Pereiras

Pereiras-SP
banner

Bem-vindo a Pereiras!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Pereiras e muitas outras opções de hospedagem na cidade Pereiras. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Pereiras.

A cidade de Pereiras, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1889. A localidade está em uma altitude de 490m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.000 habitantes. A área total de Pereiras é de 222,7km², e sua densidade demográfica é de 26,31hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pereiras-SP é 18580-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pereiras

 

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto do Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A formação de Pereiras, antigo povoado de Nossa Senhora da Conceição dos Pereiras, resultou do movimento agropecuário iniciado por donos de sesmarias e do comércio realizado pelos tropeiros. 
O povoamento começou, primeiramente, em terras devolutas de propriedade da família Campos Bicudo, proveniente de Itu, e dos jesuítas do Colégio de São Paulo. Depois, chegaram povoadores vindos de Bragança Paulista, que se instalaram ao longo do Ribeirão das Conchas e seus afluentes, e, por volta de 1831, a região já contava com a presença de várias famílias. 
Uma nova leva chegou à região em 1835, dentre os quais estavam os Pereiras, que exerceram importante papel na história e na escolha do nome do município. A freguesia foi criada em 30 de março de 1876, no município de Tatuí, tornando-se vila em 04 de abril de 1889.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

11 de Agosto 

Gentílico:

pereirense

População:

7.468 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


A economia da cidade é baseada na cultura do frango, desde a criação em granjas até o abate. Pereiras é considerada a maior produtora de frangos do Estado, praticamente todas as propriedades rurais possuem granjas.

Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Itapetininga  

Limites:

Cesário Lange, Conchas, Laranjal Paulista e Porangaba. 

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-141 (Rodovia Prefeito Benedito de Oliveira Vaz) / SP-143 (Rodovia Floriano de Camargo Barros)

Distâncias:

Da Capital:

146 km   

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

E. F. Sorocabana (1896-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
PEREIRAS
Município de Pereiras, SP
Linha-tronco - km 197,588   SP-2055
Inauguração: 1896
Uso atual: em ruínas    com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1928 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pereiras foi construída em 1895 e inaugurada em 1896. Consta nos relatórios da E. F. Sorocabana que a data seria a de 21.07.1887, mas os historiadores de Pereiras contam que nessa data, quando ali chegaram os trilhos, o que foi erigido ali foi uma pequena parada, apenas. Nessa época, Pereiras já era município (villa) e a ela pertencia a atual cidade de Conchas. Foi em Conchas, na época apenas um bairro, que foi aberta uma estação nesse mesmo dia, pois, ali, a ferrovia passava junto à cidade, ao contrário de Pereiras, onde os trilhos passavam longe da cidade. Muitas histórias são contadas para tentar explicar por que Pereiras, que originalmente estava no projeto da Sorocabana para ter a linha junto a ela, foi preterida mesmo sendo a sede do município. O fato é que somente em 1896 é que o prédio da estação foi construído; aliás, pela população local, que o entregou à Sorocabana, que por sua vez o inaugurou no ano seguinte. Esse prédio é o que ali está até hoje, infelizmente em ruínas.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEREIRAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3888-8100

Sites: http://www.pereiras.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:
 
Rápido Fenix S/A.

SAC: (14) 3883-1494

Site: http://www.rapidofenix.com.br

Horários:

Sites: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_949.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE PEREIRAS:

RUA SABATINO PASTORE, 105 - CENTRO
PEREIRAS - São Paulo
Telefone : (14) 3888-1858   

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Pereiras

morei em Pereiras toda minha vida,moro hoje em Botucatu, mas amo a cidade de \pereiras .e uma cidade de povo acolhedor, uma cidade plaina e limpa,
Por: teresa

Pereiras é a cidade abençoada por Deus.As pessoas que aqui vivem,são companheiras e simpáticas.VISITANTES:Não deixem de conhecer o Museu do Dr. Paulo Fraletti e o Morro da Santa.A vista de lá é maravilhosa!!!!!!
Por: Sandra Maria Domingues Mendes de Almeida

a cidade de pereiras e muito bonita, porque tem lugares historicos e porque e pacata e pequena do jeito que eu gosto e em 2007 a caravanas do nconhecimento estava la e eu estava dentro dela. mas so o que eu nao gosto la e as fazendas. eja ia me esquecendo , visite o grande portal da ciddade que tem uma escada enorme com mais ou menos 325 degraus. por isoo visite pereiras , tenho certeza que vai gostar. ate logo.
Por: jefferson bruno

EU AMO PEREIRAS DEMAIS BEIJAO PARA TODOS PRINCILPALMENTE PARA MINHA FAMILIA
Por: KAIQUE

Não nasci em Pereiras mas saí desta cidade(?) que aprendi a amar desde criança ,quando nas férias escolares visitava o sítio dos meus avós. Amo Pereiras!
Por: Edmilson Vieira de Campos

Adoro Pereiras,passei minha infância nesta cidade maravilhosa....Carnaval...bailes...festas....que saudades.....O que tem de melhor?Tudo,vale a pena conhecer...é uma cidade muito acolhedora.
Por: Roberta Fernandes Figueira

eu amo esta cidade, tenho parentes que vivem ai a quase trinta anos quando estou ai nao tenho mais vontade de voltar eu leveimeu filhoe a esposa so nao ficarao porque TRABALHAO EM SP
Por: MARIA APARECIDA RODRIGUES OPSFELDER

conheço moro e amo minha cidade é tranquila muito calma,limpa,segura e feliz.O ar é puro,faz muito bem á saúde e o povo hospitaleiro humilde e alegre.
Por: marcelo tadeu silvério

Periras é maravilhosa,esta pequena grande cidade que eu nunca esqueço,pois foi inde nasci,mas fui embora ainda pequeno e seus habitantes inesqueciveis. Manoel
Por: Manoel Jesus dos santos

Não sou de Pereiras, mas através de amigos que moram próximo a cidade, eu e minha família resolvemos adquirir uma chácara na região...qdo dá vou pra lá, pra descansar do agito de São Paulo...Adoro! Pereiras é uma cidade mto tranquila, uma calmaria só...parece que o tempo parou por lá...Ah, as coisas que mais gosto qdo visito a cidade é, a natureza, o sossego, o nosso refugiu(chácara), pegar estrada e hum...o lanche que vendem nos trailers lá da praça...hehehe Rosângela
Por: Rosângela Lima

Minha familia paterna e de Pereiras.A ultima vez q estive ai foi a uns 30 anos.Gostaria muito de rever a cidade,o coreto q eu dancava em volta,parentes,...E uma cidade muito acolhedora e fiquei sabendo p amigos q ja foram,q a festa do frango e tudo de bom!!Tenho muitas saudades.
Por: Maria Cristina Marcello Mathais

Fico feliz pela visão das pessoas sobre Pereiras, esta pequena cidade abençoada pelo Criador, sou suspeito em falar, pois nasci, moro aqui e amo este lugar. Muitos conterrâneos estão na estrada da vida e nós continuamos presos à terrinha querida. Elcio Pascoal Vieira vereador
Por: Elcio Pascoal Vieira

ja morei em pereiras agora so vou a passeio eu adoro essa cidade
Por: fabiana

sempre visito Pereiras ,tenho familiares que lá moram.terrinha abençoada por N.S.da Conceição.
Por: Fatima lopes Marcelo

Gostei muito da cidade gostaria de comprar uma casa nessa cidade para passar ferias e futuramenta morar pereiras esta de parabens!!!
Por: jose maria pimenta

Owwww cidade que amooooooooo essa tal de Pereiras !!! não existe lugar melhor no mundo que estar ai!!!!
Por: Mario

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pereiras
Fundação:
1889
Altitude:
490m
População:
8.000 habitantes
Área:
222,7km²
Densidade Demográfica:
26,31hab/km²
CEP:
18580-000

Envie seu comentário sobre Pereiras

banner