Quintana

Quintana-SP
banner

Bem-vindo a Quintana!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Quintana, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Quintana.

A cidade de Quintana, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1944. A localidade está em uma altitude de 595m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.946 habitantes. A área total de Quintana é de 320,6km², e sua densidade demográfica é de 15,43hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Quintana-SP é 17670-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Quintana

 

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1918, fazendeiros de diversas regiões do Estado, em especial da Alta Paulista e da Mogiana, adquiriram extensas áreas entre os rios do Peixe e Feio, ou Aguapeí. Cinco anos mais tarde, essas áreas estavam se dedicando a diferentes culturas, com predominância do café, e, mais tarde, se dedicaram à engorda de gado. 
Surgiu, assim, um pequeno arraial que, graças ao movimento migratório, principalmente de nordestinos, e apesar da escassez de água na região, cresceu rapidamente. Em 15 de janeiro de 1936, foi elevado a distrito do município de Glicério, com o nome de Quintana, e ganhou novo impulso com a chegada dos trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. 
O distrito foi transferido para o município de Marília, em 4 de junho de 1937, por ocasião da construção de uma capela em louvor a São João e, em 30 de novembro de 1938, para o de Pompéia. Em 30 de novembro de 1944, foi criado o município de Quintana, com território desmembrado dos municípios de Pompéia e Tupã. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

30 de Novembro 

Gentílico:

Quintanense

População:

6.008 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

Temperatura Média:

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Tupã  

Limites:

Pompéia, Borá e Herculândia 

Acesso Rodoviário:

SP 294  

Distâncias:

Da Capital:

410 Km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Rio do Peixe 

Ribeirão Lacri

Estação Ferroviária

Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1940-1971)
FEPASA (1971-1998)

HISTÓRICO DA LINHA: O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Quintana foi aberta em 1940 para ser a letra Q do alfabeto da Cia. Paulista. Quintana tornou-se município quatro anos depois. Em 1986, a estação já estava fechada e depredada. No início dos anos 90 já estava desativada, embora houvesse ainda um grande movimento de passageiros naquela época e a estação tivesse sido recuperada. A antiga estação está servindo como moradia e marcenaria em 2006.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUINTANA

E-mail:

Telefones: (14) 3488-7281

Sites: http://www.quintana.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso de Prata Ltda.

Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário
ARAÇATUBA-SP 
Telefone: (18) 3521-1660 
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40. 

E-mail: [email protected]

Site: http://www.expressodeprata.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

RUA PADRE ANTÔNIO JOSÉ DOS SANTOS, 86
QUINTANA-SP
TELEFONE: (14) 3488-1197
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.estacoesferroviarias.com.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- ADRIANO MORAES - TRI CAMPEAO MUNDIAL DE RODEIO EM TOUROS

- JOSÉ ROBERTO LAGES GUIMARÃES - TÉCNICO SELEÇAO BRASILEIRA DE VOLEI

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Quintana

conheço, um dia vou residir nessa cidade, abraço a todos os quintanenses, em especial aos consumidores de Brahma, la no taxinhas beer. (pipoka) de araraquara.
Por: Orimar

Minha familia mora nesta cidade. O que tem de melhor lá é o clima, pesqueiro, lanchonetes e povo hospitaleiro.
Por: José Hamilton Campos

Acho Quintana uma cidade fantastica,onde estão os meus amigos. nasci lá
Por: Antonio Carlos Coutinho

Lugar lindo e quente, onde o carinho das pessoas é maravilhoso e deixa saudades.....e pertence a minha cidade natal que é Tupã...RITA DE CÁCIA - CURITIBA/PR.
Por: RITA DE CACIA ROCHA

Fiquei muito feliz em rever a cidade em que tive ,uma infancia maravilhosa.As fotos me deixaram emocionada e com mais saudades ainda.Espero voltar para fazer uma vizita à esta cidade,e aos amigos e parentes que aí ficaram. UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ mais.
Por: elaine cidade de Campinas

Quintana é sem dúvida um pedacinho do meu coração. O Diretor Paulo Costa ,juntamento com os professores fez uma campanha a meu favor, e por isso estou viva,e vivo mais grata recordação da minha adolecencia sofrida.um sorriso -m.da Cruz
Por: maria da cruz teixeira da costa-Lyha

Gostaria de Dizer que Quintana tem as mais Belas pasagens é realmente encatadora.lugar de silencio e Paz, também de cultura lazer e aprendizado. Sou grat a Quintana
Por: Maria da Cruz Teixeira daCosta Ly

ola fico muit feliz com as foto e comentario desta cidade tão acolhedoura pos nasci em pompeia e vivi poucos anos em quintana hoje resido em campinas , e gostaria da a historia de quintana nunca se esquecesse
Por: MARIA ELISANGELA DA SILVA

Todos os fins de semana eu estou em Quintana pois adoro essa cidade moro em Herculandia a 17 anos mas é Quintana que eu amo .
Por: Rosemeire da Silva Souza

já morei ai quando criança e nunca mais voltei em quintana mais tenho muita mais muita saudade mesmo dai pretendo volta a rever um dia ass val itapolis sp
Por: valmir calçada

Claro que conheço essa belíssima cidade,morei ai nos anos 80 adoro ai. Espero um dia voltar
Por: antonio silva santos

Cidade maravilhosa...aconchegante e hospitaleira...morei durante e anos e sinto um falta enorme!!!
Por: Carolina alves dos Santos

Passei toda minha infância nesta cidade. Atualmente mora me São José dos Campos, pretendo visitar Quintana agora em julho.
Por: Bernadete

Quintana é a minha terra natal, gosto demais de lá, tenho saudades de toda a turma da infância da adolecência e juventude. que delicia! Que terra boa e que céu maravilhoso.
Por: Selma Lemes

Adorei, os comentarios aqui citados da cidade de quintana. pois é uma cidade muito tranquila para dar um belo descanso.nasci lá e sempre que posso estou fazendo uma visita aos meus grandes amigos de lá.
Por: Antonio Carlos coutinho

adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii esta cidade meus pais se casaram la estava de ferias e soube como se conheseram vou voltar um dia para ficar se deus quiser ate Quinta
Por: celso

nasci,cresci e vivi uma adolescencia maravilhosa nesta cidade, hoje sou casada tenho um filho lindo e todos os anos vamos passar as ferias de final de ano ai e tambem matar a saudade de todos que amamos beijos........
Por: meires correia silva zacari

Quintana tem as mais belas passagem,comidas gostosas, cachoeras belas e Gente bonitas e Adoraveis. So ficara sabendo se chegar até lá não tem o barulho que são Paulo oferecem, Mas tem a Paz que nossos Seres precisam.
Por: maria da cruz teixeira da costa

boa tarde, o meu comentario e que gostaria de morar nessa cidade.
Por: alexandre pereira darme

Sim, posso dizer que tenho imenso prazer retornar para esta cidade. Pois, deixei lembranças, e, gostaria muito de fazer novamente parte deste povo hospitaleiro, como é parte de muito brasileiros tambem. Deixou aqui minhas recomendações que tudo que plantamos é fruto do futuro e vejo que um bom para esta cidade. Parabens, a todos. Deus abençoe esta Cidade.
Por: Ester

Nasci em Quintana, em 25/11/1957, vim pra Sampa com 11 anos...mas me considero Quintaense, minha amada cidade natal
Por: Rose

Quero agradeçer os meus irmãos João Carlos, Ademir e meus pais, pois por eles morarem nesta cidade, tenho motivos para estar sempre lá.
Por: José Hamilton Campos

conheci a cidade de quintana e gostei muito um lugar agradavel e calmo bom para quem procura paz para relaxar e se recuperar do extress das cidades grandes.
Por: solange

Na época de Getulio Vargas, meu pai foi Interventor Federal, posteriormente Prefeito Municipal de Quintana, onde comandava a Cia. Algodoeira nesta região. Nasci nesta cidade, em 1949 e saindo em 1952. Nos anos 90, retornei a Quintana com meus irmãos, em uma bonita homenagem dos representantes da Prefeitura Municipal, da Câmara dos Vereadores e da população desta QUERIDA CIDADE, aos meus pais. Espero voltar para visita-la com calma, conhecer melhor a cidade, seu povo e aquela igrejinha muito marcante em minhas lembranças.
Por: ANTÔNIO DE PÁDUA SOARES BICUDO JUNIOR

nasci nesta pequena maravilhosa cidade, tenho lembranças lindas de minha infancia, do grupo escolar, da prf. Terezinha Goes de aRAUJO, DONA MARIA TEREZA SOMMERRAUZER, tantos outros fatos. a cidade esta muito limpa e arrumada, foi o que encontrei a quatro anos atrás qdo visitei. eu amo QUINTANA, pois faz parte da minha hisitoria - sou professora por incentivo das duas citadas acima- e tb. sou advogada, mas nunca esqueci nde minhas raizes. o que tem de melhor são as pessoas, o ar puro, as paisagens, a calmaria sem o transito infernal de SÃO PAULO, da praça muito bem cuidada, enfim de tudo, a alem do mais dos meus parentes da familia do meu pai ABDIAS TOMAZ DE MELO , que moram ai.
Por: clarice rodrigues de melo

OLA PESSOAL, SOU DE ITAQUAQUECETUBA-SP, VENHO A QUINTANA,´POR ALGUNS ANOS MAS , AGORA ESTÁ MUITO MELHOR PARA PASSEAR MUITOS EVENTOS A CIDADE ESTÁ LINDA REFORMADA, PRAÇAS, AREA DE GINASTICA, PLAYGROUND, E MUITO MAS VENHA CONFERIR, LOGO COLOCAREI AS MINHAS FOTOS DA VISITA, ABRAÇOSS.
Por: ODAIR

Olá internauta, se você conhece ou morou em Quintana, não deixe de dar o se depoimento. Fiquei muito feliz em ler comentários, de pessoas que fizeram parte da minha cidade, como Coutinho, Bicudo,Bernadete e todos os que deixaram o registro. Abraços a todos, até qualquer dia lá na cidade de Quintana.
Por: José Hamilton Campos

Fui Moradora de Quintana, sai dai em 1976,sou filha do sr.Jose Correia, e gostaria de saber como esta esta cidade e seus moradores ,pois gostariA DE VISITAR ESTA CIDADE NAS PROXIMAS FERIAS
Por: Marta lima Oliveira

Amo, Quintana,minha infancia foi linda gracas aos mes avos e essa cidade q eu adorooooo!!
Por: leila alves galvao

nasci na cidade de quintana,em 1961 no sitio tres coraçoçes vim para a cidade de são paulo em 1976, e estou aqui até hoje porem a saudade é muinto grande. sei que muintas coisas mudaram mas sinto saudade da roça ,esta cidade mora no meu coração
Por: Carlos Roberto Munck

CLARO QUE CONHEÇO QUINTANA É UMA CIDADEZINHA MUITO GOSTOSA E CALMA TENHO LÁ OS MELHORES AMIGOS
Por: Antonio Carlos Coutinho

Quintana ora, é a melhor cidade do mundo passei minha infância toda aí sou neta do manoel ribeiro e sobrinha do nico ribeiro ex vereador daí adoro ir a quintana sempre que posso, passo as férias de fim de ano aí e amo a estação de trem onde eu chegava com minha familia para passear e ando de charrete o tempo todo nem lembro que tenho carro abraços e beije por mim cada esquina dessa linda cidade....vania Dois Córregos.
Por: vania maria

Nasci e fui criada em Quintana, sai quando adolescente.Vendo as fotos podes crer chorei de saudades daquele tempo.Estação Ferroviaria, pois eu estudava em Pompeia ia ai diariamente. O grupo escolar onde aprendi as primeiras letras .A igreja, o jardim onde se fazia grandes quermesses, não sei hoje, o Coreto ainda existe?Como ele não tenho visto em lugar algum. As ruas onde nos dias de calor a criançada brincava sem medo até tarde.Ah.que saudades.Enfim voltei ao .passado, mais vez que saudades dos tempos da minha infancia querida dos tempos que nao voltam mais. . Porem hoje senti que existe essa juventude pungente e uma administraçao que está procurando elevar nossa querida QUINTANA ao lugar que merece no cenário politico administrativo. PARABENS........................ A todos o meu abraço e torço por voces : ) \o/
Por: Anita Viudes Garcia

Sabe aqueles lugares q a gente só ve em livros??Pois quintana é assim...Sol ate não poder mais,chuva no fim do dia,coreto,igreja,jardim...Que bom se td. criança pudesse viver num lugar assim...Saudades
Por: leila alves galvao campinas sp

Quintana, cidade jovem maravilhosa, em relação a tantas outras cidades Européia; tambem filha de um País que não competou ainda 500anos, é orgulho de todos que mora e que morou. belas paisagens e muita juventude e AMor.
Por: maria da cruz teixeira da costa

quintana e uma cidade linda eu morei la por 7 meses se dependesse de mim eu estaria la ate hoje beijos a todos os meus amigos de quintana
Por: rute

NASCI NESTA CIDADE VIM PARA SAO PAULO COM 16 ANOS NUNCA MAIS FUI PRA QUINTANA TENHO MUITAS SAUDADES DESTE LUGAR GOSTARIA MUITO DE TER CONTATO COM PESSOAS QUE NASCERAO E VIVERAO DESDE DE 1960 A 1976 MEU PAI CHAMAVA JOSE CORREIA TRABALHOU COM DAVI JULIO PESSOAL DESTA EPOCA FALE COMIGO POR FAVOR ....................
Por: CELENE DA SILVA LIMA SERAFIM

quero ir passar um final de semana ai sera que encontro antigo moradores
Por: celene da silava lima serafim

Município pacato, tipico interior onde todo mundo conhece e sabe sobre todo mundo. Agradeço muito a este lugar pelas bases educacionais para minha vida atual. Com seus amplos descampados, suas represas escondidas, as arvores frutiveras que ali se encontram em qualquer estradinha. Bom se for em Quintana não deixe de ir na lagoa do Shiru, no coreto, na praça da Matriz, o Cristo, tire uma foto na escolinha, outra no recinto, enfim Quintana é pequena mas é minha cidade, e sua também se quiser va la confferir....
Por: Samuel da Silva Munhão

que saudades desse lugar maravilhoso onde vivi parte da minha vida
Por: celene da silva lima

Olá admiradores da cidade de Quintana. Meus familiares moram nesta cidade. Como estou lá a cada 02 meses, tenho facilidade de tirar fotos e disponibilizar para vocês. Digam que fotos vocês gostariam que eu tirasse. Abraços.
Por: José Hamilton Campos (Russo)

ja morei en quintana a muitos anos sou neto do senhor Jose casemiro de Oliveira que faleceu con 100 anos e sinto muito orgulho de ser quintanense ppois estou pensando assin que aposentar voltar a morar ai
Por: lourival casemiro de oliveira

nasci nesta cidade e sinto muita vontade de voltar a morar ai o que tem de bon en quintana tudo e bon en quintana quen nao conhece precisa conhecer un abraco
Por: lourival casemiro de oliveira

Resido em Osvaldo Cruz e no inicio dessa semana fui conhecer melhor QUINTANA. A cidade está uma graça, arborizada, limpa, moderna, jovem, organizada. PARABENS! VALE A PENA VISITAR ESTA CIDADE!
Por: Neusa Ap. de Souza

Morei aí e terminei o primário em 1962. Morro de vontade de voltar a minha cidade natal. Cadê meus amigos??? Jezabel, Leopoldo, Pavãozinho e etc...etc...etc.. Que saudades meu Deus....
Por: Maria Helena Martins

Adoro Quintana. Eu gostaria de saber por onde anda meus amigos do primário e do ginasial. Terminei o primário em 62, mas fiquei até 66. Lembro-me do Leopoldo, do Pavão, da Jezabel...e etc.....
Por: Maria Helena Martins Pereira

Ja morei ai de 1953 a 1963 no bairro barreirão estudei o 4`ano em 1961 no GE Prof Pedro Sommerhawzer.minha profra.Maria Tereza o diretor Ouvem Zilio,que saudade de Quintana,dos meus colegas de escola Carlos Campos,Dinamar,Lourdes Lopes Bravos,Arlete,Helio Barbaroto,etc.Onde estão Braulino da jardineira,comerciantes Antonio Alves ,Ze Airolde,Waldemar Airolde,Joze Sakuna,a Dona Joana,o Pola e o Luiz japones do bar?e o tadico que asvezes trabalhava de saqueiro e asvezes tomava um gole;e o Ze Borges charreteiro,o João Marfedine com sua charanga;e o Cringer taxista?Me recordo daquele avião amarelo de 2 lugares do aeroclube de Quintana;e o avião do Nenem baiano que assidentou no Parana.me lembro tambem dos ensaios dos desfiles do 7 de setembro e no dia 27 de agosto o pres.Janio Quadros renunciou e pra tristeza de todos o desfile foi cancelado....moro muito longe dai em Figueiropolis D-oeste mt mas tenho muita saudade dai e fico satisfeito por as fotos e de saber que Quintana vai muito bem obrigado!!!
Por: Bento Ferreira Lopes

Parabens Quintana, eu como Quitanense tenho orgulho desta cidade por termos com referencia Zé Roberto Quimarães (Tecno C.Volei) e ex jogador de futebol Carlos Alberto que jogou no Palmeira, Santos e Seleção brasileira, saudades das familias Pavão, Lorca< Nogueira do bar do Jão Marins etc.Parabens!!!!
Por: José Leonardo Marcelino

Acho q em vidas passadas, fui de quintana, sou nascido em jandira/Sp em 1969 minha esposa e e quinta Sonia da familia Batista. hj moro em araraquara a 22 anos, + tenho ainda 12 anos de trampo pela frente ai se Deus quiser vou me aposentar a mudar rapidinho pra essa cidade que eu adoro.
Por: Orimar laercio dos santos

Conheci a familia do,então,jogador de futebol Carlos Alberto Borges no bairro Barreirão estudei 3 anos com seus irmãos Minervino e Camila na mesma escola;conheci,tambem,seu pai Clemente Borges.eles mravam a 1 KM da escola.Estudei 3 anos na mesma escola com os irmãos Helio e Lourdes Barbaroto,primos do Jorginho jogador do Palmeiras,seleção brasileira e supervisor da seleção ,os irmãos Barbaroto morevam,tambem,proximos a escola do Barreirão.Saudades dos 10 prfs.e prfas e colegas da escola do barreirão e,bambem,dos meus clegas do GE P.Sommerrauzer de Quintana;saudade,tambem,da profra Maria Tereza Sommerrawer...
Por: Bento Ferreira Lopes

BOA NOITE Adorei relembrar algumas foto estampadas de QUINTANA,pois voltei a minha infancia querida onde eu e meus pais vinhamos passar as ferias aqui.Sou neta de uma pessoa muito conhecida nos anos 60,70.Seu apelido era SINHA pessoa esta que vendia frutas e verduras pela cidade de CAMPANTE.PARABENS QUNTANA QUERIDA.Se DEUS QUISER EM sETEMBRO PROXIMO VIREI COM MAMAE PARA MATAR A SALDADE DESTA CIDADE TAO QUERIDA.
Por: maria jovelina da silva

MINHA QUINTANA QUE SAUDADE, FAZ DOIS ANOS QUE VISITEI ALGUNS AMIGOS E PARENTES, VI UM COMENTÁRIO DO HAMILTOM CAMPOS(RUSSO) CONHECI ESTA PESSOA MARAVILHOSA, É PROVAVEL QUE ELE NÃO SE LEMBRA, SOU FILHO DO SR. LÓ QUE FALECEU EM JANEIRO PARENTE DO JOSÉ PEREIRA E DO MANOEL FERNANDES DA FAZENDA MERCÊS, MEUS PRIMOS AINDA MORA EM QUINTANA, HERCULANDIA, TUPÃ E POMPÉIA,QUERO MANDAR UM ABRAÇO PARA O RUSSO E TODOS QUINTANENSES. MORADORES DESTA
Por: LAURENTINO PEREIRA DE ALMEIDA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Quintana
Fundação:
1944
Altitude:
595m
População:
4.946 habitantes
Área:
320,6km²
Densidade Demográfica:
15,43hab/km²
CEP:
17670-000

Envie seu comentário sobre Quintana