Piracicaba

Piracicaba-SP
banner

Bem-vindo a Piracicaba!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Piracicaba, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Piracicaba. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Piracicaba para programar a sua viagem.

A cidade de Piracicaba, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 01/08/1767. A localidade está em uma altitude de 547m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 319.104 habitantes. A área total de Piracicaba é de 1.317,8km², e sua densidade demográfica é de 232,62hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Piracicaba-SP é 13400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Piracicaba

ROTEIROS DO BRASIL

Região

A Noiva da Colina

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O vale do rio Piracicaba começa a ser ocupado durante o século XVII, quando alguns colonos adentram a floresta e começam a ocupar as terras ao redor do Rio Piracicaba praticando a agricultura de subsistência e exploração vegetal.
Em 1776 a Capitania de São Paulo decide fundar uma povoação na região, que serviria de apoio a navegação das embarcações que desceriam o rio Tietê em direção ao rio Paraná e também daria retaguarda ao forte de Iguatemi, localizado na divisa com o futuro Paraguai. A povoação deveria ser fundada na foz do rio Piracicaba com o Tietê, nas proximidades da atual cidade de Santa Maria da Serra, mas o Capitão Antônio Correa Barbosa, incumbido de tal missão, decide-se por um ponto localizado a 90 quilômetros da foz do Piracicaba, lugar já ocupado por alguns posseiros e com melhor acesso a outras vilas da região, notadamente Itu. A incipiente povoação de Piracicaba é fundada em 1º de Agosto de 1767, na margem esquerda do rio, localizado aproximadamente aonde hoje se situa o Engenho Central e partes da Vila Rezende. A povoação de Piracicaba é ligada politicamente a Itu, então a cidade mais próxima. No ano seguinte, a povoação torna-se freguesia.
O terreno irregular e infértil da margem esquerda provoca a mudança da sede da freguesia para a margem direita do rio em 1784 e no final do século XVIII a região se desenvolve baseda na navegação do rio Piracicaba e no cultivo da cana-de-açúcar. 

Significado do Nome:

O nome da cidade vem do tupi-guarani, significado lugar onde o peixe pára. É uma referência às grandiosas quedas do rio Piracicaba que bloqueiam a piracema dos peixes. 

Aniversário da Cidade:

1º de Agosto  

Gentílico:

piracicabano

População:

388.412 habitantes - Estimativa IBGE em 2014

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Piracicaba é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião e Microrregião de Piracicaba. A cidade de Piracicaba tem a segunda maior população e a terceira maior economia da Região Administrativa de Campinas. Além da importância econômica, Piracicaba ainda é um importante centro cultural de sua região. O bairro de Santa Olímpia (fundado por tiroleses trentinos. O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, por exemplo, é considerado um dos mais importantes eventos sobre humor gráfico, realizado anualmente no Engenho Central, antigo engenho canavieiro que foi tombado como patrimônio histórico e cultural, servindo hoje como espaço cultural, artístico e recreativo. Tal qual a variedade cultural verificável em Piracicaba, são diversas as manifestações religiosas presentes na cidade. Além do mais, a cidade possui aeroporto, ferrovias, e rodovias, e também conta com canais de TV aberta. Tudo isso é para o bem estar dos moradores, e para que o turista tenha uma boa estadia na cidade.

Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-304 (Rodovia Luiz de Queiroz)

Localização:

Piracicaba

Limites:

Rio Claro, Limeira, Santa Bárbara dOeste, Laranjal Paulista, Iracemápolis, Anhembi, São Pedro, Charqueada, Rio das Pedras, Tietê, Capivari, Conchas, Santa Maria da Serra, Ipeúna e Saltinho. 

Distâncias:

-Brasília/DF - 897 km

-Rio de Janeiro/RJ - 566 km

-São Paulo/SP - 158 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Os principais pontos turísticos da cidade de Piracicaba são o rio Piracicaba, a sua ponte pênsil e seu Mirante, o Engenho Central, a Rua do Porto, famosa por seus bares, e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).

Turismo Rural

Temos destaque para os bairros Santa Olímpia e Santana, fundados há mais de um século por imigrantes tiroleses oriundos da região de Trento (região pertencente à Áustria até 1919 e atualmente no território italiano). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Dentre os principais eventos estão a Festa das Nações, a Festa da Polenta, Festa do Milho e o internacionalmente famoso Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

 Julho

- Dentre as festas mais importantes dos tiroleses, temos a tradicional Festa da Polenta do Bairro Santa Olímpia, realizada sempre no último final de semana de Julho e que traz ao bairro mais de cinco mil visitantes. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACICABA

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3403-1035

Sites: http://www.piracicaba.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS: 

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Piracicabana Ltda.

Telefone: (19) 3468-1000

Site: http://www.piracicabana.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_956.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:

RUA MORAES BARROS, 427 - CENTRO
PIRACICABA-SP
TELEFONE: (19) 3433-1799
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Foos e Informações: 

-http://www.guiamais.com.br

-http://guiaturisticopiracicabasp.blogspot.com.br

-http://www.panoramio.com

-https://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Piracicaba

Eu moro em Piracicaba nasci aqui tenho 10 anos e queria dizer que tenho orgulho de morar nessa cidade simples mas bem bonita,pessoas simples e tudo mais porisso eu digo PARABENS PIRACICABA!
Por: davilla mylena gomes de sousa

Conheci a cidade ha alguns anos, mas sempre de passagem. O ano passado tive a oportunidade de passar algumas hrs conhecendo essa cidade e fiquei realmente encantado, pena que o tempo era pouco e estava armando um "temporal", oq acelerou a minha volta à capital... mas pude conhecer o famoso rio (lindo), a rua do porto, onde almocei um peixe maravilhoso, o engenho central e a casa do povoador, onde, devo ressaltar, fui muito bem atendido pelo artista plastico Fullgence. Um dia inesquecivel em minha vida. Piracicaba que eu adoro tanto.....
Por: mauricio

Piracicaba é linda e aconchegante. Um ótimo lugar para se viver e ter uma família!
Por: JANINE CARLA

gooosto muito do clube vale das aguas de piracicaba tupy é um ótiimo lugar para se pasar um fiim de semana ou aa feria
Por: rafaela

Adorei conhecer essa cidade tão cheia de natureza! Belíssima!
Por: Christiane Nogueira

adoro essa cidade e muito bonita ja estive ai vejo as foto na interneti e choro de saudade dai
Por: maria helena dos santos

Piracicaba que eu adoro tanto, cheia de flores, cheia de encantos, ninguém conhece a grande dor que sente um filho ausente a suspirar por ti...Quem conhece sempre volta, cidade muito tranquila para sair a noite.
Por: Cláudia Veronezi

Sou de Piracicaba adoro morar aqui...adoro os parque aquaticos que tem ... as lanchonetes ... etc ... amo minha cidade ...
Por: Giselle

cidade maravilhosaaaaaaaa, nao existe igual,povo querido e humilde, cidade raiz...te amo Piraaaaaaaaaaaaaaa
Por: EMANUELA NOGUEIRA OLIVA

Olá conheço bem Piracicaba sp já visitei muitas vezes tenho amigos aí no bairro do balbo e no gran-park na rua aristides balbino o amigao Geraldo Pereira e tantos outros sempre que posso visito meus amigos do gran-park um abraço a todos Piracabanos obrigado [email protected]
Por: Francisco Canindé de Lima / canindé

melhor cidade do interior de sao paulo com a melhor gastronomia de peixes assados na brasa
Por: simone

adorei esta cidade e fantastica e faz sol maravilhosa!!!!!!
Por: ivaneida mereles

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piracicaba
Fundação:
01/08/1767
Altitude:
547m
População:
319.104 habitantes
Área:
1.317,8km²
Densidade Demográfica:
232,62hab/km²
CEP:
13400-000

Envie seu comentário sobre Piracicaba