campinas. Foi desativada por volta de 1988. A estação e o armazém servem hoje como escola. Está situada na saída de Salto para Jundiaí. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTO

E-mail: [email protected]

Telefones: (11) 4602-8500

Sites: http://www.salto.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Breda Sorocaba Ltda.

Telefone: (11) 3392-5515

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO 2º NOTAS ANEXOS PROTESTOS:

R Rui Barbosa 506 - Centro
Salto, SP | CEP: 13320-230
Telelfone: (11) 4029-2944
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.estacoesferroviarias.com.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Salto

gosto muito de morar em salto e se n morrace ñ sei como seria minha vida
Por: gabrielly campos de brito

conheci um pouquinho de salto mas gostei muito pena que o rio tiete é muito poluido mesmo assim conheci as cachoeiras e a fabrica que agora é a universidade ,a igreja e achei tudo muito bonito tirei muitas fotos
Por: VANUSA NAIARA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Salto
Fundação:
1889
Altitude:
555m
População:
96.348 habitantes
Área:
134,6km²
Densidade Demográfica:
715,81hab/km²
CEP:
13320-000

Envie seu comentário sobre Salto