Populina

Populina-SP
banner

Bem-vindo a Populina!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Populina, informações e fotos da maravilhosa Populina. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Populina, recomendadas por internautas.

A cidade de Populina, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 443m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.300 habitantes. A área total de Populina é de 316,4km², e sua densidade demográfica é de 13,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Populina-SP é 15670-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Populina

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Seu início se iguala a tantos outros, um aventureiro, uma picada e uma moradia rústica. 
O aventureiro pelo que se sabe, veio para caçar e a procura de um canto sossegado para ficar. 
Isso se deu no ano de 1915, com a chegada da primeira família, a do Sr. Antonio Alves de Oliveira seguida pela do Sr. Jonas Gonçalves de Menezes. Famílias que com o correr dos anos, se tornaram ligadas pelo casamento de seus filhos Antonio de Menezes e Laurenciana de Jesus.
Após 28 anos chegaram nesta região o Sr. Lesbino de Souza Alkimin, vindo em seguida os senhores Antonio augusto Ribeiro Filho, Antonio Augusto Fernandes e Antonio Custódio Alves, que dão todo o apoio ao Sr. Lesbino à formação da vila. O traçado geográfico foi feito pelo Sr. Antonio Augusto Ribeiro Filho. 
Roçam-se as matas e abrem-se três ruas e, o Sr. Antonio Fernandes deu-lhe o nome de POPULINA. 
No ano de 1946, construíram uma capela e organizaram a primeira festa em louvor a São João Baptista, que ficou sendo o Padroeiro do lugar. Nessa festa, vieram missionários capuchinhos, que realizaram cerimônias religiosas e o casamento do Sr. Lesbino de Souza Alkimin com a Sra. Maria Barboza de Souza Alkimin, que eram casados apenas no cartório.
A vila foi desenvolvida, passando a DISTRITO DE PAZ de Populina, criada no município de Estrela D’Oeste, comarca de Fernandópolis, com sede no povoado de igual nome e com território desmembrado da sede do município de Estrela D’Oeste, pela Lei n.º 2.454, de 30/12/52 e posto em prática em 01/01/53. 
Em 1954 foi instalado o 1º Cartório de Registro Civil, tendo como responsável a Sra. Heloisa Torres Lapa. 
Populina foi elevada a Município pela Lei n.º 5.285, de 18/02/1959, instalado em 01/01/60, tendo como primeiro Prefeito o Sr. Santos Sartoreto.  

Significado do Nome

Etmologicamente falando, a palavra de origem Latina, significa: POPULIS – povo; LINA – pequena (pequeno povo), mas o sentido real da palavra é reunião de povo.  

Aniversário da Cidade:

24 de Junho 

Gentílico:

populinense

População:

4.233 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical sub-quente e sub-seco 

Temperatura Média:

22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

São José do Rio Preto

Limites:

Ao Norte com o Estado de Minas Gerais, ao sul com o município de Turmalina, ao leste com o município de Ouroeste e a Oeste com o município de Paranapuã e Mesópolis.  

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-320 (Rodovia Euclídes da Cunha) / SP-543 (Rodovia Percy Waldir Semeguini) / Rodovia Municipal de Ligação de Ouroesta à SP-181/463 / SP-181/463 (Rodovia Doutor Léo Lucchese) 

Distâncias:

Da Capital:

630 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval - 3ª PopuFolia
DATA: 04 à 08/03/2011
LOCAL: Recinto de Festa

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE POPULINA

E-mail:

Telefones: (17) 3639-9020

Sites: http://www.populina.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:

AV. ANTÔNIO AUGUSTO RIBEIRO FILHO, 1.474
POPULINA-SP
TELEFEONE: (17) 3639-1333

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Populina

Eu já morei em populina e esta cidade ,tranquila para se viver e o tempo em populina parece que demora a passar o terrinha boa!!!
Por: adelmo calian

ponhar fotos recentes da cidade de populina na internet para conherem melhor a cidade!!!
Por: rai ramos

Populina,cidade que não sai do meu coração. Pequena mas adorável.
Por: Nadir Dos Santos

populina e um lugar para quem quer fazer boas amizades e conhecer lugares legais a praça e um lugar bom pra um fim de tarde existe lindas cachoeiras ....inesploradas e so chegar e descobrir as belezas do campo
Por: thiago epifanio da silva

Populina apesar de ser pequena e uma cidade maravilhosa, com seu povo hospitaleiro e com seu clima quente. Infelizmente tive que deixa-la pois ao me formar nao encontrei emprego, mais apesar de hoje morar em Sumare sinto saudades e penso em retornar a minha cidade natal que hoje so a visito quando estou de ferias. Dificil e querer voltar pois quem bebe de sua agua jamais esquece
Por: maria jose

eu gosto muito de populina eu ja morei ai varios anos logo eu estarei ai passiando ai tenho sogro que mora ai eu estou comtamdo os dias para eu ir ai meu sogro mora na rua parana e o senho tata esta sidade e muit bacana e linda lugar das fstas de piaõ muito alegre lugar gostozo para mora luga acolhedoro e amigaveu tenho muitos amigos ai parabeis gemte feliz de populina fiqui com deus
Por: jose manoel dos sntos

e o melhor lugar do mundo para se viver ,quando eu aposentar eu volto a viver la
Por: joao da silva carvalho

Apesar de estar morando em Costa Rica MS desde 2000 ainda me sinto cidadãode populinense e é ai que estão algumas das pessoas mais importantes da minha vida os meus amados pais,muitos familiares e inesquecíveis amigos além de grandes e importantes lembranças vividas sou apaixonado por populina e espero que um dia possa retornar definitivamente.
Por: JOIMAR LUIS CARRASCO MARTINS

Querida Populina Tive a felicidade de trabalhar no Colégio desta querida cidade em 1974, tive boas amizades deste povo hordeiro. Vou contar um pequeno segredo. Eu sendo noivo nesta época, quase que troquei de parceira, pois aí conheci uma pessoa maravilhosa, além de família boa. O nome dela? Maria Célia de Freitas Menezes. Um beijo no coração de todos Populinenses. Vaelsom Taveira Ferraz
Por: Vaelsom Taveira Ferraz

ali eu nasci, ali me criei........ estou fora da cidade ha 37 anos....e uma cidade com muita irmandade... parece que todos os moradores sao irmaos uns dos outros, e a maioria sao chamados pelos apelidos..........
Por: nelson ferrareze

indo a populina não deixe de visitar o porto amaral e comer um file de porquinho frito ou tomar um banho nas corredeiras do moinho velho no corrego do arrancado.
Por: luiz donizeti lucatti

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios... Por isso, cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada momento de sua vida, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos... que saudades eu tenho de POPULINA. Luiz Cezar Giarletti
Por: Luiz Cezar Giarletti

Essa cidade é muito boa!!! gosto muito dela todo ano eu vou na festa de peão é otimo....
Por: Roberta Chiartelli dos Santos

Nasci em Populina, onde me formei e saí da cidade aos 18 anos e até hoje não esqueço desta maravilhosa cidade. Todas as vezes que posso não deixo de visita-la.
Por: Daniel Tosta Garcia

Nasccido e criado em Populina, hoje sou um homem realizado, mudei para São Paulo no ano 76, formei uma linda família, mas toda vez que tenho férias e feriado prolongado, não deixo de visitar minha querida Populina, a ela devo minha vida, graças a minha criação e educação que hoje tenho, foi fruto de meus pais e dos (as) professores(as) que me ensinaram na querida escola desta cidade, que na época o nome era "Grupo Escolar de Souza Alckimim", hoje "Escola Estadual Souza Alckimim. Isto é uma pequena parte de minha vida em Populina. Abraços..........
Por: Daniel Tosta Garcia

Populina , para mim, é a melhor cidade do planeta, nela você encontra todo tipo de diversões, principalmente a Festa do Peão de Boiadeiro, rio grande para pescaria, forró na cidade e adjacencias, aos domingos uma maravilhosa feira, onde você encontra de tudo até uma saborosa pimenta temperada e curtida pelo Sr. Donino. Enfim, visite Populina......
Por: Daniel Tosta Garcia

BEVERLY-HILLS, MIAMI OQUE ISSO É PQ ELES NUNCA OUVIRAM FALAR DE POPULINA CIDADE QUE JAMAIS SAIRA DE MINHA MEMÓRIA AMOOOOOOO DE MAIS ESSA TERRA , MEUS PAIS AMIGOS E PARENTES MORAM LA E SEMPRE QUE TENHO UMA FOLGA VIAJO E VOLTO RENOVADO RECOMENDO A TODOS ABRAÇOS A TODOS OS MEUS AMIGOS CONTERRANEOS !!! FERNANDINHO SANTA BARBARA D"OESTE SP .
Por: Fernando Feliciano Moreira

Meus avós são dessa cidade tenho tios moradores . Minha infância foi nessa cidade...... Adorei saber que tem um portal dessa pequena cidade.
Por: Edileusa Rodrigues vermiglio

Em 1973, trabalhei como diretora do Colegio Estadual de Populina e lembro com saudades dos amigos e, principalmente, dos alunos do Colégio. Foi um período inesquecível e muito feliz. Populina é uma cidade hospitaleira, de gente honesta e firme em seus princípios. Um forte abraço para os populinenses. Anadir Zoccal
Por: Anadir Zoccal

EU JA MOREI NESSA CIDADE NA DECADA DE 80OEPOCA BOA DOS BAILES HAVAI
Por: paulo

minha querida populina onde nasci no dia 03 10 55 na rua rio de janeiro filho sebastiâo ca boclo charreteiro fico muito satisfeito sr PREFEITO pelo bom e maravilhoso cuidado pela nossa cidade parabens abraços tudo de bom
Por: valdemar francisco do nascimento

Moro em Piracicaba, conheci muitos amigos em Populina,uma cidade acolhedoura com moradores fantasticos. Tenho varias fotos que me trazem recordaçoes maravilhosas. Saudades
Por: JURANDYR JOSE MONTEBELLO JR

Bom dia Populina Não vou sitar nomes para não magoar ninguem, esta cidade esta cada vez mais bela parabems adm,nasci nesta cidade e tive o prezer de morar 21 ano da minha vida, volto sempre que posso, estive do dia 07/01 a 11/01/11 e fico feliz de ver adm trabalhando para cada vez ficar mais bonita,PARABEMS ADM.
Por: Joâo Batista de oliveira

Saudade Tive o prazer de ter trabalhado em Populina em 1974( Colégio), quando Maria Augusta era Diretora e também época dos Barrageiros. Saudades de Oglandir, Maria Célia de F. Menezes, Prof.Bufunfa e muitos outros. Um abraço no coração de todos de Populina SP.
Por: Vaelsom Taveira Ferraz

Populina é uma cidade pequena aconchegante,que tem cheirinho de infancia,saudades,nasci e cresci,la ,la tenho grandes e verdadeiros amigos,alguns familiares sempre que posso vou ate lá,a festa do peão é um evento que vale a pena ver.Populina tudo de bom.
Por: Vanda

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Populina
Fundação:
1959
Altitude:
443m
População:
4.300 habitantes
Área:
316,4km²
Densidade Demográfica:
13,59hab/km²
CEP:
15670-000

Envie seu comentário sobre Populina

banner