Pontal

Pontal-SP
banner

Bem-vindo a Pontal!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Pontal, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Pontal. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Pontal para programar a sua viagem.

A cidade de Pontal, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 515m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 29.833 habitantes. A área total de Pontal é de 356,3km², e sua densidade demográfica é de 83,73hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pontal-SP é 14180-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pontal

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

21/05/1817 - É concedida uma Sesmaria para Manoel Teotônio Rodrigues de Carvalho, na barra dos rios Pardo e Mogi-Guaçu com 5.400 alqueires. Mais tarde seria denominada Fazenda de Pontal, com sua área reduzida para 3.564 alqueires devido a perda de terras para outras posses.
1.820 - Mais ou menos nessa época, Pedro Martins de Castro conhecido como Pedro Siriema tomou posse do território hoje ocupado pelo Distrito de Cândia, fundando a Fazenda Floresta Escura com 4.511 alqueires.
1.827 - João Manoel de Pontes e diversos companheiros, por posse, funda a Fazenda Sertãozinho do Mato Dentro com 13.761 alqueires, dos quais cerca de um terço abrangendo terras Pontalenses.
1.840 - Antonio Maciel Pontes, filho de João Manoel Pontes, por posse funda a Fazenda das Contendas com 1.118 alqueires.
Na mesma época o mesmo Antonio Maciel em sociedade com seu cunhado João Francisco de Oliveira, funda a Fazenda Bom Sucesso ( atual Desengano Aparecida) com 1.189 alqueires.
1.885 - O vapor Conde D Eu inicia as viagens de Porto Ferreira até o Bico de Pontal.
1.887 - A companhia Paulista inaugura o Porto - Pontal, situado na margem direita do rio Pardo, logo abaixo da confluência do Mogi Guaçu.
1.902 - A Companhia Paulista inaugura Construção da Estação Ferroviária de Pontal em terras da Fazenda Contendas.
1.903 - Inauguração das estações do Cascalho e de Pontal, assim como as linhas de telégrafos.
1.903 - Foi extinta a navegação Fluvial a Vapor no rio Mogi - Guaçu.
1.903 - Os moradores do então bairro do Pontal pedem auxílio à Câmara Municipal de Sertãozinho para angariar dinheiro e construírem uma igrejinha.
1.904 - Sob a liderança do Português Lourenço de Barros Moura é construída a primeira capelinha de Pontal ao Martir São Lourenço.
É construída a Comissão Promotora do patrimônio de São Lourenço, com a participação de Lourenço de Barros Moura, Domingos Gomes de Carvalho e Francisco da Silva Onça com o objetivo de organizar, regularizar e dar impulso ao desenvolvimento do povoado.
1.904 - (01/02) A Câmara Municipal de Sertãozinho elevou a Estação Ferroviária de Pontal à categoria de Povoação.
1.904 - ( 03/08) A Comissão Promotora do Patrimônio de São Lourenço considerando que não tinha competência jurídica para regularizar as questões relativas ao Patrimônio e resolve transferir este encargo para a Câmara Municipal de Sertãozinho, com a condição de ser mantida a denominação de São Lourenço.
1.904 - (09/08) José Belarmino da Silva e Ezequiel Francisco do Nascimento, primitivos donos da área onde se encontra a Estação Ferroviária e a Igreja, vendeu 3 alqueires e uma Quarta de terras para a Câmara Municipal de Sertãozinho para regularizar a situação do povoado. Essas terras situavam - se na fazenda Contendas.
1.904 - (17/08) A Câmara Municipal de Sertãozinho cria o Distrito Municipal de Pontal e também o cargo de Fiscal para a localidade nessa mesma data a Câmara aprovou a compra dos terrenos onde se encontrava situada a povoação de Pontal.
1.907- (18/10) Pela Lei nº 01 de 1.903 é criado o Distrito de Paz de Pontal, no governo Dr. Jorge Tibiriçá, a frente do Estado de São Paulo.
1.910 - (01/06) O Bispo de Ribeirão Preto nomeia uma comissão para tratar da construção de uma nova igreja na povoação de Pontal, A comissão era construída por Joaquim Dias Neto, Cristiano Leite da Silva, Caetano Coutinho da Costa, Adelino Ferreira Dionísio, Sabino Alves da Silva, Maoel Martins de Oliveira e Izidoro Razzo.
1.911 - (26/06) A Capela de São Lourenço de Pontal pertencendo à Paróquia de Sertãozinho foi provisionada.
1.912 - (09/09) Nomeado o Padre José Chiappa para Capelão ficando assim desligada a jurisdição do Paroco de Sertãozinho.
1.929 - (15/08) Inaugurada a Estação Ferroviária de Cândia foi em homenagem ao Coronel Cândido Pereira Lima, um dos fundadores da Companhia.
A partir daí começa a surgir o atual povoado.
1.935 - (23/01) Elevação de Pontal a categoria de município.
1.935 - (25/01) Lourenço de Barros Moura, fundador de Pontal falece em Ribeirão Preto.
1.935 - (07/03) Instalado o município, tendo como seu primeiro Prefeito Sr. José Pedro Além.
1.953 - (30/12) Criado o Distrito de Paz de Cândia.
1.957 - (19/10) Distrito de Candia  

Significado do Nome

A confluência dos rios Pardo e Mogi - Guaçu, forma uma ponta de terra em forma de lança, o BICO DE PONTAL, donde surge o nome do município PONTAL Ex Natura , Pontal pela própria natureza.  

Aniversário da Cidade:

07 de Março 

Gentílico:

pontalense

População:

40.245 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

quente e seco 

Temperatura Média:

25º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Zona fisiográfica de Ribeirão Preto 

Limites:

Ao norte com Morro Agudo e Sales de Oliveira, sul com Sertãozinho, Leste Jardinópolis e Oeste com Pitangueiras.  

Acesso Rodoviário:

Rodovia Armando Sales de Oliveira
PAULO DE CASTRO PRADO. 

Distâncias:

Da Capital:

310 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

13 - Festa de Santo Antonio

 Outubro

18 - Festa da Cidade

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL

E-mail: [email protected]

Telefones: (16) 3953-9999 - ramal 228

Sites: http://www.pontal.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Viação Ramazini Ltda.

SAC: (16) 3953-9111

E-mail: [email protected]

Site: http://www.viacaoramazini.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO:

R Elpidio Vicente 60 - Centro
Pontal, SP | CEP: 14180-000
Telefone: (16) 3953-2132

OFICIAL REGISTRO IMÓVEIS TITULOS DOC CIVIL:

R Ananias da Costa Freitas 414 - Centro
Pontal, SP | CEP: 14180-000
T|elefone: (16) 3953-3132 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Pontal

AMO PONTAL. NASCI LÁ, MAS HOJE MORO NA CIDADE DE GOIÁS. PONTAL. É UMA CIDADE MARAVILHOSA. AAAAAAMOOOOOOOOOO PONTAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: TALES HENRIQUE BASTOS

gostaria muito de conhecer pontal mas nao conheco ninguem
Por: marcia roeberta rieiro silva

ja passei muitas ferias nasta cidade ja joguei futelol no time da cidade que saudade. hoje moro em birigui sp. mas tenho varios parentes ai.
Por: altamir clementino

Eu amo Pontal, um dia vivi aí como bandido e fiz muita coisa errada. Hoje faz dez anos que estou convertido ao evangelho de Jesus Cristo e congrego na assembleia de Deus missão. Meu sonho é um dia ter condições de até pontal falar de Jesus aqueles que estão sem esperança. Pontal é simbolo de prosperidade, feliz aqueles que tiverem oportunidade de conhecer. lembro que quando estava em pontal, era comum ouvir a expressão: "quem bebe a água de pontal nunca esquece" é verdade morror de saudades de pontal. quando arrumar um patrocinio vou aí se Deus quiser. dar palestras em escolas em fim contribuir com essa cidade maravilhosa que um dia eu ajudei projidicar. São joão das misssões MG.
Por: Paulo Sérgio gomes dos santos

olá, galera curto muito Pontal-sp ja que é onde morei praticamente boa parte de minha vida. E conquistei muitos amigos fico muito feliz quando vejo a uma foto da cidade hoje me encontro em Belo Horizonte-MG,saber que a cidade esta evoluindo é sempre bom salve,salve vp, cohab orlando fonseca
Por: junior viana de souza

Concerteza, o que tem de melhor na cidade de Pontal são as pessoas.
Por: Elisângela

Adorei a cidade, tem um povo muito hospedeiro e simples. Quando puder com certeza voltarei.
Por: Aline renata

Bom, de pontal e do povo de pontal só tenho excelentes lembranças e boa parte da minha familia esta ai e tenho saudades de todos. Um super beijo para o meu tio Vitorino.. Apesar de nunca ter morado ai sempre gostei desta linda cidade...só fiquei chateado pois a ultima vez que estive ai levei duas multas de uma só vez... Estávamos sem cinto de segurança...fazer o que né...lei é lei... Beijos e em breve estarei ai de novo.
Por: Trenck

Tenhomuitas lembranças de Pontal, minha primeira namorada, meus colegas de ginasio. Do inesquecivel Prof. Aurelio, dos Bazans e muitos outros. Meus parentes ainda moram ai. ( os Bellini) tenho muita saudades, e ainda , em 2011 pretendo dar um pulinho ai.
Por: Nilson Machado

Olá, pra todos vcs dá cidade de pontal olha está cidade e linda prarabéns!!!
Por: CARLOS ANDRÉ DOS SANTOS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pontal
Fundação:
1935
Altitude:
515m
População:
29.833 habitantes
Área:
356,3km²
Densidade Demográfica:
83,73hab/km²
CEP:
14180-000

Envie seu comentário sobre Pontal

banner