Pitangueiras

Pitangueiras-SP
banner

Bem-vindo a Pitangueiras!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Pitangueiras, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Pitangueiras. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Pitangueiras para programar a sua viagem.

A cidade de Pitangueiras, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1893. A localidade está em uma altitude de 512m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 31.091 habitantes. A área total de Pitangueiras é de 430,8km², e sua densidade demográfica é de 72,17hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pitangueiras-SP é 14750-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pitangueiras

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A povoação da região surgiu de um pouso de passagem no local onde as rotas comerciais provenientes dos centros de criação de gado do norte do atual estado de São Paulo (Bebedouro, Jaboticabal e Barretos) os caminhos para São Carlos do Pinhal (atual São Carlos) e São Paulo. Uma parte destas rotas comerciais era feita através de vias fluviais pela bacia do rio Moji-Guaçu, nas margens do qual havia um porto e o pouso de passagem. Como a malária tornou-se endêmica na região, o pouso passou a ser feito mais longe do rio onde proliferavam os mosquitos, até estabelecer-se em uma clareira no caminho de Jaboticabal onde existiam muitas pitangueiras.
A região do pouso pertencia então ao município de Jaboticabal. A data em que se formou um arraial com moradores permanentes no local do antigo pouso é desconhecida, porém sabe-se que, em 1858, Manoel Félix e sua mulher, Ana Batista de Morais, doaram para o padroeiro São Sebastião cerca de 80 alqueires de terra visando, certamente, a consolidação de um povoado já existentes. Nestas terras doadas foi construída uma capela.
Conforme levantamento feito pela própria paróquia, por volta de 1880, viviam cerca de oitocentas “almas” e havia 4 empórios nas imediações da capela. A maioria dos habitantes locais eram oriunda de Minas Gerais de onde migraram devido à decadência econõmica que ocorria com o fim da exploração de ouro. Estes primeiros povoadores dedicavam-se à pecuária e ao cultivo de milho, feijão e mandioca.
A freguesia de Pitangueiras foi criada no município de Jaboticabal por lei provincial de 7 de julho de 1881.
Em 1892, Joaquim Moço e sua esposa doaram mais 5 alqueires para a paróquia de São Sebastião de Pitangueiras. Neste mesmo ano, com a nova organização política devida à proclamação da República, a freguesia passou a ser considerada um distrito de Paz. Uma lei estadual de 6 de julho de 1893 desmembrou o município de Jaboticabal, elevando o distrito de Pitangueiras à vila com prerrogativas de município. A vila passou a ser cidade por lei municipal de 7 de dezembro de 1906 constituindo-se por dois distritos: Pitangueiras (sede) e Viradouro.
Em 1906, a prefeitura de Pitangueiras expediu uma concessão para que fosse construída uma pequena ferrovia para ligar a sede do município à estação de Pitangueiras da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (depois FEPASA) que existia à margem direita do rio Moji-Guaçu, mas ainda dentro da área do município[7]. Em 1907 foi inaugurada a Companhia de Estrada de Ferro Pitangueiras que permitiu a comunicação ferroviária da sede do município com a vasta região que vai desde Goiás até São Paulo e Santos. A antiga estação Pitangueiras da Companhia Paulista de Estradas de Ferro passou a ser denominada Passagem, pois a estação na sede municipal assumiu o nome do município[7]. A comunicação por ferrovia ccausou um forte crescimento econômico em todo o município. Na mesma época, foi instalada a primeira indústria de grande porte na região: a S/A Frigorífico Anglo[6]. A Companhia de Estrada de Ferro Pitangueiras foi posteriormente encampada posteriormente pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
O distrito de Viradouro foi desmembrado de Pitangueiras em 1916 tornando-se um município. A partir de 1933, o município passou a ser composto por 3 distritos: Pitangueiras (sede), Ibitiúva e Taquaral. Em 1993, o município foi desmembrado do distrito de Taquaral que passou a constituir um novo município.
Atualmente, o município compõe de dois distritos: Pitangueiras (sede) e Ibitiúva. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

pitangueirense

População:

35.314 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude  

Temperatura Média:

22º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Jabotocabal 

Limites:

Sertãozinho, Pontal, Morro Agudo, Viradouro, Bebedouro, Taquaral, Jaboticabal 

Acesso Rodoviário:

SP-364/322 (Rodovia Nelson Marcellino da Silva) / SP-322 (Rodovias Armando Salles de Oliveira e Attílio Balbo) / SP-328 (Anel Viário de Ribeirão Preto) / SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) 

Distâncias:

Da Capital:

369 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

E. F. São Paulo-Goiaz (c.1908-1927)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1927-1971)
FEPASA (1971-1998)
PITANGUEIRAS
Município de Pitangueiras, SP
Linha-tronco - km 363,425 (1958)   SP-1227
Inauguração: c.1908
Uso atual: uso da Prefeitura   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c. 1929 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até o final de 2000.
 
A ESTAÇÃO: Em 1906, a Prefeitura do município de Pitangueiras expediu uma concessão para que fosse construída uma pequena ferrovia que ligasse a sede do município à estação de Pitangueiras da Paulista, que ficava à margem direita do rio Mogi, dentro do município. Pelo que se pôde concluir, com a construção da linha, e a abertura de uma estação na sede, a estação da Paulista passou a se chamar Passagem, e a linha marcou também a abertura da estação de Pitangueiras, isto por volta de 1908. Em 1912, a E. F. São Paulo-Goiaz iniciou suas atividades e encampou a antiga ferrovia em sua linha, que começava em Passagem, na Paulista, e seguia até Viradouro, depois de passar por Ibitiúva. Em 1916, esse trecho foi unido, entre Ibitiúva e Bebedouro, até a outra linha da mesma empresa. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PITANGUEIRAS

E-mail:

Telefones: (16) 3952-9121

Sites: http://www.pitangueiras.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Viação Danúbio Azul Ltda.

SAC: (11) 3858-5566 / 3392-3424

Site: http://www.danubioazul.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS - IBITIÚVA:

Rua Dois, 187 - Bairro:     
Ibitiúva-SP - CEP: 14760-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (16) 3957-1274

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
 
Área Abrangência: Distrito de Ibitiúva.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Pitangueiras

ainda não conheço Pitangueiras, gostaria de receber um postal da cidade
Por: Fernando Marques de Faria

moro em pitangueiras a 14 anos nao tenhoi oque reclamar da cidade mais vou falar a verdade pitangueiras nao e boa pra tirar ferias mais em compensassao o rodeio de pitangueiras e muito bom.
Por: isabela cristina siqueira

Já estive inúmeras vezes em Pitangueiras, costumava pesacar no rio mogi na decada dos anos 80 e 90, bons tempos ...o chamado (fute) na praça principal, a sorveteria, os passeios de trenzinho pela cidade, bons tempos,tenho muita saudades. Meus avós morravam em passagem e depois mudaram para Pitangueiras. Morro e sempre morrei em SP, mas na minha adolescencia passava pelos menos 3 meses nesta cidade maravilhosa. Tenho muitas saudades.
Por: Sandra Cristina Gomes Lopes

eu nasci em pitangueiras . isso foi em 1963 , meus primos, tias etios moram la. depois mudamos para jundiai . gostava de la, mas como minha vida era pra epra ca , naodeu para ficar la
Por: albavaleria

´nasci em sao paulo capital,e hoje moro ha 20 anos em pitangueiras. Acho linda esta cidade que aqui me acolheu. A qui criei meus filhos e hoje ja estao grande. amo esta cidade,e digo mais vale a pena conhecer
Por: luiz antonio ferreira

Moro em Pitangueiras à 25 anos,e adoro essa cidade. Mas gostaria que houvessem investimentos industriais por aqui.
Por: Gilzão

moro em sertaozinho sp mas nasci eme criei em pitangueiras onde vivi bons e mal momentos mas apesar disso amo esta cidade e faço votos ke ela cresça mais parabens sr prefeito a cidade esta muito bonita abraços
Por: sueli

sou janaína moro na pb,nunca fui a pitangueiras,mas tenho muita vontade conhecer essa maravilhosa cidade,todos aqui na pb fala bem,meu namorado mora e trabalha nessa linda cidade.
Por: janaína xavier lima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pitangueiras
Fundação:
1893
Altitude:
512m
População:
31.091 habitantes
Área:
430,8km²
Densidade Demográfica:
72,17hab/km²
CEP:
14750-000

Envie seu comentário sobre Pitangueiras