Pirangi

Pirangi-SP
banner

Bem-vindo a Pirangi!

banner

As melhores pousadas em Pirangi podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Pirangi, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 538m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.251 habitantes. A área total de Pirangi é de 216,4km², e sua densidade demográfica é de 47,37hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pirangi-SP é 15820-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pirangi

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras que hoje compõe o município de Pirangi pertenceram ao município de Paraíso (antigo Distrito de São Sebastião do Turvo), no município de Jaboticabal. Em 1895, entre os moradores das cercanias, os quais precisavam percorrer várias léguas para comprar gêneros de primeira necessidade, surgiu a idéia de fundar um povoado. Assim, abriram uma picada desde o córrego Boa Vista até a Praça da Matriz de Santo Antônio (antiga Praça João Pessoa), onde ergueram um tosco cruzeiro de cabreúva e um mastro de aroeira. 
Em 3 de agosto de mesmo ano, foram doados cinco alqueires de terras para o patrimônio de uma capela sob a inovação de Santo Antônio da Boa Vista, primeiro nome que teve Pirangi. 
Era costume dos moradores da redondeza reunirem-se em torno do cruzeiro, aos domingos para rezarem o terço e fazer leilão de prendas, cuja renda era recolhida para pagamento do material e mão-de-obra da primeira capela, que foi construída em 1897. Ao redor da capela, foram surgindo algumas casas de madeira coberta de telhas; e foi o Sr. José Marques, antigo carreiro, que construiu a primeira casa de tijolos. 
Em 1898, o nome da população foi mudado para Santo Antônio da Bela Vista. Em 1904, abriram uma estrada pela mata e por essa estrada vinham os carreiros e boiadeiros do sertão de Rio Preto. Em 10 de abril de 1909, o povoado foi elevado a Distrito Policial, sendo seu primeiro subdelegado o Sr. João Ezequiel de Melo. A povoação contava nesta época com cerca de 70 casas. 
Em 23 de dezembro de 1913, foi elevada a Distrito de Paz, no município de Jaboticabal com o nome de Pirangi, que na língua tupi-guaranid quer dizer peixe-dourado do rabo vermelho. 
Em 1914, o serviço telefônico foi instalado pelo Sr. Francisco Corrente e, em 1918, foi instalado serviço de luz elétrica pelo Sr. José Corrente. Em 1930 foi eleito, por sufrágio popular, uma comissão composta dos senhores Sebastião Bueno de Camargo, Bento de Oliveira Carvalho, Manoel Lourenço Bailão, Dr. Clementino Canabrava Filho e outros, a fim de pleitear junto às autoridades competentes a elevação de Pirangi à categoria de município. 
No dia 7 de março de 1935, foi criado na Comarca de Jaboticabal: o município de Pirangi, instalado a 23 de maio de 1936, constituído de três Distritos de Paz: Pirangi, Vila Paraíso (antiga Irupi, hoje Paraíso) e Vila Albuquerque (hoje Embaúba).  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

07 de Março 

Gentílico:

piragiense

População:

10.623 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente, com inverno seco  

Temperatura Média:

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região NE do estado de São Paulo  

Limites:

Limita-se com os municípios de Paraíso, Palmares Paulista, Monte Azul Paulista, Taiaçú, Vista Alegre do Alto, Ariranha e Bebedouro.  

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-319 (Rodovia Engenheiro Thyrso Micali) / SP-333 (Rodovia Nemésio Cadetti) / SP-323 (Rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto)

Distâncias:

Da Capital:

380 Km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Coqueiro torto

Uma coisa rara de se ver...um coqueiro torto. É ver pra crer! Localização: Rua Dr. Rodrigues Alves, s/nº, perto da entrada
 
Monumento aos Pracinhas

Homenagem do município de Pirangi aos pracinhas, soldados que foram à 2ª Guerra Mundial, na campanha brasileira na Itália. Uma homenagem justa, àqueles heróis da cidade, que foram lutar contra o nazismo e o facismo, que queriam dominar o mundo. Localização: Praça da Vitória - Rua Dr. Campos Salles, s/nº   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRANGI

E-mail: [email protected]

Telefones:  (17) 3386-9600 

Sites: http://www.pirangi.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Viação Danúbio Azul Ltda.

SAC: (11) 3858-5566 / 3392-3424

Site: http://www.danubioazul.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:


OFICIAL DE REGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS:
 
Av. Guido Gambuggi, 466 - Bairro: Centro    
Pirangi-SP - CEP: 15820-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (17) 3386-2244

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Pirangi

Sou da familia Fichi que vieram da Italia para Pirangi.Meu avô Atilio Fiochi tinha comercio nessa cidade ! Poderiam me informar se ai vivem familias com sobrenome FIOCHI ? como faria para contata-los ? grato
Por: lourival de souza viana

Sou Pirangiense com muito orgullho,Nasci em 1943 morei ai até 1956.Mudamos para a cidade de Americana onde moro até hoje. abraços
Por: Maria Helena Jozzolino Olivieri

Eu e meus filhos adoramos Pirangi. O clima é maravilhoso e a população é hospitaleira. Vou visitar meus país e passar mais um ano novo nesta maravilhosa cidade. Eu amo Pirangi
Por: Petrus Costa Cassoli

Eu morava em bebedouro e a primeira vez que estive em Pirangi fui de bicicleta com meu amigo Marco Camargo filho da Dona ide minha segunda mãe. Dai por diante passei por Pirangi muitas vezes. (AMO PIRANGI)
Por: josé Pinto de andrade junior(NUNO)

Muitas saudades de Pirangi, bons tempos que iamos de Bebedouro pra jogar contra times de Pirangi, o Buck estudou comingo no IEPC de Bebedouro, bom de bola...viajava todos dias pra assistir as aulas, ha, os bailes de Pirangi sempre muito bons...boas lembrancas e saudade dessa terra, abraco a todos.
Por: Luiz Franchin

nasci em Pirangi , e estou ha 15 anos ausente. Sinto muitas saudades dessa encantadora cidade. Hoje resido em Ameriana ,mas meu coração esta em Pirangi
Por: pedro jozzolino junior

E uma cidade bem acochegante da polulação e tambem em nossas comunidades dos bairros vizinhos de desta cidades.
Por: Enaldo Ferreira Lucena

moro aqui e bom de mais adoro minha querida pirangi uma das cidades melhores da regiao
Por: marcio aparecido carmello

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pirangi
Fundação:
1935
Altitude:
538m
População:
10.251 habitantes
Área:
216,4km²
Densidade Demográfica:
47,37hab/km²
CEP:
15820-000

Envie seu comentário sobre Pirangi

banner