Pioneiros

Pioneiros-SP
banner

Bem-vindo a Pioneiros!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Pioneiros e muitas outras opções de hospedagem na cidade Pioneiros. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Pioneiros.

Informações de Pioneiros

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1890 começaram a surgir as primeiras casas no local já conhecido por Bacury. Nome herdado de uma grande fazenda de terras férteis, envolvendo toda a região que limitava ao atual perímetro distrital.
Com o passar do tempo, por lá chegaram os trilhos do até então, novo ramal ferroviário da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro e Navegação. Saindo de “Entroncamento”, próximo à Jardinópolis-SP iria até Uberaba-MG. Era conhecido por Ramal de Amoroso Costa.
A Estação foi inaugurada em 1902 e deu serviços a várias pessoas e famílias que para lá migraram. Era o início de uma vila entorno da Estação, da Fazenda Bacury. Tal projeto gerou empregos, surgiram pequenos estabelecimentos comerciais e consequentemente um aumento populacional.
Aproximadamente ao final da década de quarenta, no século passado, o lugar foi elevado à categoria de Distrito e o nome foi mudado para Pioneiros.
Anos depois, na administração do Prefeito Dr. Urbano Junqueira e através do vereador Sabino Ferreira Borges o nosso Distrito de Pioneiros passou a desfrutar de benefícios públicos municipais, além da energia elétrica, subsidiada. Isso se deu, através do uso de um potente gerador movido a óleo diesel que, diariamente funcionava por algumas horas e também à noite.
Com apenas uma capelinha e casas de pau-a-pique, a maioria os moradores sonhava em possuir suas ruas asfaltadas e água encanada de abastecimento coletivo.
Também havia um pequeno posto policial e uma escola classificada como “Escola Rural” onde os alunos cursavam até a terceira série. Para completar os estudos (receber o diploma primário), viajam de trem até Guará. A opção única, após o ano 1936, era o Grupo Escolar de Guará – atual Escola Helena Telles.
Entre 1956 e 1959, Dr.Urbano de Andrade Junqueira juntamente como Secretário da Educação, conseguiram junto ao Governador, a construção de um excelente prédio para ser o Grupo Escolar. Anos depois, em 23 de Junho de 1983, de maneira justa e pelos serviços prestados, este estabelecimento de ensino passou o mesmo a denominar-se Grupo Escolar Diamantino Ribeiro Pereira.
Atualmente Pioneiros depende pouco de Guará, possuindo relativos serviços de saúde à criança e ao adulto. Tem um bom comércio que oferece atendimentos às primeiras necessidades.
O grande “eldorado” no momento, da população pioneirense, é a construção de barragens de hidrelétricas às margens Rio Sapucaí, bem próximo aos limites do Distrito. Elas com certeza trarão “sangue novo”, movimento e até pequeno turismo, ativando o dia-a-dia e a economia do simpático Distrito. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de transição 

Temperatura Média:  

22° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Situa-se distante 10 km do Centro Urbano do Munícipio de Guará - SP. Acesso pela Rodovia Anhangüera km 390.

Limites:

Ituverava, São Joaquim da Barra, Nuporanga, São José da Bela Vista, Ipuã e Ribeirão Corrente.  

Acesso Rodoviário:

SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes)  

Distâncias:

Da Capital:

400 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de São Pedro - Podemos afirmar que já se tornou uma tradição a “Festa de São Pedro”, no Distrito de Pioneiros. Sem dúvidas a população espera por esse momento, esse grande encontro de famílias que acontece em praça pública e que, ao término da mesma, já começam a se programar para a próxima.

A população de Pioneiros se resume principalmente em famílias realmente tradicionais – são antigos fazendeiros e ferroviários da extinta Cia. Mogiana. São pessoas que amam o lugar que constituíram famílias, mesmo sabendo da iscasses de diversões ao longo do tempo.

Esta Festa já vem acontecendo a cerca de uns dez anos, na maioria deles, promovida particularmente pela Família Gonçalves. Entretanto, depois que Dr. Marco Aurélio assumiu a Prefeitura, no ano 2005, já se pensou em incluí-la no calendário de eventos da nossa municipalidade.

Esse pensamento foi posto em prática em 2006 onde se somaram forças. A Prefeitura dando o respaldo supervisionado pela Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com a Escola Municipal Diamantino Ribeiro Pereira e a Paróquia de São Sebastião de Guará, através das abnegadas famílias zeladoras da Capela de São Pedro, lá do querido Distrito de Pioneiros.

Escolhemos a data ideal, o dia que em todo o mundo se comemora o Dia de São Pedro – 29 de Junho.

Este ano faremos a nossa quarta edição, sob os auspícios da nova regulamentação onde temos sempre sido prestigiados por visitante de Guará e várias cidades da região, além dos residentes das fazendas próximas.

Na festa, temos as mais variadas atrações, sempre voltadas para aquele momento, quais sejam: ritos religiosos seguidos de queima de fogos, danças, leilões e muitas outras atrações gastronômicas voltadas não só para um público infantil como também para a terceira idades, não ficando fora a exclusiva juventude.

Nesta festa, via de regra, não se cobra nada. Tudo é gratuito, mesmo porque, grandes são os atendimentos das famílias, em suas doações.

Muito teríamos ainda o que falar das noites de São Pedro em Pioneiros. Entretanto, queremos agora é pensar na que faremos neste ano. Temos muitos planos interessantes. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPA DE GUARÁ - DISTRITO DE PIONEIROS

E-mail: [email protected]

Telefones: (16) 3831-9800

Sites: http://www.guara.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Real Expresso Ltda.

SAC: geral
0800 888 0809
 
SAC: para deficientes de
fala e auditivos
SAC: 0800 880 0144

Horário de funcionamento 
24 horas 

Site: http://www.realexpresso.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL E TABELIÃO DE NOTAS:
 
Rua Campos Sales, 380 - Bairro:     
Pioneiros CEP: 14580-000 - Guará-SP
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (16) 3831-1308

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 12h30 às 17h30.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

História: Romeu Franco Ribeiro - Assessor Técnico de Cultura

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Pioneiros

O melhor deste cidade é que nasci aí na Faz.Palmeiras ha 77 anos.Fui alfabetizado aí até o terceiro ano primario.Vivo em Goiânia-GO ha 52 anos, mas não esqueço a velha BACURI
Por: adauto silveira barbosa

Nascí nfa Fazenda Palmeiras, próxima de BACURI, e fui alfabetizado naquela Escola então existente até o terceiro ano primário.Minhas professoras foram: Dna Generosa Dias e Dona Ruth.Guardo com carinho aquele tempo.Hoje vivo em Goiânia-GO.mas tenho parentes e amigos em São Joaquim e Guará.
Por: adautosilveira barbosa

Gostaria que a história de Pioneiros, registrasse nomes de familias precursoras que contribuiram para o inicio de sua história. Familia Manoel Crisóstomo e Paula, que se mandou para Goiás em 1925, e José Crissósotomo de Paula, proprietários respectivamente das Fazenda Ponte Nova e Palmeiras, produtores de aguardente e açucar mascavo; GEneroso Dias Borges e todos os seus filhos, Jeronimo Dias Borges e Familia, Joaquim (DUCA) Dias Borges, Anibal Barbosa, meu avô Franco José da Silveira que adquiriu de José Crisósotomo de Paula a Fazenda Palmeiras. Familia de João Leite e toda a familia Borges, e depois deles outras mais que vieram enriquecer a história de nossa terra.
Por: adautosilveira barbosa

Para mim, o melhor de BACURI-(Pioneiros) é a lembrança de meus primeiros anos de escola.Foi aí que fui alfabetizado.Foi onde comecei a me socializar.Antes era um bicho do mato, nascido na Fazenda Palmeiras.
Por: Adauto Silveira Barbosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pioneiros

Envie seu comentário sobre Pioneiros

banner