Porto Ferreira

Porto Ferreira-SP
banner

Bem-vindo a Porto Ferreira!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Porto Ferreira e muitas outras opções de hospedagem na cidade Porto Ferreira. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Porto Ferreira.

A cidade de Porto Ferreira, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 29/07/1896. A localidade está em uma altitude de 558m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 48.650 habitantes. A área total de Porto Ferreira é de 244,8km², e sua densidade demográfica é de 198,73hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Porto Ferreira-SP é 13660-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Porto Ferreira

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem de Porto Ferreira aponta para o idos anos de 1860. Nas margens do rio Mogi Guaçú, inicialmente pelas proximidades do Ribeirão dos Patos e, em seguida, transferida para próximo da foz do Rio Corrente, exerceu atividade, a Balsa que efetuava a travessia de passageiros e mercadorias. O responsável por este porto fluvial, foi o Balseiro João Inácio Ferreira, o qual, emprestou seu nome à cidade que futuramente se formou: PORTO FERREIRA. No dia 6 de Julho de 1877, faleceu, aos 62 anos de idade, o Balseiro João Inácio Ferreira.
Todo o Vale do Mogi foi habitado pelos índios Painguás ou Paiaguás, da grande família Tupi-Guarani, que tinham algumas aldeias em terras onde veio a se constituir o município de Porto Ferreira.
Em 1870, o mineiro Vicente José de Araújo, acompanhado da família, comprou terras nas margens do córrego do Amaros, instalando uma serraria movida pela força daquelas águas, razão pela qual, o córrego, mais tarde, passou a ser denominado Serra DÀgua.
A origem de Porto Ferreira, encontra assim, duas teorias básicas divididas entre seus historiadores: a que aponta um nascimento espontâneo pela ação de fatores que acabaram gerando a necessidade de criar um lugarejo neste local, dentre os quais, a atividade do próprio Balseiro João Ferreira; e a outra corrente, que outorga a Vicente José de Araújo, o mérito pelo surgimento da cidade.
Em qualquer uma delas, é certo que a Balsa foi a semente de Porto Ferreira, cidade que germinou, no entanto, com a chegada da estrada de ferro, oficialmente inaugurada em 15 de Janeiro de 1880, pela Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, com o firme propósito de atravessar o Mogi Guaçu e atingir a rica e florescente região de Ribeirão Preto, onde abocanharia rendoso frete pelo transporte de sua produção cafeeira. Este propósito, no entanto, por força de circunstâncias da época, a Companhia Paulista resolveu atingir através da atividade da navegação fluvial no Mogi Guaçu, até sua confluência com o Rio Pardo, o que fez de Porto Ferreira, um importante entreposto hidro-ferroviário, grande responsável pelo povoamento e consequente florescimento da cidade.
Criada pela Lei Provincial nº 3, de 09/02/1888, subordinada a Descalvado. Com a denominação genérica de Distrito de Paz, Porto Ferreira foi desanexado de Descalvado e passou a pertencer ao município de Pirassununga, pela Lei Estadual nº 110, de 01/10/1892. As primeiras divisas de Porto Ferreira foram estabelecidas pelo Decreto n.º 183, de 29/05/1891.
Porto Ferreira conseguiu sua emancipação político-administrativa pela Lei Estadual n.º 424, de 29 de Julho de 1896, sendo o novo município, solenemente instalado no dia 25 de Dezembro do mesmo ano. Criada pela Lei n.º 5285, de 29/12/1958, foi instalada a Comarca no dia 19 de Outubro de 1963.   

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

29 de Julho   

Gentílico:

ferreirense

População:

51.407 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente, sujeito a variações moderadas  

Temperatura Média:

21° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Pirassununga 

Limites:

Ao Norte, o município de Santa Rita do Passa Quatro
ao Sul, o município de Pirassununga
à Leste, o município de Santa Cruz das Palmeiras
à Oeste, o município de Descalvado.  

Acesso Rodoviário:

Via Anhanguera (SP 230), SP 215  

Distâncias:

Da Capital:

227 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval Popular (Fev/Mar)
- Emancipação politico-administrativa (29 de Julho)
- FEIFE - Feira Industrial e Comercial Ferreirense (Julho) - Festa de São Sebastião - Padroeira (20 de Janeiro)
- Festa do Peão (Julho)
- Procissão de São Cristóvão
- Procissão dos Canoeiros   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA

E-mail:

Telefones: (19) 3589-5200

Sites: http://www.portoferreira.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Viação Danúbio Azul Ltda.

SAC: (11) 3858-5566 / 3392-3424

Site: http://www.danubioazul.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_968.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL REGISTRO IMÓVEIS TITULOS DOCUMENTOS CIVIL:
 
R Carlindo Valeriani 272 - Centro
Porto Ferreira, SP | CEP: 13660-000
elefone: (19) 3581-1154 

CARTÓRIO ELEITORAL:

194ª ZONA ELEITORAL

R Dona Balbina 920 - Centro
Porto Ferreira, SP | CEP: 13660-000
Telefone: (19) 3581-2373

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Fausto Silva

Fausto Silva, O Faustão, apresentador de televisão da Rede Globo. 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Porto Ferreira

Fui morador em Porto Ferreira dos 04 aos 08 anos de idade, agora com 40 anos de idade terei a oportunidade de voltar e visitar minha antiga cidade. A todos os Ferreirenses, meu forte abraço.
Por: Douglas Ortiz Medina

Porto Ferreira é a minha terra natal. Embora faça mais de trinta anos (37a) que moro na grande SP, minhas lembranças vivem nessa maravilhosa cidade. Terra pacífica, cheia de encantos, onde passei minha infância e início da juventude. Não a vejo desde de 2001. Meu sonho voltar a viver nessa terra tão querida.Gostaria de entrar em contato com "normalistas de 1970" (formados em 70) Feliz Aniverssário Porto Ferreira!
Por: DELCÍLIA MONTEIRO DE OLIVEIRA

Morei 8 anos em porto ferreira,não vejo a hora de voltar.
Por: Elvis

sim conheço porto ferreira morrei nesta cidade 4 anos e tenho saudades, gostaria de saber como esta a cidade,pois faz 30 anos que não a vejo e meu falecido pai, adorava esta cidade
Por: marcos rodrigues

Tem a ceramica Porto Ferreira que é um icone da cidade. É possível conhecer um pouco da historia de Porto Ferreira atréz da história da Ceramica.
Por: Marcello Ribeiro

moro em porto adoro moro aqui a 35 anos eu e minha familia
Por: vania

Houve um erro de digitação no comentário que enviei. Sou nascida em Pôrto Ferreiro, e morei neta cidade encantadora até os dezoito anos. E não vejo a hora de voltar.
Por: Delcilia Monteiro

essa cidade é linda! eu morei a minha vida inteira lá! morei e recomendo a todos
Por: luis ricardo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Porto Ferreira
Fundação:
29/07/1896
Altitude:
558m
População:
48.650 habitantes
Área:
244,8km²
Densidade Demográfica:
198,73hab/km²
CEP:
13660-000

Envie seu comentário sobre Porto Ferreira