Pirajuí

Pirajuí-SP
banner

Bem-vindo a Pirajuí!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Pirajuí, fotos, informações, os principais hotéis de Pirajuí, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Pirajuí, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1914. A localidade está em uma altitude de 468m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.505 habitantes. A área total de Pirajuí é de 821,6km², e sua densidade demográfica é de 21,31hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pirajuí-SP é 16600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pirajuí

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Foi em 1888, à margem do córrego ainda hoje conhecido com o nome de ‘’Água da Mangueira’’, que se fez a primeira derrubada para a localização do homem civilizado - nesta parte sertão da Zona Noroeste, então em pleno domínio dos índios coroados.

Em 1889, João Justino da Silva, Coronel Joaquim de Toledo Piza e Almeida, Adão Bonifácio Dias, Leão Cerqueira, Inácio Vidal dos Santos Abreu, Luiz Wolf, Clementino Rodrigues da Silva, Salvador da Costa Sarico e outros... vencendo as dificuldades, atingiram terras deste Município, estabelecendo nas mesmas, as primeiras lavouras de café, sendo que em 1891, o Cel. Joaquim de Toledo Piza e Almeida, nos espigões dos rios Dourado e Feio plantava setenta mil cafezais; Adão Bonifácio da Silva abria a água da Congonha, formando uma lavoura de cerca de cinco mil cafezais; João Justino da Silva, à margem direita da água da Estiva, estabelecia uma lavoura cafeeira com aproximadamente quatro mil pés. Foram estas, as primeiras plantações de café de Pirajuí, que futuramente iria ostentar o título de ‘’O MAIOR MUNICÍPIO CAFEEIRO DO MUNDO’’, confirmado pelos seus trinta e cinco milhões de cafezais.
Em 1895, João Justino da Silva, José Gregório Vidal de Abreu, Manoel Francisco Ribeiro e outros, fizeram as tombar primeiras árvores para se apropriarem-se dos terrenos onde hoje se eleva, com suas magníficas residências e seus lindos jardins, a cidade de Pirajuí. 

Na indomável fúria de conquistar mais terras dos coroados e caingangues, Joaquim dos Santos, à frente de alguns homens, atingiram, em 1900, a ‘’Água da Corredeira’’, distante vinte e seis quilômetros de seu arraial e onde hoje, sede de Distrito de Paz da Corredeira.

Dia-a-dia crescendo o número dos desbravadores, no núcleo de João Justino da Silva e seus companheiros nasceu a idéia de estabelecer ali, um patrimônio e, em 1902, fundava-se o povoado de São Sebastião do Pouso Alegre - a antiga denominação de Pirajuí.

Decorridos dois anos após a fundação do povoado, por João Justino da Silva, foram construído e reconhecido pela autoridade diocesana, a capela de São Sebastião, onde, em 25 de novembro de 1904, foi celebrada a primeira Missa pelo padre Francisco Elias Vártolo.
Com o início da construção da Estrada de Ferro da Noroeste do Brasil, o patrimônio de Pouso Alegre tomava mais impulso.
Em 1907, com o crescimento do povoado Pouso Alegre, o Cel. Joaquim de Toledo Piza, interessado no Congresso do Estado, junto ao Dr. Plínio de Godoy, conseguiram na Lei Estadual
nº 1.105 de 2 de dezembro desse mesmo ano, que o povoado fosse elevado a Distrito de Paz alterando o nome para PIRAJUHY, oriundo do Rio do Peixe Dourado, que serpeia bucolicamente nas proximidades da cidade. A instalação ocorreu apenas em 2 de abril do ano seguinte.

Com uma lavoura cafeeira já considerável e o desenvolvimento vertiginoso da sede do Distrito de Paz de Pirajuí, a maioria de seus habitantes, em reunião pública realizada no dia 10 de maio de 1914 deliberou nomear uma comissão para pleitear a criação do Município. Essa comissão, conforme ata lavrada e assinada pelos presentes, ficou constituída dos senhores: Dr. Cândido Junqueira de Andrade, Domingos dos Santos Abreu, Cap. João Antônio Loureiro, José Carlos de Oliveira Garcez, Major Manoel Nogueira de Sá, João de Souza Meireles Neto, Eliseu de Almeida Cárdia e Eloy de Almeida Cárdia. Essa comissão entregou a causa aos coronéis Joaquim de Toledo Piza e Antônio Carlos Ferraz Salles, se desincumbiram de fazer com que tal projeto se concretizasse. Na Câmara, o projeto foi defendido pelos Senhores Deputados Plínio de Godoy, João Sampaio e Gabriel Rocha. No Senado, por Virgílio Rodrigues Alves, Pádua Sales e Rubião Júnior.

Em 3 de dezembro de 1914, pela Lei Estadual nº 1.408 era criado o Município de Pirajuí, com território desmembrado de Bauru, e, concedido à Sede Municipal foro de cidade. O município foi solenemente instalado a 29 de março do ano seguinte.
Cinco anos após a criação do Município, Pirajuí via aparecer na câmara Estadual, justificada pelo Deputado Luiz de Toledo Piza Sobrinho, um projeto de Lei criando a Comarca de Pirajuí. Projeto esse, que se transformou na Lei n 1.630 de 19 de dezembro de 1919. Em 11 de março de 1920 instalava-se a Comarca de Pirajuí.
De acordo com a Lei nº 2.456 de 30 de dezembro de 1953 posta em execução em 1º de janeiro de 1954 estabelecia-se a Divisão Territorial do Estado São Paulo, para o qüinqüênio 1954 - 1958, o Município conta com Distritos de Paz de Pirajuí, Corredeira, Pradínia e Santo Antônio da Estiva. 

Significado do Nome

Pirajuí (originalmente PIRAJUHY) deriva da língua tupi: PIRÁ = peixe - JU = corruptela de juba, amarelo vivo, dourado - HY = água corrente, rio, portanto, rio do peixe dourado, ou, por extensão, rio dos peixes dourados. 

Aniversário da Cidade:

29 de Março 

Gentílico:

pirajuiense

População:

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude  

Temperatura Média:

 21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

O município situa-se na zona fisiográfica de Bauru 

Limites:

Antã, Lins, Reginópolis, Balbinos, Presidente Alves, Uru 

Acesso Rodoviário:

SP-300
SP-331 

Distâncias:

Da Capital:

365 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAJUÍ

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3572-1231

Sites: http://www.pirajui.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

PRAÇA DR. PEDRO DA ROCHA BRAGA, 64A - CENTRO
PIRAJUí-SP
TELEFONE: (14) 3572-3844 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Tito Madi - O artista viveu infância e juventude na cidade, sempre lembrada em seus sucessos.

- Dom Caetano Ferrari: Bispo de Bauru

- Felipe Augusto "Pilpo" Borges, o Biribas Man (ver Amamosopilpo) 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Pirajuí

pirajui, e pirajui ,pra vc por vc eu nasci .nossa sm palavras ,a praça de pirajui é linda show as igrejas tudo os rioscachoeiras meu deus nao vejoa ahora de voltarb ai
Por: luiz fernando alves

Nasci em Pirajui,mas estou morando em SP há mais de 30 anos. Morei no bairro do Sol Nascente, próximo da fazenda Galvão e em Corredeira. Meus amigos eram o Antonio Faria, Mauricio Marques, Edmilson, Kasuo da sorveteria, o Chad do bar do Titio, pesquei no rio Feio, Dourados etc. Infelizmente, nunca mais retonei por essa bandas. Deve estar tudo mudado.
Por: antonio dias

Adoro Pirajuí, lá em vivi até a idade de 12 anos. vim morar em SP, mais sinto mta saudades de lá, é linda minha Pirajui se Deus quiser um dia voltarei para visita-la. Se tiver algum Pinheiro perdido em Pirajui me escreva por favor. A cidade mais limpa q eu já vivi. quem não conhece vale a pena conhecer.Bjus a todos Ivette
Por: Ivette Pinheiro

pirajui e uma das melhores cidades do mundo,pois foi nesta cidade que eu nasci,cresci e aprendi a amar esta cidade que mora dentro do meu coracao.
Por: antonio da silva

Amo essa cidade, morei ai dos 10 meses de idade até 28 anos .HOje moro em Recife , mas pretendo um dia voltar .Tenho ai meus queridos amigos , todo ano visito a cidade . Ta linda a Pirajui , parabens .
Por: Maria Benedita Albu dos Santos

Como foi lindo o período da infãncia que passei em Pirajui. Cheguei em 1949 (09 anos de idade) permanecendo até 1953. Saudades da Rua Rodrigues Alves (morei no nº 438) onde, junto com meus amiguinhos, passava os dias pegando rabeiras em carros de bois, charretes e caminhões, se emocionando vendo passar as boiadas, torcendo para que se desgarrase algum boi só para ver o boiadeiro ir velozmente atraz com seu cavalo e a resistência do animal. Das felizes tardes brincando na estação esperando as chegadas dos trens. Muitas saudades da minha segunda morada (Rua nove de Julho nº 509), onde vivia trepado nas arvores frutíferas de seu imenso pomar, ninho e parada de várias espécies de sabiás, canários, rolinhas, pintassilgos, tzius e outros que, com suas melodias celestiais proporcionavam um sublime encanto aos olhos e ouvidos. Saudades das missas e quermesses da igreja de baixo, dos programas infantís aos domingos pela manhã na radio, dos fins de semana a noite no jardim do cinema comendo pipoca, tirando uma com os casais de namorados e tomando regresco no bar do jacinto. Das imperdíveis "vesperais" de domingo do cine São Salvador, com seus seriados e batendo o pé quando aparecia o mocinho heroi. Belas recordações do grupo escolar do jardim principal, das tardes no parque infantil, das peladas nos campinhos, da piscina e das matinés de carnaval do Parque Clube. Pois é, Pirajui, você foi uma cúmplice fiel desse feliz período da minha infãncia querida. EU TAMBÉM ERA FELIZ E NÃO SABIA.
Por: Paulo Elorza

ahhh pirajui,pirajui, rio do peixe douraro... q saudades dessa cidade em que passei a maior e melhor parte de minha infancia... cidade das praças em que beijei muiiiiiito, em que fiz milhares de amizades q saudades dessa pirajui ! hoje moro em sao paulo mas sinto saudades de pirajui cidade limpa, com muitos açudes, pousadas ... ah q saudades de pirajui !
Por: simone

Saudades dessa linda Pirajui. Sou de 1946, portanto ,vivi essa época . Todo ano vou ai visitar amigos .Que bom ver essas fotos antigas nos faz voltar ous bom tempos de muito café , usina de açùcar . Parabens por nos presentiar com esse tempo saudosista . Hoje moro em Recife.Abraços aos Pirajuiences
Por: Maria Benedita Santos

Sou um frequentador de Pirajuí desde 1 960. Tenho muitos amigos aí. Gosto da cidade, pois estou sempre na cidade para resolver alguns probleminhas e estar com alguns amigos também. Sou de Preisdente Alves - SP Um grande abraço aos Pirajuienses...
Por: Acad. prof. Berbel

amo esta cidade nao troco ela por nenhuma outra nasci cresci e por aqui vou ficar amo minha terra a minha rio do peixe dourado
Por: mario franco

Adoro esta cidade, meus avos sao dai,passava ferias, com meus primos os Francos, foram momentos maravilhosos,tenho muitas saudadades essa cidade e maravilhosa,deixo meu beijo a todos espero voltar em breve.........................................
Por: Regina Celia Correa Bury

Tenho muitas saudades,dos tempos em que minha familia e eu passavamos ferias na casa da minha tia Zaira Franco,cidade maravilhosa,carnaval,no clube,a praca muito gostosa,pois minha tia morava em frente,nao saiamos dela. Espero voltar em breve para rever como a cidade esta,rever os amigos. Beijos a todos dessa cidade ,que eu so tenho boas lembrancas.
Por: Regina Celia Bury

nasci e cresci em Pirajui,adoro esta cidade mas faz muito tempo que não vou aí. Como ela esta linda.............. so gostaria de ver mais fotos....
Por: lucia turato

moro em são paulo a muito tempo, mas amo essa terra chamada Pirajui. Aí eu nasci e me criei, tempo bom da minha vida. Pirajui é uma cidade acolhedora, gostosa, calma, sempre foi a cidade das bela garotas.Chamada tambem a princesa da noroeste
Por: helena v. ballestero

PIRAJUIENSE APAIXONADO POR ESTA TERRA.. E A CINCO ANOS EM SÃO PAULO, AINDA NAO ME DISPRENDI DE TI.. E AS VEZES ME VEJO ANDANDO PELAS RUAS ENTRE AMIGOS, VERDADEIROS AMIGOS. HOJE ARBITRO DE FUTEBOL PROFISSIONAL REPRESENTO NOSSA CIDADE PELO ESTADO E PELO PAIS, E FAÇO QUESTAO DE QUE OS AUTO-FALANTES NOS ESTADIOS SOEM "ELE E DE PIRAJUI ESTADO DE SÃO PAULO" ABRAÇOS A TODOS. EMERSON GARCIA, FILHO DO FICAÕ..
Por: EMERSON MARIANO GARCIA

Vivi grande parte de minha infancia em Pirajuí, estudei no Grupo Escolar Olavo Bilac e guardo muitas recordações de minhas professoras OLGA FLORINDO e LIGIA TOLEDO MELO e tambem de seu irmão PROFESSOR ESTÁCIO TOLEDO MELO, e o que falar do saudoso prof. TOLEDO, diretor da ESCOLA TÉCNICA DE COMERCIO que junto com sua esposa dona ARACY, que souberam nos ensinar ccoisas que ainda hoje norteiam minha vida.
Por: nivaldo c de oliveira

sou natural da cidade de Pirajuí nascido em 1964, e elá vivi até os meus 17 anos. adoro está cidadezinha aconchegante. morei na rua Doutor luis barbante, estudei no joaquim pizza. e cinceramente, foi a melhor faze de toda a minha vida..gostaria muito de saber dos meus amigos daquela época. que por sinal foram os melhores. DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO UM IMENSO ABRAÇO, a todos os Pirajuiences......
Por: Josué Ferreira Silva

SOU CRIADO EM PIRAJUI ,MAS MORO EM MINAS GERAIS ,TENHO MUITA SAUDADE ,CIDADE DE BOAS PESSOAS.
Por: JOSE SOARES JUNIOR

sou nascido em pirajui,fui praticamente criado dentro do hoel luzitano(familia Egeea).vendo fotos de Pirajui a swaudade bateu forte e um filme se passou de minha vidaMorei na vila abel,jardim america e usina miranda.saudades.
Por: dorivaldo ferreira dos santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pirajuí
Fundação:
1914
Altitude:
468m
População:
17.505 habitantes
Área:
821,6km²
Densidade Demográfica:
21,31hab/km²
CEP:
16600-000

Envie seu comentário sobre Pirajuí

banner